Péssima experiência com Tagima!

Autor Mensagem
dmpbr
Veterano
# ago/11


Gostaria de compartilhar com o pessoal aqui do fórum a péssima experiência que eu tive com uma guitarra Tagima Vulcan. Então chegou a hora de dar um upgrade da velho strato e partir pra algo mais evoluído. Estava interessado na Seizi Alien, mas aqui na região onde moro, não encontrei nenhuma e hoje estou contente por não ter encontrado mesmo!

Fui em uma loja experimentei diversas guitarras e gostei da
Tagima Vulcan, ai começou minha dor de cabeça! Comprei ela, chegando em casa, borá tirar um som! A Cada 2 músicas a filha da mãe começava a perder afinação! E sempre assim, ainda notei também alguns sinais de mal acabamento.

Bom liguei na Loja e o Cara me confirmou mesmo que ela é "Chatinha" com relação a isso. Não tive dúvida, pedi pra trocar por outra, obviamente voltando a diferença de preço. Peguei uma Epiphone G400. Agora sim eu tenho uma guitarra descente. Tagima eu não pego mais nem pra ver se é boa!

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


dmpbr

Essa é a linha xinesa da Tagima... Fora que ela podia estar desregulada...

dmpbr
Veterano
# ago/11
· votar


Na loja tinha um Luthier, o cara disse que ela estava legal, que a ponte dela é meio brava de qualidade...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


dmpbr
Na loja tinha um Luthier
Muito provavelmente o que tinha era um CURIOSO metido à luthier ou um pobre funcionário mais "esperto" que foi deslocado para essa função.
De fato, comprar guitarra barata com pontes tipo "Floyd-Rose" é querer arrumar dôr-de-cabeça, mas isso não exclui uma questão:
TODO instrumento ASSIM QUE COMPRADO tem que ser levado imediatamente a um luthier para uma regulagem geral. Isso é IMPRESCINDÍVEL!
Abç

Paul.Gilbert
Veterano
# ago/11
· votar


dmpbr

Penso ser uma questão de regulagem, pois a Tagima Vulcan apesar de simples, tem uma afinação estável(ao menos a que vi). Tente levar em um Luthier de Verdade, e não em um charlatão como disse o mestre Bertola.

Gabriel Landim
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln
Essa é a linha xinesa da Tagima...

xinesa
xinesa
xinesa
xinesa
xinesa
xinesa


renatocaster
Moderador
# ago/11 · Editado por: renatocaster
· votar


felipelfln

Essa é a linha xinesa da Tagima.

Se vc quis dizer que um dos problemas dela é por causa do fato de ser da China, eu te digo que a Epiphone G-400 que ele pegou também é de lá. Não significa dizer que é ruim só porque é da China.

dmpbr

Engraçado, que vc testou na loja e gostou né? Que coisa.

Será que não era o caso de levar no luthier para uma regulagem?

Jinkxs
Veterano
# ago/11
· votar


dmpbr

Tenho uma Tagima da linha Hand Made à 3 anos, nunca me deu problemas e todo luthier que já pegou ela na mão só elogia. Não sei se é legal generalizar para a marca um problema localizado que aconteceu contigo.

As Tagimas chinesas vem com ferragens genéricas, assim como muitas outras. Não é problema quando falamos de Tremolos ou Tune-o-Matics, onde tarraxas apenas razoáveis já resolvem o problema, mas nas FRs isso sempre deve ser levado em consideração.

daniel_guitar
Veterano
# ago/11 · Editado por: daniel_guitar
· votar


Tenho uma tagima ja2 nacional a uns 6 meses, e a 4 meses toh tocando numa boa sem precisar soltar a trava do headstock só fazendo pequenos ajustes na micro afinação, já peguei ela usada a única coisa que fiz foi levar num luthier para regulagem e blindagem

Insomniac_
Veterano
# ago/11 · Editado por: Insomniac_
· votar


É o seguinte... de fato as Tagima Vulcan não são muuuito recomendadas, não. Quando levei minha les paul ao Luthier da última vez, ele estava com uma lá e acabou dizendo que não se agradou muito especialmente à ponte.
Enfim, mas sem uma boa regulagem, fica difícil né, jovem? Você tem que pegar a guitarra, levar a um bom luthier e aí sim, dar um veredito se gosta ou não. Da loja pra casa, não vai dar em nada, é uma avaliação injusta.

rgmanica
Veterano
# ago/11
· votar


Já faz tempo que eles estão "tagimando". Eu acho uma enorme cagada a tagima "investir" em produtos assim.

Eu tomei no fots com um violão tagima e conheço diversos outros que tb tomaram. Made in Brasil, ainda vai, mas os que vem de fora. Nossa, muitas histórias.

E pior, que no meu caso, ainda disseram que foi culpa minha, que eu não cuidei e blá blá blá. Isso acaba que já "des-recomendei" Tagima pra por baixo, 100 pessoas. Tenho e-mail e fotos no celular pra no caso de alguém me pedir algo sobre elas!

ABRAÇOS TAGIMA!

eric bluesman
Veterano
# ago/11 · Editado por: eric bluesman
· votar


tem coisas q agente tem q ver antes de pegar um instrumento, so comprar pq acho legal e ta barato é complicado, senta toca 2 minutos nem verifica e leva embora, pouca gente realmente verifica direito a qualidade do instrumento, eu mesmo ja tive 2 tagimas stratos e hoje tenho uma semi , sempre fora otimas guitarras pra mim e tem mais desafinar minha fender american tb desafinava so q agora regulada é outra historia .tocar na guitarra e ver os minimos detalhes é impressindivel , a semi pra mim (blues 3000)é a melhor deles e nao desafina nem a pau so q verificar bem e levar pra arrumar logo depois no luthier teria resolvido o problema sem maiores complicacoes no caso do nosso amigo ai.

Jube
Veterano
# ago/11
· votar


Apesar de ser uma pratica muito comum, é muito triste esse egocentrismo das pessoas ao generalizar um produto devido a um problema isolado. Por outro lado o Mauricio Luiz Bertola está certissimo, infelizmente acontece muito, o pobre coitado que é um pouquinho mais esperto acaba tendo que "apagar o incendio".

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Esse papo de que por ser chinês é ruim é um dos maiores mitos que existem por aí. Antes de qq coisa, a China é milenar e mantém suas tradições, até pq é uma das civilizações mais antigas do mundo e que perduram até hoje! Há mais 1.3 bilhões de habitantes, portanto muita mão de obra e, provavelmente centenas de fábricas de instrumento musicais, tendo em vista que a China foi uma das pioneiras nessa arte, assim como em muitas outras que, depois descobertas, acabaram copiada pelos ocidentais. Como em todo lugar há fabricantes de vários níveis para vários mercados.

A questão é que os ocidentais, fazem e sempre fizeram propaganda negativa do mundo oriental pra gente, que sempre viveu "lambendo" os enlatados dos EUA da 9h as 6h! Lavagem cerebral.

Se você olhar ao seu redor, muita coisa é feita na China, incluindo essa tecladinho Microsoft, caro e de ótima qualidade, que você pode estar digitando também ou aquele genérico, que prende as teclas!

Abs

assacinodeemos
Veterano
# ago/11
· votar


Ahh ! claro que ficou feliz com a epipoca ,o cara trocou uma guitarra com ponte floyd rose por uma fixa ! sem falar que a sg tem braço colado ,consequentemente mais sustain.
O problema é que o cara não sabia o que queria comprou uma guitarra com floyd e agora esta com uma de ponte fixa e mete o pau na outra,muito facil né?são duas guitarras absurdamente diferentes!
Se voce regular bem um floyd rose mesmo que "chinesa" voce tera um resultado satisfatorio.

rgmanica
Veterano
# ago/11
· votar


Mas não é por ser chinês que é ruim. É pq é muito barato! Qualidade tem custo

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


rgmanica

Mas não é por ser chinês que é ruim. É pq é muito barato! Qualidade tem custo

Nem sempre, cara. A Epiphone é chinesa, vc acha ela barata? Pelo menos aqui no Brasil, eu acho caríssima. Lá fora até que o preço dela é mais justo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster
Até porque tem guitarras mais baratas e tão boas ou até melhores que as Epiphones no mercado. As Condor CLP2 são a prova disso...

dmpbr
Veterano
# ago/11
· votar


Minha intenção não é comparar a Tagima Vulcan com a Epiphone G400. Apenas relatei uma experiência péssima que tive.

Realmente foi uma falha minha não levá-la para uma regulagem, entretanto ainda acho pouco provável que não fosse me dar dores de cabeças futuras por diversos fatores...

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Os chips da Intel também são fabricados na China pq lá sai mais barato produzir! Se ela produz 1.000.000 de unidades a U$1,00 a menos para cada, já reduziu o custo de produção em U$1.000.000,00. Que beleza!

Esse é o ponto. Sai mais barato e nem por isso tudo que vem de lá é "barato" no sentido pejorativo. É que no Brasil, a galera adora uma lojinhas de R$1,99. Por R$2,50 tem coisa muito melhor, mas prefere o mais barato.

Essa questão de identificar "qualidade" é complicada mesmo, mas não é culpa da China!

Abs

dmpbr
Veterano
# ago/11
· votar


Com relação a ser da China, acho isso uma grande besteira, olhem em suas casas e vejam o grande número aparelhos que vocês tem e são fabricados na China. Podem começar pelos computadores, pelo menos algumas centenas de componentes deles vieram de lá.

Sobre a G400 na caixa diz que foi fabricado na Indonésia.

dnreis
Veterano
# ago/11
· votar


MauricioBahia
Quase tudo relacionado a informática vem da china. Eu, sinceramente, não entendo porque as pessoas reclamam tanto, elas dependem da china.

MMJr
Veterano
# ago/11 · Editado por: MMJr
· votar


Na loja tinha um Luthier
Muito provavelmente o que tinha era um CURIOSO metido à luthier ou um pobre funcionário mais "esperto" que foi deslocado para essa função.



Certo....

Luthier x Tecnico

Moro nos Estados Unidos a 14 anos e aqui e considerado Luthier apenas quem realmente faz os instrumentos....A pessoa que apenas regula, troca partes e ate mesmo faz reparos em geral, nao e considerado Luthier e sim um Tecnico em instrumentos...Dessa forma fica ate dificil de achar um Luthier nos Estados Unidos...Ja Tecnico em instrumentos, cada loja tem um ou dois..

Uma vez eu perguntei num post aqui no FCC sobre o que e considerado Luthier no Brasil...?? A resposta geral foi: Quem regula e faz reparos em instrumentos e considerado um Luthier ....Talvez este seja o problema... Tem gente que troca as cordas e regula o tensor e ja e considerado um Luthier....Eu pessoalmente acho que Luthier vai bem mais alem disso.....Porem defendo que para regular um violao e uma guitarra nao precisa ser necessariamente um Luthier..Basta entender como as "coisas" funcionam e usar o bom senso...
Eu faco tudo isso sozinho...Regulo todos os meus instrumentos, ja fiz isso para alguns amigos ( nunca cobrei ) e jamais me consideraria um luthier...Talvez seja um momento para repensar a classificacao de um Luthier e de um Tecnico em Instrumentos musicais....A meu ver nao precisa ser um Luthier para regular o tensor a ponte e trocar as cordas de um instrumento.....Esse termo Luthier deveria ficar reservado exclusivamente para quem constroi o instrumento...Passado pelo projeto no papel, escolha do material, confeccao das partes e montagem final.... Colocao de cordas e regulagem geral e trabalho para o tecnico....



Valeu...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


MMJr
Esse fato se deve a que aqui, nem sequer haviam "técnicos" (quanto mais luthiers) como vc fala, a alguns anos atrás.
Em tempo, quase todos os luthiers, incluindo aí meus mestres, não apenas construíam mas também regulavam instrumentos, e, grande parte de seus ganhos vinham desse tipo de serviço, que, aliás, precisa também de "treinamento" (com um mestre) e estudo teórico.
Essa é a realidade do nosso país (que não é os EUA).
Abç

rgmanica
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster
Mauricio Luiz Bertola

Ah! isso é mesmo, mas daí compara a Mlp 100 com a Condor CLP...
O custo...
A qualidade...

Certo que as Memphis são introdutórias, mas podiam aguentar um pouco mais. Traste soltando, corpo empenando, tinta descascando, afinação que não aguenta nada. Não precisava ser tão desqualificada. Talvez esses limites sejam os que deixem o preço delas diferentes!

Havainas, não dão cheiro e não soltam as tiras....

E não acho que são ruins pq são chinesas. Se fossem feitas aqui no brasil e tivessem a mesma "qualidade", não ia adiantar nada e não iam ser chinesas!
Minhas guitas são Ku shay shang, meus amps, pedais...

Jinkxs
Veterano
# ago/11
· votar


dmpbr

Minha intenção não é comparar a Tagima Vulcan com a Epiphone G400. Apenas relatei uma experiência péssima que tive.

Realmente foi uma falha minha não levá-la para uma regulagem, entretanto ainda acho pouco provável que não fosse me dar dores de cabeças futuras por diversos fatores...


Ok... nem dá mesmo pra comparar uma Superstrato genérica de R$900,00 com uma SG de mais de R$1.800,00.

Você comprou uma guitarra da linha inferior da Tagima com Floyd Rose e queria que ela se comportasse como se tivesse Gotoh. Ai percebeu que não ia ser bem assim e resolveu trocar a guitarra. Tudo bem, afinal ninguém nasce sabendo, mas daí a avacalhar a marca publicamente é exagero seu.

Mandou mals nessa.

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


MMJr

Eu já fiz esse mesmo comentário e tomei pedrada. Pior ainda, tem desses curiosos que não passam de "reguladores" que terceirizam, quarteirizam, quinteirizam... Sei lá o que! Sei que mandam para uns moleques mexerem.
O Bertola que me perdoe, mesmo porque acho que é talvez o cara mais respeitável desse fórum. Acho que levar uma guitarra assim que se compra para regulagem é importante, não para um luthier. Há anos todas regulagens de meus instrumentos sou eu que faço, não é nada difícil, e alguns luthiers já tocaram em instrumentos meus (tem um que ando dando um suporte) e sempre estava em ordem. Mas tenho sorte de ter boas guitarras, tem umas de madeira verde, braço torto e Floyd ruim que um luthier não resolve não, melhor levar para um mágico.

dmpbr
Veterano
# ago/11
· votar


Jinkxs

Acho que essa conversa de linha inferior é um pouco complexa, no mercado de hoje por mais simples que seja o produto, deve haver um mínimo de qualidade.

Eu conheço algumas boas guitarras da Tagima, amigos meus as tem inclusive, todas acima de R$ 1500,00, mas sinceramente pra mim não quero.

Tenho uma Golden strato que é muito boa e conheço N goldens que não são... Talvez eu tenha tido sorte com ela e Azar com a Tagima...

celotoledo
Veterano
# ago/11
· votar


dmpbr

Só um detalhe, a marca Seizi, não tem nada a ver com Tagima.

O Luthier Seizi Tagima, deixou a empresa Tagima faz anos e fundou a Seizi.

A Seizi também é fabricada na China. Pouco sabemos sobre elas, pois acabaram de chegar ao mercado. Mas é bom saber que nem tudo que é feito na China é lixo. Tem coisa boa. É preciso saber comprar, testar, experimentar e depois comentar, como você fez.

Valeu pelo toque com relação a Tagima Vulcan, sempre quis saber se valiam à pena.

dmpbr
Veterano
# ago/11
· votar


celotoledo

Sobre a Marca Seizi, sei que nada tem haver a Tagima, só disse que ainda bem que não encontrei, pois seria mais ou menos a mesma coisa.

Seizi Alien: R$ 970,00, não da pra esperar muito, talvez a ponte seja bem superior a da Vulcan. Mas hoje dou valor ao que o pessoal fala por ai a fora. Guitarra barata com floyd rose = dor de cabeça!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Péssima experiência com Tagima!