Praticando Guitarra: Auto-disciplina ou Diversão?

    Autor Mensagem
    Juh_Cruz
    Veterano
    # out/11


    Oi pessoal!
    Achei esse texto interessante e resolvi compartilhar!
    Como o texto é muito grande e os preguiçosos de plantão iam implicar pra ler, postei só uma parte.
    Quem quiser ler na íntegra: http://pt.tomhess.net/Articles/PracticingGuitarSelfDisciplineOrFun.asp x
    (Muito bom esse site!!!) ;-)
    ______________________________________________________

    Aproveitando o processo (divertindo-te enquanto praticas)

    Muitos guitarristas pensam (em algum nível) que não podem divertir-se ao aprender guitarra e obter resultados ao mesmo tempo. Esta reflexão surge a partir de uma ideia de que " divertir-se "significa tocar num modo aleatório, desorganizado, sem uma direção clara e sem objetivos. Embora seja verdade que tal abordagem não irá produzir resultados significativos, ainda é muito possível ter divertimento enquanto se trabalha na maneira como se toca. Divertir-se significa ser capaz de desfrutar do processo de treino.
    Existem muitas coisas que vão de encontro a isto. Aqui está uma pequena lista:

    - Vivendo consistentes e mensuráveis resultados ao longo de todo o processo de aprendizagem.
    - Ter a confiança de que vais chegar a todos os teus objetivos com o tempo.
    - Evitar o tédio, sabendo quando fazer ajustamentos na tua rotina de treino.
    - Alimentar o desejo de alcançar os teus objetivos, rodeando-te daquilo que te inspira!
    - Praticando na aplicação e integração de novas competências (juntamente com as antigas habilidades). As formas como treinamos o domínio, a prática, a aplicação e a integração são totalmente diferentes e, naturalmente, fornecem uma fonte de "inteligente variedade" à tua rotina de treino.

    Se eu te dissesse que irias começar a viver todas as coisas acima referidas (e muitas mais), criando um inteligente, relevante e flexível programa de treino, não te sentirias rapidamente mais motivado para treinar com mais afinco, a fim de ver esses resultados? Se respondeste sim, então deves compreender tudo o que eu escrevi acima, sobre como a disciplina se desenvolve naturalmente a partir de preenchimento!

    Resumo: 7 Passos Para o Balanço Eficaz De Disciplina e Diversão
    1- Faz com que os teus treinos sejam enriquecedores! Sem o sentimento de realização, a tua motivação e vontade vão desaparecer. Se estiveres tendo problemas para conseguir preenchimento, tenta o seguinte:

    Impregna-te em inspiração - Pensa no que te fez querer tocar guitarra. Revive a emoção que sentiste quando tiveste o teu primeiro instrumento. Finalmente, olha em frente para o dia em que vais ter as habilidades que desejas! Centra a tua mente na satisfação de atingires os teus objectivos, em vez de pensares nos obstáculos!
    Torna-te auto-suficiente - mesmo que estejas trabalhando com o melhor dos professores, ainda treinas pelos teus próprios meios, na maior parte do tempo. Deves certificar-te de que, quaisquer que sejam as instruções que o teu professor te dá (ou que atribuis a ti próprio), elas sejam levadas a cabo correcta e consistentemente!
    Nunca desistas! Lembra-te de que podes aprender a tocar guitarra, tão bem quanto queres, se tiveres todos os teus dedos, um forte desejo de melhorar e seguires uma abordagem eficaz de treino! Nunca desistas!

    2- Tem objetivos específicos. Tens de ser absolutamente claro sobre o nível de habilidade que pretendes alcançar e do que pretendes fazer com esta habilidade, uma vez que a tenhas! Isto não só é crucial para tocar guitarra, mas também para tudo na vida. Precisas identificar onde queres chegar, antes de poderes lá chegar. Isto significa que deves ter sempre em mente a tua meta( primeiro do que tudo), a fim de te permitires aproveitar o poder das tuas intenções e desejos. Define metas para o teu treino, descobre como chegar a elas e tem uma acção coerente para lá chegares.

    3- Incorpora inteligente variedade no teu treino. Fazer isto irá ajudar-te a evitar tédio e desgaste. Ao mesmo tempo, "estruturando" a variedade de uma forma inteligente, serás capaz de fazer progressos consistentes e mensuráveis. Ambas as coisas podem ser alcançadas, se a tua rotina de treino for eficiente e eficaz (e quando uma boa mentalidade é aplicada).

    4- Encontra uma forma eficaz de medir o teu progresso. Isso é útil por muitas razões. Em primeiro lugar, é divertido comparar o teu atual nível de habilidade de tocar com o nível em que tocavas há várias semanas, meses ou anos atrás. Em segundo, irá ajudar-te a manter-te no caminho certo para alcançares os teus objectivos. Poucas pessoas fazem isto de maneira consistente; a maioria vagueia sem rumo e sem sentido claro de direcção. Isto leva à incapacidade de fazer progressos significativos.

    5- Mantem a tua mente focada sobre o item que estás treinando, até que passes para o próximo na tua rotina de treino. Não alternes entre diferentes coisas aleatoriamente. Se entendes o motivo por que treinar um determinado item é importante para os teus objetivos, isto torna-se fácil de fazer.

    6- Desenha uma rotina de treino eficaz e flexível. Precisas organizar todas as coisas que queres aprender num sistema, que seja eficaz o suficiente para trazer resultados, e que possa ser ajustado, de modo a introduzir variedade. Se não consegues fazer isto bem, pelos teus próprios meios, tens ajuda aqui.

    7- Encontra maneiras de aplicar as tuas ferramentas musicais. A maneira mais fácil de te divertires enquanto treinas é através da aplicação de habilidades a uma verdadeira música. Isto parece óbvio, mas muitos alunos pensam que treinar devia basear-se em "aprender novas coisas".Devido a isto, não agendam tempo de aplicação, integração e domínio daquilo que eles já sabem. Como resultado, muitos acabam por ter muitas coisas isoladas, "que podem fazer", mas sem a capacidade para utilizar efectivamente estas competências. Aprender mais coisas é importante, mas não deve ser a tua principal prioridade todo o tempo. Também não é muito divertido treinar as coisas que não podes realmente integrar com as outras habilidades musicais, num contexto real de música. Grandes guitarristas não são grandes porque "sabem mais"; normalmente é porque eles sabem integrar e aplicar mais do que o guitarrista comum.
    _________________________________________________

    Juh_Cruz
    Veterano
    # out/11
    · votar


    mesmo postando só uma parte o texto ficou enoooorme!
    hsuahsauash

    Tchavo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Juh_Cruz

    Eu li.
    Impregna-te em inspiração - Pensa no que te fez querer tocar guitarra. Revive a emoção que sentiste quando tiveste o teu primeiro instrumento.
    Grandes guitarristas não são grandes porque "sabem mais"; normalmente é porque eles sabem integrar e aplicar mais do que o guitarrista comum.
    Faz todo sentido.

    clebergf
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Não li ainda, pois irei sair para trabalhar agora, mas parece muito interessante.
    Valeu por compartilhar. :)

    Juh_Cruz
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Tchavo
    Ae! =)
    Aproveita e lê a matéria inteira, muito boa!

    clebergf
    Opa, lê sim!
    De nada ;-)

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Juh_Cruz

    Achei muito interessante o texto, em especial a parte que ele cita que deves medir teu progresso. Isso é muito importante para dar ânimo ao estudante...

    A um ano atrás nem pensava em olhar Steve Morse, hoje já está saindo, e espero daqui a um ano, estar rindo das dificuldades que eu tenho agora.

    Outra parte importante que não é muito bem explorada no texto, é que o músico deve fazer seus próprios sons. Isso é um estudo muito interessante e criativo.

    Night Guitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    cara, isso veio em boa hora, hoje mesmo eu tava cansado do teck do metronomo na cabeça, agora deu um animo denovo, mas tenho que rever meu estudo, percebi muitos erros na qualidade do meu tempo empregado pra estudar lendo esse texto.

    sidguitar1
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Juh_Cruz
    boa materia, isso ai, eu acho q sempre ajuda ler maneiras de otimizar o estudo, um das q eu mais gostei era uma materia da cover guitarra q o mozar melo falava em uma 4 paginas de como estudar, dicas de postura, de como ate o lugar q vc vai estudar te influencia,etc up no topico

    strinbergshredder
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Juh_Cruz
    muito interessante!!
    obrigado por compartilhar isso com a galera!!!

    Juh_Cruz
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Paul.Gilbert
    É verdade, que bom que gostou!

    Night Guitar
    Fico feliz por esse texto ter te animado! :D

    sidguitar1
    Oi Sid, obrigada pelo comentário!
    Onde acho essa matéria do Mozart? Vc tem aí pra me passar?
    hehehe

    strinbergshredder
    Interessante mesmo... De nada! ;-D

    sidguitar1
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Juh_Cruz
    hehehe vo tenta achar aqui,agora to indo trabalhar,de noite tento achar e te mando,bjo

    Juh_Cruz
    Veterano
    # out/11
    · votar


    sidguitar1
    beleza!
    beijo

    Victorfff
    Veterano
    # out/11
    · votar


    curti, vai ajuda muita gente isso

    Leomju
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Galera
    Um bom guitarrista faz as duas coiisas, se diverte e pratica com insistência e disciplina!

    clebergf
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Ora pois, muito bom mesmo.
    Valeu!!

    Juh_Cruz
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Victorfff
    que bom! =)

    Leomju
    é isso mesmo ;-)

    clebergf
    Valeu! ^^

    MMI
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Juh_Cruz

    Oi Juh!
    Legal seu texto. Para mim guitarra é hobby e tem que ter diversão. Mas como tudo na vida, "no pain, no gain".

    Sauro
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Tom Hess é o cara!

    Juh_Cruz
    Veterano
    # out/11
    · votar


    sidguitar1
    SID não foge não, cade a matéria do Mozart? hsauahsau

    MMI
    Oie
    obrigada, mas o texto não é meu não
    Yes, no pain, no gain.
    ^^

    Sauro
    Verdade. To pirando no site dele.
    :)

    Rednef2
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Ano passado eu era neurotico em estudar guitarra, só ficava estudando tecnica. Enjoei de tocar guitarra.

    Nesse ano agora la pro mes de maio voltei a ter vontade de tocar guitarra e hoje em dia toco apenas pq gosto, nao me importo com criticas nem nada, toco por diversão.

    Lucas Copin
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Muito bom!
    Eu leio um site que também tem muitas dicas nesse estilo. É em inglês, pra quem quiser ó

    http://www.notplayingguitar.com/

    Juh_Cruz
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Rednef2
    hum...

    Lucas Copin
    Legal esse site tbm!
    Vlw por compartilhar!

    sidguitar1
    SID não foge não, cade a matéria do Mozart? [2] hsauahsau

    (Juh cara de pau)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Praticando Guitarra: Auto-disciplina ou Diversão?