Como tocar isso? Não dá para fazer rápido.

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Kleber Blacklock


    Boa tarde, pessoal.

    Seguinte: estou com grandes dificuldades para executar um passo de qualquer escala, a mão direita não consegue manter a rapidez necessária.


    e-----8----5----------5-----------------------------------
    B---------------8-----------8----5------------------------
    G------------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    Iniciando com a palhetada para baixo, na troca de cordas a palhetada seria para cima na "mizinha", em seguida para baixo na "si", depois para cima de novo na "mizinha", para baixo novamente na "si", é aí que mora a merda... se eu inverter a palhetada vai tranquilo na troca de cordas (mizinha para baixo e si para cima), fazendo do jeito "correto" é que a coisa complica, parece que a mão direita faz um esforço enorme e não consigo manter a velocidade.

    Normal isso? É só falta de treino? Faço do jeito que acho mais fácil invertendo a palhetada? Desisto de tocar guitarra e passo para o berimbau?

    Valeu, pessoal, abração!

    Higor Leal
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Higor Leal
    · votar


    Kleber Blacklock
    Cara normal isso ai, é falta de treino, semana passada eu tava com esse msm problema , ai fiquei treinando, agora faço de olhos fechados com a guitarra atras da cabeça.


    mentira \o

    RennanGuitar
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Normal isso? É só falta de treino? Faço do jeito que acho mais fácil invertendo a palhetada? Desisto de tocar guitarra e passo para o berimbau?
    falta treino sim,pois essa frase é uma coisa literalmente "fácil" para um iniciante

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Higor Leal
    Valeu pelo retorno!

    RennanGuitar
    Então, cara, o foda é que não sou mais "iniciante" no sentido literal da palavra, toco a mais de 15 anos, só que do jeito errado. Tenho o hábito de fazer um "pull off" na mizinha na primeira digitação de "8 para 5", aí já caio na digitação contrária na troca de cordas, se é que consegui me fazer entender.

    Quando tento fazer da forma correta, a coisa não vai.

    Vícios de aprendizado incorreto sem professor...


    Kleber Blacklock

    renatocaster
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    Isso é um pattern simples em cima da penta.

    Palhetada alternada sempre velho, só treinando mesmo pra melhorar.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    renatocaster

    Que vergonha, mais de 15 anos na guitarra e não consigo fazer um pattern simples, hehe...

    Valeu, irmão!


    Kleber Blacklock

    RennanGuitar
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Kleber Blacklock
    então cara,treinava errado a uns 6 meses atrás,agora achei um módulo do ig&t aqui no forum e sigo a risca por dias da semana e ja melhorei muito meu estudo em relação a 6 meses atrás

    Cezi
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Então, cara, o foda é que não sou mais "iniciante" no sentido literal da palavra, toco a mais de 15 anos, só que do jeito errado. Tenho o hábito de fazer um "pull off" na mizinha na primeira digitação de "8 para 5", aí já caio na digitação contrária na troca de cordas, se é que consegui me fazer entender.
    É rapaz então você construiu alguns vícios. Mas tenta se disciplinar para executar corretamente, palhetando alternadamente cada nota. E principalmente, faça tudo devagar até conseguir clareza nas notas, depois aumente a velocidade gradativamente.
    Tudo isso é questão de paciência e persistência. Com calma você chega lá.
    Abraço

    PGilbert
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: PGilbert
    · votar


    Não precisa palhetar tudo... tenta fazer assim:

    Onde tiver um "P", palhete.

    Comece palhetando de baixo pra cima, tipo, pegando a parte "externa" da corda... e vá alternando para as outras palhetadas.. as notas que não são palhetadas, faça apenas o pull off.


    e-----P8----5----------P5------------------------------
    B---------------P8-----------P8----5-------------------
    G------------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    wrr.257
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cezi
    Cara, muitos iniciantes (Não to falando que é o caso do Kleber Blacklock), sofrem muito por causa disso, tentam fazer alguma coisa, por mais simples que seja numa velocidade que um profissional faria, ai acaba embolando tudo, me libertei disso a pouco tempo atraz, agora entendo que o mais importante é a claresa no som que vc tá tocando, e não a velocidade!
    Muito importante vc ter citado isso!!

    renatocaster
    Moderador
    # dez/11 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Kleber Blacklock

    Que vergonha, mais de 15 anos na guitarra e não consigo fazer um pattern simples, hehe...

    Cara, nada como começar do zero nesse caso. Claro, desde que seja da maneira correta dessa vez, sem pular etapas. Aproveita que agora vc está mais "experiente de idade", provavelmente está um cara mais paciente, tranquilo, hehehe. Então vc praticar esses exercícios com calma e dedicação, vc vai evoluir certamente.

    Quando vc sentir sua evolução, vc vai se amarrar, é muito legal!

    Abs

    Higor Leal
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    RennanGuitar
    Ai renan tem como voce postar aquele material que voce falou que ia postar, desses modulos ai, porque se voce ja postou eu nao to achando , ia me ajudar muito ! vlw.

    Buja
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Buja
    · votar


    Kleber Blacklock
    cara...existem alguns patterns que sao especialmente dicifeis pra mim, e outros bem mais complicados que sao faceis....acho que varia de pessoa pra pessoa...
    Toco guitarra a 13 anos é coisas desse tipo sao quase impossiveis pra fazer pra mim, com palhetada alternada. Mas com muito, muito e muito treino ja sai relativamente audivel


    e|--------------7--------------------------------------|\
    B|------7-8-10----10-7h8p7-7-8-7-------7-8-7-------7---| \
    G|--7-9--------------------------9-7-9-------9-7-9---7-| \
    D|-----------------------------------------------------| /
    A|-----------------------------------------------------| /
    E|-----------------------------------------------------|/


    e|--10-8-7-7h8p7-7----7-----------------------------------------
    B|-----------------10---10-9-10-9-7-----7-8-7-------7-----------
    G|----------------------------------7-9-------9-7-9---7---------
    D|--------------------------------------------------------------
    A|--------------------------------------------------------------
    E|--------------------------------------------------------------



    coisas assim como outros desenhos do tipo

    |-------17-22p17----------17-22p17----|-------17-22p17----------17-22p 17\---|
    |----18----------18----18----------18---|--18----------18----18------- ------|
    |-19----------------19--------------------|-19----------------19------ - --- ------|
    |------------------------------------------|-------------------------- - ---- ------|
    |------------------------------------------|-------------------------- - ---- ------|
    |------------------------------------------|-------------------------- ----- ------|


    esses sao complicados pra mim, e nao ha metal que nao os use em uma hora ou outra

    é so questao de treino mesmo, mas eu concordo com voce, mesmo treinando por varios anos, alguns desenhos sao ridiculamente faceis e complicados pra nos mesmos

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Kleber Blacklock
    · votar


    Cezi
    Pois é, vícios demais, tocando de menos... Sempre executei as técnicas na "gambiarra" visando tocar as músicas mais rápido do que o treino correto exigia, hoje pago por isso...

    PGilbert
    Cara, é exatamente desse jeito que faço, mas me sinto como se estivesse enganando a mim mesmo, já que o correto seria uma palhetada limpa e em 100% das notas.

    wrr.257
    Então, acontece que em determinadas músicas a velocidade é necessária, aí, existem duas formas de fazer: do jeito errado mas que dá para enganar ou do jeito certo que exige muito mais treino...

    renatocaster
    Então, vou tentar aqui, tenho usado alguns métodos interessantes (Daril Parisi, Wander Taffo, De Ros), o problema é segui-los à risca... O mestre Taffo, por exemplo, EXIGE que a palhetada seja sempre na horizontal, ou seja, sem deitá-la, ele diz que isso mantém os "estalados" das notas, mas e para fazer isso rápido?

    Valeu pessoal, muito obrigado pela força!


    Kleber Blacklock

    renatocaster
    Moderador
    # dez/11 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Kleber Blacklock

    Então, vou tentar aqui, tenho usado alguns métodos interessantes (Daril Parisi, Wander Taffo, De Ros)

    Desculpa perguntar, mas porque vc não se concentra em um método apenas? Vários métodos com abordagens diferentes, será que isso não pode te confundir um pouco?

    Digo isso até por mim mesmo, eu estou fazendo isso agora. Hoje em dia as informações são muitas, e pra assimilar e gerenciar isso tudo pode ser meio complicado.

    Não sei, pode ser que contigo seja diferente. Mas pelo menos comigo não tava mais funcionando estudar assim, hehehe.

    Abs

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Buja
    Cara, bom saber que não acontece só comigo, hehe. Então, o pior é que às vezes com muito treino a coisa até que sai, porém, na hora de usar no meio de uma música, por exemplo, a coisa trava... Deve ser psicológico...

    renatocaster
    Cara, não havia pensado nisso... Eu meio que peguei um pouco de técnica de cada método, por exemplo, palhetada do Wander Taffo, tapping do Daril Parisi, mais palhetada do De Ros, fiz uma salada só aqui... Vou tentar seguir seu conselho e ver se dá diferença, depois eu conto o que aconteceu.

    Valeu, pessoal!


    Kleber Blacklock

    Cezi
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    wrr.257
    É isso aí, várias vezes tive que começar do zero, pois do jeito que tocava não dava para evoluir. Mas isso ajuda bastante. Te abre muitas possibilidades e acrescenta e muito na sua musicalidade.

    PGilbert
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: PGilbert
    · votar


    Kleber Blacklock
    Cara, é exatamente desse jeito que faço, mas me sinto como se estivesse enganando a mim mesmo, já que o correto seria uma palhetada lima e em 100% das notas.

    Cara, não se preocupe com isso.

    Usar hammer-on e pull-off não é trapacear.. São técnicas e devem ser usadas para seu benefício.

    Não tem isso de melhor ou pior.. as vezes, com a música, soa melhor de uma forma ou de outra.

    Cristhyano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Acho que não tem nada de mais. Cada um faz como achar melhor. Se voce quiser uma sonoridade mais agressiva, aprenda a palhetar tudo, se voce não precisar fique do jeito que está. Não tem que se forçar a fazer algo sem realmente precisar.

    Cezi
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Kleber Blacklock
    Sempre executei as técnicas na "gambiarra" visando tocar as músicas mais rápido do que o treino correto exigia, hoje pago por isso...
    Na verdade, eu acho que "tirar música" é apenas uma oportunidade de aprendizado. Tem música que tento tirar a séculos, mas ainda não tiro 100%. Porém contribuem e muito para algum desenvolvimento técnico, embora que muitas vezes seja bem implícito e subjetivo, mas ajudam.

    Buja
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Kleber Blacklock
    É engraçado....algumas técnicas que exigem certa rapidez pra mim so sai fazendo tapping...e é completamente errado. Palhetada sweep entao....vixe....é pra daki a longos anos ainda. Eu nem tento pq me irrita ver que eu nem saio do lugar, nao sei nem começar.

    Não tem que se forçar a fazer algo sem realmente precisar.
    Isso eu concordo, existem várias tecnicas e estilos diferentes. Voce tem que aprender os que precisa aprender e os que talvez queira, mas aqueles que se usa so pra uma determinada coisa (tipo slap) e nao se ve por ai afora, acho que nem compensa. Deixa pra quem sabe e gosta de fazer

    RennanGuitar
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Higor Leal
    tem cara mas só os módulos,ja que recebi uma mensagem do forum falando que era pirataria,então só os módulos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como tocar isso? Não dá para fazer rápido.