Captador Hexafonico roland GK-3

    Autor Mensagem
    Digão00
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Digão00


    Olá a todos os músicos!
    Tava navegando no site da roland e me deparei com um aparelho q nunca tinha visto antes na minha vida: um captador hexanumseidasquantas da roland ( http://roland.com.br/roland/produtos/101 )

    Eu li a descrição mais ainda num sei pra q serve... Alguém poderia me explicar pra q serve e q tipo de timbre sai dele???

    GuitarUser
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Simula instrumentos... instrumentos de sopro, teclas e etc...
    simula o 'ataque' também.

    fill.zanchez
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Pelo que eu entendi vc liga esse captador numa Interface MIDI-GK e capta o som guitarra no formato MIDI.

    GuitarUser
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Ah sim, você liga ele deste jeito e controla com a interface, espécie de pedaleira.

    fill.zanchez
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Digão00
    Esse cara gravou esse vídeo usando esse equipo...



    sobrevivente
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Esse captador funciona em conjunto com uma interface MIDI, como o GR-20. Videozinho dessa beleza:



    MMI
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Nesse tópico tem alguma coisa
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/95900/
    Inclusive algumas gravações bem bacanas.

    Bifi1
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Galera, Eu não achei interessante abrir outro tópico para discutir este mesmo assunto, então posto aqui mesmo minha dúvida:

    Para usar o captador GK 3 tenho que ter obrigatóriamente um sintetizador da roland (tipo esse GR-20)???
    é porque tenho uma floor pod plus da Line 6... Não poderia usar a pod com o GK 3 Não??? A minha floor tem entrada/saída midi...

    Poderiam me ajudar nessa meus caros?

    Curly
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Bifi1

    tem que ter sim os processadores da Roland amigo, não dá para usar gk3 com o Floor Pod. Mas veja o tópico que está rolando do Marcos De Ros sobre um novo tipo de interface midi

    Bog
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Só pegando carona no tópico para não criar um novo, uma pergunta para o Curly ou um dos outros (2?) users que têm o GK3...

    É fácil de colocar em uma guitarra tipo Les Paul? Digo, tirar as cordas e a ponte tudo bem, mas precisa fazer furos ou de ferramentas mais exóticas que uma chave de fenda?

    Minha mão coça por um GR-55, mas eu não quero ter que levar guitarra em luthier ou gastar 3 ou 4 horas só para colocar o captador no lugar...

    Curly
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Bog

    mano, os GK (2 e 3) têm duas partes, a interface e o captador (a barrinha que fica sob as cordas). no caso do GK3, a interface pode ser fixada em mais de uma maneira,sem precisar furar o corpo. o captador pode ser fixado com fita adesiva, mas fico em dúvida sobre a perfeição do desempenho. de qq modo, o posicionamento da interface no centro incomoda um pouco quem apoia o antebraço no corpo. O Gk2 foi feito para ser parafusado mas pode ser facilmente adaptado para instalação não destrutiva, usando uma haste.

    sempre achei que a vantagem do sistema roland é poder pegar uma guitarra barata e fazer soar como uma top, então acho mais intressante fazer uma instalação destrutiva, se preciso for mas que seja mais confortável para o músico.

    MMI
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Bog

    Grande Bog, o esquema é o seguinte. Na realidade, especialmente o GK2, foram feitos para serem bem fixados, de preferência na base do parafuso mesmo. Mas o negócio é tão legal e tão manjado que tem mil e duas maneiras que o pessoal inventou para fixar, a própria Fender inventou um jeito de botar numa strato.
    Um parceiro meu tem uma strato que o luthier fixou com fita e ficou bem legal, está bem firme há uns 2 anos pelo menos. Mas ele é cuidadoso, acho que esse esquema depende de quem cuida do instrumento.
    Aí não fica fácil comprar uma ponte piezo/MIDI para essa Les Paul?

    Bog
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Curly
    MMI

    Valeu pelas respostas! É chato, mas me parece um pouco de complicação demais para o que eu queria fazer. :( Paciência, né...

    ghb
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Bog
    É fácil de colocar em uma guitarra tipo Les Paul? Digo, tirar as cordas e a ponte tudo bem, mas precisa fazer furos ou de ferramentas mais exóticas que uma chave de fenda?

    LP nem precisa furar não:
    http://rolandbrasil.com.br/gr55/instalacao02.html

    Bog
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    ghb

    Putz cara, valeu MESMO! Era exatamente algo como este link que eu estava precisando ver. :)

    ghb
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Bog
    OK! Disponha! : ]

    Seria bom se a instalação para strat fosse assim hehe!

    alfacorrea
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Se eu puder acrescentar meus 5 centavos de informação, aí vai.

    O GK-3 é um captador dividido em 6 micro captadores. Cada micro humbucking tem 2 barrinhas e 1 ima e cada um dos 6 micro captadores deve ficar direcionado abaixo de cada uma das 6 cordas. A captação de cada corda é separada e o timbre de cada corda é levado separadamente ao pedal, através da GK-3.

    Dificuldade que encontrei: o captador hexafõnico GK-3 tem uma certa curvatura em seu corpo que deixa os mini captadores com um raio. Eles não ficam completamente planos, mesmo com o micro parafuso de chave de fenda, que aumenta ou reduz o raio dos micro captadores, mesmo assim, não fica 100% plano, acaba que sempre vai haver um raio de escala.

    Em guitarras que tenham naturalmente escalas com raio e que tenham carrinhos com ajuste individual, onde a curvatura da escala pode ser mantida desde o capotraste até a ponte, não há maiores problemas de ajuste da curvatura do GK-3 para adequar-se à curvatura dos carrinhos da ponte.

    Mas, em guitarras que tenham o raio da escala bem grande, com o braço bem plano e que a ponte seja do tipo Les Paul, onde a altura dos carrinhos vem bem plana e definida, talvez seja difícil adequar a curvatura “mais plana possível” do GK-3 com a curvatura “super plana” das cordas na altura da ponte da Les Paul.

    Fica algo mais ou menos assim: GK-3 ---> )| <--- Ponte da Guita

    Acaba que, na minha guitarra ficou impossível manter “exatamente” a distância de 1mm entre cada corda a cada microcaptador. Ao aproximar as cordas graves (6ª, 5ª e 4ª)e colocar elas exatamente a 1mm de distancia, acaba que o GK-3 tem que ficar minimamente inclinado e a 3ª corda também se ajusta na distância de 1 mm. O que acontece é que a 2ª corda fica com um tiquinho a mais do que 1mm e a 1ª (mizinha) fica com mais do que 1mm.

    Então este é uma primeira questão a se verificar. A GK-3 poderia fazer uma versão 100% plana, para aquelas escalas com raios de 17 polegadas ou mais. Nas escalas de 6,5 ou 10 (tipo Fender Strato) a adapatação do GK-3 é precisa, mas em guitarras que tenham escalas bem planas e ponte fixa (tipo Les Paul) acredito que mais adaptações tenham que ser feitas para que 100% das cordas fiquem com a exata distância de 1mm de cada corda.

    alfacorrea
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Outra questão a analisar: o cabo MIDI (13 pinos) que vem de fábrica com a GP-10 é de 3 metros (ridículo de pequeno). Serve apenas para apresentações no banheiro social da sua casa. Se sua banda for tocar na garagem o cabo já fica pequeno.

    Se vc estiver comprando a GP-10 com a GK-3 deve analisar com carinho a possibilidade de comprar tb o cabo GKC-5 (5 metros) ou o GKC-10 (10 metros). Lembrando que tratando-se de captadores hexafônicos, acredito que o comprimento do cabo não tenha influência no timbre. Compre o maior possível!!! Acho que a Planet Waves faz cabos para o GK-3 tb.

    alfacorrea
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Terceira e última questão que acho interessante acrescentar: o GP-10 pode funcionar bem em uma guitarra que tenha somente o captador hexafônico sem qualquer tipo de captador "original" ou "comum".

    Neste sentido, sabendo-se que a necessidade de "madeira" ou de corpo é inexistente, gostaria de ver uma guitarra tipo Silent Guitar, com o corpo vazado ou uma outra, feita com madeiras bem leves e finas, tornando possível obter-se uma guitarra com sonoridade boa (graças ao GK-3) com peso absurdamente pequeno.

    Mesmo sabeno que isso é relativo, apenas superficialmente, isto favoreceria apresentações e ensaios com mais de 1 hora, para quem quer timbres de Les Paul "pesadona".

    alfacorrea
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Sem ter que ficar com uma guitarra de 5 quilos nos ombros. kkkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captador Hexafonico roland GK-3