Quando praticar com metrônomo e quando praticar sem?

    Autor Mensagem
    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11


    Uma vez me foi dito que "Praticar com o metrônomo é tão importante quanto praticar sem ele", então gostaria de saber de vcs, quando eu deveria tocar com e quando deveria tocar sem.

    Vlw!

    Keys Master
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    bom...
    eu (pra teclado) faço assim:

    Quando quero pegar uma passagem complicada e rápida de uma música, começo com o metrônomo bem lento e vou aumentando conforme for ficando mais "confortável" tocar tal passagem.

    Quando já to fera, toco sem o metrônomo pra dar um pouco de feeling sabe, deixar a coisa mais... humana...

    O metrônomo é super importante pra se aprender a tocar no tempo, tocar as notas no compasso certinho.
    Mas tocar sempre com ele faz vc ficar parecendo um robozinho (ao menos eu sinto isso), tocando super técnico... tocar sem ele já te faz "sentir" um pouco mais a música...

    Mas é isso, quando vc quiser aprender ou treinar algo, use o metrônomo. Depois de aprendido, toque sem ele, até porque vc não pode tocar em todas as ocasiões com ele né...

    Desculpe qualquer coisa errada, e oq tiver de errado por favor me corrijam!

    abçs

    Geist
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Eu sei que eu eu detesto metrônomo. Sei lá, não gosto disso.

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Magrinho123

    Então cara, antes, eu odiava o metrônomo. Sempre meus professores me cobravam para comprar um, me explicavam a tal importância, e eu não dava a mínima. Depois de um tempo, por um pouco mais de pressão de um deles, acabei comprando. No início foi chato, mas logo acostumei.


    O metrônomo, tem o principal objetivo, manter o músico no tempo certo, sem correr, e sem atrasar. Eu por exemplo, tinha o problema de correr demais, e então quando estava estudando com o metrônomo, e eu começava a correr, aquele BIP atrasado me incomodava, e eu parava ou então diminuia, pra cair redondinho no tempo.


    Quando você for estudar uma tab ou partitura, coloque o metrômo lento, uns 40bpm, ou 45, e repita a frase, de pauta em pauta e etc..Isso é importante para você observar a sua técnica, apurá-la, e de queda, no final das contas você acaba decorando, de tanto repetir. De acordo que você se sentir seguro, e de acordo que está fazendo PERFEITO aquilo, aumente mais uns 5bpm(se estava em 40bpm, coloque para 45), e repita o processo, estude, sinta-se se seguro, e aumente sempre de 5 em 5 bpm. Quando a música tiver barbada, toque só mais algumas vezes na velocidade original dela com metrônomo, e depois relaxe tocando sem ele. Fácil né?


    Acredite cara, eu senti uma enorme evolução depois que comecei usar ele, fiquei mais esperto e mais exigente de mim mesmo, musicalmente, tecnicamente, e tal.


    Abraço pra vc, e sucesso para todos nós.

    Rednef2
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Na minha opiniao metronomo é bom pra o cara ficar no tempo certo, mas nao adiciona nada musicalmente falando, ja que o cara fica parecendo um robo tocando no mesmo tempo por uns 15 minutos pra cima.

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Rednef2

    Não vou discutir com você muito sobre isso, pois no início de sua resposta, já colocou "Na minha opiniao metronomo é bom pra o cara ficar no tempo certo," e vou respeitar sua opinião. Mas só do fato do cara estar no tempo certo, ele já esta musicalmente correto, ok? Acho que você deve não estar usando corretamente o metrônomo, e não está tendo resultados satisfatórios por isso. O metrônomo se usado adequadamente, deixa o som mais limpo, a pegada mais técnica, pois o músico irá ter tempo(na velocidade baixa) para pensar no que está fazendo e executar certo. Enfim, faça uso correto do aparelho, e entenda o que adição de musicalidade ou então saiba mais sobre o termo .musicalidade.








    Um forte abraço, até mais.

    Binohendrix
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Eu prefiro, hj em dia com a facilidade de acesso à tecnologia , uma drum machine, loops de batera, ou mesmo bts . Acho muito melhor, pq vc já treina a passagem, fraseado , runs e licks dando um certo groove, e posteriormente uma característica sua na pegada. Dispenso totalmente o metronônomo, apesar de ter um e usá-lo de vez em quando. Prefiro treinar um solo ou lick de blues, por exemplo, sobre uma bateria ou bt de blues, em vários tempos diferentes porque vc já coloca a coisa num contexto musical, o que pode ser dificultoso se vc SÓ teina com metrônomo. Eu tive essa dificuldade.

    PeedroArcuri
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Eu uso mais metrônomo pra digitação.

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Dúvida sanada! Valeu galera

    guizimm
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    eu só uso pra treina 1234

    Insomniac_
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Magrinho123
    Quando eu devo tocar com metrônomo?
    Sempre!

    E praticar sem?
    Nunca!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pô treinar com o metrônomo é muito legal!
    Ainda mais quando da pra diminuir o ritmo da musica com as batidas dele.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quando praticar com metrônomo e quando praticar sem?