controles da les paul

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# set/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


MauricioBahia
Todos os controles continuam atuando de forma independente mesclando volume e tonalidade.


Ok, mas você ZEROU totalmente um dos volumes e continuou saindo som com a chave no meio, né?

Beleza então. São ligações diferentes mesmo.
Resorvido!
:)

Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Del-Rei: Ok, mas você ZEROU totalmente um dos volumes e continuou saindo som, né?

Claro, foi o teste principal! Quando zero o volume de um dos captadores o outro continua lá, ativo!

Gilberto Juba: Na minha também os controles atuam de forma independente na posição do meio, o volume geral da guitarra só é zerado se um dos controles de volume for girado até a posição zero.

Na minha nem zerando um deles. Enfim, são ligações diferentes. Nunca estudei sobre, mas foi legal saber disso! :)

Abs

JC_Junior
Veterano
# set/11
· votar


Vão até "Independent Volume pots"


Os "normais" são o modern e 50's wiring.

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


JC_Junior: Os "normais" são o modern e 50's wiring.

Qual a diferença entre eles?

Abs

JC_Junior
Veterano
# set/11 · Editado por: JC_Junior
· votar


MauricioBahia

A diferença está onde o capacitor está ligado.

Explicando de maneira bem grosseira:

No modern o capacitor está ligado antes do pot de volume e no 50's ele é ligado após.



Edit:

É por isso que a 50's soa menos abafada ao se diminuir o volume do pot de volume. Como o capacitor está localizado após o pot, ela permite que algumas frequências agudas passem por ele antes de serem jogadas para o terra. Já no modern, as frequências agudas já são filtradas antes de passar pelo pot, o que torna o som mais abafado.

Abs.

Del-Rei
Veterano
# set/11
· votar


JC_Junior
Explicando de maneira bem grosseira:
No modern o capacitor está ligado antes do pot de volume e no 50's ele é ligado após.


Mas e na prática....? O que acontece com o som?

Um aceno de longe!!!

JC_Junior
Veterano
# set/11
· votar


Del-Rei


Olha lá no edit. rsrsrs

Abs.

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JC_Junior: É por isso que a 50's soa menos abafada ao se diminuir o volume do pot de volume. Como o capacitor está localizado após o pot, ela permite que algumas frequências agudas passem por ele antes de serem jogadas para o terra. Já no modern, as frequências agudas já são filtradas antes de passar pelo pot, o que torna o som mais abafado.

Isso parece um treble bleed mod. Mas e o fato de cortar o som?

Abs

Calexandre
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

Se eu entendi os circuitos direito a diferença é a seguinte:

No caso do circuito modern/50´s o sinal do captador entra por uma extremidade do pot e sai pelo cursor para a chave seletora e para o jack de saída. Quando um dos pots está no zero ele aterra a saída daquele captador. Consequentemente quando você coloca a chave no meio coloca outro captado em paralelo e vai aterrar também por isso não vai ter sinal na saída.

No caso do circuito de vol independente o sinal do captador entra pelo cursor e sai por uma das extremidades do pot para a chave seletora e para o jack de saída. Quando um dos pots está no zero ele coloca toda a resistencia entre o captador e a saída deixando o sinal muito baixo e diminuindo o volume. Quando você coloca a chave no meio coloca o outro captador ( que está com o volume normal ) em paralelo mas a impedância do captador que está zerado é muito alta e não afeta muito o sinal do outro captador e o volume não é afetado.

Eu achei o circuito modern/50´s que veio nessa guita melhor para controlar o volume da guita em um só pot.

Valeu!

JC_Junior
Veterano
# set/11 · Editado por: JC_Junior
· votar


MauricioBahia

Ah sim, desculpa por ter entendido errado.


Vou tentar ao máximo explicar e me fazer entender

Nos pots independentes a saída dos captadores são ligados na perna do meio do potenciômetro. A perna do meio é a "parte móvel" do pot, é ela que o faz zerar.

Potenciômetro

Quando você "zera" o potenciômetro, você joga todo o sinal pro terra, cortando o sinal. Só que nas ligações "comuns" o que está ligado na parte móvel é a saída, se você zerar uma, corta tudo. Nas independentes o que está ligado na parte móvel é o captador, quando você zerar o pot, o sinal vindo do captador é jogado direto para o terra sem afetar a saída.

Espero que eu tenha sido claro.



EDIT:

Vale lembrar que o 50's também corta o som na posição do meio quando zerado um dos caps.

Modern, 50's e Independent são 3 tipos diferentes de ligações.

maspn
Veterano
# set/11
· votar


Kkkkkkkkkk'

Já ouviu falar em esquema de ligação com volumes independentes?

Se voce tiver uma gibson mesmo, a ligação dela é esta daqui.

e as que são volumes independentes o esquema eletrico é outro...

esquema de volumes independentes.

http://www.mylespaul.com/forums/members/jonesy-albums-wiring-diagrams- picture9080-50s-wiring-independent-volumes.jpg

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JC_Junior

Valeu velhinho! Obrigado pela atenção e paciência!

maspn: Se voce tiver uma gibson mesmo, a ligação dela é esta daqui.

Essa ligação é sempre a mesma em tocas as Gibsons?

Abs

Abs

Calexandre
Veterano
# out/11
· votar


Tirei uma foto do circuito. É o Modern mas com o capacitor ligado no terra. É uma Gibson 60´s Tribute.

foto do circuito

Del-Rei
Veterano
# out/11
· votar


Galera, valeu!
Achei muito interessante esse tópico!!

:)

Um aceno de longe!!!

renatocaster
Moderador
# out/11
· votar


Caraca, esse tópico repercutiu hein? Achei que era uma dúvida simples, hehehe.

O interessante é que o tópico levantou várias situações que eu nem imaginava, hehehe.

Calexandre

Tirei uma foto do circuito. É o Modern mas com o capacitor ligado no terra. É uma Gibson 60´s Tribute.

A minha é essa também. O que acontece com a sua mesmo, quando zera um dos pots de volume? Com a chave no meio fica tudo zerado?

Quando eu chegar em casa eu vou conferir isso na minha também.

Abs

maspn
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia

kkkkkkkkkk'
nas Stardand pelo menos eu vi no site da mylespaul.com dizem que é.

mudaram isso depois que trocaram aqueles bumblebee.

renatocaster
Moderador
# out/11
· votar


Pessoal, fiz o teste na minha Lespa aqui (LP Tribute 60's).

Zerando o pot de volume de qualquer um dos captadores, o volume final da guitarra também fica zerado, não saindo som algum da guitarra.

urubull
Veterano
# mar/13
· votar


fiz o esquema 50's na minha LP . o pot de tone do braço fecha o som, mas o tone da ponte eu giro e continua sem fechar o timbre. queria saber se ja aconteceu isso com alguém. o que poderia ser?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a controles da les paul