micro afinação é tão complicado como dizem?

    Autor Mensagem
    vitor_antunes
    Veterano
    # ago/11


    ola! bom eu usando a busca como sempre (ironia¬¬'), perguntei no meu ultimo tópico mto visitado contanto q teve dois posts se pode trocar uma ponte com micro afinação por uma fixa, a resposta q recebi era uma esperada, "q poderia mas talvez não valeria a pena pelo preço", nem presciso confirmar isso ja sei q deve ser caro pra...

    Então eu pensei (ah não!, denovo?) q poderia comprar uma guitarra com micro afinação, e aprender a mexer nela.
    Antes de pesquisar uns videos( q ja vou mostrar) eu não entendia NADA, absolutamente nada, eu nem fazia ideia pra q servia as molas, e decidi pesquisar, "pq a fonte esta bem na minha frente"(to falando da internet).


    e agora esse:
    http://www.youtube.com/watch?v=7JAZ8T7cV1o
    http://www.youtube.com/watch?v=lghqFq2gDvw
    eles não falam muito sobre a tensão, o problema deles é q eles não explicam o uso da caneta(1 º video) e uso da embalagem da Nig q se põe embaixo da ponte flutuante

    Enfim os videos do Kiko (gentalha,gentalha!) q achei, q realmente detalha(2º parte) o uso do apoio, q ele explica sobre as molas, e a desafinação espontânea q não entendia:

    http://www.youtube.com/watch?v=4ZJphpa1XV4&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=u9eUzGkDqEY&feature=related

    Enfim tudo q sei sobre micro afinação esta nesses videos, mas enfim vai a pergunta:

    É preciso saber mto mais do que foi mostrdo nos videos sobre a ponte flutuante?E a micro afinação é tão complicado mesmo?
    assim, eu sou um cara mto paciente pra mexer com essas coisas, pelo q vi num é um pé no saco...Bom pelo menos se for vc evitaria, comprar cordas e deixaria ela por mais um mes do que o normal!
    Eu estou interessado nessa questão pq guitarras como cort x6,washburn wr154 e a cort kx5 fr meinteressam muito.

    daniel_guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    vitor_antunes
    trocar corda é uma coisa a regulagem da ponte e que é outra historía saca aí



    maspn
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    vitor_antunes

    depente, existe muita coisa paralela,
    se voce tiver uma "Floyd Rose Original Tremolo by Schaller Germany" terá menos problemas, mas pra quem é acostumado com tune o' matic, que é só por as cordas e afinar, é complicadinha sim.
    mas nunca vi alguém com uma jem reclamar.

    maspn
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    daniel_guitar

    cada calibre de corda é uma regulagem na floyd?

    daniel_guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    maspn
    em floyd roses com a piscina e praticamente certo de precisar fazer um nivelamente da ponte sim, com as pontes sem a ´´piscina`` aí não, mas isso depende de varios fatores no caso do vídeo ele tá regulando uma floyd roses de baixa qualidade, com uma gotoh mesmo a coisa muda, provavelmente só precisa nivelar e pronto, não vai ter problemas com oitavas e estabilidade.

    Doggy
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    micro afinação é tão complicado como dizem?


    Definitivamente nao!

    kevinluis
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    vitor_antunes

    eu também achava que era muito complicado, então no comecinho de janeiro desse ano, eu decidi me arriscar e comprei uma cort x6, e a conclusão que eu cheguei é que vale muito a pena, mas também não vale tanto assim, bom o bom é que regular você regula uma vez a cada troca de corda, o que não é nada difícil, é só uma meia hora que você vai perder do seu dia, porém o que realmente ferra com toda a "magica" do floyd rose é que você não pode ficar trocando de afinação, no máximo se sua ponte for boa você consegue afinar a corda E em D, a partir dai você vai ter que regular a guitarra para outra afinação (é por esse motivo que estou já pensando em comprar uma terceira guitarra, uma com ponte fixa somente para outras afinações).

    Mas não tenha medo, principalmente se for cort, o pessoal diz que só presta se for gotoh ou similares, mas não é bem assim não, eu dou umas alavancadas cavalares na guitarra e desafina tão pouco que eu nem consigo perceber, para você ter ideia, tem uma musica da minha banda, que na hora do final do solo (sou base) eu dou umas alavancadas brutais e ergo a guitarra pela alavanca, e sim desafina um pouco, mas não chega nem próximo de desafinar meio tom.

    Então vai sem medo, a não ser que você queira ficar trocando de afinação, ai é melhor ter duas guitarras.

    Doggy
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Mas não tenha medo, principalmente se for cort, o pessoal diz que só presta se for gotoh ou similares

    Sobre a qualidade da ponte, a maior variável é o cuidado que o dono tem.
    Uma floyd bem lubrificada, por mais vagabunda que seja, vai se manter afinada.

    Digo isso por já ter tocado em uma Memphis e uma Jackson JS, que as pontes são supostamente terríveis, e por serem bem cuidadas: Seguravam tanto quanto uma Floyd Original.

    daniel_guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    kevinluis
    sobre mudar de afinação e tal, tem isso http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-194637821-tremol-no-usaall-part s-ponte-floyd-rosestrato-promoco-_JM

    Doggy
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Floyd Rose + Morpheus Droptune > Qualquer coisa.




    Leomju
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    vitor_antunes
    Compra uma guita com Floyd e fuça ela, garanto que pega a manha e o fantasma vai embora!

    kevinluis
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    daniel_guitar
    sobre mudar de afinação e tal, tem isso http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-194637821-tremol-no-usaall-part s-ponte-floyd-rosestrato-promoco-_JM

    ah sim, tem isso também, mas por falar no tremol-no, quando você utiliza ele para trocar de afinação as alavancadas são prejudicadas? tipo a ponte fica mais dura?

    GuitarHome
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Definitivamente não!
    Alias eu acho bem simples mesmo regular Floyd.
    Eu sempre dou uma pequena ajustada a cada troca de cordas, isso quando precisa. Quando eu regulo a floyd da minha guitarra eu não levo mais de dez minutos.

    Abraço

    Johnny Favorite
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    bom tópico!

    Quico
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    vitor_antunes
    micro afinação é tão complicado como dizem?
    Complicador não... mas hoje em dia eu tenho uma convicção pessoal de que ponte fixa é muito melhor (mais sustain,etc) a não ser que seja uma gotoh ou outra do mesmo nível (nesse caso fixa é apenas um pouco melhor que floyd)

    Bonnerfl
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    vitor_antunes

    cara concordo com o GuitarHome, eu tbm acho mais simples, vc regula e afina a guitarra uma vez só, depois da só umas ajustadinhas nos parafusos da micro afinação.

    joao b.
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Minha primeira guita com Floyd foi uma Cort Viva Gold II, no começo tive problemas, principalmente quando fiz a primeira troca de cordas ( 09 para 010), a ponte levantou e não deu pra afinar. Daí santo Google fez o milagre... Depois me acostumei.

    A segunda foi uma MG130 Memphis By Tagima, essa foi a pior delas... Não parava afinada, se usava a alvanca fud*a tudo.

    A terceira tenho ela até hj, Strimberg CLG 62. Atualmente nem coloco mais a alavanca nela, desiludi completamente com essas Floyd genéricas...

    OPINIAO:

    Não recomendo esse tipo de ponte pra ninguém, exceto GOTOH ou afins...

    Dibilo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Essa coisa do tipo "se não for GOTOH nem se arrisque" ,"se não for schaller nem chegue perto" é pura lenda,é claro que a estabilidade varia muito de qualidade,os caras pegam umas corts da vida(nada contra,só exemplo)com umas floyds que parecem de plástico e depois ficam reclamando.
    Tenho uma RG350dxz que não é uma guitarra cara nem top,mais a alavanca dela não desafina nem com o escambau,não to exagerando,ela é bronca mesmo,não sei se é pelo zero system que veio(deve ajudar bastante)mais é muito boa,e facil de regular,o celotoledo tem uma também eu acho,não tenho do que reclamar sobre floyds.
    Flw,fica com Deus!

    Bonnerfl
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Dibilo

    mano eu tenho uma cort (EVL K4) e te garanto q ela n desafina nem fodendo, e olha q a unica coisa q eu não faço é levantar ela pela alavanca...

    vitor_antunes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    daniel_guitar
    vlw, to vendo o video! o afinador dele é igual o meu!
    mas só uma pergunta: geralmente quem regula é o luthier? então eu poderia levar pro luthier e ele regular pra mim com outro tamanho de corda(tipo da 0.09 pra 0.10)?

    Johnny Favorite
    obrigado

    joao b.
    tudo bem pra mim eu tenho uma tonante, um bend de 1/2 tom ja desafina... eu nem uso a alavanca, e quando tiver uma com floyd pouco vou usar...

    vitor_antunes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    só mais uma pergunta:
    as pontes fixas não usam as molas? se não, é por causa das q as micro são chamadas de ponte flutuante?

    GuitarHome
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    vitor_antunes
    Fixas não utilizam sistema de molas.

    "Ponte Flutuante" é a ponte que não está apoiada na madeira da guitarra, ou seja a ponte fica "flutuando" no ar, graças a tensão das molas vs. cordas, cada uma puxa pra um lado.

    Dibilo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bonnerfl
    Eu usei as corts só como exemplo :)
    Flw,fica com Deus!

    Bonnerfl
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Dibilo

    Suave brother =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a micro afinação é tão complicado como dizem?