Troca Captadores sx sst 57

    Autor Mensagem
    pedroes
    Veterano
    # out/11


    Em breve pretendo trocar toda a fiação da minha sx, porque está apresentando problemas nos potenciometros e tudo mais e vou aproveitar e colocar captadores novos. No entando, não quero investir muito pesado. Para tocar no estilo rhcp, quais captadores vocês me recomendam?

    celotoledo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    pedroes

    Trocar os captadores consiste basicamente em identificar dois aspectos:

    1º O que eu não gosto nos captadores da minha guitarra: Nesse ponto é muito importante saber se de fato a insatisfação está no captador ou se a característica sonora é da própria guitarra (madeira, hardware, cordas) ou do guitarrista (pegada).

    2º Idealize o que gostaria: Exemplo: Queria mais saída; queria mais grave; queria mais definição; queria mais brilho.....

    Munido dessas informações, pesquise muito. Pois captadores não podem ser testados na sua guitarra para você decidir qual vai comprar.

    Última dica: Grave um som clean e um com distorção antes da troca e um depois. Compare e vai perceber que independente do captador ou da guitarra que você tem seu som terá uma mudança de característca (aqui vamos chamar de "melhora" também) de no máximo 20%.

    Isso porque os captadores são apenas 1 único elemento na composição do timbre que compreende: madeiras, cordas, palheta, pegada, cabos, pedais, amplificador.....

    Como essa mudança é sutil, não é incomum guitarristas com menos de 1 ano sequer conseguirem notá-la. Aí rola aquela insatifação: "Caraca, comprei essa porra, paguei tanto e não mudou porra nenhuma.....bosta!!"

    Pense a respeito. A indústria criou um mito, de que o som do instrumento é gerado apenas pelos captadores só para arrancar seu dinheiro.....

    igor.schecter
    Veterano
    # out/11
    · votar


    cara tem imensos tpcs sobre isso...até mesmo falando de sx sst entra no site da malagoli e vê lá o cap que se encaixa no seu estilo musical. tem samples e o caralho a quatro se voc vier perguntar aki cada um vai te responder algm coisa e voc vai ficar meio embolado.

    ogner
    Veterano
    # out/11
    · votar


    pedroes

    Opa, quando vc comprou a guitarra? Comprou zero, na loja?!

    Pra nao gastar muito é Malagoli ou GFS...

    Insomniac_
    Veterano
    # out/11
    · votar


    pedroes
    Como o ogner falou, malagoli ou GFS. No site da malagoli tem uns samples de alguns caps, dá pra você ter uma ideia e ver se é o que você procura.
    Abç

    Drinho
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Malagoli custom alnico blues amigo.

    Ele não deve nada pra captadores importados, e eu tenho certeza que você vai ficar satisfeito. É um captador fantástico de ótimo custo beneficio. To pra troca a captação da minha strato e depois de muitas comparações e pesquisas ele venceu até captadores importados pro meu gosto, e olha que a minha vida inteira eu tive seymours e compania...

    malagoli neles

    joao6cordas
    Veterano
    # out/11 · Editado por: joao6cordas
    · votar


    Fala galera! Toco em uma banda de pop/rock anos 80 (Rock nacional) e uso uma sst 57 toda original (meu equipamento para ensaio é um meteoro demolidor de 50 w e uma pedaleira boss m 8). Acontece que quando coloco um drive a guita embola muito, o som fica horrivel. Estou pensando em mudar os captadores. Qual vcs me aconselham? (Estou querendo colocar Malagoli ou Stellfner). Mantenho os pots orignais? posso trocar só um por enquanto? Iria "casar" com os originais?

    herikguitar
    Veterano
    # out/11 · Editado por: herikguitar
    · votar


    joao6cordas

    E ai, blz?

    acontece que quando coloco um drive a guita embola muito, o som fica horrivel

    Imagino que sua Guitarra tenha 3 Singles. Eles embolam muito com distorção mesmo, e acaba que você não consegue ouvir o som definido de cada acorde.

    Como você tá afim de comprar Malagoli, que realmente são bem recomendados e tem um preço muito baixo comparado a outras marcas com a mesma qualidade, visite o site: captadores.com.br - Loja Virtual Malagoli . Lá tem praticamente todos os modelos da Malagoli, então você pode clicar em determinado captador e ver as características dele. Se te agradar você procura comprar. Ah, e tem um Review por aqui de um cara que deu uns Up's em uma SX SST57. Ele transformou a Guitarra para HSS (Humbucker na Ponte e o resto Singles) e usou um Malagoli na ponte. Dá uma olhada: Review SX SST57

    Abraço!

    joao6cordas
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Gostei do Review...Serviu para clarear minhas idéias. Acabei de comprar um Kit Multi-Tone. Assim que chegarem e estiverem instalados postarei fotos antesXdepois e darei minhas impressões.

    Abç.

    pedroes
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: pedroes
    · votar


    Amigos, após esse tópico eu desisti da ideia de mudar os captadores e agora estou com a intenção de faze-lo novamente.

    O alnico blues, pelo que vi na internet realmente é muito bom, mas estou com o problema do amigo joao6cordas, quando eu coloco distorção embola tudo =/ (lembrando que para a SX SST57 não tem furação pra humbucker na ponte, seria necessário furar a madeira, o que eu não sei bem quanto custaria)

    Alguem tem alguma dica? De preferencia que possa me dizer quais colocar nos três espaços.

    (estou disposto a gastar uns 300 reais, incluindo mão de obra)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    pedroes
    Cara, sugiro que vc instale os seguintes captadores:
    Stellfner Strator "Hard" no braço, Stellfner Strator "Hot" no meio (Posição e polaridade "invertida"), e Stellfner Strator Neodymiun "Hot" na ponte (esse é um modelo "stack" ou "Vertical Humbucker").
    Abç

    igor.schecter
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    pedroes
    mini humbucker existe para isso :]

    pedroes
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Entre esses e o alnico blues, qual é melhor? Tendo em vista que não sou nenhum metaleiro, no máximo tento tocar um ac/dc, mas também tento rhcp e outros no estilo.

    igor.schecter

    Muito vago =/

    pedroes
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    up

    GRRS
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    pedroes

    Tenho Stellfners na minha Strato SX e gosto bastante do som deles... só não tenho como comparar com os Malagoli pq que nunca toquei com eles...

    Vc vai estar bem servido com qualquer uma que tu escolher, já que todo mundo usa e/ou recomenda essas marcas...

    A escolha ficaria msm a critério das suas preferências, já que os caps são bem diferentes entre si, (os malagoli alnico blues são singles enquanto os stellfner neodymium são stacks)


    Abs

    pedroes
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    GRRS

    Você tem esses que o Bertola falou ou os três são stellfner neodymium ?

    danilomagacho
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    pedroes

    Cara, pode até melhorar com os captadores novos, mas não vai fazer nenhum milagre não.

    Para não gastar muito, coloque um mini-humbucker na ponte apenas, depois você sente se precisa trocar mais alguma coisa.

    E como você fala de som embolado, isso parece muito mais característica de excesso de drive e falta de definição nas notas, o que vem do próprio guitarrista. O ideal é você observar outras pessoas regulando o timbre e tocando na mesma guitarra, para avaliar melhor o que é.

    Van_Lorien
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    pedroes
    Já tive na minha antiga SX SST 57 esses Stellfner Neody que o Mauricio Luiz Bertola citou, mas eu tinha o Hard na ponte e o Soft no braço, no meio era o stock mesmo. Acho que no braço é melhor colocar o soft pois ele dá um timbre mais puxado para sigle coil. Eu coloria hot na ponte, soft (ou hard) RWRP no meio e soft na ponte. São captadores bem legais e com ruído zero. Só não esquece de trocar os pots por uns de 500k e os capacitores de tom por .22uF.

    Caso tu queira timbre de strato mais tradicional, pega um set de Custom Alnico Blues mesmo.


    igor.schecter
    Mini-humbuckers, stacks e humbuckers em forma de single são coisas completamente diferentes. Os primeiros são humbuckers menores que o normal, normalmente utilizados nas Gibson Firebird e alguns outros modelos.

    Os stacks (como esses Stellfner Neody) são humbuckers verticais, sendo que a segunda bobina busca apenas anular o ruído, tentando fazer com que o captador soe o mais parecido possível com um single tradicional (apesar de isso não acontecer totalmente).

    Já os humbuckers em forma de single, o nome já diz, são captadores com som de humbucker mas do tamanho de um single coil, como o JB Jr, Tone Zone S, Lil' Screamin' Demon, etc.

    Abs

    pedroes
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Vou optar pelo alnico blues mesmo, para esses é necessário trocar os potenciometros tbm?

    Van_Lorien
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    pedroes
    Necessário não é, mas eu trocaria pois os pots da SX são bem ruins e pouco ativos. Coloca um Alpha 250k log pro volume dois Alpha 250k lineares para os tons, além disso, um treble bleed no volume sempre é uma boa.

    Abs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    pedroes
    O "set" que lhe indiquei acima só tem o da ponte como "vertical Hb". Não há necessidade de trocar potenciômetros.
    Abç

    igor.schecter
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    pedroes
    não entendo muito de captador. desculpa aí pessoal. :s abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca Captadores sx sst 57