Quanto se deve investir em equipamento?

Autor Mensagem
Zeraus
Veterano
# dez/11
· votar

O primeiro post do danilomagacho faz boas considerações.

Por outro lado, seria melhor falarmos em itens, não em dinheiro... porque na questão financeira cada um faz o que está a seu alcance.

Creio que 2 boas guitarras, 2 bons amplis e um bom pedalboard com mais ou menos dez itens é um set que serviria muito bem para a maioria dos guitarristas.

mrfelipbr
Veterano
# dez/11 · Editado por: mrfelipbr
· votar

EDIT

mrfelipbr
Veterano
# dez/11
· votar

MauricioBahia
"Isso é realmente necessário?"

Se você não sabe responder, é sinal que não é.

;)

se a resposta for melhorar o som/timbre, é necessário ???

Zeraus
bem pra mim, um Orange Tiny Terror, minha CLP II, e um wah, chorus e um drivezinho pra boost bastariam muito bem,
Abç

Elkinho
Veterano
# dez/11
· votar

cara eu seria feliz com uma clp-79 (strinberg) e um meteoro atomic reverb, itens que não tenho (uma vez q minha mae me passou na conversa esse natal e n vai me dar minha tão sonhada primeira guitarra)

mas acredito que alguns pedais sempre são bem vindos dependendo do estilo (por exemplo para tocar death metal do satan from hell com ctz vc vai precizar de um brutal distorcion)

Zeraus
Veterano
# dez/11 · Editado por: Zeraus
· votar

mrfelipbr
bem pra mim, um Orange Tiny Terror, minha CLP II, e um wah, chorus e um drivezinho pra boost bastariam muito bem,

Onde, o que e com quem você toca?

mrfelipbr
Veterano
# dez/11
· votar

Zeraus
Onde, o que e com quem você toca?
vixi, tremi agr, hehehe
bem eu toco em duas bandas de gospel, e uma de sertanejo universitário, por que ???
lembrando que gospel pode ser qualquer ritmo, pelo menos pra mim é assim.

Zeraus
Veterano
# dez/11
· votar

mrfelipbr
bem eu toco em duas bandas de gospel, e uma de sertanejo universitário, por que ???

Dependendo do ritmo de eventos das bandas você poderia muito bem tirar proveito de uma segunda guitarra e amp como backups. Isso pode te livrar de boas enrascadas um dia, acredite. E, de quebra, pode até servir para uma variação de timbre.

Quando eu sugeri +- dez pedais, disse que serviria bem para a maioria dos guitarristas. Como você precisa de um número menor, está incluído na minha previsão :)

Mas eu ainda acho indispensável você adicionar um afinador. E talvez um delay.

Abs!

mrfelipbr
Veterano
# dez/11
· votar

Zeraus
bem, isso pode ser considerado, afinador eu já tenho, delay, não sei, o TT não tem loop, a não ser que eu use nas horas que eu limpe o som.
Como você precisa de um número menor, está incluído na minha previsão :)
como assim ??
Abç

Led Zé
Veterano
# dez/11
· votar

mrfelipbr
delay, não sei, o TT não tem loop, a não ser que eu use nas horas que eu limpe o som.
Velho, eu uso reverb e delay no Tiny crunchado sem problemas.

MauricioBahia
Moderador
# dez/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar

mrfelipbr: se a resposta for melhorar o som/timbre, é necessário ???

Se há um motivo que justifique, eu acho que não há mal algum em comprar equipamentos. A minha justificativa pra comprar pedais, por exemplo, é que eu tenho uma grana reservada pra isso todo o mês e sou fascinado por pedais. Simples assim. Não compro outro amp pois eu acho que não é necessário, assim como outra guitarra.

Meu set de pedais para guitarra tem 3 distorções (sendo uma que montei), uma multiFX "barata" e um booster limpo de 1 knob. Estes são necessários pra tocar o que a banda pede e não tem nada demais neles. Otimizar o set é crucial já que canto e toco. Aí entra o fator "produtividade"!

O fato não é comprar, mas entender o motivo da compra, nem que seja o mais tosco. Acho que esse é o ponto.

Abs

Zeraus
Veterano
# dez/11
· votar

mrfelipbr
Como você precisa de um número menor, está incluído na minha previsão :)
como assim ??

É tipo... se você tivesse dez pedais não ia reclamar, ia? Ha

starling_music
Veterano
# dez/11
· votar

Vai ficar impossivel agora eu responder cada um individualmente mas eu estou curtindo o debate.

Vou reescrever algo que postei logo no topico inicial: "Às vezes um cara me chama aqui no MSN e pergunta: "tenho 3 mil reais para investir em efeitos, o que eu devo comprar?" Daí eu falo, não compre nada, invista tudo no estudo da música, domine o seu instrumento, pois dessa maneira você vai saber exatamente o que comprar e vai perceber que você precisa de muito pouco para tirar um grande som, pois na verdade o som esta na sua mão, nas dinâmicas, no silencio e não no que esta entre você e o amplificador.

Acho que o Mauricio entendeu o meu ponto: "O fato não é comprar, mas entender o motivo da compra".

Os anos 70, 80 e 90 foram de exageros, baterias com 8 tons e 15 pratos, cara, ninguem preciso disso, essa é a verdade, mas era algo que tinha um grande apelo, idem pedais, parede de amp, muita coisa disso é visual, claro que tem gente que realmente precisa de um set maior e tira um grande som disso, mas todo o meu ponto da conversa se resume a Vc tem cacife para fazer as suas escolhas, enteder do instrumento, de musica? Mas pairando por aqui mesmo no cifra club agente percebe que a realidade é de consumir porque os icones usam e não porque vc realmente precisa.

Mas ai vc diz que toca por hobby e quer ter 500 pedais.....vc pode ter 5 ferraris na sua garagem, cada um faz o que quiser com a sua grana, mas saber pilotar é outro nivel e nisso poucos investem.

Slash_1989
Veterano
# dez/11
· votar

starling_music
chegando meio de bicao aki, sem ler a discussao em si...

curti mto oq vc escreveu, mas fico pensando: como efetivamente "entender" isso??? de acordo com seus exemplos, foi na pratica e apanhando que se percebe que o segredo esta nas coisas simples... mas uma vez vc estando lá em baixo, querendo milhares de efeitos, e achando que o som perfeito esta sempre num pedal por vir, como perceber que isso nao é o certo??
a questao é: mesmo lendo, concordando com o que você disse e sabendo que é verdade, muitas vezes nós precisamos "sentir" na pratica ao inves de apenas entender a teoria... entao será que naum tem jeito? será que somos obrigados a comprar milhares de efeitos só para depois joga-los fora? nao existe mesmo um atalho alem da propria experiencia?

jigo__
Veterano
# dez/11
· votar

starling_music
pode falar o q for, mas meu mesa dual recto faz eu falar mais com a minha guita, ta bom q não uso mais pedais de drive ou dist. pq ele substitui tudo a altura, mas investir em equipo axo extremamente necessario pra quem quer fazer um som realmente bom (e aprender a tocar de vdd ajuda mto tb)...

a maioria do $$ q gastei foi em pedais q não me davam o q eu queria após 4 anos descobri isso e lá se foram qse 5 mil em pedais e pedaleiras kkkkkkkk

tb tenho um amp xexelento em casa de estudo q me deixa no chão no lanc de tocar sem frescura kkkkkkkk

Slash_1989
curti mto oq vc escreveu, mas fico pensando: como efetivamente "entender" isso???

usando os erros e experiencias alheias, conversando com o pessoal da antiga na humildade perguntando no q realmente vale a pena gastar, foi numa dessas q um otimo guitarrista (leia-se rodado pra kcete) me sugeriu venda tudo e compre o som do amp q é referencia pro seu som... fiz isso hj tenho certeza q o kra era mais foda do q eu pensava...

abçs

jucasambora
Veterano
# dez/11
· votar

mrfelipbr
Eu também toquei 3 anos com violão aprendendo "técnicas" de guitarra nele... hehehehe frustração total brother com isso! Mas apesar da frustração de ter esperado 3 anos pra ter minha primeira guitarra, hj sou uma cara muito mais musical do que um guitarrista propriamente dito.
Hj eu entendo quando um cara vira e fala "foi a nota certa na hora certa", ou o famoso "devagar também é pressa", quando se referem a guitarristas slowhand, suas mão podem ser lentas mas sua música é um infinito profundo de sentimentos e conhecimentos musicais.
Caramba, acordei poético hoje! hahahahaha

Fico super feliz quando eu vejo estas discussões saudáveis aqui, pow, dá uma frustração quando passo o olho na lista de tópicos e vejo inutilidades!
Parabéns Starling_music, fez todos pensarem e discutirem um assunto importante e de muita relevancia! Galera, sigam o exemplo por favor!

Chines da Padaria
Veterano
# dez/11 · Editado por: Chines da Padaria
· votar

jucasambora

ta poetico mesmo hein..hehehe

igor.schecter
Veterano
# dez/11
· votar

Velvete
não é diferente

Chines da Padaria
Veterano
# dez/11
· votar

starling_music

Cara concordo com vc... eh preciso saber dominar o instrumento e muitas vezes essa busca pelo equipamento mais top deixa esse dominio como segundo plano.... uma frase mal tocada vai sempre soar mal...com ou sem delay chorus etc....

Mas acho que todos gostamos mesmo de pedais de efeito.....

chris rocky
Veterano
# dez/11
· votar

Bom, concordo com o autor do tópico que menos é mais, pois hoje sigo essa filosofia, também sou realista e sei que toco muito mal mas mesmo assim gosto de ter bons equipamentos.

Graças a alguns tópicos do MauricioBahia comecei a analisar o lance da praticidade pra se tocar e a relação custo benefício de aquisição ou mesmo utilização de determinados equipos.

Por exemplo: sempre gostei de utilizar phaser, drive, wah e booster no meu som, mas também gosto da possibilidade de ter diversos efeitos a disposição pra usar se eu quiser, então acabei comprando uma modfactor e apesar de usar mais o phaser, sei que tenho a mão uma enorme gama de efeitos e isto m deixa muito feliz.

Mas pra cada um funciona de uma maneira essa questão.

chris rocky
Veterano
# dez/11
· votar

Acho que o investimento de cada depende de vários fatores como: ter grana sobrando, querer experimentar cada efeito ou um mesmo efeito mas de marcas diferente, como os pedais de overdrive por exemplo, tem muitos do fórum que gostam/precisam de pelo menos dois ou três pra sentirem-se satisfeitos enquanto outros querem apenas um.

Na verdade equipos tornam-se personalíssimos tanto em uso quanto consumo.

mrfelipbr
Veterano
# dez/11
· votar

Led Zé
Velho, eu uso reverb e delay no Tiny crunchado sem problemas.
bem, muita gente aqui diz que embola, mas é bom saber disso, agora vou comprá-los mais tranquilamente.
Zeraus
É tipo... se você tivesse dez pedais não ia reclamar, ia? Ha
hehe, não, mas usaria metade deles :)
MauricioBahia
bem, sendo assim, estou mais tranquilo ainda hehehe,
jucasambora
então, poeta, eu comecei com essa de tentar técnicas de guitarra, dado a frustração, fui aprender música de verdade, eu não sei dizer bem se sou mais musical, talvez sim, eu sei "pensar" diferente com cada instrumento desses na mão...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Quanto se deve investir em equipamento?