10 segredos para tocar guitarra

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# fev/12
· votar


mateusstarling

Pergunta meio off... Parece que você tem predileção pela Telecaster. Caso afirmativo, o que te levou a optar por esse modelo?

Abç

mateusstarling
Veterano
# fev/12
· votar


MauricioBahia Eu uso essa telecaster a uns 6 anos, comprei quando estava no ultimo ano da Berklee. Eu estava para gravar o meu primeiro cd solo, estava a procura de uma identidade sonora e a tele me pareceu boa porque não é comumente usada no jazz, foi só por isso, mas eu tenho uma fender deluxe e uma semi acustica.
abs e paz.

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf

Conheço um senhor que lá pelos sessenta e pouco resolveu tocar algo, vida mais calma, sabe como é. Escolheu guitarra, mas não sabia o que poderia ser uma nota ou uma escala. Hoje, mais de 10 anos depois o cara toca jazz pá caráleo e olha, coisas bem complexas. Se apaixonou, música é algo que quando te pega, não larga. Por isso além de tocar muito, tem lindíssimas guitarras, especialmente archtops, umas Gibson L-5 de babar...
Então não reclama dos deus 30 e pouco... kkkkk

mateusstarling

De forma geral é isso aí, tem uns detalhes que acho que não está muito certo, mas vá lá...

Abç

kaaafé
Veterano
# fev/12
· votar


Curti!

clebergf
Veterano
# fev/12
· votar


MMI

Eu não estava reclamando...se pareceu me expressei totalmente errado...até falei que nunca é tarde para fazermos aquilo que gostamos na vida.... :)

Esse senhor é um exemplo e tanto para a garotada que tem seus 20 anos e fala que está tarde para algo....é o tipo de pessoa que eu gostaria de conhecer e conversar....

mateusstarling
Veterano
# mar/13
· votar


Um ano depois. Lendo os topicos da primeira folha acho que hoje é um bom momento para revitalizar esse topico. Espero que seja oportuno.
abs e paz.

Resolvi dar esse título meio "petulante" para ser mais direto e objetivo sobre o assunto. Os tópicos não estão em ordem cronológica.

1 - A guitarra é um instrumento visual/auditivo, diferente dos instrumentos de sopro e voz, é muito comum as pessoas tocarem olhando para o braço da guitarra, mas você dificilmente vai observar um saxofonista tocar olhando para o sax. Isso se deve ao fato de aprendermos shapes de escalas e acordes na guitarra, o que não deixa de ser necessário, mas tenha em mente que música é uma experiência auditiva, portanto, na mesma velocidade que você aprende visualmente os conceitos, você deve aprendê-los sonoramente.

2 - Quanto devo treinar na guitarra? Muito mais importante que o numero de horas passadas com o instrumento é a qualidade de tempo gasto. É importante ter um tempo para experimentar, tocar e compor sem compromisso. Existe uma micro parcela de músicos que fazem sucesso com suas respectivas bandas e que, em alguns casos são músicos medíocres (assim como existem raros poetas semianalfabetos), mas tirando essa pequena parcela de músicos bem sucedidos que nunca estudaram, é importante um estudo cronológico e consistente.

3 - Estudar guitarra não precisa ser chato. As pessoas costumam associar o estudo da guitarra a uma coisa chata, e vemos também muitas pessoas tocando de maneira chata (você toca o que você pratica) subindo e descendo escalas e arpejos, mas é óbvio que a música vai muito além disso. Você pode optar por um estudo focado nas escalas, arpejos, acordes, inversões, harmonia, mas que pode ser um estudo musical e prático. A teoria que não é imediatamente aplicada na prática acaba sendo esquecida.

4 - Procure um tutor ou um professor de guitarra. Sim, você pode aprender a tocar sem nunca ter um professor, porém é muito comum que pessoas assim tenham lacunas em pontos muitas vezes básicos e que cresçam com uma fundação bagunçada. Bons mestres são como indicadores de atalhos e lapidadores de diamantes.

5 - Os discos também são grandes mestres. Assim como um baiano fala com um sotaque diferente de um carioca, assim também são músicos que são expostos a diferentes estilos de musica. Se você quer soar como determinado musico ou tocar devidamente um estilo você deve antes de tudo ouvir bastante aquele que pode te influenciar. A melhor maneira de você improvisar com o swing do jazz é tentar imitar a maneira como os mestres tocam e não olhar para uma folha de papel e tentar copiar uma frase ou ritmo.

6 - A pausa também existe para ser usada. Muitas pessoas ignoram completamente a pausa em seus improvisos e solos. Um solo não é muito diferente de um diálogo. Pessoas interagem, ouvem e respondem, pausam, refletem, falam frases longas e curtas. Pessoas que não tem variação de dinâmica em suas falas normalmente prendem menos a atenção do ouvinte e pessoas que falam sem parar estressam de mais a audiência. Todos esses aspectos devem ser aplicados na sua maneira de improvisar.

7 - Toque com outras pessoas. Interagir com outros músicos é primordial para aprender, crescer e fazer música. Quando tocamos com amigos e para audiências, outros aspectos que não encontramos no quarto de estudo vem à tona, como nervosismo, adrenalina e interação. Tocar com outras pessoas nos ajuda a rever certos conceitos que temos estudado e que não tem nos ajudado em situações práticas.

8 - Talento vs. dedicação. Com certeza não existe consenso sobre isso, mas é senso comum de que um grande músico, compositor ou improvisador não se torna grande sem dedicação, portanto o ditado que diz que é preciso mais transpiração do que inspiração não deixa de ser verdadeiro. Nessa caminhada já vi pessoas que, inicialmente pareciam ser muito talentosas, ficarem para trás e ao mesmo tempo observei pessoas que eram travadas e que se dedicaram e se tornaram excelentes músicos, o mundo esta repleto desses exemplos.

9 - Idade para começar a tocar guitarra. A vantagem de começar a tocar mais novo é a de que não temos tantos compromissos com coisas paralelas e, portanto, temos muito tempo para se dedicar ao instrumento. Porém, existem músicos, inclusive profissionais, que se iniciaram no instrumento depois dos 20 anos de idade. Se você tem 40 anos e não tem pretensão de ser um musico profissional, pode ter certeza que idade não é impedimento para o desenvolvimento, alguém com 40 ou 50 anos de idade não tem o cérebro ou ouvido incapacitado para aprender.

10 - Viver de música. Se você quer viver de música estudar é obrigatório. Como escrevi anteriormente, independente da idade, você vai precisar tirar um tempo de sua vida para estudar, mesmo que tenha que dividir seu tempo com outras atividades. Música é algo que evolui a cada dia e, portanto exige do músico eterna reciclagem. Quem ama música estuda e se renova com prazer porque a opção pela carreira da música só deveria ser feita quando a segunda ou terceira opção esta lá no fundo da lista.

Mateus Starling

Rednef2
Veterano
# mar/13
· votar


mateusstarling
Excelente dicas, principalmente a número 5. Muitas vezes estudamos como loucos, mas esquecemos que ouvir musica também é muito importante pro nosso desenvolvimento.

Thejapamuri
Veterano
# mar/13
· votar


mateusstarling

Eu tenho pego várias dicas para aplicar em minha prática... aposto que estas dicas a qual você postou, serão úteis de alguma forma para mim... Foram excelentes dicas como o Rednef2 disse...

raphael.rui
Veterano
# mar/13
· votar


essa da idade eu sempre me pego pensando nisso, to com 19 anos e comecei com 18, um ano praticamente que comecei. e acho que comecei muito tarde, queria muito ter começado mais cedo. quando decidi aprender mesmo, nao tinha tempo pra fazer aula e resolvi começar sozinho. um ano depois to sofrendo pra corrigir algumas coisas KKKK mas acho que tive uma boa evolução, ate porque guitarra mesmo tem uns 4 meses só, fiquei praticamente so no violao 2012 inteiro.

meu maior problema é a preguiça, smepre pego o instrumento e fico tocando qualquer coisa, tirando (ou tentando ne kkk) musicas que gosto, mas poucas vezes eu pego video aulas sobre teoria pra estudar, to tentando mudar isso.

mas é isso aí, o negocio é nao desistir e ter persistencia. que alem de estudo e dedicação, tambem tem que ter paciencia.

me identifiquei com algumas dicas ai e foi otimo lê-las agora.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


São dicas essas que, se o cara ler e tiver pensando que tocar guitarra é só se aparecer, vai desistir na hora.

Quanto a essa questão de idade para aprender, por mais que algumas pessoas digam que não, influencia sim nos caminhos de um músico.

A melhor fase de aprender coisas novas é enquanto se é jovem e não se tem preocupações, responsabilidades, nem falta de tempo, mas tem que gostar, ou melhor, tem que amar algo pra aprender bem.

E a melhor fase para se aprimorar e amadurecer em alguma coisa, qual seja essa coisa, é pelo resto da vida.

mateusstarling
Veterano
# mar/13
· votar


Valeu rapaziada, obrigado pela contribuição de vocês.

sebber
Veterano
# mar/13
· votar


Dicas que valem a pena serem lidas. Gostei e recomendo.

Buja
Veterano
# mar/13 · Editado por: Buja
· votar


mateusstarling
Gostei bastante do texto. Apesar do apelo chamativo do tema, o que não está errado, o conteúdo se mostrou muito mais atraente.

Principalmente, na dica de tocar com outros musicos. Existe gente com mais tecnica que nós por ai, como tambem existem muitos iniciantes. Tenho tocado com pessoas na sua esmagadora maioria iniciantes e com pouquissima destreza em tecnicas simples e as vezes problemas até com ritmo.

Mas é com estes que tenho aprendido mais. Esses amigos é que me incitam a improvisar algo muito mais livre, fora de compassos, escalas e regras pre-estabelecidas, e em muitos casos consigo algo alem de interessante, no minimo exótico.

É uma experiencia diferente tocar desta forma.

mateusstarling
Veterano
# mar/13
· votar


sebber Obrigado.

Buja Obrigado, a respeito do titulo eu esclareci no inicio: "Resolvi dar esse título meio "petulante" para ser mais direto e objetivo sobre o assunto. "

vintagentleman
Veterano
# mar/13
· votar


mateusstarling

Um cara que nem você, que aliou com perfeição os conhecimentos teóricos e práticos e teve educação musical formal em instituição conceituada, respondeu há um ano:

MauricioBahia Eu uso essa telecaster a uns 6 anos, comprei quando estava no ultimo ano da Berklee. Eu estava para gravar o meu primeiro cd solo, estava a procura de uma identidade sonora e a tele me pareceu boa porque não é comumente usada no jazz, foi só por isso, mas eu tenho uma fender deluxe e uma semi acustica.
abs e paz.


Sua resposta me despertou uma curiosidade meio fora do tópico...
Que guitarra um cara com sua bagagem ficou impressionado em tocar?
Diz aí, por favor, qual guitarra, marca, modelo que você tocou e pensou assim, nossa! Essa é a guitarra! E não esqueça dos motivos da sua escolha, que devem ser bem interessantes para todos nós apaixonados pelo instrumento...

mateusstarling
Veterano
# mar/13
· votar


vintagentleman Obrigado pela sua pergunta e pelas palavras.
Vou ser bem sincero e vou emitir a minha opnião pessoal, mesmo tendo certeza de que a maioria das pessoas não concordem.
Eu já toquei nas melhores guitarras do mundo, toco guitarra a 22 anos, já tive mais de 20 guitarras. Morei nos EUA 4 anos e quando ia nas lojas tinha a oportunidade de tocar na guitarra que eu quisesse, além disso tenho alunos e amigos que possuem grandes instrumentos.
Eu tenho um instrumento barato (900 dolares) por um motivo óbvio para mim. O som quem faz sou eu. O que faz a diferença não é tanto a guitarra e sim como você controla o instrumento, escrevo isso com toda sinceridade, sem hipocrisia. O que faz mal é um instrumento ruim, mas hoje em dia quase todo mundo tem acesso a instrumento bom. A guitarra em si não faz nada, ela esta ali imovel esperando para ser dominada.
Eu ja tive ibanez jem 777 que custou 3 mil dolares la fora. Acho essa guitarra bacana, ja tive 2 dessas a branca e a 15 anos atrás a floral. São guitarras lindas e bem feitas, mas e ai?
Eu tenho um amigo que é um baixista da pesada, é um cara que a gente de vez enquando sai para tocar e dar canjas. Ele é aquele tipo de cara que nem o baixo dele ele leva, qualquer baixo que tiver ele vai tocar e vai tocar bem. Se for um baixo ruim ele vai tocar bem, isso se deve ao fato de que ele vai se adaptar ao instrumento e tentar fazer musica com ele da melhor maneira. Nao estou fazendo apologia a instrumento ruim mas acho que quando aprendemos a ser musicais o instrumento é só um detalhe.
Mas eu tenho vontade de ter uma Gibson ES 335, já quase comprei uma na epoca dos EUA, mas no momento falta grana, mas é uma guitarra que eu curto por causa do som mais encorpado e pelo braço mais gordinho.

Led Zé
Veterano
# mar/13 · Editado por: Led Zé
· votar


mateusstarling
Eu tenho um instrumento barato (900 dolares) por um motivo óbvio para mim. O som quem faz sou eu. O que faz a diferença não é tanto a guitarra e sim como você controla o instrumento, escrevo isso com toda sinceridade, sem hipocrisia. O que faz mal é um instrumento ruim, mas hoje em dia quase todo mundo tem acesso a instrumento bom. A guitarra em si não faz nada, ela esta ali imovel esperando para ser dominada.

Falou tudo. Ninguém precisa de uma Gibson 59' pra soar bem. Uma Studio, aliada à um bom amp ( esse eu acho essencial, não dá pra fugir) faz um estrago tremendo nas mãos corretas. O resto é fetiche, tara, paixão, consumismo...Fico vendo a molecada sonhando com guitarras mais caras, achando que é a Condor que ele tem é que tá impedindo ele de se desnvolver no instrumento.

vintagentleman
Veterano
# mar/13
· votar


mateusstarling

Se você está falando eu acredito, mas como o Led Zé disse, tem os fetiches, taras e paixões. E essa semi aí que você citou é o sonho de consumo de todo bluseiro...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 10 segredos para tocar guitarra