Captador Hexafônico ?

    Autor Mensagem
    Raphael Moopa
    Veterano
    # set/11


    Para que ele serve afinal ? e qual os artistas usam esse tipo de captador ?

    Bog
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Raphael Moopa

    Serve para capturar o som de cada corda independentemente. O uso mais "comum" (levando-se em conta que esses captadores são incomuns) é com sintetizadores MIDI e simuladores de guitarras.

    Raphael Moopa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    ah tah ... trabalha com midi , entao vou poder bricar de tocar flauta na guita

    Raphael Moopa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Esses captadores sao novos no mercado ne ? ou nao ? nunca vi nenhum guitarrista famoso tocando com um , alguem aqui ja viu ?

    Bog
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Bog
    · votar


    Raphael Moopa

    Não são novos, existem já há vários anos, mas o uso é bem restrito. Claro, além do captador, você precisa de um sintetizador. Por exemplo, eu gravei a musiquinha abaixo usando o Roland GR-55. TODOS os sons saíram dele, exceto a bateria. Além dos synths MIDI, o GR-55 tem simulações de guitarra e baixo que não convertem o sinal para MIDI, são feitas direto com filtros de processamento de sinais.



    Raphael Moopa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    nossa ... isso abre muito mais possibilidades e campo criativo para tecnicas e sons que podem ser feito em uma guitarra , estranho que muitos guitarristas nem conhecem , muito menos usam .

    renatoff
    Veterano
    # out/13
    · votar


    tenho uma guita parada aqui em casa q n vale 50 reais... entao n da pra tunar ela... mas com certeza funciona perfeitamente pra um cap hexafonico...
    entao eu tenho algumas perguntas.. se agm pudesse responder:

    ele funciona junto com caps normais? ou tem q ter uma guita só com ele?
    tem q furar o corpo da guitarra ou fazer alguma adaptaçao especial? se pudessem citar alguns modelos e marcas tbm facilitaria mto pra mim na hora de pesquisar! mto obrigado

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # out/13
    · votar


    renatoff

    Cara, antes de responder às suas dúvidas eu gostaria de lembrá-lo que, para conseguir usar um captador hexafônico, você necessáriamente precisará de um sintetizador. De nada adiantaria um captador desses sem um sintetizador...

    Tendo isso em mente, vamos às suas dúvidas: você pode sim usar esse captador em conjunto com outros captadores. Você pode ter diversas opções de configuração: só o hexafônico, só o normal ou ambos juntos. Um belo exemplo disso é o captador que acompanha o sintetizador da Roland GR-55. O nome desse captador é GK-3. Ele é composto por um caltador tipo rastilho e um seletor. Nesse seletor você escolhe quais captadores quer usar, sendo possível até mesmo ligar o hexafônico num amplificador e os caps da guitarra em outro amplificador. No caso do GK-3, dependendo da guitarra é necessário parafusar o captador no corpo da guitarra, porém, em guitarras do tipo Les Paul há um adaptador para a ponte.

    Espero ter ajudado.


    Kleber Blacklock

    renatoff
    Veterano
    # out/13 · Editado por: renatoff
    · votar


    obrigado Kleber Blacklock

    eu sei que é necessario um sintetizador. mas na verdade eu queria ligar a guitarra no pc atraves de MIDI. assim posso controlar plugins sintetizadores e tbm ter um maior controle na hora de gravar e mixar audio..

    entao queria saber: é possivel utilizar um cabo MIDI -> USB por exemplo para ligar o captador hexafonico ao pc? esse GK-3 tem saída midi? ou ele só funciona com outros produtos da roland? pelo q li no site da roland ele n tem saída midi e utiliza um cabo proprio (GK Cable). vou poder liga-lo ao pc sem problemas? caso ele só funcione com outros produtos da roland, vc sabe alguma outra marca/modelo q tenha saída midi?

    mto obrigado! :D

    Insufferable Bear
    Membro
    # out/13
    · votar


    É possível usar cada uma das 6 saídas diretas do captador e ligar separadamente em algum tipo de placa de som usb ligada no pc para processamento? Imagino que precisaria de uma com várias entradas, qual seria a alternativa mais barata pra isso?

    Bog
    Veterano
    # out/13
    · votar


    renatoff
    entao queria saber: é possivel utilizar um cabo MIDI -> USB por exemplo para ligar o captador hexafonico ao pc? esse GK-3 tem saída midi?

    R: Não e não.

    A saída do GK-3 não é MIDI, são 6 sinais analógicos mesmo. A conversão para MIDI é feita pelo próprio sintetizador. E sim, o cabo é proprietário, não é um cabo convencional.

    carlcarl
    Veterano
    # out/13 · Editado por: carlcarl
    · votar


    eu tenho um violão godin + o sintetizador Roland mas tudo isto esta ultrapassado,verifiquem os links abaixo:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/309745/

    http://www.youtube.com/watch?v=CiF7_DHAuvI
    abç
    Carl

    renatoff
    Veterano
    # out/13
    · votar


    obrigado, pena n existir um captador pra MIDI... mas esse negocio q o carlcarl passou é magnifico! mto obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captador Hexafônico ?