Estralar-se pode prejudicar? SIM!

Autor Mensagem
Samuel Silvino
Veterano
# dez/11


Ae..como eu sei q mtos tem a mania de estalar, costas, dedos, pescoço....e eu tava com certo medo q isso possa causar algo ruim no futuro, fui atrás de pesquisas..

A mais confiavel foi a da Super Interessante....

Estalar as juntas faz mal?

Depende! Estalos ocasionais ou espontâneos, como costuma acontecer nos pés e tornozelos depois de levantarmos da cama, são inócuos. Mas se forem repetidos com freqüência, aumentam a produção do líquido interno das juntas, o que pode causar engrossamento, dor e perda de flexibilidade, afirma o dr. Isidio Calich, da Faculdade de Medicina da USP. Conforme o tipo de estalo, pode provocar também sérios danos nos tendões e na cartilagem que recobre a extremidade dos ossos. Existem dois tipos de estalo. O primeiro ocorre quando esticamos a junta puxando um dedo, por exemplo. Isso gera uma espécie de vácuo que faz o líquido no interior das juntas se movimentar com violência, daí o ruído. O outro tipo é quando dobramos a articulação. Nesse caso, o estalo se deve ao atrito entre as cartilagens dos ossos como quando apertamos os dedos contra a palma da mão ou, então, ao contato do tendão com alguma saliência óssea ao girar o tornozelo, por exemplo. A princípio, todas as juntas do corpo podem ser estaladas, mas não vale a pena tentar comprovar isso na prática.





1. Em uma articulação, as pontas dos ossos são recobertas por uma cartilagem protetora. Entre elas, fica a cápsula articular

2. No interior da cápsula está o líquido sinuvial. Estalar a articulação estimula a produção desse líquido, fazendo a cápsula inchar e a junta engrossar

Leia mais: http://adrenaline.uol.com.br/forum/papo-cabeca/215962-estalar-juntas-f az-mal-superinteressante.html#ixzz1i7l11kkf

Alex guitar man
Veterano
# dez/11 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Agora vai bater o desespero em muitos, comente isso naquele topico: como ser um deus da guitarra

juninholiveira
Veterano
# dez/11
· votar


kkkkkkk, ainda bem que eu não estralo os dedos (não consigo), pelo menos agora sei que que meu dedo vai continuar flexível pra tocar guitarra.

Ah, e esse tópico não devia estar em outro lugar? afinal nãu usamos os dedos SÓ pra tocar guitarra, deveria estar no Musica em Geral. Ou no OT, mas acho que é um ponto importante que merece destaque.

marcioguita
Veterano
# dez/11
· votar


Estalar deve ser a msm coisa que estralar, suponho...

diegomarinho_o
Veterano
# dez/11
· votar


Meu primeiro professor me ensinou isso, graças à Deus rsrs

AxlGuitar
Veterano
# dez/11
· votar


Meu professor diz que estralar deixa os dedos duros. Nunca mais estralei.

Ir0N_M4N
Veterano
# dez/11
· votar


Vixi ... mesmo "sabendo" q isso faz mal eu continuo estralando os dedos, muitas vezes "involuntariamente", hehehe ... é um VÍCIO!

Fique longe das drogas, haha.

Samuel Silvino
Veterano
# dez/11
· votar


Ir0N_M4N
Estamos no mesmo barco cara, hehe.

igor.schecter
Veterano
# dez/11
· votar


Necessito parar urgentemente :] se bem que o dedo grosso ajuda com as mulheres... AHSUAHSU

juninholiveira
Veterano
# dez/11
· votar


igor.schecter

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Samuel Silvino
Veterano
# dez/11
· votar


igor.schecter
asahuhash

Spect
Veterano
# dez/11
· votar


Acho que ele não liga muito para isso.

igor.schecter
Veterano
# dez/11
· votar


Spect
e toca pra caralho ainda hehe

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Estralar-se pode prejudicar? SIM!

Pode. Assim como estralar o pescoço, costas e braço antes de realizar qualquer exercício.

Eu nunca aconselhei a "aluno"(colegas querendo aprender a tocar comigo :D) nenhum meu de estralar os dedos antes de tocar.

Sempre fui muito chato com postura e saúde dos dedos, braços e costas.

O estralo proposital antes de qualquer atividade causa exatamente isso:

pode provocar também sérios danos nos tendões e na cartilagem que recobre a extremidade dos ossos.

E isso:

aumentam a produção do líquido interno das juntas, o que pode causar engrossamento, dor e perda de flexibilidade,

Que é o caso mais comum. Olhe a mão daquele seu parente idoso, que trabalhava na roça. Duvido que estralos não eram constantes. Vejam como estão as juntas das mãos deles.

Alongamento é muito mais saudável e gostoso de se fazer do que estralar-se.

EDIT: Tente ao máximo não se estralar durante os alongamentos.

pepomello
Veterano
# dez/11
· votar


Pelo o que eu sei, o som que ouvimos ao estalar dos dedos é uma bolha estourando..

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


pepomello
Pelo o que eu sei, o som que ouvimos ao estalar dos dedos é uma bolha estourando..

Velho, não existe bolhas de ar dentro dos nossos tendões e dedos.

E se as bolhas estourassem, pra onde o ar dela iria?

thefuga
Veterano
# dez/11 · Editado por: thefuga
· votar


Beber cerveja, refrigerante, fritura, etc, etc, etc... também faz mal.
Vou continuar "estalando" os dedos, como faço a pelo menos 10 anos.

Tem um monte estudos do tipo e cada um diz uma coisa. Assim como existem diversos outros estudos dos mais diversos assuntos, em que um diz que é bom e outro ruim. Portanto se você tem o hábito de "estalar" as articulações, não deixe de faze-lo por conta de um estudo da "SuperInteressante".
Pra mim isso faz bem, eu me sinto melhor ao "estalar" os dedos antes de tocar ou fazer qualquer exercício com a mão, bem como pescoço, braços e pernas. Comentei a mesma coisa em outro tópico sobre algo quase do tipo. Se não tá te encomodando, se você se sente melhor com isso, então faça. Fo@#-se os estudos, tem uma penca deles. Se seguir todos eles, a gente não sai mais de casa...

igor.schecter
Necessito parar urgentemente :] se bem que o dedo grosso ajuda com as mulheres... AHSUAHSU
Pssss...
Gurizadinha aí assiste filme adulto e fica se achando... rsrs

Carregando
Veterano
# dez/11
· votar


estralo os dedos desde os 8 anos de idade no minimo, e ainda continuam finos e compridos...

quem sabe com 60 anos eles comecem a engrossar nas juntas

Junior AJNB
Veterano
# dez/11
· votar


Esses estudos só sao pra assustar as pessoas, deve existir muitos guitarristas que estralam os dedos (o Malmsteen deve fazer isso) e nao sentem problema em tocar guitarra

Como o thefuga disse Fo@#-se os estudos, tem uma penca deles. Se seguir todos eles, a gente não sai mais de casa...

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


thefuga
Portanto se você tem o hábito de "estalar" as articulações, não deixe de faze-lo por conta de um estudo da "SuperInteressante".

Acontece que esse estudo apenas trouxe uma coisa lá de trás. Coisas que antigos já diziam que era ruim. Ele apenas deu uma explicação, e não disse apenas que era ruim.

Pra mim isso faz bem, eu me sinto melhor ao "estalar" os dedos antes de tocar ou fazer qualquer exercício com a mão

Você não se sente bem, sente prazer, assim como o usuário de crack faz, usa, sabe que é ruim, mas continua usando pra ter novamente aquele prazer.

Eu nunca recomendarei fazer esses estralhos, nem mesmo eu faço.

Estralar os dedos não uma coisa que vai fazer mal no outro dia, é uma coisa que vai acontecendo com o tempo, principalmente com quem é mais velho, perto dos 30 ou depois.

Beber cerveja, refrigerante, fritura, etc, etc, etc... também faz mal.

Não amigo, são danos no organismo contornáveis, que ele pode resolver depois de um tempo, tipo, 15 horas 1, 2 dias.

Estralar os dedos é uma coisa prejudicial ao organismo e tem efeito acumulativo quando é em excesso (todos os dias).

vitor_antunes
Veterano
# dez/11
· votar


num da cara estala dedos é que nem crack: VICIA!!!!

to estalando pelas ultima vezes vou precisar entrar num centro de reabilitação, agora mesmo tava tentando evitar mas não consigo

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


vitor_antunes

Sim isso é sério. muita gente já morreu estalando os dedos. Tia um tio que estalo o dedo indicador e 2 minutos depois teve um ataque cardíaco seguido de falência da massa encefálica e e quando morreu saiu sangue dos olhos dele.

Estralar os dedos é coisa séria.










Rsrsrsrssrsrs

Mas só de ver alguém estralar os dedos já da vontade de fazer também.

Spect
Veterano
# dez/11
· votar


Beber cerveja, refrigerante, fritura, etc, etc, etc... também faz mal.

Pois é. São coisas que, apesar de não serem benéficas, você só vê pessoas tendo problemas reais quando usa elas em excesso. Estalar (estralar não, por favor) os dedos é a mesma coisa: PODE contribuir para tais problemas, porém só em casos mais extremos. Tenho certeza que digitar no teclado é tão ou até mais prejudicial do que estalar os dedos.

thefuga
Veterano
# dez/11 · Editado por: thefuga
· votar


Guilherme Nau
Acontece que esse estudo apenas trouxe uma coisa lá de trás. Coisas que antigos já diziam que era ruim. Ele apenas deu uma explicação, e não disse apenas que era ruim.

Pra começo de conversa isso nem um estudo é. Tá mais pra um comentário. Nunca vi um estudo se resumir em dois parágrafos...

Você não se sente bem, sente prazer, assim como o usuário de crack faz, usa, sabe que é ruim, mas continua usando pra ter novamente aquele prazer.

Eu nunca recomendarei fazer esses estralhos, nem mesmo eu faço.

Estralar os dedos não uma coisa que vai fazer mal no outro dia, é uma coisa que vai acontecendo com o tempo, principalmente com quem é mais velho, perto dos 30 ou depois.

Primeiro: A maneira que eu me sinto bem não é problema de ninguém! Fazendo bem ou fazendo mal. Se eu não estiver atrapalhando o bem estar de outras pessoas, isso só diz respeito a mim.
Segundo: Todos os usuários/pessoas que já fumaram crack que eu conheço não falam que se sentem bem, muito pelo contrário.

Eu nunca recomendarei fazer esses estralhos, nem mesmo eu faço.

Brother, sem ofensas, mas tu tem alguma base pra recomendar ou não recomendar ? Quer dizer, apenas não recomendar, ok. Eu não saio por aí recomendando que as pessoas estalem os dedos. Só que eu faço isso diariamente a anos e as minhas juntas não estão mais grossas, eu não tenho nunca dores nas articulações que eu estalo (que são várias) e eu sinto que eu movimento a articulação muito melhor depois de estalar. Nenhum estudo vai poder vir me dizer que não. Se eu me alongo e vou correr ou caminhar sem estalar os joelhos (faço isso) e depois estalo, sindo-me muito melhor para executar o exercício - o mesmo vale para a guitarra e os dedos. Isso ninguém pode dizer que não, eu faço e eu sei que é. E eu não digo que tem que ser assim com todo mundo, mas comigo é.

Estralar os dedos não uma coisa que vai fazer mal no outro dia, é uma coisa que vai acontecendo com o tempo, principalmente com quem é mais velho, perto dos 30 ou depois.

Isso é história. No meu conhecimento, nunca vi um estudo que pegou um grupo grande de pessoas que estalam e outras que não estalam os dedos (mas tem os mesmos "hábitos") e constatou que as pessoas que estalam os dedos tem mais problemas nas articulações. E mais, quando uma coisa faz MAL a gente sente em pouco tempo. Estalar os dedos não é o caso. Faço isso desde metade da minha vida pelo menos e nunca tive desconforto algum. E eu faço muito... Alargar as juntas ? E se alarga, qual o maleficio que isso traz ? Não poder usar aliança ? Amém!

Não amigo, são danos no organismo contornáveis, que ele pode resolver depois de um tempo, tipo, 15 horas 1, 2 dias.
Um porre se "resolve" em dois dias. Uma vida de porres não!
Todas as porcarias e até "não porcarias" que comemos e bebemos diariamente nos fazem muito, mas muito mais mal do que estalar os dedos. Nossos "alimentos", bebidas e produtos de uso externo estão cheios de substancias ruins, muitas inclusive cancerígenas.
As quantidades de sódio que ingerimos diariamente presentes em praticamente todos os produtos industrializados são muito maléficas à saúde. Portanto se pra não estalar os dedos, não bebe refrigerante, não come bolacha, etc, etc, etc...
Já me machuquei muito praticando esportes, oque é extremamente recomendado. Mas sabe quantas vezes eu me mechuquei estalando os dedos ? Nenhuma. É aquela coisa, tudo que você faz vai fazer mal um dia. E aí, não vai fazer mais nada ?

Spect
Pois é. São coisas que, apesar de não serem benéficas, você só vê pessoas tendo problemas reais quando usa elas em excesso. Estalar (estralar não, por favor) os dedos é a mesma coisa: PODE contribuir para tais problemas, porém só em casos mais extremos. Tenho certeza que digitar no teclado é tão ou até mais prejudicial do que estalar os dedos.
Tenho a mesma certeza que tu...
Tudo vai fazer mal para a saúde do ponto de vista do longo prazo (dezena(s) de ano(s), como o dito acima). Então o negócio é fazer oque gosta. Se não atrapalhar os outros, tá valendo. Todo mundo que recomenda uma coisa, faz outra não recomendada por estudos. Então que moral essa pessoa tem para falar ?

AleXtremePK
Veterano
# jan/12
· votar


Samuel Silvino
cara vlw, eu tava muito preocupado com isso, e tipo percebi uma coisa, parece q algumas coisas estão mais dificeis agora q tenho 4 meses de guitarra do que quando tinha 2, falo mais dificeis sendo que com 2 meses eu tocava uma musica e boa por exemplo, agora para q ta mais dificil tocar a mesma musica, e meus dedos estão um tanto menos flexiveis, isso vai me ajuda mto, vlw.

Ir0N_M4N
Sou viciado tbm, tenho medo de tentar parar e não conseguir mais.

Samuel Silvino
Veterano
# jan/12
· votar


AleXtremePK
Tô lutando contra isso, ontem e hoje eu já evitei umas 6 estraladas.

Doggy
Veterano
# jan/12
· votar


Ao ler este tópico, eu estralei meus dedos... ISSO QUE É REBELDIA ROCK AND ROLL!

Samuel Silvino
Veterano
# jan/12
· votar


Doggy
Ui cuidado ele é um rebelde, kkkkkkkkk

ajmunes
Veterano
# jan/12
· votar


thefuga

Acho que tu é igual ao volverine, nada te afeta... tu é o cara!!!!

Já o vi em outros tópicos falando que estudos não servem para nada e que sua opinião é o que importa. Pelo andar da carruagem parece que médicos perderam seu tempo em estudar, já que você não deve ir em nenhum.

Tu é meu heroi.

thefuga
Veterano
# jan/12
· votar


ajmunes
e que sua opinião é o que importa.
Aí você está sendo um baita de um mentiroso!
Faz o seguinte: Assina a revista Veja. Tu vai se impressionar com a quantidade de estudos que nos dizem oque fazer. Você agora mesmo está fazendo uma coisa contra-indicada por um estudo. Então se for pra seguir um e não seguir outro, não siga. Oque eu faço da minha vida é problema meu. A maioria dos estudos são inúteis. Sim, inúteis! Qual a utilidade de eu saber que estalar os dedos vai me prejudicar daqui 40 anos (que por sinal é bem possível que já esteja morto) ? Eu digo, não tem utilidade nenhuma! Cadê a cura (ou pelo menos um estudo dizendo como evitar) para o câncer, para o alzheimer e para tantas outras coisas que realmente acabam com a vida de uma pessoa ?a
Os tópicos que eu falei isso foram sobre tocar por várias horas e esse sobre estalar dedos. Já viu alguém morrer por isso ? Já viu alguém ser amputado por isso ? Não, pois provavelmente não existe sequer um caso. Logo esse estudo é inútil.
E outra coisa... Essa bos%@ não tem nem fonte! É uma po@#% de um artigo de três ou quatro parágrafos da SuperInteressante. O dia que a comunidade médica inteira aceitar esse estudo, talvez eu considere ele. Até lá esse estudo não vale nada.

Pelo andar da carruagem parece que médicos perderam seu tempo em estuda
O tempo deles eles não perderam. O bolso está cheio, todo mundo ganhou DINHEIRO (oque importa para o mundo). Mas a qualidade de vida da população vai continuar a mesma.

já que você não deve ir em nenhum.
De que adianta eu parar de estalar os dedos e sexta-feira tomar 15 latas de Skol, comer um "Mac Donald" e beber uma coca de 1l ? Nada! Isso sim pode fazer mal a saúde da pessoa. Só que todo mundo sabe que não faz bem fumar, beber, comer gordura, etc... Mas todo mundo (incluindo você, e não diga que não pois estará mentindo) faz. Então foda-se o estudo sobre estalar os dedos! Ele definitivamente não vai mudar a vida dos sedentários leitores da SuperInteressante!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estralar-se pode prejudicar? SIM!