Disciplina e postura

    Autor Mensagem
    Lucasrocha93
    Membro
    # fev/16


    Olá,
    Meus caros amigos, preciso de uma força, e sinto que somente aqui vou encontrar essa tal resposta.
    Enfim, eu toco guitarra tem uns 4 anos e meio, se eu for colocar tudo na balança, até que eu tenho uma boa noção teórica, e até que uma pratica legalzinha.
    Mas algo tem me deixado muito triste ultimamente.
    Eu sinto que não toco o que deveria tocar
    Em que sentido?
    No sentido de que eu poderia ser melhor tocando, seja na pegada ou velocidade ou qualquer outra coisa.
    Acontece que eu decidi dar um basta nisso, a partir desse momento, largarei muita coisa que possa me tirar o foco, e me tornarei um pouco mais "disciplinado" quanto a treinos e etc...
    Mas ai que está o pulo do gato; Eu simplesmente não sei por onde começar, o quanto de cada coisa treinar, e por ai vai
    No meio do ano passado, entrei numa banda de metalcore.
    Eu até que me saio bem, mas preciso melhorar, até porque nós levamos a banda muito a serio e não tem como ser relaxado.
    Se alguém puder me aconselhar a algo, juro que ficarei muito grato!!!!

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Cara, vou te recomendar o que é o meu maior defeito enquanto 'músico' e o que me causa enorme insatisfação.

    Aprenda a ler partitura com fluência.

    Porque?

    Porque além de poder ter um acervo enorme de músicas a sua disposição, que quanto mais fácil vc ler partitura mais fácil será para vc toca-las, qualquer material que vc pegar pra aprender tem boas chances de estar notado em partitura, sendo assim um requisito essencial pra vc não ficar campengando pra absorver novos materiais, fazendo grande esforço pra pouco objetivo e sem exectativa de melhora.

    Com fluência em leitura de partitura, vc pode escrever suas músicas de forma organizada e facilmente se recordar de elementos que vc precise. Não fica hiper dependente da memória e dos ouvidos (é ótimo desenvolver isso, só que a não ser que vc tenha uma super memória e super ouvido, vc n vai decorar tudo e tirar tudo da primeira vez que ouvir, então ler bem partitura é ótimo especialmente pra tocar com outros músicos sem prévio preparo).

    Ou seja se vc ler bem partitura vc pode reproduzir muita coisa sem muito esforço (o esforço de tirar tudo de ouvido se vc for uma pessoa normal, e esforço de ler partitura catando milho), pode escrever todas as idéias que vc tem e ter fácil acesso a elas, pode tocar com outros músicos com segurança por não depender tanto de preparo prévio ou da memória, e pode analisar muita coisa da teoria musical que observando por uma partitura fica mais simples. Um exemplo é sobreposição de terças, que vendo na partitura vc nota como parece obvio e simples.

    Então com uma boa leitura vc se torna uma esponja. Começe dai.

    makumbator
    Moderador
    # fev/16
    · votar


    Lucasrocha93

    Pra mim a melhor dica para aquirir postura e disciplina é ter um bom professor de música. Alguém que te ensine o instrumento e a arte musical ao mesmo tempo em que analisa e cobra seu progresso. Não é a única forma de se obter sucesso no aprendizado, mas é o mais garantido e menos demorado.

    Obviamente achar um bom professor pode ser um grande desafio...

    De Ros
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Lucasrocha93

    Velho, só posso te dizer uma coisa - o Wuju Wu Yi e o makumbator acabaram de te dar os melhores conselhos possíveis nessa questão.

    boblau
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Lucasrocha93

    Acontece que eu decidi dar um basta nisso, a partir desse momento, largarei muita coisa que possa me tirar o foco, e me tornarei um pouco mais "disciplinado" quanto a treinos e etc...

    Velho, só posso te dizer uma coisa - o Wuju Wu Yi e o makumbator acabaram de te dar os melhores conselhos possíveis nessa questão.

    Juntando estas três coisas então.... melhor, só se for verdade....

    Soultunes
    Membro
    # fev/16 · Editado por: Soultunes
    · votar


    Ou seja se vc ler bem partitura vc pode reproduzir muita coisa sem muito esforço

    Não sei se você tem leitura, mas discordo deste ponto caso tenha entendido bem o pedido de ajuda.

    Você pode decorar os Pozzollis, o que é ótimo, mas sem a pratica no instrumento de nada adianta, NADA.

    Se o cara quer tocar melhor, não tem conselho de guru, receita magica, tocar 10.000 horas, ler 258 livros, etc..., que resolva.

    Decida que quer tocar melhor e simplesmente senta a bunda na cadeira com o teu instrumento em mãos e toque o maximo de tempo que você puder.

    Para ajudar nisto, uma boa escola e professor na minha opinião são o melhor a se fazer, reforçando o que disse, melhor neste caso significa "ajuda", porque mesmo com eles, se você não decidir estudar de nada adianta também.

    Caso não tenha tempo, sem grana, não queira, ou não ache que um professor seja necessário, sugiro focar em algum método, mas escolha um e estude a fundo.

    Já cometi erro de ficar com 5 métodos abertos na mesa de estudo e o resultado disto é perda de foco.

    Caso esteja interessado apenas em treinar a tecnica no seu instrumento, sugiro as videos aulas do Paul Gilbert (Intense Rock I e II) e a do Petrucci (Rock Discipline), isto caso esteja interessado em tocar rock.

    Não vou sugerir outros estilos pois não tenho intimidade com eles, apesar de ter livro e método de monte aqui em casa.

    Resumindo isto tudo, decida que quer tocar melhor, só com empolgação você vai se perder com poucas tentativas, tem que ser decisão mesmo.
    Fique o maximo de tempo com seu instrumento em mãos, não dê espaço de dias sem tocar, tente uma rotina diaria.
    Adquira um metronomo, estudar técnica sem ele é perder seu precioso tempo.
    Evite a internet.

    Beelzeboss
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Lucasrocha93
    Resumindo a ideia de todos que tentaram te ajudar, digo que o melhor a fazer e procurar um professor, um dos melhores caminhos a se seguir pois você terá alguém te colocando na linha, mas lógico que isso vai depender de sua dedicação !

    Falo por experiência própria, por que eu voltei a tocar e fiquei perdido com a quantidade de material que se encontra na internet e também a falta de um tutor pra te auxiliar e te colocar na linha, garanto que isso vai fazer você dar um salto enorme. Como o makumbator disse, achar um ótimo professor é um grande desafio e eu penei pra isso também, mas uma boa pesquisada garanto que você vá encontrar grandes profissionais.

    Abração

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem.
    Os membros do fórum adicionaram boas dicas.
    Mas o ponto essencial é a disciplina, e a força de vontade que faz acontecer.
    E o outro lado o desempenho é obtido seguindo as boas técnicas, sejam práticas ou teóricas.
    E a força assim dirige a técnica e digamos os ornamentos e temos um melhor resultado.
    Saber > Força>Qualidade e sentimento.
    Teoria>Disciplina, execução, técnicas>Boa Interpretação.
    A disciplina é manter o foco.

    Saber: tem que ter conhecimento, tem que estudar.
    Força: Disciplina, a força de vontade, que não deixa para depois , a vontade de executar as boas técnicas e sempre melhorar;
    Resultado: A Bela música, ou a linda interpretação, aqui adicionamos a riqueza.

    HortaRates
    Membro
    # fev/16
    · votar


    Lucasrocha93
    Cara, eu sinto algo parecido com você há muito tempo. Eu toco guitarra há mais de 8 anos e quando eu comecei, no início da adolescência, eu achava que com 8 anos de guitarra eu conseguiria ler e tocar simultaneamente qualquer música do Steve Vai ou Petrucci... O que não poderia estar mais longe da verdade hahaha.
    Eu sempre fui autodidada e acho que isso é um dos maiores motivos de eu tocar bem menos do que acho que poderia, apesar de tocar bem segundo as outras pessoas.
    Uma coisa que me ajudou muito nos últimos tempos, é a coisa mais óbvia que você sempre ouve, mas eu nunca tive saco pra aprender até agora: Usar o metrônomo. O metrônomo pra mim ta sendo que nem mágica, e to tirando trechos rápidos com a ajuda dele com uma facilidade incrível. E além disso, com o metrônomo eu sempre fico querendo tocar "mais 5 minutinhos" pra poder chegar naquela BPM desejada e ficar satisfeito.
    Bom, isso pode ser uma dica óbvia, mas tem sido a maior revolução na minha técnica dos últimos tempos. Se seu problema for velocidade, acho que o metrônomo é o caminho.
    Abraços!

    bruno_novatorj
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Cara não adianta, o pulo do gato é um bom professor e pratica! A internet é uma merda pra quem tá aprendendo guitarra, aparecem mil métodos, dicas, segredos outras coisas que te deixam ansioso e confuso. Digo isso pq assim como vc tb sou autodidata e já passei e ainda passo por isso, mas só senti melhora quando fiz aulas, pena que to sem grana pra continuar.

    Lucasrocha93
    Membro
    # fev/16
    · votar


    Serio, eu fico muito agradecido pela boa vontade que vocês tem em ajudar!!!!!
    Enfim
    Wuju Wu Yi
    Como eu deveria iniciar meus estudos em partituras, fora o lance do professor, porque algo que eu sempre queria mesmo é saber isso!!

    Aos demais:
    Eu to determinadíssimo a aprender, de fato!
    O professor que eu "tenho", é um dos maiores mestres, aluno do Mozart Mello, o cara simplesmente SABE COM TODA CERTEZA como ensinar música!
    A questão agora é grana, e ajeitar uns outros lados da minha vida pra poder voltar, até la vou me recalibrar
    Meus amigos obrigado mesmo!!!
    Uma duvida:
    Eu treino uma técnica por dia como numa academia, ou treino tudo fragmentado, como 20 minutos de arpeggios, 30 de independência dos dedos, etc...
    Vlw glr!

    Beelzeboss
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Lucasrocha93
    Cara na minha singela opinião cada um tem seu modo treino, mas como você não é iniciante, exercícios são ótimos, mas são cansativos ! Minha sugestão pra treino de técnica é você começar a tirar frases de guitarristas que você gosta, de ouvido de preferência e também você criar suas próprias frases implementando as técnicas que você quer desenvolver, assim você já vai estar trabalhando seu vocabulário, sua técnica, sua musicalidade que vai começar a evoluir muito.

    Porém isso é só um dos tópicos que podem ser estudados ! Tudo depende muito do tempo que você tem disponivel pra estudar

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Disciplina e postura