A arte de não tocar!

    Autor Mensagem
    eduardodff
    Veterano
    # out/11


    Nesse tempo que ando estudando guitarra ( escalas, arpeggios, ligados, bends e vibratos), uma coisa d=me chamou atenção:

    - Às vezes, mais difícil do que tocar, fazer ligados, bends e etc é a difícil arte de abafar as cordas não tocadas!
    - Não quero me render a colocar aquele prendedor de cabelo pra fazer isso, não por orgulho, mas pelo simples fato de que não querer depender de uma coisa a mais pra tocar!
    - A maioria abafa com o lado da mão, outros com o polegar que segura a palheta, outros com os dedos que não estão segurando a palheta e outros com o indicador da mão esquerda, eu pergunto?

    - Qual a sua manha pra abafar as cordas?

    PGilbert
    Veterano
    # out/11
    · votar


    eduardodff
    Às vezes, mais difícil do que tocar, fazer ligados, bends e etc é a difícil arte de abafar as cordas não tocadas!

    O Paul Gilbert diz que os guitarristas deveriam ter uma "carteira de habilitação" pra poder usar distorção.. pq vc tem que aprender a controlar a guitarra quando está com drive pra não sair essas overnotes.

    Qual a sua manha pra abafar as cordas?
    Depende do que eu estiver tocando.. tem coisas que são melhores abafar com a mão esquerda e outras com a direita.

    Não existe apenas 1 tipo de "abafamento de notas"...

    Estou prestes a gravar um vídeo mostrando os tipos e a aplicação de cada um.

    Renato F
    Veterano
    # out/11
    · votar


    eduardodff

    Todas as opções são válidas. Agora descubra qual a mais confortável pra vc.

    Eu, por exemplo, abafo com a palma da mão mesmo. Mas, dependendo da situação, uso os outros dedos.

    Abraço.

    renatocaster
    Moderador
    # out/11 · Editado por: renatocaster
    · votar


    eduardodff

    Não quero me render a colocar aquele prendedor de cabelo pra fazer isso, não por orgulho, mas pelo simples fato de que não querer depender de uma coisa a mais pra tocar!

    Cara, se a melhor maneira que vc encontrou para abafar as cordas não tocadas foi com o prendendor de cabelo, qual o problema usar? O Greg Howe é um guitarrista sensacional, que dispensa comentários, e usa essa "artimanha" nas suas apresentações ao vivo, inclusive.

    Eu uso o prendedor, sem medo de ser feliz. Foi a maneira mais confortável que eu encontrei de abafar as cordas, então não tem porque eu me refutar a não usar esse acessório.

    Abs

    Caveiras Buchudas
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Tem que tocar do jeito que for melhor pra você.

    Já vi muitos guitarristas profissionais usando prendedor. Isso não diminui o cara. É só um acessório que vai ajudar você.

    Me lembro agora que já vi o Greg Howe (citado acima), o Rafael (Angra) e o Mozart Melo usando.

    WoD
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Nunca vi essa marmota com o prendedor de cabelo. Alguém pode postar um video?

    Lucas Copin
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Eu também não acho o prendedor de cabelo muito legal não, mas isso realmente não tem nada a ver, quem quer usar usa. Me lembro que antigamente eu tinha o maior preconceito com quem passava produto tipo Dunlop 65 nas cordas, pq ficava numa de que quanto menos "intermediários" melhor, e hoje não consigo me ver tocando sem usar isso de vez em quando hehe

    Eu na maior parte das vezes abafo as cordas com os dedos da mão esquerda, particularmente o dedão. Uso uma técnica também que é bem característica do SRV em que vc palheta todas as cordas mas deixando sair som de uma só, o som fica mais possante; nessa você abafa as cordas graves com a direita e as agudas com a esquerda, ou da maneira como ficar melhor ali na hora, sei lá, cada hora faço de um jeito haha

    Alan_Domingues
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Coloca Guthrie Govan no Youtube.

    Ele usa esta "coisa" de prender cabelo.

    "modo irônico ON"

    Poxa, do jeito que a galera fala, ele fica trapaceando assim, então ele não é bom.

    "modo irônico OFF".

    Sem mais,

    Abraços.

    Cristhyano
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Guthrie Govan e Greg Howe usam algumas vezes e em outras não, depende de como for. Ja vi vídeo deles ao vivo sem usar e ja vi usando, geralmente vejo usando mais em vídeo que eles tocam com BT.
    Se ter que usar cordas soltas, não vira muito usar o prendedor de cabelo.
    Eu não uso um ganho muito brutal, tipo coisa de thrash e death metal, então não tenho taaanto problemas em abafar, mas as vezes saem coisas que não devem mesmo. Só com a prática, não tem jeito certo ou errado. Funcionando é o que importa.

    buckley
    Veterano
    # out/11
    · votar


    abafo com a palma da mao quando subo na escala e com os dedos da mao esquerda quando desco.
    predendor de cabelo foi boa xD

    renatocaster
    Moderador
    # out/11 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Alan_Domingues

    Pelo o que eu to vendo aqui, o problema (ou preconceito) é pelo simples fato de ser um prendedor de cabelo. Isso é que está contrariando alguns aqui, e não a sua real funcionalidade.

    Se esse prendedor se transformasse num "acessório"da Dunlop, ou qualquer outra marca, com um logotipo bem grande, para aparecer, todo mundo iria ficar seco para comprar. Aí ia ser bonitinho, stáile, e mimimi.

    Alan_Domingues
    Veterano
    # out/11
    · votar


    renatocaster

    Caramba, falou tudo.

    Imagina o novo produto da Dunlop.

    O Neck blablabla Dunlop. Com o preço sugerido de R$30,00.

    Até porque acho absurdo o que cobram naquele enrolador de cordas que agente vê por ai. kkkkk, só tenho um porque ganhei a trilhões de anos atrás quando fiz uma gig.

    Lucas Copin
    Veterano
    # out/11
    · votar


    renatocaster

    Falou tudo mesmo

    Drive30
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Drive30
    · votar


    cara eu nao vejo muito segredo nao , eu nao uso prendendor, mas nao por que acho escroto , por orgulho ou por que é coisa de viado..

    nao uso simplesmente por fazer parte do meu treinamento, assim como treinar com guitarra desligada e tal...

    quanto a abafar, nao tem muito segredo, em geral o comum é usar a mao esquerda para as cordas que nao estao sendo tocadas que estao abaixo e a mao direita para as cordas que estao acima . Mas de novo isso nao é regra, voce pode talvez encontrar outro jeito que ache mais eficiente.

    pacificguitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Cara se tú não quer usar, não usa e pronto! Estude para abafar com as mãos. O Kiko Loureiro tem aulas na internet falando nisso e é bem legal e intuitivo. Eu não também não gosto da "xuxinha". Faça o que seu coração manda cara. Acho que é igual a uso de compressor. Para mim sem "xuxinha" e sem compressor a emocão fica mais na mão do guitarrista, mas ai é minha opinião. Quanto às pessoas que comprariam se o artefato fosse Dunlop, essas pessoas não merecem nem consideração.

    Wanton
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Achei que era um tópico sobre pagode, aonde "não tocar" é uma arte!

    enfim...

    Tem técnicas que são muito bonitinhas mas, na boa... é óbvio que tem técnicas que são menos ou mais adequadas para cada indivíduo, uma vez que temos medidas, tempo de sinapse, constituição muscular, adiposa, estrutura óssea e tendões diferentes.

    Também usamos distorções diferentes, cordas diferentes etc. Alguns efeitos exigem que o guitarrista tenha maios controle, outros, nem tanto.

    Eu tenho a mão grande e os dedos gordos. Abafo com a mão esquerda cordas que não quero que soem com certa facilidade. Quando quero a pausa nem sei direito como faço. A gente vai se adaptando e uma hora se toca que domina a "técnica".

    Acho que afrouxo o acorde quando não uso acordes abertos e quando uso, abafo com a mão direita... hum... as vezes com a esquerda.

    fui_banido_e_voltei
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Qual a sua manha pra abafar as cordas?

    Eu só apoio a mão na ponte e acabo abafando naturalmente.

    Drinho
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Poxa, do jeito que a galera fala, ele fica trapaceando assim, então ele não é bom.

    hehehe, se guthrie govan não é bom eu sinceramente não sei o que sou, mas deve ser algo muito pior do que ruim hehehe

    Alan_Domingues
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Brincadeiras a parte.

    Momento sério:

    Isto é parte da "pegada" do guitarrista. Quando você tem o domínio da sua mão direita.

    Você tendo o controle de dinâmica, velocidade, posicionamento quanto ao corpo do instrumento, e região a ser palhetada. Infelizmente só o tempo lhe ajuda neste quesito. É um jogo de repetição que vem naturalmente com o músico. Não existe mágica, apenas você construir uma postura correta.

    Falo para todos os alunos, por mais diferente que seja o nível. A postura é a chave do sucesso do guitarrista. Você pode ver por ai N jeitos e estilos, mas pode reparar que todos tem o mesmo fundamento. Um aluno me pergunta como aqueles guitarristas de rock tocam os power chords batendo todas as cordas. Mostro bem detalhadamente que a mão esquerda exerce a função principal do movimento.

    Então simplificando. Faça a sincronia de sua mão esquerda com a direita, e a técnica da mão esquerda de abafar as cordas, não somente com a mão direita. Seus dedos da mão esquerda tem um papel fundamental para isto também.

    Abraços, e espero que possa ter contribuído com algo.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Nessa arte eu tenho muitas influências eruditas, não nego:



    GuitarHome
    Veterano
    # out/11
    · votar


    É questão de treino e com o tempo você vai se adaptando e conhecendo melhor sua melhor maneira de abafar... Eu não gostaria de depender de um prendedor de cabelo no braço da guitarra, alias nunca usei, mas se eu for tocar uma corda solta (o que eu uso bastante mesmo nos solos), ela sairia abafada e me impossibilitaria de fazer? Eu não usaria por isso.
    Abraço

    Arimoxinga
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    lembra quando mandei um solo para jam que eu não tinha tocado nada? kkk tu tinha postado esse mesmo video ;)


    Peace!!!

    pulgadopc
    Veterano
    # out/11
    · votar


    - Não quero me render a colocar aquele prendedor de cabelo pra fazer isso, não por orgulho, mas pelo simples fato de que não querer depender de uma coisa a mais pra tocar!

    Isso não tem nada a ver, é só dar uma olhada nos guitarristas que usam isso (alguns).










    Só cara fraco!

    strinbergshredder
    Veterano
    # out/11
    · votar


    acho que isso é puramente opinião pessoal:

    CADA UM TEM A SUA...

    AndersonMatos
    Veterano
    # out/11
    · votar




    MR__Bruno
    Veterano
    # out/11
    · votar


    legal, nao conhecia esse lance do prendedor.. vou testar aqui hehe o certo seria por antes da pestana ou depois dela assim como o greg howe usa ? o efeito muda ?

    abç

    renatocaster
    Moderador
    # out/11
    · votar


    MR__Bruno

    o certo seria por antes da pestana ou depois dela assim como o greg howe usa ? o efeito muda ?

    Cara, eu costumo usar quase que em cima da pestana (nut), pegando um pouco da região da primeira casa. Pra mim, é a posição ideal, alguns colocam antes da pestana também.

    O curioso é que eu já vi o Greg Howe arrastar o prendedor de cabelo para o meio do braço, quando está tocando nas regiões mais agudas, hehehe. O Joe Satriani, por exemplo, abafa as cordas com a mão direita quando toca arpejos e ligados.

    MR__Bruno
    Veterano
    # out/11
    · votar


    renatocaster
    ah entendi vou tentar aqui. hehe valeu.
    abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A arte de não tocar!