Tutorial: Instalando Captadores Classic 57' (Gibson) e Trocando Parte Elétrica em Epiphone Les

    Autor Mensagem
    Del-Rei
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Del-Rei


    Bom, galera... sei que não precisa de introdução porque o título já fala por si, mas queria apenas fazer uma observação: Os captadores Classic 57' têm apenas 02 fios condutores, e o TERRA é a malha que reveste o condutor (FOTO AQUI!!!), então acho que esse tópico não serve pra qualquer tipo de captador.


    Material Utilizado:

    Ferramentas (FOTO AQUI!!!):
    - Ferro de Solda – 40W
    - Solda 60/40 (estanho e chumbo)
    - Suporte com uma lente e garras pra ajudar (e muito!) a soldar
    - Pasta de solda
    - Chaves de fenda, Philips e alicate.
    - Álcool e algodão ou um pedaço de papel higiênico (pra limpar as superfícies antes de soldar)
    OBS: Na foto tem coisas a mais, mas listei apenas os necessários... o restante é só pra auxiliar.

    Bom, não vou ensinar a soldar porque eu sou completamente iniciante!! Mas quem quiser, dá uma sacada nesse TÓPICO AQUI!!! e NESSA PÁGINA!!!

    Parte Elétrica nova:
    - 02 Potenciômetros A500K
    - 02 Potenciômetros B500K
    - 02 Capacitores 0,022µF
    - Chave seletora de 03 posições
    - Jack In (utilizei um MONO)
    - Fios, pra ligar essa tralha toda

    DETALHE IMPORTANTE:
    Caso não queira ou não tenha paciência pra procurar e comprar essas peças todas separadas (é um porre ficar procurando de loja em loja), aí vai o pulo do gato:
    Compre o KIT PRONTO DA PARTE ELÉTRICA!
    Já vem tudo soldado, é uma senhora mão-na-roda!!
    E vem com um plug pra ligar a chave de 03 posições nos potenciômetros, é só plugar!!
    FOTOS:
    Parte elétrica pronta AQUI!
    Plug conector AQUI!

    Esse kit eu comprei na Guitarheads.

    E claro:
    - 02 Captadores GIBSON CLASSIC 57'
    FOTO AQUI!!! e AQUI!!!

    Olhem os antigos captadores (originais) AQUI!!! e AQUI!!!

    OBS: Utilizei o esquema basicão pra Les Paul.
    ESSE AQUI!!!

    Vamos lá:

    PASSO 1
    Retire os plates covers (capinhas atrás da guitarra que protegem a parte elétrica), e remova a parte elétrica!
    OBS: Cuidado com o fio TERRA (opa!). Tente cortá-lo de forma que fique o mais longo possível, pra facilitar na hora de soldar no novo potenciômetro
    FOTO AQUI!!!

    PASSO 2
    Retire as cordas e os captadores antigos: FOTO AQUI!!!
    OBS: Caso não queira retirar as cordas (se não tiver um jogo novo de cordas), apenas afrouxe-as, e coloque algo (o cabo da chave de fenda, por exemplo) pra manter as cordas afastadas: FOTO AQUI!!!

    PASSO 3
    Agora vamos começar a colocar as peças novas.
    Coloque, preferencialmente nesta ordem:
    1 – Chave seletora de 03 posições
    2 – Captador do braço*
    3 – Captador da ponte*

    Não é necessário ser nesta ordem... mas facilita, porque é melhor passar os fios mais longos primeiro, acredite!!!
    FOTO AQUI!!!

    * OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE: A posição dos captadores!!
    Os parafusos dos captadores devem ficar "pra fora"! Os parafusos do captador da ponte ficam virados pra ponte, e os parafusos do captador do braço ficam virados pro braço.
    Veja a foto anterior e perceba melhor!!!

    PASSO 4
    Depois de passar os fios pra cavidade principal, é hora de soldar.
    Como eu usei o kit da parte elétrica pronta, ficou fácil.
    Só será necessário soldar os captadores nos seus respectivos potenciômetros de volume e depois o fio terra! Molezinha.

    O condutor interno do captador será soldado no primeira "orelha" do potenciômetro.
    (É mole saber qual é a primeira, só tem 3 orelhas... e como a última já está soldada na carcaça, então você usará a "orelha" da outra extremidade). Veja o desenho na próxima foto.

    Como o Classic 57' tem a malha externa como TERRA, será necessário soldá-la na carcaça do potenciômetro, assim:
    DETALHE DO ESQUEMA AQUII!!
    FOTO DA MINHA SOLDA AQUI!!

    O fio terra da guitarra, que originalmente já vem preso no parafuso ponte, só precisamos soldar em uma das carcaças dos potenciômetros. Depois disso, acabaram as soldas!!!

    PASSO 5
    Depois de tudo soldado, antes de colocar os potenciômetros e o Jack nos seus lugares, plugue a guitarra no amp pra ver se está tudo funcionando corretamente. É preciso saber se as ligações estão certas e se as soldas ficaram boas.
    Verifique se a chave de 03 posições está funcionando como deveria.

    Agora coloque as cordas, os potenciômetros e o Jack nos seus devidos lugares.
    FOTO AQUI!!!

    Pronto! Terminamos!
    Vejam como ficou o resultado final:
    FOTO 1
    FOTO 2



    EXTRA:
    Antes de recolocar as cordas eu dei uma limpada nos trastes. Protegi a escala com fita adesiva e passei um bombril muito de leve;
    FOTO AQUI!!!



    Problemas que encontrei durante o processo:

    Comprei aquelas 2 capinhas que ficam ao redor dos captadores pra instalar... mas a base deles é RETA!! E como as LP geralmente têm o tampo abaulado, obviamente não casou! Ficou meio gangorra!
    VEJA AQUI COMO FICOU!!!
    Então, tive que recolocar as antigas capinhas... nada demais. Só tive que dar uma limpada, porque estava em estado de miséria!

    O plate (capinha) que protege o Jack da guitarra também não ficou no lugar certo!
    Os parafusos não casaram.
    Exatamente ESTE problema, já em discussão aqui no fórum!!

    Eu fiz novos furos!


    Bom, é isso.


    Não vou postar som nenhum porque só tenho um microfone de PC pra gravar e fica uma merda só... minha placa onboard não é das melhores!!!

    Falou, galera!!



    Um aceno de longe!!!

    Delson
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Del-Rei

    Boa iniciativa, cara...

    Merece stick.

    cristian1990
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    muito bom cara, mas se vc for vê não é um tutorial pq vc comprou o eskema pronto só teve qe liga os caps, o que vc fez foi conta como instalo os caps mas nao foi tutorial vc nao explico quase nada..

    mas fiko bem legal a guitarra

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    Delson

    Opa! Valeu, cara!!


    cristian1990

    Fala, cara!!

    Não é um tutorial de solda! São passos pra vc trocar o captador e a parte elétrica! Mesmo que vc não compre o kit completo, é só seguir o esquema que eu postei e soldar conforme ele mostra... mas como eu falei, não é um tutorial de solda. E ainda coloquei bons links de solda, cara.

    Mas valeu ae!!

    Falou!!!



    Um aceno de longe!!!

    EDIT:
    E a dica da parte elétrica pronta é muito boa!
    Não é todo mundo que sabe que tem isso pra vender...
    E qualquer um que não entenda nada pode trocar!!! Inclusive eu!!!

    \o/

    cristian1990
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Del-Rei

    não eu nem falei qe era tutorial de solda pq isso nao tem como se explica, é que eu pensei que seria mais ou menos assim plugue o positivo do captador no tal potenciomentro sabe bem assim mesmo ......


    mas fiko bem legal o som da guitarra deve ter fikado bom

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    cristian1990

    Fala!!!

    é que eu pensei que seria mais ou menos assim plugue o positivo do captador no tal potenciomentro sabe bem assim mesmo ......

    Entendi... Bom, mas isso está no esquema, que eu postei.
    Pô, e acho bem fácil entender o esquema, né? É o mais básico dos básicos.


    De qq forma, a intenção foi ajudar a galera... muita gente não sabe desse kit completo... nunca ouvi falar dele aqui no FCC, achei ele fuçando na net. Nem sobre a loja Guitarheads eu achei informações no FCC.

    A parte que era pra explicar (solda do captador na "orelha" do potenciômetro, o terra do captador, posição dos captadores...) ficou bem explicado... (eu acho! hehe).

    E o que não foi explicado é pq não precisa!!! É MUITO FÁCIL!!!

    Ah, e o som ficou ANIMAL!!!! :)

    Falou!!!



    Um aceno de longe!!!

    trashit hc
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Del-Rei

    muito bom velho!!!

    pra quem não entende (eu), ajuda muito!!!

    Sir.Paulo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Del-Rei


    Awe boa goroto!!!!

    Valew mesmo por compartilhar conosco!

    slash_web
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Cara , qual é o fio usado na parte eletrica ? Fui trocar o meu e naão to encontrando o fio igual..

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    trashit hc
    Sir.Paulo

    Opa! Valeu ae, galera!
    Abração ae!



    slash_web
    Fala, cara!

    Rapaz, eu não sei se tem um nome específico esse fio... Em loja de instrumentos deve ter, cara!!
    Mas qq fio desses fininhos serve.
    Tu pode comprar esses fones vagabundos de camelô que tem o fio fininho e aproveitar os fios. Deve custar uns 5 ou 10 reais cada. Compra uns 2 e fica com os fios.

    Falou!!!



    Um aceno de longe!!!

    Guilherme 90
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Vamos positivar galera. Ótimo trabalho amigo, muito obrigado.

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    guilherme_90

    Opa!!

    Valeu, grande amigo!
    Obrigado pelo comentário!!!

    Falou, cara!!!



    Um aceno de longe!!!

    Diogo_AS
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Del-Rei ótima iniciativa. Eu troquei os caps da minha Epiphone também e não tive saco pra ficar tirando fotos hueheu.

    Também tive o mesmo problema com as capinhas :)


    Achei fantástico o tópico.

    Rod Zombie
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ótima iniciativa!
    Fórum de discussão serve para isso mesmo; compartilhar informações e experiências.

    Valeu !

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Diogo_AS
    Rod Zombie


    Opa! Valeu ae, galera!!
    Espero que ajude alguém!

    :)

    Falou!!!



    Um aceno de longe!!!

    dnreis
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    orra, ficou muito bom esse tuto, vai ser muito util =)

    Quanto a essas molduras dos captadores que vc disse que a base delas são retas, pelo o que eu sei elas são assim mesmo! vc só tem que apertar que elas ficam certas

    Pepe Le P
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Del-Rei
    Não vou postar som nenhum porque só tenho um microfone de PC pra gravar e fica uma merda só... minha placa onboard não é das melhores!!!

    Eu to na mesma situação e mesmo assim participo das jams aqui do fórum!

    De repente vale a pena pelo menos pra galera ter uma idéa, a não ser que você ache que alterou muito o timbre original, aqui em casa eu noto um pouquinho mas nada de mais, a culpa é da minha incopetência de timbrar e da falta de equipo mesmo, hehehe.

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    dnreis

    Fala, cara!!!
    Pô, valeu pelo comentário ae!!!

    Rapaz, acho que algumas molduras são curvadas mesmo!
    Tipo ESSA AQUI!!!

    Mas é muito difícil achar aqui no Brasil... nunca encontrei.
    E pra importar, tem que comprar muita coisa junto, por que se não, o frete vai encarecer demais.




    Pepe Le P

    Fala, camarada!!

    Cara, com o microfone do PC e minha placa fica uma MERD* só.
    Juro que tentei, mas o som ficou tosco demais quando fui ouvir.

    Eu tmb participei de algumas jams, mas foi com Guitar Rig.

    Meu valvulado tá pra chegar esses dias.

    Vou fazer um review dele, mas será com uma câmera... também não é o melhor dos sons, mas quebra o galho!

    Falou!!!



    Um aceno de longe!!!

    Left Boy
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Del Rei, tenho uma Epiphone Les Paul Standard, e estava querendo pôr uns captadores Gisbson nela. Se eu seguir esse esquema seu, será que funciona?

    Del-Rei
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Left Boy

    Fala, cara!!

    Se for captador do mesmo tipo (2 condutores), acredito que sim.
    Mas se for com mais condutores (vermelhos, amarelhos, etc) aí terá que buscar o esquema dos seus caps.

    Mas de qq forma, normalmente os caps sempre vêm com esquemas pra ensiar a ligá-los.

    Se vc seguir o esquema, não tem erro.

    Agora, o lance é a solda... sabe soldar?

    Falou!!!



    Um aceno de longe!!!

    Sgt. Eddie
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Legal cara... Mudou significantemente o som da guitarra? Achei a tua muito bonita... A minha foi meio judiada, dá uma olhada:

    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKVQVQhDWIHOt3_BqzOGsYsnqJvqo xWHCGe1mo4bJXgrRJqwrHl_QGTBCXCT-7WUiRVfpjnGtntCT1QGy-a-SQkAm1T1UJRwvzx _U9e62unpPRZtZ2c7T9ME.jpg

    Tô querendo por uma nickel plate nos dois captadores, (o captador da ponte atualmente tá descobert), botar um switch laranja e colocar uma tarraxas Grover Rotomatics... Tudo pela estética mesmo.

    Del-Rei
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Sgt. Eddie
    Fala!!!

    Rapaz... Na verdade, achei a mudança bem sutil. Pois é.

    Cheguei à conclusão de que os captadores da Epiphone são bons.

    Só não me arrependi porque comprei os Classic 57' no e-Bay, e paguei por volta dos 500 Reais no par, novo.
    Se tivesse pago mais de 1000 Reais no par, aqui no Brasil, teria me arrependido.

    A diferença sonora não justifica os 1000 Reais cobrados (absurdamente) nas lojas nacionais.


    Mas lembrando:
    Estou falando especificamente dos Classic 57'. Não posso afirmar sobre outros modelos.

    Pô, sobre a tua foto, não vi porque aqui no trabalho não abre Orkut, 4Shared, Imageshack, etc.
    Em casa vejo!!!

    Mas tenho outras guitarras, e talvez eu deixe com um estilo mais vintage mesmo... surrada... hehehe... acho até bonito!!!

    Falou, Sgt. Eddie!!!



    Um aceno de longe!!!

    Brunin Major
    Veterano
    # out/10
    · votar


    as fotos do tuto não abriram aqui, nem mandando abrir no link diretamente.

    Del-Rei
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Brunin Major

    Fala, cara!!

    Desculpe, só vi sua mensagem agora.
    Mas estranho, aqui abre normal.
    Mas abre só em nova página, porque quando fiz os links não soube colocar direto.. hehe.

    Mas estão funcionando aqui... Estranho vc não conseguir.



    Um aceno de longe!!!

    rafael_cpu
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Del-Rei

    POSITIVADO!!!

    Parabéns, excelente tutorial.
    Grande abraço.
    T+

    Del-Rei
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    rafael_cpu

    Opa!
    Valeu, cara!!
    Brigaduuuuu!!

    Hehe...



    Um aceno de longe!!!

    Marcosrcf
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Del-Rei
    Boa!!!

    Eu to procurando a uma cara esses conectores pra fazer umas "gambis" na minha strato...

    Bem interessante o Kit Completo!

    Vlw!

    leaoinvencivel
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Ressuscitando Tópico. Comprei dois classic 57 gibson pra colocar na minha semi acústica, e estava na dúvida sobre a malha, e esse tópico me ajudou a entender que a malha é o fio que reveste o captador, minha dúvida foi esclarecida, agora é só instalar o cap.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tutorial: Instalando Captadores Classic 57' (Gibson) e Trocando Parte Elétrica em Epiphone Les