Nao consigo regular as oitavas da guitarra

Autor Mensagem
Urubu Aprendiz
Veterano
# out/11


Entao... como na minha cidade nao tem luthier, eu mesmo fui tentar regular as oitavas da minha guitarra...Só q quando eu afino a guitarra com o harmonico dai quando eu toco a guitarra solta ta desafinada, dai eu afino a guitarra solta só q quando ta com harmonico fica desafinada -.- kkkkk dai fica nesse ping-pong... alguem da uma ajuda ae que q eu faço pra a corda com harmonico e a corda solta fica afinada ao mesmo tempo

The Man Who Sold The World
Veterano
# out/11
· votar


Urubu Aprendiz
vc esta fazendo errado pra regular oitavas a carda solta e a nota na casa 12 devem estar iguais, nao o harmonico

salton
Veterano
# out/11
· votar


Urubu Aprendiz
Tem que ver se você pegou a lógica...primeiro você afina bem a corda solta, aí sim então você checa a afinação do harmônico na 12ª casa, se houver discrepância então você ajusta os saddles...



JJJ
Veterano
# out/11
· votar


Essas cordas estão boas cara? Não vale a pena ajustar pra cordas ferradas...

Urubu Aprendiz
Veterano
# out/11
· votar


Intao eu toco na 12 casa e ta desafinada dai eu regulo e ai eu toco a corda solta e ta desafinada, eu afino, e a 12casa ta desafinada, etc etc etc...


e as cordas tao boa sim faz uma semana q troquei...

Chris...
Veterano
# out/11
· votar


Urubu Aprendiz

Olha Urubu nao sei se esse e o seu caso mais isso tambem ja aconteceu comigo tentei fazer de tudo (a minha guitarra e uma Washburn X24 com Floyd Rose) até que eu troquei as cordas (Porque as outras estavam extremamente velhas e enferrujadas) depois disso fico perfeitinha a afinação nas 3 oitavas (0,12,24) uma coisa tambem que pode estar acontecendo com seu instrumento é em algum lugar do braço as cordas estarem mais salientes e por isso tracejando em algum lugar que nao devia. Ou pode na pior das situações o braço pode estar ficando empenado.

(Desculpem os erros de portugues nao to com muito tempo para corrigir)

danilomagacho
Veterano
# out/11
· votar


Urubu Aprendiz

Mas você não está regulando nada, então nunca vai ficar bom mesmo. Você afina a corda solda, aí confere na casa 12, se estiver acima do tom, afasta o saddle, aumentando o comprimento útil da corda, se estiver abaixo, aproxima o saddle. Isso mesmo tem que mudar NA PONTE, senão não é regular, é afinar e desafinar.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Urubu Aprendiz

Essas corda no mínimo estão velhas...

clebergf
Veterano
# out/11
· votar


Urubu Aprendiz

Mas você afina a oitava como?
Nas tarraxas também?
Oitavas são afinadas com os saddles. (carrinhos)

Urubu Aprendiz
Veterano
# out/11
· votar


Mas você afina a oitava como?

Pelo oque eu ouvi dizer aqui no forum a afinaçao da corda solta e na 12 casa deve ser a mesma, pra isso tem q apertar ou ''frouxar'' os parafusos... é assim ??

Spect
Veterano
# out/11 · Editado por: Spect
· votar


Urubu Aprendiz
Pelo oque eu ouvi dizer aqui no forum a afinaçao da corda solta e na 12 casa deve ser a mesma, pra isso tem q apertar ou ''frouxar'' os parafusos... é assim ??

E quais parafusos você está apertando e afrouxando?

Urubu Aprendiz
Veterano
# out/11
· votar


so q o problema é q quando a 12 casa ta afinada a corda solta ta desafinada e quando a corda solta ta afinada a 12 casa ta desafinada...

Spect
Veterano
# out/11 · Editado por: Spect
· votar


Urubu Aprendiz
so q o problema é q quando a 12 casa ta afinada a corda solta ta desafinada e quando a corda solta ta afinada a 12 casa ta desafinada...

Cara, você tá fazendo algo errado.

Primeiro, checa a afinação da corda solta. Tá afinada? Se sim, então não toque nas tarraxas. Agora, cheque a afinação na 12° casa. Se estiver desafinada, faça o ajuste nos saddles botando eles mais para frente ou mais para trás. Agora, cheque a afinação da corda solta, SE ESTIVER DESAFINADA, você mexe na tarraxa, caso contrário, NÃO MEXA. Agora, cheque novamente a afinação na 12° e faça o ajuste no saddle se necessário.

Uma vez que a corda solta está afinada, a afinação da 12° casa é feita pelo SADDLE, não pela tarraxa, então não mexa nela tentando corrigir a afinação da 12° casa.

Ou simplesmente veja o vídeo que foi postado no tópico.

Urubu Aprendiz
Veterano
# out/11
· votar


E quais parafusos você está apertando e afrouxando?

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.stewmac.com/catalog/ images_1lg/0179_1lg.jpg&imgrefurl=http://lucasdavalos.blogspot.com/201 0/06/guitarra.html&h=330&w=440&sz=35&tbnid=-oT7sfxbDiXySM:&tbnh=90&tbn w=120&prev=/search%3Fq%3Dponte%2Bguitarra%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom= 1&q=ponte+guitarra&docid=2MYsFQOF99oBjM&hl=pt-BR&sa=X&ei=frKsTt_iKqrk0 QGxspCQDw&ved=0CF4Q9QEwBQ&dur=2781

olha essa foto. aqueles parafusos atras dos carrinhos q eu to apertando...

mfwitzel
Veterano
# out/11
· votar


Urubu Aprendiz
so q o problema é q quando a 12 casa ta afinada a corda solta ta desafinada e quando a corda solta ta afinada a 12 casa ta desafinada...

Como ja disseram, vc não está regulando a guitarra...
Para fazer a nota da corda solta coincidir com a nota do traste 12, vc DEVE ajustar o comprimento da corda na ponte...corda por corda....
geralmente no final das contas fica no formato de duas escadinhas
6>5>4
3>2>1
Mas não vá só no visual..tem que ir na afinacao da oitava (trastes 12)....

bpv
Veterano
# out/11
· votar


Urubu Aprendiz

quando a 12 casa ta afinada a corda solta ta desafinada e quando a corda solta ta afinada a 12 casa ta desafinada...

Cara, você acabou é desafinando suas oitavas

Pelo oque eu ouvi dizer aqui no forum a afinaçao da corda solta e na 12 casa deve ser a mesma, pra isso tem q apertar ou ''frouxar'' os parafusos... é assim ??

É isso mesmo. Pra saber pra que lado o carrinho (saddle) deve andar, faça um teste, você vai ter q vc vai mexer no saddle inúmeras vezes mesmo até acertar certinho.

Motorbreath
Membro Novato
# mai/16
· votar


Qual é "margem de erro (para mais e para menos)" por assim dizer, para a frequência da nota harmônica em relação a sua nota digitada na 12ª casa?
Na minha guitarra os harmônicos das cordas na 12ª casa são em média 5-8Hz a menos que as mesmas digitadas no braço (12ª casa).
Por exemplo, a Mi Prima mostra como mesma frequência do harmônico na 12ª casa (666,3Hz), mas ao tocar pressionando a 12ª, mostra 658Hz, 8Hz a menos.
É aceitável? Nenhum tópico que li vi falarem sobre isso, só que deveria ser exatamente igual. Não tenho muita noção sobre esse tipo de afinação, por isso a pergunta se existe uma margem de "aceitável", já que percebi ser impraticável ajustar tão fielmente aqui.

Rachmaninoff
Veterano
# mai/16 · Editado por: Rachmaninoff
· votar


Motorbreath

A guitarra é um instrumento imperfeito, no máximo você vai conseguir deixá-la "uniformemente desafinada" em todos os trastes. Quanto à aceitabilidade, acho que seu ouvido é seu guia. Se você regula as oitavas e seu ouvido não reclama do resultado, já está de bom tamanho. O problema, em si, é quase insolúvel.

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


Qual é "margem de erro (para mais e para menos)" por assim dizer, para a frequência da nota harmônica em relação a sua nota digitada na 12ª casa?

Pode ser o desvio de oitava.

JJJ
Veterano
# mai/16 · Editado por: JJJ
· votar


Motorbreath

Não existe perfeição em afinação de guitarra, como bem disse o Rachmaninoff. Tampouco existe um "limite" aceitável matemático. O que se pode fazer de melhor é arrumar a afinação das oitavas, ajustando os saddles, como sugere a resposta do Ismah e depois afinar o mais perfeito que se conseguir, sem paranoia... rs

Motorbreath
Membro Novato
# mai/16
· votar


Valeu pelas respostas, esclareceu bastante!
Então, ao alterar os saddles, altera (no mesmo valor) as oitavas também, em relação à corda solta e harmônico.
Acho que deve ser a localização das casas/trastes pela escala mesmo, nem é questão de distância dos saddles, mas como não é algo perceptível (meia paranóia, hehe), tá beleza.

quase insolúvel
Também me lembrei disso, mas achava que tinha como eu diminuir mais ainda essas diferenças. Mas agora já sei como realmente é!
Valeu novamente!

LeandroP
Moderador
# mai/16
· votar


"Guitarrista é o cara que passa a metade da vida tentando afinar a guitarra, e a outra metade tocando com a guitarra desafinada".

Essa frase (se não me engano é do Wander Taffo) já diz muita coisa.

Amago
Membro Novato
# set/16
· votar


O problema e a corda mi grave ela não fica regula de jeito nenhum, já puxei o carrinho ate o final,estou pensando em tirar a mola,sera que e uma boa ideia ? As outras cordas não dão problema, a afinação esta perfeita em todo o braço,claro menos o mi grave, isto esta acontecendo nas duas guitarras

Iversonfr
Veterano
# set/16
· votar


Amago

Eu testaria primeiro sem a mola. Veja se indo mais pra trás dá regulagem, se por acaso der e souber o que está fazendo, corte a mola no tamanho desejado. Se por acaso você puxar o carrinho até o final e mesmo assim não der regulagem, aí é outra história... Tenho uma guita que cortei a mola na metade pro carrinho ir até onde precisava.

Amago
Membro Novato
# set/16
· votar


Iversonfr
Vou tentar. Mais uma pergunta, e se mesmo assim continuar desafinado, sera que pode tocar assim mesmo? Já que raramente uso a Mi grave depois da casa 12. Já estava me esquecendo, muito obrigado pela dica.

Iversonfr
Veterano
# set/16
· votar


Amago
Mais uma pergunta, e se mesmo assim continuar desafinado, sera que pode tocar assim mesmo?

Se a desafinação for bem pouca e não te incomodar, tranquilo ao meu ver. Preste atenção também se você não está apertando forte demais a corda, a "E" é uma das que mais sofrem com afinação caso se aperte forte demais, pois ela afunda bastante, as vezes pode ser mais problema de peopleware do que hardware. Abs!

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Sugiro que verifique a afinação/entonação em mais casas... Normalmente a oitava já está afinada, e as quartas e quintas ainda não, ficando as décima-quintas e décima-sétimas bem fora ainda...

Raramente se consegue um acerto 100% nos bordões depois da 15ª casa, mas não são tão usados, ficando irrelevante.

Amago
Membro Novato
# set/16
· votar


Ismah
A entonação esta perfeita em quase todas as casas reparei que a na casa 24 esta um pouco fora, a mi grave esta afinada apenas ate a casa 11, ainda não tive tempo de fazer oque o Iversonfr sugeriu, mas hoje vou ver se da tempo. Estou trocando as cordas da Galera toda rssr

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Eu to traumatizado com troca de cordas... Foram todos os instrumentos de corda meus (6), mais todos da banda (11 ou 12, já me perdi na conta)... É pra acabar rs

Amago
Membro Novato
# set/16
· votar


Eu adoro trocar cordas, tenho 5 instrumentos, a viola e chato e divertido ao mesmo tempo, já o violão náilon e o mais problemático não e verdade? Quase uma semana pra estabilizar afinação.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nao consigo regular as oitavas da guitarra