Quanto se deve investir em equipamento?

Autor Mensagem
vintagentleman
Veterano
# dez/11
· votar


Acho que uma guitarra Gibson Les Paul e um combo Vox all tube resolvem as pretensões de 90% das pessoas que curtem tocar boa música. O resto é braço e braço depende de estudo, esforço e dedicação. Lembro daquele filmeco para mulheres "O som do Coração" que o moleque pegava um vilão GIBSON pela primeira vez e já saia moendo... Ridículo. O moleque não teria força ou memória muscular para aquilo. Levar jeito para música intelectualmente falando é uma coisa, mas tirar som é um ato mecânico que exige condicionamento, inclusive físico.

starling_music
Veterano
# dez/11
· votar


vintagentleman Gibson Les Paul ou Fender strato da para tocar qualquer tipo de som.

Velvete
Veterano
# dez/11
· votar


starling_music

Chorus = Lulu Santos = Anos 80!!!

rsrsrsrs

Parabéns pelo texto.

Acredito que a sede por equipamentos tem muito a ver com o iniciante que busca melhorar sua técnica sem o esforço prático e teórico. Ou seja, espera que a "pedaleira" toque sozinha.

Engraçado que alguns colegas daqui começaram a tecer o set essencial-enxuto: "um OD, delay, chorus...". Eu justamente pensei no contrário, focando na parte que vc disse sobre a audição na escola nos EUA: vc, a guitarra e o amp.

Pro David Gilmour aqueles duzentos mil efeitos dos últimos discos devem ser essencias, mas eu continuo gostando dos primeiros albuns (basicamente um fuzz e um tape echo).

Abraços

Night_Rider
Veterano
# dez/11
· votar


olha o equipamento desse cara e olha o som que ele tira,ta certo que a guitarra é boa,mas os equipos são de custo bem menor e mesmo assim ele tira um som irado.


starling_music
Veterano
# dez/11
· votar


Velvete Legal cara, O David Gilmour é um caso de um cara que se tirar os efeitos ele vai quebrar tudo do mesmo jeito, os efeitos tem um objetivo que não o de mascarar mas sim de criar uma vibe.


Night_Rider Pode crer, um ampezinho de estudo e tirou um sonzao.

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/11
· votar


De Ros
Eu demorei mais de 2 anos para conseguir afinar a minha guitarra. Que tal?
Obrigado mestre! Vou pegar minha guitarra e estudar!

starling_music
Você tem toda a razão!
Pois no final tudo o que você precisa estão nas cordas e nas casas!

jucasambora
Veterano
# dez/11 · Editado por: jucasambora
· votar


starling_music
Só pra registrar um outro aspecto, eu acredito em tudo que vc falou aí, realmente a guitarra é um instrumento fácil de ser mal tocado, a galera gosta de drive pq ele empurra o som então não precisa se esforçar tanto, esse tipo de coisa... Mas tem um detalhe, a guitarra ainda continua sendo um instrumento elétrico também! Daí vem o outro lado da moeda, sendo ela elétrica, componentes elétricos (efeitos) também podem ser considerados, claro não estou dizendo de exageros... 8000 pedais, mais 3000 racks, e etc, mas existe o lado que pede realmente efeitos, existem guitarristas que dependem de efeitos pra fazer um som legal. Eu acho que na verdade pra aprender, a guitarra nua e crua é a melhor opção, mas depois que se "aprende", efeitos são uma extensão disso... o que conta seria o equilíbrio!

Eu comprei uma Nova System, tinha um X Vamp, e pensei, agora vou usar tudo que é efeito, esculachar... sabe qual o efeito que mais utilizo? Reverb super discreto! Mas tem horas que eu sinto que está pedindo uma coisa a mais, ou seja, a extensão que eu falei acima.

Não sei se me expressei corretamente, mas achei válido falar isso justamente pq considero o outro lado também, pensando sempre no equilíbrio claro!

starling_music
Veterano
# dez/11
· votar


Viciado em Guarana That is it.

jucasambora Eu não sou contra o uso de efeitos, muito pelo contrario, eu mesmo uso alguns, sou contra em colocar isso na frente do dominio do instrumento.
Agora mesmo esta rolando um topico de um garoto que toca a 6 meses e quer comprar a segunda guitarra. O mesmo acontece com efeitos, as pessoas compram compulsivamente, nem tem um dominio satisfatorio do instrumento mas preferem investir em efeitos ou instrumetos a que investir na busca do conhecimento, não é a toa que o mercado livre esta tão lotado de pessoas que vem coisas que quase nunca foram usadas, é a sociedade consumista ao extremo.

renatocaster
Moderador
# dez/11 · Editado por: renatocaster
· votar


starling_music

Agora mesmo esta rolando um topico de um garoto que toca a 6 meses e quer comprar a segunda guitarra.

Existem casos e casos, mas realmente o desse garoto é mais um desses casos "preocupantes", onde fica nítido que o lado consumista fala mais alto nessas horas. E isso hoje em dia esse consumismo é mais aguçado ainda pela facilidade de se comprar pela internet e pelas formas de pagamento também facilitadas.

Confesso que já fui meio irresponsável com isso até há pouco tempo atrás, mas agora procuro seguir no caminho oposto, onde menos é mais e estou procurando dar valor as coisas mais fundamentais pra quem quer ser um guitarrista.

Abs

Bog
Veterano
# dez/11 · Editado por: Bog
· votar


Ah, mais um tópico sobre "equipamento x mão". Eu vou fazer o papel de advogado do "mais ou menos" diabo.

Ao meu ver, ninguém pode estabelecer uma quantia ideal de guitarras, amps, pedais, correias, palhetas, etc. que valha para todos. Porque as razões que levam alguém a comprar montes de equipamentos variam de pessoa para pessoa.

É *óbvio* que não faz sentido o moleque que se ilude, achando que comprando a guitarra X e o amp Y ele vai tocar muito melhor. Guri que toca a 2 meses e acha que a culpa de ele não soar como o Islashi é que ele comprou uma SG em vez de uma Les Paul. Não faz sentido também insistir em combinações que mais pioram as coisas - como o sujeito que tem um amp ruim e acha que pode melhorar tudo comprando 1428 pedaizinhos Behringer.

Mas tem um pessoal aqui que é esclarecido, e tem um monte de equipamentos simplesmente porque gosta. Um pessoal que não encara a guitarra (e os arredores) apenas pela perspectiva utilitária. Gente que gosta de variar, gosta de ouvir a diferença, e às vezes gosta até de olhar. Tem pelo menos uns 2 caras do fórum que têm mais de uma dezena de guitarras, algumas bem fora do orçamento de qualquer um aqui. Eles precisam dessas guitarras? É certo que não. Mas eles não compraram porque precisavam, e nem na ilusão de que por tê-las fariam música melhor.

Eu também, tenho algumas guitarras (que realmente valem, 5), amps, pedais, pedaleiras... Nada de muito absurdo, nenhum equipamento vintage, tudo comprado com o meu dinheiro, sem fazer dívidas, e por um preço bem menor que o praticado no Brasil. Mas é um monte de coisas. Não preciso disso tudo, e nem toco grandes coisas. Mas adoro ficar variando, procurando timbres diferentes, brincando. E o mais importante de tudo: EU ME DIVIRTO FAZENDO ISSO. Guitarra é um hobbie para mim, logo isso é o que importa... para mim.

Quero ver alguém me convencer que eu não devo me divertir do jeito que eu me divirto, e que devia vender tudo para ficar apenas com aquilo que está de acordo com a minha (limitada) capacidade técnica e a minha (muito restrita) necessidade.

Velvete
Veterano
# dez/11
· votar


Bog

Eu tentei dizer isso no meu post e não consegui.

Então dou um +1 pra vc!

Abraços

Arpeggios From Hell
Veterano
# dez/11
· votar


No "frigir dos ovos" não dá pra mensurar uma verdade absoluta, tem muito sentido o texto claro, mas não dá pra generalizar. Guitarra e todo o seu mundo é algo tão complexo e cheio de variáveis que fica difícil discutir "certo/errado" ... O essencial, como em tudo na vida, é ter bom-senso e procurar um meio-termo. É clichê e óbvio mas é verdade.

starling_music
Veterano
# dez/11
· votar


Bog Vou colar algo que escrevi aqui a uns posts atrás:
"No meu texto eu mesmo digo que uso hoje um set 3x menor do que a 15 anos atrás, isso quer dizer que eu uso pedais sim, mas escolho pedais de forma cirurgica. Tenho várias gravações tocando com lesley, octaver, drive e etc mas o que quero dizer é: Se você tirar os seus pedais você consegue ter um performance de alto nível? Se você toca mal sem pedal vai tocar mal com efeito."

Você mesmo disse que toca apenas por prazer e talvez o seu prazer também esteja em adquirir equipamentos, sem problema nenhum nisso vai lá e seja feliz, algumas pessoas precisam de mais recursos do que outras para chegarem a um bom resultado final, mas o importante é que o resultado final da musica possa criar um impacto nas pessoas.

sidguitar1
Veterano
# dez/11 · Editado por: sidguitar1
· votar


starling_music
apesar do bom texto discordo de algumas partes

o teu amigo q foi tocar a gig de jazz, aquele set de batera dele nao era adequado pra gig assim como se ele tivesse fazendo uma gig pra tocar dream theater o set de jazz mais simples nao ia ser legal tambem entao oq faltou ali foi bom senso mesmo, cada caso e um caso
concordo q muitos q estao começando tem o equipamento como uma muleta heheh, pra mascarar o som, ficam dependentes de pedaleira , compressor e o escambau, acho q o musico de verdade tem q estudar com a guitarra mais seca, sem frescuras, mas dependendo do trampo do cara ele tem q saber usar varios efeito e muito bem tambem so vai ajudar
veja por exemplo o alan holdsworth, o steve morse, ate mesmo o s henderson, sabem usar racks e efeitos e sao mestres tanto no som unico q tiram do instrumento como em tocar , na dinamica e musicalidade, enfim, os varios efeitos q usam so ajudam na genial musica deles

esse fds fui ver um master class com o joe mograbi e o mozart melo, muito bom o master class, o mozart tava usando um sintetizador da boss com captador piezzo, uma pedaleira, e uma semi acustica.... pergunta se o som tava ruim
o faiska falou em uma entrevista q tem mais de 80 pedais, o som dele na minha opiniao e um dos melhores do brasil se nao o melhor, claro q ele nao usa tudo ao mesmo tempo, como falei, questao de bom senso e de bom gosto, e com certeza se vc der uma guita e um ampli sem nada pra ele ele destroi tambem, entao como disse ,cada caso e um caso, os pedais e efeitos estao ai pra ajudar quem souber usar,abraço

starling_music
Veterano
# dez/11
· votar


sidguitar1 Eu tenho umas dezenas de pedais, mas não é por isso que preciso de usar todos, é uma questão de saber como funciona e usar quando é adequado.
O ponto principal do meu texto não foi condenar o uso de efeitos, se você observar meus outros posts vc consegue logo perceber isso, pois sou um cara que uso pedais em minhas gigs, mas o grande problema e agente sabe que isso é mais verdadeiro que o contrario, é que a maioria das pessoas compram por compulsão.
Conheço pessoalmente o Mozarte e ele nao uso muito efeitos, o fato de usar um sitentizador nao quer dizer que ele esteja usando muito efeitos, na verdade ele esta usando um unico efeito que sintetiza o som. O Faiska idem, pode ter milhoes de efeitos mas uso um set enxuto, pelo menos de uns anos para ca. A mesma coisa aplica ao Scott Henderson que nao usa mais quase nada, ate porque de uns 10 anos para ca a gig dele é de blues, eu fui num sho dele onde ele usava 4 pedais.

De Ros
Veterano
# dez/11
· votar


starling_music

Eu concordo completamente contigo, acho que, antes de gastar com equipamento, seria mais proveitoso investir em aulas (ter ou ser?).

Sempre defendi esse ponto de vista, até que me amigo Bigtransa me falou isso, nesse tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/228411/#6640612

E me caíram varias fichas, muitas que ele nem citou, mas, seguindo a lógica, dá para sacar!

Então, acho que cada um tem um caminho bem diferente.
Só acho importante, para a gurizada mais nova que frequenta o fórum, sacarem melhor por qual caminho estão indo.
Deixando bem claro - Ter vários instrumentos não significa tocar bem.
Mas não tenho absolutamente nada contra quem deseja ter "aquele" equipamento incrível. Acho bem massa, inclusive!

Abraços!!!

MauricioBahia
Moderador
# dez/11
· votar


starling_music

Ótimo!

Torço pra que a galera deixe a preguiça de lado e leia esse texto. ;)

Abs

jucasambora
Veterano
# dez/11
· votar


starling_music
Entendi perfeitamente o que vc falou e assimilei tudo, na verdade já tinha essa concepção, tive que aprender na força pq nunca tive recursos suficientes para ter tudo que eu quero, então era se vira nos 30, toquei muito tento sem efeito nenhum! Mas concordo com o restante da galera, essa é uma questão muito pessoal. Achei muito válida sua intenção também, pra desmistificar essa coisa de efeito ser "tudo" que muita galera neófita na guitarra tem...
Senti que a galera contrapôs pq realmente existe o outro lado da moeda e tem a questão de a guitarra ser muito abrangente em seu 'convívio social' (rsrsrs).

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/11 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Pedais, guitarras, cabos e amplificadores são ferramentas.
Apenas ferramentas.

Você é que tem que saber usa-las.

Alguns as usam bem, outros não, alguns precisam de muitas, outros de poucas, mas o final é sempre o mesmo: Se quiser fazer um serviço bem feito, é você que vai ter que saber usar bem essas ferramentas.

MauricioBahia
Moderador
# dez/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Resumindo o tópico num questionamento:

"Isso é realmente necessário?"

Se você não sabe responder, é sinal que não é.

;)

Beelzeboss
Veterano
# dez/11
· votar


Ótimo texto! No começo sofri com problemas em que achava que o instrumento era ruim, mas a verdade é que eu não tinha o domínio da coisa(não que eu tenha hoje, mas pelo menos tenho uma noção rs), ou seja, o problema era eu, pensava em comprar uma guitarra melhor pensando que ia me fazer tocar bem.
Com o tempo que vai passando nós vamos amadurecendo e vemos nossos próprios erro(pelo menos alguns veem), agora vejo que nada vem sem pratica e treino.

igor.schecter
Veterano
# dez/11
· votar


starling_music
Belo Tópico! =D Parabéns, concordo com você.

igor.schecter
Veterano
# dez/11
· votar


starling_music
Belo Tópico! =D Parabéns, concordo com você.

Velvete
Veterano
# dez/11
· votar


Outra coisa...

Acho que o propósito do tópico não foi "Não tenha muitos equipamentos", e sim "Invista em estudos".

Ou estou falando bobagens?

Abraços

igor.schecter
Veterano
# dez/11
· votar


Velvete
não, se preocupe mais com estudos do que em equipamentos. :]

Velvete
Veterano
# dez/11 · Editado por: Velvete
· votar


igor.schecter

Estamos falando quase a mesma coisa, não? rs

Abraços

mrfelipbr
Veterano
# dez/11
· votar


Cara, ótimo texto !!!!,De Ros, esse post dele foi de dar nó na garganta, eu fico imaginando como ele se sente hoje....
bem, acho que eu sou exceção aqui, aprendi a tocar há 4 anos atrás, mas com violão, e foi assim durante 3 anos, apenas no começo desse ano que eu comprei minha primeira guitarra, bem, eu posso dizer que se pode tocar mais limpo(nota por nota) do que se aprender direto na guitarra.
o que eu mais vejo aqui, e que acontece com muitos que conheço é gente super preocupado com que pedal/amp eu "consigo" tocar determinada banda, eu mesmo já fui assim, e cara que aprendeu há 6 meses vem postar vídeo de cover de algum solo, e pensa que bom músico é aquele que sola bem, nem steve vai é assim, ele sola, mas olha a base de músicas como All About eve, então, eu não sou nenhum virtuoso, nem fritador, nem nada de mais, mas, acho que falei o que tinha de falar
Pronto, falei
Abç a todos

Velvete
Veterano
# dez/11
· votar


mrfelipbr

Eu fui ter minha primeira guitarra anos depois de ter feito aulas... tocava só no violazinho mesmo.

Fui ter meu primeiro pedal um ano depois, e só hoje tenho um pedalboard, digamos, completo. Mesmo assim, ainda falta um amp bacana.

A vantagem foi ter valorizado o simples, o som limpo, sem muita firula.

Porém, muitas técnicas (difíceis de se aplicar no violão) eu ainda não domino. Isso vale também pra alguns efeitos. Alguém sabe como se usa aquele tal de wahmmy?????rsrsrsrs

Comprei cada equipamento sabendo o que queria e o quanto aquele produto poderia me oferecer. Talvez isso se deva por ter começado mais tarde, com uma cabeça menos empolgada com os virtuosos cheios de raks irados!!!rs

Abraços

Gasparzim
Veterano
# dez/11
· votar


Quem conhece o instrumento e sabe verdadeiramente tocar também sabe verdadeiramente do que precisa.


Falou tudo aí...

E outra, além do texto ser excelente, é oportuno, já que a GAS do fim de ano e 13º nos rodeia hehe

mrfelipbr
Veterano
# dez/11
· votar


Velvete
Porém, muitas técnicas (difíceis de se aplicar no violão) eu ainda não domino. Isso vale também pra alguns efeitos. Alguém sabe como se usa aquele tal de wahmmy?????rsrsrsrs
igual a mim, hehehehe
Comprei cada equipamento sabendo o que queria e o quanto aquele produto poderia me oferecer. Talvez isso se deva por ter começado mais tarde, com uma cabeça menos empolgada com os virtuosos cheios de raks irados!!!rs
foi mais ou menos assim comigo, talvez porque a preocupação era tocar bem, assim como eu não havia timbre de guitarra para se preocupar, não havia nada disso, que para um iniciante vira mta dor de cabeça, bem hoje pra mim é mto legal procurar timbres, é bem um hobbie...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quanto se deve investir em equipamento?