Paro as aulas de música pra comprar outra guitarra?

Autor Mensagem
Pepe Le P
Veterano
# set/11
· votar


Juh_Cruz
É muito difícil te aconselhar sem conhecer a realidade do teu caso específico.

Ao invés de te sugerir o que fazer (que possivelmente teria uma grande chance de não ser a alternativa mais adequada) vou colocar alguns questionamentos que podem te ajudar a pensar melhor a questão (espero que não te confundam ainda mais!):

- Você sente que a guitarra de alguma maneira está limitando a sua evolução? Pense em questões de afinação, tocabilidade e timbre (este último item depende de outros componentes também). Mais importante ainda: ela está atrapalhando a sua gana de tocar?

- O quão essencial são as aulas de guitarra para você nesse momento? Você acha que teria foco e disposição para procurar material (internet, amigos, livros, etc.) e estudar por conta?

Sobre modificar a guita ou comprar uma nova teria que ver quais as possibilidades pra ver o que compensa mais. Via de regra não se indica muito upgrades em modelos com componentes (inclusive madeiramento) baratos, mas novamente tem que avaliar caso a caso.

AndreMagoo
Veterano
# set/11 · Editado por: AndreMagoo
· votar


Olha, eu não pararia as aulas não. Quanto a guitarra não segurar a afinação, não tem como culpar tarraxa, nut ou ponte. é um conjunto de fatores.

As tarraxas só troque se vc perceber que elas realmente tem problemas. Semana passada comprei um Seizi Vision e troquei as tarraxas pq elas efetivamente tinham problema, afinava aos saltos! E esses saltos se sentiam até com a guitarra sem cordas. Comprei um jogo de tarraxas Wilkinson por 60 pratas e resolvi o problema.

Mas pra guitarra ficar perfeita tive que ajeitar o nut, lubrificar todos os pontos de atrito das cordas com pó de grafite (passar um lápis 2B ou mais macio resolve também e faz menos sujeira, hehehe) e regular a ponte.

Na regulagem da ponte a dica matadora eu li no site da Fender, foi o que efetivamente levou a guitarra a outro nível. Seguinte: Minha ponte é daquelas tradicionais que tem 6 parafusos para fixação. Afrouxa-se os 4 parafusos do meio (deixa eles de 1 a 2 mm de altura em relação a placa da ponte) e deixa somente os 2 das extremidades segurando efetivamente a ponte (os 4 do meio permanecem só por questão de estabilidade) lubrifique esses 2 com grafite e pronto! Aqui a ponte ficou perfeita! Pra tirar a folga a alavanca da ponte você pode usar aquelas fitas brancas pra encanamento, fica super justa gastando muito pouco!

Existem outros ajustes que podem ser feitos nas tarraxas, no nut e na ponte também, mas já digo de antemão que com certeza muita coisa pode ser feita na guitarra pra melhorar seu desempenho a um custo de poucos reais. Basta saber o que fazer :-)

Portanto recomendo novamente não parar as aulas. Procure alguém que possa te ajudar com os ajustes ou um luthier que realmente queira resolver o seu problema. Sua guitarra não vai se transformar numa Fender Custom Shop, mas vai dar pra você segurar a onda um bom tempo com ela ainda, sem precisar parar as aulas.

Juh_Cruz
Veterano
# set/11
· votar


celotoledo
d.u.n.h.a.

Ahh sim!
brigadão pelo conselho!

buddy guy

Oii Buddy! tudo bem e vc?
É verdade... muito obrigada!
beijo

Pepe Le P

- Você sente que a guitarra de alguma maneira está limitando a sua evolução? Pense em questões de afinação, tocabilidade e timbre (este último item depende de outros componentes também). Mais importante ainda: ela está atrapalhando a sua gana de tocar?

Sim!

- O quão essencial são as aulas de guitarra para você nesse momento? Você acha que teria foco e disposição para procurar material (internet, amigos, livros, etc.) e estudar por conta?

Hoje como amadureci mais, tenho mais certeza do que quero, e conheço muitas fontes boas pra me ajudar, acho que conseguiria sim!

O seu post me ajudou muito,
obrigadaaaaaaa! :D

AndreMagoo

Eu já tinha me decidido, agora seu post me confundiu de novo! hehe
Mas obrigada pelo conselho, vou pensar aqui qual a melhor decisão a se tomar baseado nos conselhos de vcs!
abraõs

AndreMagoo
Veterano
# set/11
· votar


Juh_Cruz

Desculpe :-) Tentei ajudar!

Juh_Cruz
Veterano
# set/11
· votar


AndreMagoo

magina!!
desculpa eu!

seu post me ajudou tbm, só fiquei mais confusa!
hehehe

John Maynard Keynes
Veterano
# set/11
· votar


Considero ambos pouco importantes, mas no meu caso preferiria a guitarra caso esteja insatisfeito.

Não gosto de dogmas e 'objetivos' que se encontram em aula. Acho que música é primariamente uma válvula de escape e diversão (excetuando-se aqueles que vivem disso). Não acho legal praticar por praticar seguindo métodos cansativos de aula, que te distanciam de quem você de fato é musicalmente, em prol de tocar de forma pré-moldada pelo professor.

Por isso, por esse ponto de vista acho que uma guitarra nova gere mais diversão. Pelo menos para mim.

John Maynard Keynes
Veterano
# set/11
· votar


Mas no fundo no fundo, a melhor opção é gastar esse dinheiro viajando e farreando pesado mundo afora.

Ou pelo menos Brasil afora.

RennanGuitar
Veterano
# set/11
· votar


cara sou autodidata e sempre consegui meus estudos em revistas e na net e aprendi mto,mas logico q sozinho é + dificil pq qualquer duvida nao tem prof pra responder
toco a 2 anos e ja tenho (pelo menos para mim) um grande conhecimento de teoria
é isso

Juh_Cruz
Veterano
# set/11
· votar


John Maynard Keynes

hum.. valeu pela opinião
=)

RennanGuitar

Legal! =]
E nesses dois anos estudando sozinho, vc estudava todos os dias?

fconde77
Veterano
# set/11 · Editado por: fconde77
· votar


editei

leticia123
Veterano
# set/11
· votar


Juh_Cruz
É complicado, mas como você se considera iniciante eu acho melhor ficar mais um tempo nas aulas.
Procurar coisas na net, ser auto-didata é complicado. Um professor é bem melhor.
Abç

RennanGuitar
Veterano
# set/11
· votar


Juh_Cruz
sim todos os dias vejo e revejo tudo oq vi nesses 2anos
inclusive queria te dar uma dica,que é você assistir guitarra rock do kiko loureiro,pq lah aprendi bastante coisas sobre escalas harmonia e etc..
garanto q se a pessoa quer saber teoria n tem nada q a nao deixa aprender,é so querer q vc consegue..

leticia123
bom so acho complicado pra quem nao consegue aprender nada sozinho,para mim eu sou meu prof.. entende?
agora se a pessoa so consegue aprender com alguem ensinando-a diretamente ai é complicado né

leticia123
Veterano
# set/11
· votar


RennanGuitar
É cara, é osso
Tô sem aulas a uns 2 meses e agora vejo como um bom professor faz falta
Abç

Leomju
Veterano
# set/11
· votar


Juh_Cruz
Olha... vai ter que trocar as tarraxas e a ponte... na boa... compensa comprar outra! porque depois, na hora de vender, vc pode perdr muito!

De repente compensa parar por um pouco, mas faz assim... enquanto junta dinheiro... recapitule tudo o que conhece e tenta melhorar execussão e coisa assim... se vc se encher de matéria, sem dominar cada técnica de maneira no mínimo bem execultada, ae estará perdendo tempo da mesmo forma... eu toco a cerca de vinte anos e estou recapitulando tudo sempre... acho que é uma boa hora pra vc fazer isso e se alicerçar...

Espero ter ajudado!

Inté!

caiodorn
Veterano
# set/11
· votar


Bem, eu vou dar o meu parecer:

se tem que optar, larga o professor e compra uma guita legal. Talvez eu fale isso por não ter tido prof (por falta de grana mesmo)... mas a falta de recursos pode acabar sendo benéfica pra ti, no que diz respeito a força de vontade, dedicação, etc. E tb, se tu for ver... muitos dos grandes guitarristas que a gente admira e "copia" são autodidatas... não te prende muito à figura do prof, ainda mais hoje onde td mundo tem acesso à informação, músicas, tabs, lições, tem tudo na mão!

Calime
Veterano
# set/11
· votar


Juh_Cruz

Eu daria uma parada pra pegar uma guitarra melhor sim. Como já tem uma noção é legal "sair da sombra" do professor um tempo, recomendo a todos fazerem isso....geralmente acredito que a guitarra tem muito de um lance pessoal sabe, as vezes é bom "desgarrar" um pouco, pegar outras vibes, outras fontes de informações(tipo video aulas, net-u2b). Daí qdo tiver a guitarra melhor, alguns meses dps, volte novamente a ter aulas. Igualmente recomendo, dps de pegar uma base legal com o professor, sair fora, ficar um tempo sem e dps pegar aulas com outro kra, de uma "onda" diferente" do anterior....assim vc irá agregar mais diversidade ao seu som, criando mais identidade.

Se quiser uma recomendação de boa guitarra: Yamaha Pacífica com humbucking na ponte (hss). Acho um excelente custo beneficio e guenta muito tempo até ter necessidade de ser trocada por outra melhor....não me canso de recomenda-la pra quem for passar pro "nivel 2" de guitarra, rs...abç!

caiodorn
Veterano
# set/11
· votar


Ah, mais uma coisa... tem gente te dizendo pra trocar as tarraxas, como se fosse assim tão simples. Não vai atrás.

Juh_Cruz
Veterano
# set/11
· votar


fconde77
por que editou?
=(

leticia123
humm obrigada pela dica!
abraços

RennanGuitar
Ahh sim.. legal =]

é você assistir guitarra rock do kiko loureiro,
onde eu acho? no youtube?

Leomju
hum.. esse é meu medo
de não compensar arrumar.. e depois sair perdendo!

Tbm penso em fazer isso, recapitular o q já vi.. pq tem muita coisa simples e essencial q eu nem lembro mais.. outras q até hj não entendi muito bem.. então ir recapitulando isso aí, e depois ver novos assuntos pra estudar.
Obrigada! ;-)

caiodorn
não te prende muito à figura do prof, ainda mais hoje onde td mundo tem acesso à informação, músicas, tabs, lições, tem tudo na mão!

pior q é verdade né?
só não estuda e n aprende quem não quer!
rsrsrs
Brigadão pelo comentário!

Calime
Opa, muito obrigada pelo comentário!
Acho que vou parar as aulas por um tempo mesmo! hehe

Vc tem essa guitarra que está recomendando?
Eu vou ter q ir no tópico: "ajuda pra comprar guitarra"
eu ainda sou muito noob com essas coisas, pq eu n corria atrás de aprender!
Agora preciso de ajuda! heheh
abraços

Leomju
Veterano
# set/11
· votar


Juh_Cruz
Ow... vc é aqui de DDos... que legal... hehe

Juh_Cruz
Veterano
# set/11
· votar


Leomju
Aham! hehe
pensei que vc fosse tbm, aí fui olhar seu perfil e é d Maracaju,
mas ta valendo.. é MS! :D
de vez em qdo vou num pesqueiro e passo por Maracaju! /o/

RennanGuitar
Veterano
# set/11
· votar


leticia123
te daria a dica de tentar sozinha pelo menos 1 semana,agora se vc ver q nao da mesmo sozinha a deixa...
Juh_Cruz
escreve no youtube assim ó:guitarra rock 1/.
ai ja era

AndreMagoo
Veterano
# set/11
· votar


Juh_Cruz

Pena que eu moro longe se não ajeitava essa guitarra pra vc. Acho que dava pra botar ela bem legal gastando muito pouco. Quando falo muito pouco é algo entre 10 ou 100 reais.

strinbergshredder
Veterano
# set/11
· votar


Juh_Cruz
poxa menina, lendo td eu faria o seguinte:
continuaria com as aulas (se fosse com professor particular tentaria negociar um desconto); e ao mesmo tempo que continuaria com as aulas, iria juntando dinheiro pra comprar outra guitarra, mesmo que fosse beeeeem aos poucos mesmo....

mas se vc achar q a sua guitarra está numa situação crítica mesmo, aí compre a guitarra enão e depois volte às aulas....

espero que tenha ajudado....
Beiju!!!! :D

Juh_Cruz
Veterano
# set/11
· votar


RennanGuitar
Ah são vários vídeos né?
http://www.youtube.com/results?search_query=guitarra+rock++kiko+lourei ro&aq=f

Beleza, vou ver!
Obrigada pela dica!!
;)

AndreMagoo
Nossa, sério?
Que pena MESMO que não moramos perto um do outro!
Se fosse só isso eu mexeria nela, certeza!

strinbergshredder
Obrigada pela opinião, ajudou sim! =)
Vou ver o q vou fazer e depois falo pra vcs!
Beijuu :D

Bigtransa
Veterano
# set/11
· votar


Juh_Cruz
não acho que parar com as aulas seja uma boa.... uma coisa fácil e barata que vc pode fazer é travar a alavanca com um bloco de madeira.... é fácil e fazer e funciona...

Bigtransa
Veterano
# set/11
· votar


Juh_Cruz
http://www.youtube.com/watch?v=VSn2uZgsy_M

olha esse tutorial, bem fácil de fazer... depois de fixar a ponte tem que tirar as travas do nut... deve resolver o problema de afinação... e se não funcionar é reversível...

Marcosrcf
Veterano
# set/11
· votar


Eu ficaria nas aulas também, fiquei com muitos anos com minha primeira guitarra, mais ou menos 6 anos!

Eu ia sugerir exatamente o que o Bigtransa disse, leva num luthier pra uma regulada geral, se achar que vale a pena trava a ponte e bora estudar!

PS: Eu parei de fazer aulas a muito tempo e me arrependo demais, dificultou muito pra mim!

Juh_Cruz
Veterano
# set/11
· votar


Bigtransa

Humm vou ver o vídeo
obrigada pela dica, deixa eu ver como é!
Mas, só me adianta.. Funciona funciona MESMO?
Pq n quero ficar gastando com a guitarra se ela n vai ficar boa..

Marcosrcf
Oi, muito obrigada pelo conselho
Sei q as aulas são muito importantes... mas é q minha guitarra tá triste!
hsausahusa

deixa eu ver esse vídeo q o Bigtransa falou
=]

Bigtransa
Veterano
# set/11
· votar


Juh_Cruz
Funciona funciona MESMO?Pq n quero ficar gastando com a guitarra se ela n vai ficar boa..
O floyd travado tende a ficar mais estável e desafinar menos, agora se vai resolver o seu problema específico de afinação eu não tenho como dizer.... com essa "gambiarra" do vídeo vc não gastaria nada...

Juh_Cruz
Veterano
# set/11
· votar


Bigtransa
Olhei o vídeo aqui
só q tenho medo de mexer e estragar alguma coisa... mas vou arriscar!
hsuhsausah

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Paro as aulas de música pra comprar outra guitarra?