Síndrome do "timbre ruim"

Autor Mensagem
daniel.damin
Veterano
# set/11


Pessoal,

Muita gente, principalmente o pessoal iniciante, acaba levando muito em consideração a opinião de outras pessoas no que diz respeito a timbre.

Antes de me alongar no texto, vamos deixar bem claro que TIMBRE é igual a uma senha, ou seja, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL.

Falo com conhecimento de causa, visto que já sofri desse terrível mal, a temída Síndrome do timbre ruim.

Tenho um amigo, que toca muito bem, realmente é um excelente guitarrista, e ele vive falando do meu timbre (botando defeitos, falando isso e aquilo...).

Antigamente eu considerava a opinião dele muito importante, mas o que me deixava intrigado era que meu timbre ME AGRADAVA.

Eu vivia chateado, procurando soluções, lendo muito, comprando equipamentos, etc...

Cheguei a conclusão de que meu timbre tem de ME FAZER FELIZ.


Opiniões são importantes, especialmente de músicos mais experientes que você, no entanto isso nunca pode estar acima do que seus ouvidos dizem.

Timbre é pessoal. O que é bom pra mim pode ser horrível para você!

Desencanem e sejam felizes!


Ah, se alguém leu e não entendeu o propósito do tópico, peço a gentileza de que leia novamente, acredito que fui muito claro no meu objetivo!

filipethadeu
Veterano
# set/11
· votar


a lição é só uma: menos é mais e em 90% o tubescreamer resolve

Edu_Afram
Veterano
# set/11
· votar


filipethadeu

AAUHHAUA, de preferencia um handmade.

mas na boa, a maior parte do seu timbre esta na sua mão(pegada), sobra um restinho pro amp e depois pra guitarra.

daniel.damin
Veterano
# set/11
· votar


filipethadeu

Não necessariamente.

A essência do tópico é:

SE O TIMBRE PEDAL MARCA MATO RATO TE FAZ FELIZ, PRA QUE COMPRAR UM TUBESCREAMER?

Discordo de você quando diz:

menos é mais e em 90% o tubescreamer resolve

Se isso te faz feliz, esse é o melhor timbre do mundo!

Sacou brother???

Abração!

Diego Young
Veterano
# set/11
· votar


Eu faço isso
opinião de ninguém me influencia... já comparei pedais e comprei, que os outros diziam ser uma bosta...
enfim isso é pessoal, mas claro que deve-se levar em conta a credibilidade de quem está dizendo a respeito...

daniel.damin
Veterano
# set/11 · Editado por: daniel.damin
· votar


Diego Young

Eu faço isso
opinião de ninguém me influencia... já comparei pedais e comprei, que os outros diziam ser uma bosta...
enfim isso é pessoal, mas claro que deve-se levar em conta a credibilidade de quem está dizendo a respeito...


Você achou o "X" da questão.

Como mencionei acima, opiniões são importantes, especialmente de músicos mais experientes que você, no entanto isso nunca pode estar acima do que seus ouvidos dizem.

ogner
Veterano
# set/11 · Editado por: ogner
· votar


Desvirtuei demais!! Edict!
o/

daniel.damin
Veterano
# set/11
· votar


ogner

Não consegui ver o que tu escreveste...pena!

ogner
Veterano
# set/11
· votar


daniel.damin

Dei uma viajada!! hehe..
Depois posto algo mais pertinente!!


o/

Binohendrix
Veterano
# set/11
· votar


Acontece muito da galera "low gain" torcer o nariz pro timbres com muito ganho e a galera "high gain" achar o timbre de alguns guitarristas ruim porque o cara não tira um harmônico a cada 5 palhetadas e não derruba parede quando faz um acorde. E depende muito da música, do contexto, do objetivo da guitarra na música. Timbre é uma coisa bem particular mesmo. Quem diria que socar todos os knobs no talo, e abaixar o pot da guitarra no 1 se tornaria uns dos timbres mais famosos do mundo ? Dizem que foi assim que o Clapton timbrou sunshine of your love com o equipamento dele.. Se fosse um novato alguém teria dado um tapa na cabeça dele e falado : "Para de avacalhar! Timbra essa porra direito!" Cada um tem um som ideal dentro da cabeça...Nem todos vão gostar.

Del-Rei
Veterano
# set/11
· votar


daniel.damin
Fala, cara!

Sobre seu texto, pelo que entendi, vc não está buscando ajuda, mas sim tentando passar a mensagem "timbre é pessoal, e quem tem que dizer se é bom, é quem está tocando", certo?!

É então, na verdade, uma crítica ao fato de muita gente timbrar seu equipo baseado na opinião alheia.

Nesse caso, acho que a síndrome deveria se chamar "Síndrome do Timbre Influenciado", e não do timbre ruim.

Eu até hoje acho que meu timbre não é como eu gostaria, mas não pelo que os outros me dizem, mas pelo que eu gostaria que fosse.

:)

Um aceno de longe!!!

daniel.damin
Veterano
# set/11
· votar


ogner

Aguardo teu post "mais pertinente" então...

;)

daniel.damin
Veterano
# set/11
· votar


Binohendrix

Cada um tem um som ideal dentro da cabeça...Nem todos vão gostar.

Exato!

daniel.damin
Veterano
# set/11 · Editado por: daniel.damin
· votar


Del-Rei

Sobre seu texto, pelo que entendi, vc não está buscando ajuda, mas sim tentando passar a mensagem "timbre é pessoal, e quem tem que dizer se é bom, é quem está tocando", certo?!

Sim cara, é isso!

Parece que estou pedindo ajuda??? =/
Não era pra parecer :(


É então, na verdade, uma crítica ao fato de muita gente timbrar seu equipo baseado na opinião alheia.

Não, é sim um incentivo a quem sofre com isso. Não é crítica de maneira alguma. É um tópico que vem para dizer pra galera.

_Ei, tu curtiu teu som???? Isso que importa!

Sacou?


Nesse caso, acho que a síndrome deveria se chamar "Síndrome do Timbre Influenciado", e não do timbre ruim

É, pode ser chamada assim tbm, acho as duas denominações pertinentes!

slash_web
Veterano
# set/11
· votar


Então , uma vez eu critiquei todo mundo do forum da guitarra naqueles videos que os caras postam e pedem opinião. E é sempre pelo timbre '' ta muito agudo , adiciona mais médio, ta fraco , falta gain, blá blá'' isso é a unica coisa que não se deve fazer , comentar a execução tudo bem , mas timbre é como a nossa voz.. é algo unico , nossa personalidade. Quando tem um cantor que voce não curte a voz , voce apenas não ouve musica dele , mas voce não vai pedir pro cara mudar a voz não.

E isso ai de faltar medios , agudos e tal tem qual parametro ? o timbre ''ideal'' ? E qual seria o timbre ''ideal''? Cada um tem o seu...

Então acho muito ridiculo o pessoal postar video e falar '' critiquem meu timbre'' ou senão alguem tentar mudar o timbre do outro sem ser solicitado.

É claro que eu já critiquei timbres e dei opiniões , mas quando percebi que isso estava errado , parei.

Eu ficava puto na banda quando um gordo fdp queria bota a mão no meu amp. E uma vez que fomos gravar, eu quis equalzar o jackhammer que estávamos usando e o gordo ficou p** da vida. Larguei a banda...


Se for levar para o lado ''louco'' mesmo , isso possui uma séria consequencia em nossa vida.




Desculpe-me pela loucura quantica em que vivo constantemente , mas esse video é bom! Mas assim como ele diz no video ,'' é comprovado que se levarmos isso a sério , pode acabar com a mente do individuo"

Poutz! Viajei muito! hahahhahhaha

slash_web
Veterano
# set/11
· votar


Pensando nisso , vou até criar um tópico no forum de guitarras...

daniel.damin
Veterano
# set/11
· votar


slash_web

Vou tentar mudar tua mentalidade agora...curte só!

Então acho muito ridiculo o pessoal postar video e falar '' critiquem meu timbre'' ou senão alguem tentar mudar o timbre do outro sem ser solicitado.

Cara, eu não acho isso errado. Acho que se alguém quer opinião, beleza! O que EU critico são as pessoas que levam as críticas como lei, entende?

A essência deste tópico diz que opiniões são importantes sim, mas nada pode ser maior que O GOSTO PESSOAL.

slash_web
Veterano
# set/11
· votar


sim , eu entendi... acho que voce que nao me entendeu... rerererere

eu abri um topico lá no guitarras ... da uma lida

Marcelo Bico
Veterano
# set/11
· votar


Cara, se o seu timbre te agrada, f**%#@oda-se o seu amigo.

A não ser que ele seja parte da sua banda. Aí tem que avaliar, pois o som da banda tem que sair de acordo com o gosto dos integrantes.

daniel.damin
Veterano
# set/11
· votar


slash_web

Entendi sim meu brothi!

Vou ver o tópico!

erdnaxela
Veterano
# set/11
· votar


Edu_Afram

Timbre é a composição entre guitarra , ampli ,pegada, dais e a maneira com eles interagem é pessoal.
A prova diiso é que consegue-se reeconhecer um guitarrista pelo seu timbre.

OBS: Se for freelancer , o patrao(geralmente um produtor), vai dar opinião e quem paga manda.

erdnaxela
Veterano
# set/11
· votar


"dais" entendam pedais. uahauhauhauhauhauha;kkk

daniel.damin
Veterano
# set/11
· votar


Marcelo Bico

É exatamente essa mensagem que eu quero passar pro pessoal!

Dane-se se alguém não curtiu teu timbre. Que não te ouça então!

huahsuaha

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Antes de timbrarem 500 horas e acharem 300 vezes que tá ruim e outras 300 que tá bom e entrarem em crise, é interessante saber:

Timbre, percepção auditiva e Curva de Fletcher & Munson. Um caso de estudo e debate!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/259935/

Sabe qual é o problema? É querer que tudo soe sempre da mesma forma que um dia foi conseguido ou mesmo sonhado e que todos gostem. Gosto é algo variável e o timbre TAMBÉM é algo variável. Basta ler o tópico que postei o link. Além disso, a música irá interferir como o equipo será timbrado!

Tratar "TIMBRE" como um elemento isolado é algo que chega beirar a utopia.

Abs

slash_web
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

ai sim , algo inteligente...

Marcelo Bico
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
daniel.damin

Outra coisa que eu acho abominável é querer tirar o timbre "igualzinho" ao artista.

Caceta, são equipamentos diferentes, são pessoas diferentes tirando o som. Sou do time que prefere tirar o próprio som e se divertir com isso.

Se quer ouvir timbre igual ao do artista, vai comprar o cd ha ha !

slash_web
Veterano
# set/11
· votar


Marcelo Bico

então veja o tópico que eu abri no forum de Guitarra , chama Aprendendo a criticar e ser criticado...

Binohendrix
Veterano
# set/11
· votar


Marcelo Bico
Agora vc falou tudo...E o pior...A galera fica querendo que fique igual o do disco. Nem os proprios donos dos timbres conseguem.

Marcelo Bico
Veterano
# set/11
· votar


slash_web
O intuito desse tópico é , entre outras coisas, mostrar para você ''novato'' , ''veterano'' ou ''guitarrista inseguro'' que o timbre é algo único e que as críticas devem ser ouvidas sim , mas é preciso discernimento, maturidade e personalidade para ter o SEU TIMBRE , e não o timbre que os outros desejam ter

Basicamente é isso mesmo. Eu só teria um comentário: às vezes vale muito seguir conselhos e absorver críticas, mas o valor das críticas depende de quem faz, e baseado em quê foram feitas.

Eu acho que, por exemplo, se o objetivo de um professor é capacitar um aluno a copiar timbres alheios, então vale o cara criticar se o timbre não saiu cópia xerox do original.

Mas como eu nem sei se existe um professor desses, e se existisse, eu seria totalmente contra um método desses, então eu acho é que um guitarrista tem é que saber criar um timbre de acordo ao que a banda ( ou ele mesmo ) se propõe a fazer. Ou seja, ser capaz de discernir o que é bom para o projeto, definir um caminho e seguir por ele.

Pertinentes tópicos, este daqui e o seu.

Marcelo Bico
Veterano
# set/11
· votar


Binohendrix
galera fica querendo que fique igual o do disco. Nem os proprios donos dos timbres conseguem.

Exato, parceiro! Imagina um guitarrista fodão, de um grupo fodão, com uma penca de equipamentos e uma penca de gente trabalhando na gravação de um disco.
O cara grava o disco e nunca mais vai conseguir fazer igual. Ou o amp é diferente, ou a guitarra tá ruim, a mulher do cafezinho do estúdio tá de TPM, o técnico de som tá com dor de barriga...

Sem contar que o cara grava duzentos takes até acertar. Os outros 199 takes diferentes saem 30 anos depois numa coletânea, com um cd de raridades e sobras de estúdio.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Síndrome do "timbre ruim"