Giannini Proline GG15 - Reforma e Customização

Autor Mensagem
Paul.Gilbert
Veterano
# ago/11 · Editado por: Paul.Gilbert


Olá, vamos a uma história um pouco conturbada.

Eu tinha um violão condor que eu usava muito pouco. Em uma oportunidade que surgiu resolvi trocá-lo por uma Giannini GG15(Usada pelo meu ídolo Wander Taffo) bem detonada(porém com as peças boas) e um captador Fender.

Aqui começaram os problemas... Como fiz a troca impessoal, não pude ver a guitarra sem ser por fotos. Resultado: Mandei um violão perfeito e recebi um lixo em troca. Fiquei inicialmente chateado, mas após notar que as tarraxas Gotoh, o Floyd Kahller e outras peças realmente muito caras estavam em ótimo estado, decidi manter o instrumento e reformá-lo.

Braço: Marfim imperial, com escala em ébano, 21 casas. teoricamente, essa é uma das melhores combinações possíveis de madeiras, mas o dono antigo havia instalado um Lock Nut Gotoh para trabalhar em uma ponte kahler, e ainda por cima, encheu o braço de furos desnecessários, prejudicando MUITO o mesmo.

Head e Lock Nut's

Eu tive de tapar tudo, quebrar e recolar o Headstock, e fazer uma adaptação incomum, que foi o uso de 2 locknuts. O primeiro Lock, é o original da kahler que eu tive que importar. Precisei colocá-lo, para que as cordas tivessem a angulação correta. O segundo Lock, é o Gotoh, que tive que manter, pois o antigo dono fez uma colagem, cuja a remoção poderia me fazer perder o braço inteiro.

Encaixe do Braço

O resultado final, somado a uma personalização que eu fiz no Head, me surpreendeu muito. Nunca tive uma afinação tão estável como essa. Isso se deve tanto aos 2 Nuts como a ponte Kahler que é tida como uma das melhores do mundo.

Corpo: Mogno maciço, 2 emendas, HSS. O corpo originalmente era feito para 3 captadores EMG. O dono antigo tapou as furações dos Single coils e destruiu os captadores originais. Eu decidi manter os enxertos e colocar apenas um Humbucker na ponte, direto na madeira, como nas MM do Van Halen.

Corpo Frente
Corpo Traseira

Por isso, um fator interessante. Conforme as fotos, vcs podem ver uma chave e 4 potênciometros. Nada disso funciona. Apenas um Volume. É Tudo falso como nas guitarras antigas do EVH. Fiz Assim para não ter que tapar os furos dos controles antigos.

Chave e Pots
Circuito

Quanto a pintura, apliquei um branco fosco, e depois "queimei" a tinta para ter essas manchas cinzas. depois coloquei uma textura em relevo, que não pode ser vista nas fotos, mas está aí.

Processo de pintura

Ficou Assim:

- Tipo de construção: Parafusado
- Corpo: Mogno
- Braço em Marfim imperial com 2 lock nuts e escala em ébano!
- Ponte: Trêmolo Kahler
- Tarraxas: Wilkinson EZ Lock
- Captação: Malagoli HB Hot

Guitarra Pronta

Por fim, um rápido review: Tenho em mãos um instrumento impressionante, soa muito bem, afinação estabilíssima e devo dizer que este cap. da Malagoli é muito bom. Assim que me chegarem cordas novas, posto um vídeo.

theblackstrat
Veterano
# ago/11
· votar


achei muito massa essa guita.
ponte kahller e tarrachas gotoh..
com esse pickup fico tipo uma sandimas.
vlw

Will Bejar
Veterano
# ago/11
· votar


Bacana... legal esses processos que a gente mesmo faz pra deixar a guitarra pro nosso gosto!!!

Mostra mais fotos detalhando o acabamento, principalmente na parte onde vc fez o "reboco" pra cobrir os enxertos dos singles!!!

Abç

Paul.Gilbert
Veterano
# ago/11
· votar


theblackstrat

Era a intenção, a San Dimas é meu sonho de consumo... Agora já nem tanto...

Will Bejar

Vou postar mais tarde, mas em tese é simples. Eu apliquei uma camada grossa de latex por cima da pintura já seca e fiz uma textura em forma de ondas. Ficou legal.

theblackstrat
Veterano
# ago/11
· votar


Paul.Gilbert
sou doido por uma san dimas também.irada,tanto com esse head como head fender.

daniel_guitar
Veterano
# ago/11
· votar


Paul.Gilbert
bem legal, finalmente um dono que soube da valor a o instrumento pq por essas mechidas do antigo dono acho que ele não sabia ou não ligava mt.

Paul.Gilbert
Veterano
# ago/11
· votar


daniel_guitar

Sim cara, vc não tem idéia... Foi como pegar um cachorro de rua daqueles bem ferrados e sarnentos, a guitarra estava nojenta. Não sei pq o cara fez isto, era um instrumento Top.

lipe_2104
Veterano
# ago/11
· votar


Paul.Gilbert

Nossa, é rapaz, eu converso quase todos os dias no msn com um luthier ... huahua
Parabéns cara, ficou muito legal mesmo, a parada dos dois locking nuts ficou diferente, mas achei que ficou legal :}
Parabéns pela guitarrona,
qualquer dia desses levo minha guitarra aí em sampa pra você ver :}
Abraço

renatocaster
Moderador
# ago/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Paul.Gilbert

Pow, ficou show de bola. Só não gostei muito do efeito esfumaçado da pintura, mas isso é meramente gosto pessoal.

Agora vc tem um belo e excelente instrumentos nas mãos! Assim que puder, mostre para nós o poder dessa criança, hehehe.

Dibilo
Veterano
# ago/11
· votar


Paul.Gilbert
Ficou linda(o) não sei se é macho ou femea,gostei da velinha ali hehe,agora é so desfrutar do belo instrumento que tu tem em mãos.
Flw,fica com Deus!

Paul.Gilbert
Veterano
# ago/11
· votar


lipe_2104

Opa, vlw pelo comentário.

renatocaster

Tens todo o direito de não gostar. Aliás esse é o legal de vc mesmo fazer sua pintura, não tem como não gostar. Virá um vídeo ainda hoje se tudo der certo. Estou no aguardo de cordas novas.

Dibilo

não sei se é macho ou femea

Espero que estejas falando da guitarra, mas de qualquer jeito repare que é um braço bem peludo segurando a vela nas fotos, rs.

GuitarHome
Veterano
# ago/11
· votar


Boa brother, muito boa! mandou bem...

Tópico muito legal e detalhado, parabéns pela coragem que teve em arriscar a troca no instrumento e por você mesmo ter "reformado" ela.

Será que nao rola um video seu tocando com ela?
Abraço

Paul.Gilbert
Veterano
# ago/11 · Editado por: Paul.Gilbert
· votar


Olá a todos, vim postar um vídeo da guitarra, peço desculpas pela minha inexperiência com vídeos, fiz o melhor que pude por hora.







Em breve outros...

Paul.Gilbert
Veterano
# ago/11
· votar


Up, tem mais comentários em tópico muito menos útil aí galera...

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


Paul.Gilbert

Rapaz, belo timbre. Sua guitarra ficou muito bacana mesmo.

Se não for pedir muito, no próximo video procure usar a alavanca, para vermos a vibe dessa ponte Kahler aí!

Eu gostei muito do som, bem quente. Esse captador da Malagoli soa muito bem!

Jinkxs
Veterano
# ago/11
· votar


Paul.Gilbert

Pô cara... ficou muito legal essa guitarra. Timbrão.... e bonita também. Pra gente que só assiste os vídeos é o que dá pra avaliar.... nos outros quesitos como conforto, pegada, estabilidade, etc... fica o seu depoimento, de forma que parece que você tem um ótimo instrumento em mãos.

Obs: Gostei dos tappings da Sometimes I Feel Like Screaming....muito legal.

guilherme_97
Veterano
# ago/11
· votar


nossa cara, mto massa o timbre dela, muito daora,bem que eu queria ter uma guitarra assim, só não vou comentar bastante pq eu não entendo nada sobre construção de guitarras; eu gostei bastante do solo de sometimes i feel like screaming, vc fez em harmõnicos?

De Ros
Veterano
# ago/11
· votar


Paul.Gilbert

Já tive uma dessas! Era um instrumento interessante!!!

A tua ficou muito bonita, parabéns!!

sidguitar1
Veterano
# ago/11
· votar


Paul.Gilbert
massa, parece ser uma exelente guitarra tinha visto uma revista q tinha a propaganda da guita bem antes dele morrer, nunca vi em nenhuma loja pra comprar, agora impossivel,e se era do wander taffo ja e uma guita q nao deve sair mais das suas maos, cuide bem da menina ai,abraço brother

Paul.Gilbert
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster

Ok, estou esperando umas cordas novas, E vou gravar umas alavancadas, mas preciso treinar antyes, sou um cara da ponte fixa!

Jinkxs

Obrigado por comentar, é um bom instrumento sim, gostaria que esta ponte fosse mais nova só... Ela já está com alguns defeitinhos naturais da idade...

guilherme_97

Opa, obrigado, olha cara, não sou um cara com muitos rescursos financeiros, e minha saída para isso, foi aprender a restaurar os instrumentos... Compro eles velhos e restauro. Se vc procurar oportunidades no Mercadolivre, vc pode sair com um instrumento como este, por uma bagatela!

Os tappings, são na verdade harmônicos de mão direita que o Morse faz com muita maestria... Vc digita as notas dos acordes exatamente 12 casas depois com a mão direita, mas de forma percussiva, como um "Slap", e não um hammer on.

De Ros

Obrigrado por gastar um pouquinho do seu tempo aqui mestre! Legal saber que uma dessas já passou por tuas mãos...

Forneria
Veterano
# ago/11
· votar


Que legal, hein? Muito bom o que vc fez. Uma nova vida para um instrumento que merece.

Há um pouco mais de 1 mês o meu irmão me presenteou com uma Gianinni Strato de 1984. Possui corpo de Cedro e Braço+Escala de Marfim. Pesa bastante mesmo. Coloquei 2 singles e um HB standard Malagoli e a guita está falando muito lindamente. Ainda quero mandar fazer uma nova pintura e comprar-instalar pontes e tarrachas wilkinson.

Ela merece, hehehe!

E, é interessante como podemos encontrar bons exemplares de Gianinnis antingas por aí que são esquecidas ou mal cuidadas.

No mais, uma abraço!

Paul.Gilbert
Veterano
# ago/11
· votar


Forneria

Se tem uma fábrica nacional que tem tudo para competir com as gringas é a Giannini. Na minha opinião os instrumentos antigos deles não devem nada aos gringos.

Fique a vontade para postar algo mais sobre tua guitarra...

harpsychord
Veterano
# ago/11
· votar


Me interessei pela parte da pintura. Deve ter algum tópico por aí ensinando algo, mas seu tópico me despertou uma velha vontade de dar um upgrade em uma yamaha pacífica que está atualmente encostada. Penso em fazer uma pintura bem diferente nela, mas nunca tinha pensado em fazer eu mesmo. Vou dar uma pesquisada sobre o assunto...

guilherme_97
Veterano
# ago/11
· votar


Paul.Gilbert

sério mesmo, tem no mercadolivre? e eles entregam mesmo?

guilherme_97
Veterano
# ago/11
· votar


nossa cara, tem uma garota da minha escola, que ta com uma guitarra bem velha, do pai dela, mas eu acho q o pai dela eé canhoto, pq a guitarra ta com as cordas invertidas, mas é uma guitarra pra destro, e tá toda arranhada, e tá com o braço todo encardido, nem lembro o nome da guitar, parece um pouco uma telecaster, e essa garota quer q eu leve essa guitarra pra casa amanhã, pra eu dar uma olhada, tipo, eu já sei trocar as cordas q tão invertidas, mas como eu faço pra limpar o braço e o corpo da guitarra?

Paul.Gilbert
Veterano
# ago/11
· votar


harpsychord

Te recomendo pintura com sapray, anelina + verniz ou tipo "swirl" se não quiser gastar horrores. Fica bom, como vc pode ver.

Sua Yamaha certamente merece uma atenção, as pacíficas são guitarras legais, os modelos mais Top batem uma Fender STD facilmente.

guilherme_97

É uma questão de saber escolher o vendedor certo. Te mandei uma MP, Olha lá depois.

Alexandre.M
Veterano
# ago/12
· votar


RESSUCITA-TE TÓPICO
Paul.Gilbert
cara, achei uma guitarra dessa série ai só que hsh igual essa http://www.giannini.com.br/novo/catalogos-antigos_detalhe.asp?id=604
aqui dá pra ver melhor: http://todaoferta.uol.com.br/comprar/guitarra-giannini-pro-line-1989-o riginal-rarissima-QIYVXLHQNV#rmcl
a guitarra ta em uma loja de moveis usados e o cara tá pedindo 250,00 ela tá bem riscada a pintura, tá sem o lock-nut a ponte é floyd tb mas parece que pintaram ela de preto no pincel será que vale a pena?

ps. a captação parece ser original, na que eu vi
e tenho outra pergunta: essa tua ai tem tensor? a que eu vi por 250,00 ela não tem tensor, mas pelo menos o braço não está empenado ao meu ver.

Paul.Gilbert
Veterano
# ago/12
· votar


alexandremilitao1

Desculpe a demora, estava sem internet.

Primeiramente, vale demais este preço é algo de ocasião e dificilmente vai se repetir.

Quanto ao tensor, a minha tem e todas que vi também tinham.

Talvez esteja abaixo do Nut, ou no final do braço. Mas se não existir, talvez não compense muito, embora o Marfim seja duro na queda, neste assunto de empenos.

Alexandre.M
Veterano
# ago/12
· votar


Paul.Gilbert
Quanto ao tensor, a minha tem e todas que vi também tinham.
então cara, eu estava com pressa e não deu pra dar aqueela analisada, só olhei a ponte, estado da pintura, caps, mas não notei o tensor. hj eu vou lá na loja de novo e fazer uma proposta pro vendedor, se der certo o negócio,eu posto as imagens.

Alexandre.M
Veterano
# ago/12
· votar


Paul.Gilbert
comprei ela hj. tá até boa, só fazer alguns ajustes, agora to trabalhando.mais tarde vou postar as fotos dela.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Giannini Proline GG15 - Reforma e Customização