Palheta grossa = som da palhetada?

    Autor Mensagem
    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # out/11


    Eu to até pensando em trocar pra uma 0.75 por causa disso, toda vez que eu me empolgo com algum improviso e começo a "fritar" eu consigo escutar pequenos "tecs" vindos do amp, que são como o som da palhetada, mas isso só acontece forte quando eu uso minha palheta 2.00. Isso é devido a grossura da palheta ou nem toda 2mm terá esse som, sendo assim, só preciso comprar outra palheta, ao invés de me acostumar com outra?

    edioceratineto
    Veterano
    # out/11 · Editado por: edioceratineto
    · votar


    [M]@a.[K]!ller

    Cara, eu uso palheta 3.00 mm. Nunca escutei o som da minha palhetada. Agora fritar com palheta 2.00mm? Quando eu tento fritar com minha 3.00mm eu acabo engasgando muitas notas, por isso eu uso geralmente palhetas 1.00mm para fritar e a 3.00 mm eu geralmente uso em power chords e bases pra dar MUUUUITO peso.

    Espero ter ajudado!
    Abraço!

    EDIT: Trocentos mil erros ortograficos corrigidos ;)

    Filippo14
    Veterano
    # out/11
    · votar


    com a jazz 3 eu num ouço mas coma stubby eu ouço direto, mó legal, troca de palheta não hahaahaha

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # out/11
    · votar


    edioceratineto
    Quanto mais fina a palheta, mais velocidade você perde na mão direita.

    Stalingrado
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Eu uso a de 3mm da Jim Dunlop, pra base, pra solo, enfim, pra tocar guitarra. Pra mim, é perfeita e nem me incomoda o som da palhetada (se é que sai tão forte...)

    edioceratineto
    Veterano
    # out/11
    · votar


    [M]@a.[K]!ller

    Eu acho o contrário. Eu tenho maior velocidade com palheta 1.00mm e menor velocidade com palheta 3.00mm

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # out/11
    · votar


    edioceratineto
    Mas sem zoa, quanto mais mole, a palheta, mais demorado vai ser o tempo pra ela passar pro outro lado da corda, já a dura, como ela não se estica muito, ela já passa mais rapidamente pro outro lado da corda.

    Lifoi
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Lifoi
    · votar


    Toda palheta terá som, o que os produtores de estúdio fazem é tirar na equalização.
    Então não esquenta com o trec-trec, afinal, você nem tem dinheiro para comprar o equipamento do Steve Vai ou do Eric Johnson mesmo...

    felipelfln
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Cara, pra mim, desde q seja pequena e dura, tipo jazz III ta ótimo.

    Filhada
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Acho que quanto a velocidade, depende do que você for fazer.
    Eu uso duas palhetas, Jazz III e uma Stagg vermelha de 1mm. Eu troco entre elas dependendo do momento, uma facilita mais certa técnica que outra, por exemplo metralhar numa só corda fica bem melhor com a Jazz, mas ela é estranha para bases "de acordes".

    Quanto ao som que você ouve, eu acho que sei o que é. Tu tá usando muito ganho?
    Normalmente eu ouço isso quando o ganho está meio alto. Mas um motivo pra eu gostar de pouco ganho :)

    BJAofficial
    Veterano
    # out/11
    · votar


    [M]@a.[K]!ller
    edioceratineto

    eu acho o seguinte, de 1mm pra baixo, quando mais fina, mais lenta fica a palhetada, agr apartir de 1mm, não tem isso da palheta dobrar, então, vai do gosto da pessoa dai.
    eu uso planet waves de 1mm, mas gostaria de testar qqr outra de 1,5 ou 2mm, mas nunca acho pra comprar ... :/

    edioceratineto
    Veterano
    # out/11
    · votar


    BJAofficial

    isso mesmo.

    sidguitar1
    Veterano
    # out/11
    · votar


    eu uso a 3.0mm pra tocar lento ou fazer friteiro heheh, acho q a sua palheta pode estar com alguma fissura, as vezes vc nem nota mas se passar a unha nela sente, quando a minha ta assim e hora de jogar fora, ou sei la, derrepente palheta muito forte, nao sei, abraço

    suny12
    Veterano
    # out/11 · Editado por: suny12
    · votar


    eu uso a big stubby 3.0mm pra tudo, violão, baixo e guitarra e nunca tive problemas com o som da palhetada

    Jube
    Veterano
    # out/11
    · votar


    sidguitar1
    Oloco mestre então toda aquels fritação que ouço sua vem de uma 3.0mm!? Maneiro.

    Eu uso as tortex 0.75. 0.85 e 1mm, gosto delas para tudo, só uso as minhas 2mm para bases cleans

    carnisa1
    Veterano
    # out/11
    · votar


    eu uso uma de 1,5mm, eu tinha um problema com meu som pois se usava palhetas finas ele não dava o barulho "tec", e agora que mudei começou a dar nas notas mais agudas, eu até acho legal!

    sidguitar1
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Jube
    opa, massa, cada um tem um costume, eu me acostumei a usar as 1,5mm da dunlop pra frente, uso as bigstubby 3mm tambem, as vezes nao acho alguma aqui e vai oq tiver pela frente hehe, mas vai de cada um, a galera falo q a palheta mais grossa e pior pra velocidade, eu ja acho melhor pq vc tem q tocar um pouco mais leve com ela mas vai de cada um, abraço

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Uso Fender Heavy, porém acho que o som da palheta está na quantidade de ganho e volume também. Percebi isso tocando esses dias. Posso estar enganado, se tiver me corrijam.

    Filhada
    Veterano
    # out/11
    · votar


    LipeGuitarrero
    Pela minha (pouca) experiencia, ganho e agudos destacam sim o som da palhetada.
    Palhetas mais finas também...

    Arimoxinga
    Veterano
    # out/11
    · votar


    para mim 1.5mm bem lisas e retas são perfeitas para quase tudo menos no funky que uso 0.75mm que tá um estralo du mal \o/

    Peace!!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Eu usava 0.50mm

    Não é boa para nada, a palheta literalmente dobra quando tu toca mais rápido e ao tocar bases mais "swingadas" ou que requer mais peso ou uma palhetada forte ela cria um monte de "dentes" (pequenas fissuras).

    marceloenrico
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Poxa, 3mm é quase uma pedra pra tocar berimbau, não consigo tocar com essa palheta. prefiro as 0.5mm, no máximo 1mm.

    joao b.
    Veterano
    # out/11 · Editado por: joao b.
    · votar


    No começo de tudo, quando eu ainda comprava cordas Rouxinol para o violão, vinha uma palhetinha de brinde, aquela que tinha três pontas diferentes (mó doidera), usei-as por um bom tempo. Depois passei a usar 0.75.

    Atualmente uso a stubby 3.0, Fender Heavy... e para um som bastante peculiar, uso uma de alumínio que curiosamente eu mesmo fiz em 2002 (nesse tempo eu não tocava guitarra ainda), deve ser de aproximadamente 3.5!


    Quanto ao barulho da palheta, depende também de diversos fatores como ganho, volume, equalização... e ainda, do cara que tá palhetando.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Pra partes pesadas, eu uso aquelas palhetas de contra-baixo, bitelonas! Pra coisas mais leves, uso 1,5mm ou 2mm.

    strinbergshredder
    Veterano
    # out/11
    · votar


    eu só uso fender heavy, pra mim são boas pra base pesada, solo rápido, clean "dedilhado" com palheta....

    vai de tudo quando vc se acostuma a usar o mesmo tipo de palheta sempre....

    clebergf
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Uso a Stubby 2 ou 3 mm.
    Não curto nenhuma outra com menos que isso.

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Mano
    Eu fujo mesmo desses problemas e nunca mais comprei palheta, a última que eu comprei foi uma free sax's 1 mm

    agora eu FAÇO as minhas próprias palhetas! hahahaha
    eu tenho umas 17/18 se não me engano
    umas são compradas/ganhadas, e outras são modificadas e umas eu as fiz mesmo
    a maioria das que eu fiz são de vinil, tem uma que brilha no escuro,uma de vidro e até de chip kk

    caiodorn
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Bom, cara... o ruído da palhetada é causado por uma combinação de fatores:

    - espessura da palheta
    - material
    - textura
    - formato (tem umas pontudas, outras arredondadas, etc)
    - simetria da parte que entra em contato com a corda (difícil explicar sem mostrar... mas algumas palhetas possuem uma metade maior que a outra, se tu olhar de lado... )
    - ângulo da palhetada
    - força

    Enfim... tem tudo isso e se bobear ainda esqueci de alguma coisa.

    Uma que eu recomendo e que venho usando já há algum tempo é a Dunlop Tortex de 1.14mm, a lilás LISA. Excelente palheta.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Palheta grossa = som da palhetada?