controles da les paul

Autor Mensagem
Calexandre
Veterano
# set/11


Olá galera do FCC,

estou com uma les paul nova mas o controle de volume está estranho e acho que veio com defeito na ligação.
Quando coloco a chave da posição do meio ( 2 caps ) e diminuo todo o volume de um dos captadores o volume da guitarra zera. Isso não está errado?

Valeu!

JC_Junior
Veterano
# set/11
· votar


Calexandre

Isso é normal.

Calexandre
Veterano
# set/11
· votar


JC_Junior
Mas é bem estranho não acha? E se eu quiser misturar o som dos dois captadores e deixar um bem baixo o volume da guita quase some. Eu tenho outra guitarra ( SG ) e funciona diferente.

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Calexandre: Quando coloco a chave da posição do meio ( 2 caps ) e diminuo todo o volume de um dos captadores o volume da guitarra zera. Isso não está errado?

Tá errado! Diminui o volume apenas do captador controlado pelo knob que você zerou! Enfim, nessa posição você pode mesclar volume e tonalidade de ambos os captadores!!!

Abs

Calexandre
Veterano
# set/11
· votar


Valeu MauricioBahia

eu tinha quase certeza mas resolvi confirmar no fórum. Caraca consegui comprar uma Gibson LesPaul zerada na loja com defeito. Amanhã vou levar lá para eles verem.

Valeu!!

Del-Rei
Veterano
# set/11
· votar


Calexandre
Quando coloco a chave da posição do meio ( 2 caps ) e diminuo todo o volume de um dos captadores o volume da guitarra zera. Isso não está errado?

MauricioBahia
Tá errado! Diminui o volume apenas do captador controlado pelo knob que você zerou



Galera... Acho que isso é normal. Tá certo.
Se você deixar no meio e zerar um dos volumes, o volume final zera sim.

Se você quiser SÓ 1 dos captadores funcionando, coloque a chave SÓ nesse captador que você quer.

Pelo menos em todas as LP que já toquei eram assim..............
O.o

Um aceno de longe!!!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


Del-Rei

Então a minha que está errada, pois quando eu zero o volume de só um dos Caps continua saindo só o som do outro.

E a lógica também sugere isso...

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Del-Rei: Galera... Acho que isso é normal. Tá certo.
Se você deixar no meio e zerar um dos volumes, o volume final zera sim.


Pô, agora eu fiquei na dúvida viu! Faz tempo que não toco na minha Lespa, mas eu tenho quase certeza de ficar explorando sonoridade mesclando com os pots de Tone e Vol.

Die Kunst der Fuge

Pois é... Tira a prova aí pra gente! :)

Abs

ps. pode ser que as ligações das Condor sejam diferentes.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


Del-Rei

As Les Paul que você tocou tinham Knobs de volume independente para os Caps?

Binohendrix
Veterano
# set/11 · Editado por: Binohendrix
· votar


Pô , galera...pelamorrr , né...É assim mesmo. Se zerar um e botar no meio corta. Se deixar os caps em volumes diferentes, sem zerar, vai ficar a mistura do mais alto com o mais baixo. Nunca viram o Randy Rhoads fazer o killswitch em Crazy Train live não? Ele zera o cap do braço e fica mudando da posição do meio pra ponte na intro...

Esses strateiros viu...tão com nada kkkkkkkkkkkkk

Spect
Veterano
# set/11
· votar


Nunca viram o Randy Rhoads fazer o killswitch em Crazy Train live não? Ele zera o cap do braço e fica mudando da posição do meio pra ponte na intro...

Pois é. Em todas as LP e SG que toquei eram assim.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Binohendrix
Nunca viram o Randy Rhoads fazer o killswitch em Crazy Train live não? Ele zera o cap do braço e fica mudando da posição do meio pra ponte na intro...

Engraçado, quando eu faço esse killswitch improvisado eu zero o cap do Braço e fico trocando justamente da posição do meio (com som - apenas do captador da ponte, no caso) para a posição do braço (sem som).

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Binohendrix: Pô , galera...pelamorrr , né...É assim mesmo. Se zerar um e botar no meio corta. Se deixar os caps em volumes diferentes, sem zerar, vai ficar a mistura do mais alto com o mais baixo.
Spect

Então, mas não é isso que acontece na LP do Calexandre! Se eu entendi bem, na dele, quando a chave está no meio e um dos caps com o volume zerado, zera tudo!!!

Abs

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
Então, mas não é isso que acontece na LP do Calexandre!

É sim.

Binohendrix
Veterano
# set/11
· votar


Calexandre
Quando coloco a chave da posição do meio ( 2 caps ) e diminuo todo o volume de um dos captadores o volume da guitarra zera. Isso não está errado?
Uai..Tá normal, não? Posição do meio e volume de um dos caps zerados= zero volume.

Gilberto Juba
Veterano
# set/11
· votar


Quando coloco a chave da posição do meio ( 2 caps ) e diminuo todo o volume de um dos captadores o volume da guitarra zera

A minha funciona exatamente assim.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
Então, mas não é isso que acontece na LP do Calexandre! Se eu entendi bem, na dele, quando a chave está no meio e um dos caps com o volume zerado, zera tudo!!!


Mas foi exatamente isso que o Binohendrix disse:


Se zerar um e botar no meio corta. Se deixar os caps em volumes diferentes, sem zerar, vai ficar a mistura do mais alto com o mais baixo.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


Mas pelo visto a minha é que é diferente então.
Mas isso nem é um problema, até acho melhor assim...

Calexandre
Veterano
# set/11
· votar


OK então está legal. Eu estranhei porque na minha SG ( coreana ) circuito não corta a saída se eu puser a chave no meio e zerar só um dos pots. Eu acho mais maneiro na SG mas quem sou eu para discordar do LesPaul. Vou pra casa curtir minha guita nova!!

Valeu pessoal!

Del-Rei
Veterano
# set/11
· votar


Bom, povo.. Qdo chegar em casa eu tiro a prova.
Mas acho que se ZERAR MESMO o volume de um dos caps, zera no meio também.

Mas existem várias formas de ligações dos caps... Talvez não seja tão padronizado......


Die Kunst der Fuge
As Les Paul que você tocou tinham Knobs de volume independente para os Caps?

Sim, 4 knobs. (2 volumes e 2 tones).


MauricioBahia
ps. pode ser que as ligações das Condor sejam diferentes.

É possível.


Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bom, na minha Lespa, quando a chave está na posição meio, Tone e Volume continuam atuando de forma independente.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
Pois é... Tira a prova aí pra gente! :)

Já tirei, a minha não corta no meio não. Só zera o captador que eu zerar o volume.

ps. pode ser que as ligações das Condor sejam diferentes.

É uma boa hipótese, sendo que nós dois temos Condor e nosso resultado é diferente do que geral falou.

Gilberto Juba
Veterano
# set/11
· votar


Acho que racional disso é que para zerar o volume da guitarra fica mais fácil girar (zerar) apenas um knob..

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
Bom, na minha Lespa, quando a chave está na posição meio, Tone e Volume continuam atuando de forma independente.

Aproveita e vê na SG.

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Aqui ó...

http://www.mylespaul.com/forums/tonefreaks/558-wiring-library.html

Tem coisa pacas!!

Agora, qual é o padrão eu não sei pois, pelo visto, depende do modelo e ano de fabricação.

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge: Aproveita e vê na SG.

Vou ligar essa porra agora!

Abs

Del-Rei
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
MauricioBahia

Vcs sabem como é o esquema da ligação dos caps das suas guitarras...?

As minhas eu refiz um tempo atrás, mas tenho quase certeza que continuaram da forma que sempre foram. Dêem uma sacada nesse tópico, que eu postei um esquema. O de vcs é assim tmb?

Um aceno de longe!!!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

Isso ae!!

Del-Rei

Nem sei!

Gilberto Juba
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
Bom, na minha Lespa, quando a chave está na posição meio, Tone e Volume continuam atuando de forma independente.


Na minha também os controles atuam de forma independente na posição do meio, o volume geral da guitarra só é zerado se um dos controles de volume for girado até a posição zero.

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Testei aqui agora na minha Vintage SG Mick Abrahams e na Condor Lemon Drop e estando com a chave na posição "meio". Todos os controles continuam atuando de forma independente (do "0" ao "10") mesclando volume e tonalidade.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a controles da les paul