Tocar musica serve como treinamento?

Autor Mensagem
Thiago52
Veterano
# jan/12


Treino 3h por dia e cansei de treinar 1234 e escala direto.

OsamaBinLaden
Veterano
# jan/12
· votar


Cara você tem que fazer exercícios, pois é fundamental para o desenvolvimento da prática e agilidade nos dedos! Aprender a tocar uma musica também é importante. Mas para termos um bom resultado na hora de executar uma musica, é preciso fazer os exercícios. Ilustração: Sei que para muitos é "chato" estudar e se dedicar em aprender sobre determinada matéria escolar, mas isto é necessário para se passar de ano escolar! Então tem que estudar e por todo esse conhecimento em prática para termos um bom resultado quando formos executar uma música. Entendeu?

felipelfln
Veterano
# jan/12
· votar


Para de ficar se prendendo, toca qdo quiser e o q vc quiser. Qdo vc ve ja evoluiu um monte e nem foi chato.

Hyrah
Veterano
# jan/12
· votar


Com certeza! Afinal, é nas músicas que se aplicam as técnicas, certo? Procure montar um repertório que esteja de acordo com o seu nível técnico e manda bala!

Abs.

pepomello
Veterano
# jan/12
· votar


Se vc ficar todo dia treinando por 3 horas, em menos de um ano vai largar a guitarra, pq vai enjoar sem dúvidas...

felipelfln
Veterano
# jan/12
· votar


Tiveram dias que ja fiquei 5 horas tocando....... Só viajando. E evolui consideravelmente assim heuheuhuehue
Sem esforço, mto pelo contrario, fiz um favor à minha alma hahahaha

Stalingrado
Veterano
# jan/12 · Editado por: Stalingrado
· votar


Thiago52
Claro que serve. Sou o exemplo disso!
Nunca treinei nada assim, com metrônomo, daquele jeito certinho, mas sempre tirei muita música, de todo tipo. A única coisa que eu fiz foi estudar um pouquinho de teoria. O resto foi muita prática mesmo.
Não estou falando isso de forma arrogante, só que eu não vou negar a evolução que tive como músico fazendo isso, saca? Tirar muitas músicas me deu técnica, mas principalmente base pra eu fazer as minhas próprias músicas. Provavelmente se eu tivesse estudado só técnica, não faria nada relacionado à composição!

Agora, não posso negar que, se eu tivesse estudado um pouco mais de técnica, com certeza eu teria um som mais 'redondo', mais limpo.

Entende onde eu quero chegar? Resumindo, se eu fosse professor de guitarra, meu plano de estudo seria 80% de repertório e 20% de estudo de técnica.

OsamaBinLaden
Veterano
# jan/12
· votar


Cara o certo é "estudar e fazer exercícios" e por em práticatocando as musicas, ou seja devemos ajuntar os 3 = Estudo, Exercícios e Prática. Não vai na idéia deles! Vai por mim o resultado será "ótimo" e será bem gratificante!

OsamaBinLaden
Veterano
# jan/12
· votar


Ninguém pode falar inglês sendo que não sabe sobre a teoria da gramática e sem fazer exercícios! Uma pessoa que faz isso não fala inglês fluente e ainda acha que sabe! Na musica é a mesma coisa!

ESTUDO - EXERCÍCIOS - PRÁTICA

Socomegaton
Veterano
# jan/12
· votar


Eu sou partidário da opinião que, quando você toca uma música, o exercício "vem de graça".

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


Stalingrado
Nunca treinei nada assim, com metrônomo, daquele jeito certinho, mas sempre tirei muita música, de todo tipo.

E toca pacaralho

Fender_Les_Paul
Veterano
# jan/12
· votar


Eu sou partidário da opinião que, quando você toca uma música, o exercício "vem de graça".

[2]

por exemplo, no solo de smoke on the water = treino de bends + pentatonicas

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


Negócio é ensaiar pra não errar e treinar pra fazer bonito

thefuga
Veterano
# jan/12
· votar


Fender_Les_Paul
por exemplo, no solo de smoke on the water = treino de bends + pentatonicas

Tá, você treinou meia dúzia de bends e pentatonicas em uma velocidade relativamente baixa. Como faz pra evoluir dentro dessa mesma música ? Eu mesmo respondo... Não faz, porque vai ficar ruim.

Tu pode treinar algumas partes dela como exercício, mas não toda a música. E também pode treinar para tirar ela bem limpinha - oque será útil nessa múscia.

Quer treinar pentatonicas ? Pega uma pentatônica e treina ela. Simples. Uma música como "Smoke on the Water" não vai te ajudar a evoluir efetivamente no estudo de escalas. Pode ajudar como empurrão, você pode aprender com a música. Mas vai ser mais teoricamente (vendo a aplicação da escala em um "solo") do que na prática (a menos que "roube" algumas frases para utilizar em improvisos ou em composições próprias, oque já é outra história).

Na minha opinião, se a pessoa pegar uma música que não consegue tocar, até ela conseguir, vai ter evoluido um pouco. Mas vai ser naquela música. Nada garante que aquilo vá servir para outras coisas. E a pessoa vai ficar presa dentro dessa música.

Com os exercícios não. Você pode começar a 10bpm e evoluir pra 200bpm. Se fizer isso numa música muita coisa não vai dar certo. Então cada nova música vai ser um exercício que após totalmente completo não "ajudará" mais. Os exercícios podem sempre ser evoluidos. Além de que - na minha opinião - eles ajudam MUITO mais a ganhar agilidade, velocidade e oque mais precisar, dependendo apenas do exercício escolhido.

Acho legal pegar uma música para aplicar todo o treinamento em algo mais "divertido". Mas enfim, cada um faz como quer né...

Fender_Les_Paul
Veterano
# jan/12
· votar


por exemplo, no solo de smoke on the water = treino de bends + pentatonicas

Tá, você treinou meia dúzia de bends e pentatonicas em uma velocidade relativamente baixa. Como faz pra evoluir dentro dessa mesma música ? Eu mesmo respondo... Não faz, porque vai ficar ruim.

Tu pode treinar algumas partes dela como exercício, mas não toda a música. E também pode treinar para tirar ela bem limpinha - oque será útil nessa múscia.

Quer treinar pentatonicas ? Pega uma pentatônica e treina ela. Simples. Uma música como "Smoke on the Water" não vai te ajudar a evoluir efetivamente no estudo de escalas. Pode ajudar como empurrão, você pode aprender com a música. Mas vai ser mais teoricamente (vendo a aplicação da escala em um "solo") do que na prática (a menos que "roube" algumas frases para utilizar em improvisos ou em composições próprias, oque já é outra história).

Na minha opinião, se a pessoa pegar uma música que não consegue tocar, até ela conseguir, vai ter evoluido um pouco. Mas vai ser naquela música. Nada garante que aquilo vá servir para outras coisas. E a pessoa vai ficar presa dentro dessa música.

Com os exercícios não. Você pode começar a 10bpm e evoluir pra 200bpm. Se fizer isso numa música muita coisa não vai dar certo. Então cada nova música vai ser um exercício que após totalmente completo não "ajudará" mais. Os exercícios podem sempre ser evoluidos. Além de que - na minha opinião - eles ajudam MUITO mais a ganhar agilidade, velocidade e oque mais precisar, dependendo apenas do exercício escolhido.

Acho legal pegar uma música para aplicar todo o treinamento em algo mais "divertido". Mas enfim, cada um faz como quer né...


na época que eu tocava smoke on the water, a velocidade era dificil pra mim, não adianta nada tocar a 3 meses e ja querer fazendo os solos em pentatonica que o slash faz o.O"

Thiago52
Veterano
# jan/12
· votar


Gaçerinha logico que vou continuar com a tecnica mas ficar 1234 e escala 3h por dia ta muito chato fiz isso por 1 semana com as escalas que o prof me passou no 1 dia ja tava conseguindo fazer ai ficou chato ficar fazendo sendo que eu ja tinha pegado.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


thefuga
Mas vai ser naquela música. Nada garante que aquilo vá servir para outras coisas. E a pessoa vai ficar presa dentro dessa músi

Acho que não é por aí não cara

Foi em Paradise City que eu melhorei 60% da minha pegada além de firma-la.

Pega eu tocando no começo do ano passado pra agora. Muito mais feeling e pegada nas minhas composições. Aí que mora a coisa. O cara saber os limites dele e tentar ultrapassa-los treinando algo que necessita daquilo de sua deficiência para ser bem executada.

Meus solos continuam "penteados" rs É nisso que eu vou trabalhar esse ano.

thefuga
Veterano
# jan/12
· votar


Fender_Les_Paul
na época que eu tocava smoke on the water, a velocidade era dificil pra mim, não adianta nada tocar a 3 meses e ja querer fazendo os solos em pentatonica que o slash faz o.O"

Então cara, eu não disse que é fácil pra quem tá começando. Mas pra um ponto de vista mais amplo, esse solo não é de uma dificuldade grande.

Não é "rápido", tem técnicas "básicas". Tirar ele perfeitamente é outra história... Mas tocar as notas na velocidade certa sem errar não vai ser difícil pra quem está no "nível" dele. Porém será inútil para quem ainda não está, porque vai ficar tendo que fazer em "câmera lenta" e aí sim vai ser chato.

Oque eu quero dizer é que uma vez que tu tenha tirado esse solo, acabou ali - principalmente se estivermos falando de agilidade, velocidade, etc...
Você vai poder treinar ele ainda para tirar bem limpinho, todos os bends afinados, etc... Mas isso não vai te acrescentar muita coisa no geral.

Se você pegar um bom exercício, pode ficar evoluindo nele sempre. Vai começar tocando bem devagar. A hora que sair tudo bem e que conseguir fazer sempre sem errar, é só fazer mais rápido.
O nível vai dificultar, mas você vai evoluir ali. Fazendo vários exercícios do tipo, você evolui muito mais rápido do que se tiver que tirar músicas sempre que quiser treinar.

Os exercícios não vão mudar, você só vai fazer mais rápido (ou pegar exercícios novos, que ainda é mais fácil de pegar do que uma música).

Então em uma hora de treinamento você pode começar um exercício a 60bpm com alguma dificuldade e antes que perceba estar tocando ele a 120bpm. Isso vai ser evolução.
Agora vai tentar tirar um solo completo em uma hora... Vai ter um monte de parte "fácil" e as partes que realmente vão fazer você evoluir, você vai ficar mais travado. Vai ter que ficar repetindo várias vezes, acelerar, etc...
O exercício você tá ali, sentado com a guitarra e aumentando a velocidade a medida que vai avançando. Já com a música, no momento que você tirar ela na velocidade "normal" dela, acabou.
Tenta acelerar esse solo de "Smoke on the Water" pra ver... Não vai ser a melhor opção pra treinar a agilidade e velocidade. Então vai ter que ir procurar outra música, perder mais tempo tirando cada parte, etc...

Resumindo: Os exercícios são - na minha opinião - muito mais efetivos.

Abraços!

thefuga
Veterano
# jan/12 · Editado por: thefuga
· votar


Guilherme Nau

Acho que não é por aí não cara

Foi em Paradise City que eu melhorei 60% da minha pegada além de firma-la.

Pega eu tocando no começo do ano passado pra agora. Muito mais feeling e pegada nas minhas composições. Aí que mora a coisa. O cara saber os limites dele e tentar ultrapassa-los treinando algo que necessita daquilo de sua deficiência para ser bem executada.

Meus solos continuam "penteados" rs É nisso que eu vou trabalhar esse ano.

Primeiro: Eu falei que não era "garantido", não que jamais serviria pra nada. Quer dizer, essa música te ajudou bastante. Mas será foi assim com todas as músicas ?

Segundo: Eu estava me referindo mais a agilidade e velocidade, sincronizar a mão direita com a esquerda, etc...
Isso eu uma música eu não vejo como evoluir muito (a não ser dentro da própria música), pois cada música vai ter um tempo diferente. O exercício você vai mudando isso a medida que vai conseguindo.

"Pegada" já é outra história bem diferente. Isso realmente eu acho que exercícios não ajudam muito ou nada. Aí sim, é compor, improvisar, tirar músicas, etc... "1234" não ajuda muito mesmo.


Thiago52
Gaçerinha logico que vou continuar com a tecnica mas ficar 1234 e escala 3h por dia ta muito chato fiz isso por 1 semana com as escalas que o prof me passou no 1 dia ja tava conseguindo fazer ai ficou chato ficar fazendo sendo que eu ja tinha pegado.

Mas o teu professor falou que não podia treinar músicas ? Quer dizer, ele disse pra fazer SÓ os exercícios ?
Agora pera aí... Um dia você conseguia fazer... Ok, mas fazer como ? Vai empregando técnicas junto, aumentando a velocidade. Quer fazer o estudo "prático" de escalas ficar divertido... Toca com uma backing track. Essa parte chata que você se refere vai melhorar muito.


Abraços!

Thiago52
Veterano
# jan/12
· votar


Mas o teu professor falou que não podia treinar músicas ? Quer dizer, ele disse pra fazer SÓ os exercícios ?
Agora pera aí... Um dia você conseguia fazer... Ok, mas fazer como ? Vai empregando técnicas junto, aumentando a velocidade. Quer fazer o estudo "prático" de escalas ficar divertido... Toca com uma backing track. Essa parte chata que você se refere vai melhorar muito.

Eu treino oque ele me passa nada mais.Desculpa os erros.Fiica vendo filme até tarde :)

Bob Mauley
Veterano
# jan/12
· votar


Diversão>>>>>Abismo>>>>Chatisses guitarristicas

Rafael.Guitar.YwT
Veterano
# jan/12
· votar


Ah cara se você tentar tocar Eugene's Trick Bag você vai estar treinando tbm, mais o problema é tocar ela...Brincadeira

Mais cara larga disso se você treinar sem ser em músicas seja subindo e descendo escalas dos modos gregos, fazendo 1234, só que tem que variar, tipo, 1324, e pegar exercícios na net é muito melhor pra você do que ficar aprendendo só músicas, não que aprender músicas seja ruim, mas se você treinar esses exercícios que melhora a agilidade você vai tirar músicas muito mais rápido, além da sua improvisação ficar bem melhor no caso das escalas...

Até mais aew \m/

carnisa1
Veterano
# jan/12
· votar


Se for ver por esse ponto, a maioria das músicas do malmsteen são exercícios de velocidade...

Drive30
Veterano
# jan/12
· votar


90% da minha técnica aprendi tocando musica e não exercícios. Professores vao abominar isso , mas é verdade.

Agora tem que tocar musicas que exigem técnicas diferentes, ficar tocando sempre um mesmo estilo ou a mesma banda não vai fazer você evoluir tanto não.

Se você tocar só GNR por exemplo, vai ficar bom em ligados e talvez em alternada , mas não vai saber nada de tapping ou sweep.

Metal extremo, dependendo do tipo ,voce acaba deixando um pouco de lado os vibratos , principalmente se estiver estudando base , e por ai vai.

Treine com música, mas toque estilos/pegadas diferentes

Treine musica

Cristhyano
Veterano
# jan/12
· votar


Guthrie Govan diz nunca ter feito exercícios, só tocava músicas.

Alan_Domingues
Veterano
# jan/12
· votar


Repertório é considerado estudo também.

Prática, Teoria e Repertório.

As três partes básicas para um guitarrista.

thefuga
Veterano
# jan/12
· votar


Thiago52
Eu treino oque ele me passa nada mais.

Mas se ele não diz pra não fazer outra coisa, porque você não faz os exercícios E tira umas músicas ?
Faz oque ele pediu, mas não deixa de fazer oque ele não pediu. Principalmente a parte de tirar músicas.
Ele não vai poder te ensinar todas as músicas que tu tem vontade de tocar.
Então faz os exercícios que ele passou, mas tira umas musiquinhas pra se divertir também.

joaquimf18
Veterano
# jan/12
· votar


eu toco fazem uns 4 meses acho que só fiz um exercício que era Re Mi Lá depois disso, nunca mais fiz nenhum tipo de exercício pq eu achava muito chato, e nem treinava em casa acho que com 2 meses de aula sabia tocar só umas 7 musicas, agora eu to treinando umas 2 horas por dia e nessa semana aprendi mais 4, se eu fosse você ficava tocando musicas por que exercícios são muito chatos

Thiago52
Veterano
# jan/12
· votar


Poxa galera me ajuda com dicas de algumas musica pra min começar a pegar faço aula de volão tem quase 1 ano uns 11 meses e de guitarra comecei agora em janeiro.Pequei aquela musica Knockin' On Heaven's Door do guns, sweet child o mine sei tocar os solinhos e aquele solo maior até na parte rapida,in bloom do nirvana,Smells Like Teen Spirit.

jigo__
Veterano
# jan/12
· votar


é como o amigo alan domingues falou, só exercicios deixam o guitarrista sem musicalidade e só musica deixa o guitarrista "pobre" em termos tecnicos!!

abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar musica serve como treinamento?