Gibson Les Paul Standard vs Epiphone Les Paul Standard

Autor Mensagem
Bigtransa
Veterano
# ago/11
· votar


Porque ninguém nunca compara as gibsons e epiphones sg? elas são bem mais próximas q as les pauls...

JJJ
Veterano
# ago/11 · Editado por: JJJ
· votar


Bigtransa

As SG são mais próximas por serem mais "simples" de construção. E, obviamente, quando nos referimos a "próximas" estamos falando da G400... antes que alguém venha com papo de special! hehe

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


Bigtransa
JJJ

É vero. Inclusive, tem aquela G400 custom com 3 captadores, branca. É muito parecida. Tem a SG de 2 braços tbm né, Epiphone?

Marcelo Bico
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster
Fala aê, doido!
Cara, eu já toquei em uma Classic e acho que essa era maciça mesmo.
O timbre dela é mais encorpado do que a minha Studio, mas pqp, é muito pesada! Fazer um show de hora e meia com ela dá dor nas costas!

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


Marcelo Bico

Fala aê, doido!
Cara, eu já toquei em uma Classic e acho que essa era maciça mesmo.
O timbre dela é mais encorpado do que a minha Studio, mas pqp, é muito pesada! Fazer um show de hora e meia com ela dá dor nas costas!


Fala tú!

Hehehe, já deixa o Salompas preparado qdo for tocar com uma dessas.

Sobre ser maciça, eu não tenho certeza. A informação "oficial" da Gibson é sempre sobre o Weight Relief ou Chambered.

MauricioBahia
Moderador
# ago/11
· votar


A chambered são melhores que as solidas pois tem mais espaço pra espíritos, duendes, ETs...

Marcelo Bico
Veterano
# ago/11
· votar


MauricioBahia
Boa, essa. Cabe mais mojo lá dentro, né?Só não deixa a galera da Strato saber disso, he he.

renatocaster
Cara, a Classic é maciça, sim. Porque se for chambered, essa que eu toquei não tinha espírito, não. Neguinho deve ter enchido aquele buraco de concreto. A bicha pesava pacaráio.
E quando eu testei um monte de LP também achei uma que pesava muito. Se não estou enganado era Standard.

nichendrix
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster
Aí é que tá. Salvo alguns modelos raríssimos, todas elas tem o weight relief ou o chambered.

Todas as guitarras de série feitas a partir de 1982 são com weight relief, todas as guitarras de série feitas a partir de 2007 são com chambering, a exceção é a traditional que continua com weight relief.

Na custom shop vai de modelo a modelo, mas via de regra só as reedições mais caras são maciças.

Ant--
Veterano
# ago/11
· votar


MauricioBahia
dlmchmcr: Epiphone é boa? O quão a Gibson é melhor do que a Epiphone?"

"Melhor" e "pior" são coisas muito relativas, assim como a noção de "qualidade". São princípios, que estão associado à marca. Além disso, guitarra e guitarrista tem que "encaixar".

Enfim, "reconhecer" o quanto é bom e o quanto é ruim, depende da vivência, exigência e condições financeiras de cada um.


Eu simplificaria mais: a única coisa que a Epiphone tem melhor que a Gibson é o PREÇO :)

Marcelo Bico
Veterano
# ago/11
· votar


nichendrix
Então eu acho que a mais pesada quando testei LP's uma atrás da outra foi a traditional. Entendo que, mesmo tendo esse tratamento weight relief, ainda assim são mais pesadas que as que têm o corpo com câmaras. Deve ser isso, não?

Marcelo Bico
Veterano
# ago/11
· votar


Ant--
a única coisa que a Epiphone tem melhor que a Gibson é o PREÇO

Concordo. Escrevi isso dia desses num tópico aí.

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


nichendrix

Todas as guitarras de série feitas a partir de 1982 são com weight relief, todas as guitarras de série feitas a partir de 2007 são com chambering, a exceção é a traditional que continua com weight relief.

Na custom shop vai de modelo a modelo, mas via de regra só as reedições mais caras são maciças.


Valeu, cara! Sabia que vc iria esclarecer tudo quando aparecesse. Então, as diferenças entre Studio x Standard se restringe principalmente ao acabamento?

Marcelo Bico
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster
Sabia que vc iria esclarecer tudo quando aparecesse. Então, as diferenças entre Studio x Standard se restringe principalmente ao acabamento?

Acabamento e captadores. A Standard vem com burstbuckers enquanto a Studio vem com 490R / 498T.

Detalhe: a Studio Faded vem com Burstbucker. É uma excelente opção, custa US$ 800 lá na terra do Grande Satã.

nichendrix
Veterano
# ago/11
· votar


Marcelo Bico
Então eu acho que a mais pesada quando testei LP's uma atrás da outra foi a traditional. Entendo que, mesmo tendo esse tratamento weight relief, ainda assim são mais pesadas que as que têm o corpo com câmaras. Deve ser isso, não?

É possível, mas a diferença de peso não é tão absurdamente grande não, as Traditional devem pesar de 500g a 1kg a mais, se muito.

renatocaster
Então, as diferenças entre Studio x Standard se restringe principalmente ao acabamento?

A diferença é que a Studio é uma Standard sem os detalhes puramente estéticos, basicamente é uma Standard onde só ficaram os elementos que contribuem para o som.

Hoje algumas séries tem diferenças de captadores. Eu particularmente acho isso um retrocesso, já que pra mim os Burstbucker Pro são meio que versões mais modernosas do 498T. Acho o set 498T e 490R mais versátil justamente por ter um captador mais moderno e de mais saída na ponte e um com um voicing mais vintage no Braço.

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ant--: Eu simplificaria mais: a única coisa que a Epiphone tem melhor que a Gibson é o PREÇO :)

Argumento bem coerente! heheeh

Abs

maspn
Veterano
# ago/11
· votar


Ant--: Eu simplificaria mais: a única coisa que a Epiphone tem melhor que a Gibson é o PREÇO :)

MauricioBahia

kkkkkkkkkkk.
'ce viu só, como o cara é apurado, métodos avançados de avaliação...

acho que o maior problema do povo é o amp, já vi muita gente que toca em banda tirando um puta som com epiphone...

Marcelo Bico
Veterano
# ago/11
· votar


maspn
Sim, o outro guitarrista da minha banda toca com uma Epipoca SG e tira um som do caráio.

herikguitar
Veterano
# ago/11 · Editado por: herikguitar
· votar


dlmchmcr

Belo Tópico, concordo plenamente em tudo que você falou; Tem gente aqui no Fórum (Tô falando assim porque já vi muitos, mas muitos comentários por aqui!) que nunca tocou em uma Guitarra, daí vai pesquisar sobre a Guitarra e tal e tem várias pessoas que falam mal - não gostaram dos Caps, do Modelo e etc, mas pelo menos testaram - então essa pessoa decide não querer mais aquela Guitarra, e então sem nem ter testado sai por ai falando mal dela.

Se você nunca testou a Guitarra, não saia falando mal por ai, você um dia pode ir a uma Loja, testar essa mesma Guitarra e acabar gostando e levando pra casa. Quanto as Epiphone vs Gibson: Epiphone é uma marca secundária, para atender as pessoas que não tem tanto dinheiro pra comprar uma autêntica Gibson ou querem testar um certo modelo de Guitarra, então é claro que ela não vai ser inteiramente comparada, em questão de qualidade, com uma Gibson! Mas ligada em um bom Amplificador com um Bom Cabo ela fica com um sonzão! A Responsabilidade de um Bom Timbre não é só da Guitarra, tem todo um conjunto - Se liguem nisso ai!

Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson Les Paul Standard vs Epiphone Les Paul Standard