Vocês se sentem culpados por não praticar?

    Autor Mensagem
    Lucas Copin
    Veterano
    # out/11


    Às vezes fico com um sentimento de culpa por saber que tenho um tempo livre pra praticar, tenho algo que eu queira praticar, mas... não pratico. Pior ainda é quando é pra ficar fazendo alguma coisa imbecilizante, tipo Facebook.

    Aí nesses momentos fico pensando que meus ídolos da guitarra, que eu quero alcançar, deviam tocar horas e horas por dia todos os dias(o que às vezes nem sei se é verdade), enquanto eu fico de bobeira, apesar de não acontecer sempre.

    Só desabafando. Isso acontece com mais alguém?

    Drinho
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Lucas Copin

    É bixo... mas acho que não é legal vc praticar com o intuito de tocar como seus idolos que praticaram muito...

    Acho que vc tem que praticar pq vc ama o que faz, sem contar no relógio o quanto tempo pratica e tem em mente que o aprendizado virá naturalmente sendo fruto disso....

    Adler3x3
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Claro.
    Acontece com todo mundo.
    As vezes fico jogando no computador e deixo de praticar violão e teclado.
    Mas faz parte, nem só de música vivemos.
    Agora a virtuosidade só se atinge com a incessante prática, muita perseverança.

    Leomju
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Lucas Copin
    Cara, não se culpe, todos nós aqui somos preguiçosos também!
    Hehe

    Valeu!

    Excelion
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Toque pra se divertir. Se você procrastina essa tal de 'prática' com Facebook, quer dizer que você não gosta dela, logo não deveria fazer.

    Música é diversão. Toque o que der vontade, quando der vontade oras, se virar compromisso perde a graça.

    sidguitar1
    Veterano
    # out/11
    · votar


    pratico todos os dias e algumas vezes a mao doe hehe, jogo meu video game ou faço alguma outro coisa sem problema, sempre vai ter alguem mais rapido q vc, se vc pensar em musica como competiçao fica com essas paranoias e culpas, respeite teus limites e teu tempo pra poder ir se dedicando mais e nao pense em culpas, so toque guitarra e de sequencia em seus estudos q pelo contrario a cabeça nao aguenta,abraço

    Victorfff
    Veterano
    # out/11
    · votar


    todo dia é assim ;/

    Alan_Domingues
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Rapaz,

    Acho que não existe isto de culpa.

    No meu caso, eu fico até meio depressivo por não conseguir tocar, praticar, etc...

    Minha vida mudou nestes últimos anos e acho que a chance de conseguir algo como guitarrista ficou muito remota hoje em dia. Então vou fazendo minhas gravinas aqui e bola para frente. Queria nestes últimos anos ter investido legal para ver se dava em algo. Gostaria muito que a galera visse meu trabalho de perto para ter noção. Na internet infelizmente não consigo mostrar.

    Abraços.

    joao b.
    Veterano
    # out/11 · Editado por: joao b.
    · votar


    Como os colegas já disseram, música tem que ser vista como diversão! A não ser que você tenha assinado um contrato... Mesmo assim você pode levar música a sério, tocar profissionalmente... E se divertir com isso.

    Não me sinto culpado quando não pratico, fico é estressado... daí tenho que plugar a guita e tocar pra amenizar o stress...

    rsrsrs

    -Dan
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Eu não pratico quase nada também...

    Acho que me faltam ídolos... eu realmente não tenho empolgação para pegar solos feitos por outros...

    E nem sempre to inspirado a criar....

    resultado: fico parado.

    renatocaster
    Moderador
    # out/11 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Assim, culpado, culpado eu não me sinto não. Porém tenho consciência que eu poderia administrar melhor o meu tempo livre (que hj em dia não é muito) para poder praticar mais.

    Juventhi
    Veterano
    # out/11
    · votar


    É, sinto a mesma coisa. É bem complicado, eu geralmente tenho só os finais de semana livres, e preciso administrar bem o tempo, só que muitas vezes quando fico com tempo livre fico ******** e pensando montes de coisas sobre guitarra ao invés de realmente ir praticar ¬¬
    O bom é que quando a preguiça passa, até que rende o treino, ou seja lá o que se faça. Vai ver é a busca pela inspiração que precisamos para começar o treinamento diário hehehe

    Will Bejar
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Will Bejar
    · votar


    Assim como o Alan_Domingues, minha vida mudou muito (no meu caso, desde que nasceu minha filhinha)... não tenho conseguido nem mais tocar direito em casa... ainda bem que quando a Laurinha nasceu, já tava quase acabando o Conservatório. Mas depois disso, só ensaio com a banda mesmo!!! E olha que a gente tem tocado mais músicas que eu conheço de longa data, aí não preciso ficar "tirando", só pego a base e mando ver na hora do ensaio.

    Não se sinta culpado... apenas tenha em mente o quanto isso vai fazer falta lá na frente.

    Bog
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Lucas Copin

    Acho que, antes de tudo, é preciso saber se estamos falando de profissão ou diversão. Se estamos falando de uma profissão, como em QUALQUER outra profissão, existe um grau maior de comprometimento e obrigação, mesmo quando você não está muito a fim. Mas se você toca por diversão, o teu único compromisso precisa ser mesmo com o seu próprio prazer, como tem dito o pessoal e como eu mesmo faço. Neste caso, não há culpa, pois não há compromisso.

    RoyZ
    Veterano
    # out/11
    · votar


    se sentir culpado? pq? só se eu ganhasse a vida tocando guitarra, o que não é meu caso

    fico meio frustrado as vezes por ficar muito tempo sem tocar pois me da vontade e as vezes não da tempo, apaece alguma outra coisa e etc, mas se sentir culpado pra q?

    ervilhasastrais
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Acho que você só deixa de praticar quando não tem um objetivo pra alcançar. Por exemplo uma banda onde você precise tirar as músicas ou compor pra acompanhar os outros membros.

    Mesmo sendo por diversão isso vai te incentivar a melhorar no instrumento.

    danilomagacho
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Isso acontece com mais alguém?

    Comigo não.

    Eu toco apenas por prazer mesmo, não tenho nenhuma intenção de alcançar algum objetivo maior.

    Meu maior objetivo como Guitarrista é me divertir, relaxar.

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/11
    · votar




    Lucas Copin
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Valeu galera.

    É, eu toco por que gosto sim, mas eu almejo me tornar um músico profissional também, e nesse caso só posso me garantir em mim mesmo, aí rola uma auto-cobrança.

    Mas vou tentar relaxar mais quanto a isso. Tem horas que pratico não por que quero, mas por que sinto que devo, pra alcançar meu objetivo. Profissionalmente falando isso não é errado, mas não é agradável...

    Como dizem os budistas, tem que seguir pelo caminho do meio... Difícil é achar o tal caminho, o equilíbrio.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vocês se sentem culpados por não praticar?