Guitarristas que moram em Apartamento

Autor Mensagem
derek_70
Veterano
# mai/11


Gostaria de compartilhar idéias com outros guitarristas que moram em apartamento, sobre qual o melhor método de usar fones de ouvido.

Tem um Roland Cube de 30w com saída para fones de ouvido mas o excesso de fio está sendo uma chateação. Sem falar que a saída pelos fones não é tão boa quanto pelo falante.

Surgiu a idéia de plugar um fone de ouvido direto na saída do pedal (Bad Monkey). Alguém já tentou?

Opcionalmente estou pensando em pegar um Vox Amplug. Me parece que a qualidade é muito boa, dadas as limitações.

StratoBlues
Veterano
# mai/11
· votar


derek_70

Valvulados de baixa potência tipo 1w-5w são uma boa idéia. Dá pra ter a qualidade sonora de um valvulado sem volumes MONSTRUOSOS. E ainda, se for gravar e tal, só microfonar.

Espero ter ajudado,

Abraço.

guitarbeginner
Veterano
# mai/11
· votar


Eu toco com um ampli de 22w no volume 6, acho que dá pra você tocar com um volume mais baixo numa boa.
PS: Eu moro em apartamento e vou pegar um ampli de 65w, acha que eu vou tocar com o volume abaixo de 3? *Trollface*

derek_70
Veterano
# mai/11
· votar


StratoBlues pensei num Bugera V5, valvulado de 5w com Reverb. Qdo comprei meu Roland 30x não tinha noção do que era 30w. Um ampli de 5w já é potência pra caramba.

guitarbeginner a última coisa que quero é incomodar meus vizinhos, pq tb prezo pelo silêncio e sossego. Se eles tiverem que aturar um guitarrista ensaiando, como é que eu vou reclamar qdo ligarem o som alto e minha filha estiverer dormindo? É uma regra simples de convivência em condomínio.

StratoBlues
Veterano
# mai/11
· votar


derek_70

Pense talvez em um Acedo ou um Alien. São handmades bem legais e não passam dos 1200 reais. Além de tudo, vai ter um amplificador valvulado, ou seja, qualidade ainda superior ao Roland.

Espero ter ajudado,

Abraço.

guitarbeginner
Veterano
# mai/11
· votar


É realmente, se você tem filha é outra história, eu ensaio no meu quarto e só perturbo meus pais. Graças a Deus meu quarto é longe das paredes dos vizinhos e a distância de um prédio para o outro é considerável, por isso fecho a porta e o som só incomoda meus pai mesmo. Se tiver grana é jogo você comprar um amplificador de baixa potência do contrário compre um bom fone de ouvido o/

derek_70
Veterano
# mai/11
· votar


StratoBlues a qualidade do Roland 30x é muito boa, apesar de ser transistorizado. Tem as simuções de amps clássicos e 6 efeitos, além de saída do fone de ouvido. Se a Rolando tivesse em Cube 10x com os mesmos recursos mas menos potência e tamanho, com certeza eu teria ido nele.

seek n destroy
Veterano
# mai/11
· votar


apartamentos e casas germinadas são complicados mesmo para quem toca algum instrumento que exije volumes mais altos.

JetDean
Veterano
# mai/11
· votar


Eu moro em AP, não sei se sempre tive sorte... mas tenho um jet city 20w valvulado. Ninguém nunca reclamou e sempre toquei no volume que deu vontade. Lógico que nada absurdo, mas não baixo.

daniel_guitar
Veterano
# mai/11 · Editado por: daniel_guitar
· votar


Em determinadas ocasiões (horaríos) uso um ampzinho desse honeytone bem baixinho não atrapalha e tem um timbre bem peculiar, gravei um vídeo com ele quando meu staner tava dando bronca



obs.: nunca tive problema com um transitor de 30w da staner que uso, agora nunca cheguei nem na metade do volume

Bog
Veterano
# mai/11 · Editado por: Bog
· votar


derek_70

Eu não só moro em apartamento como moro em um apartamento com paredes finas e restrições a ruídos.

Algumas coisas a se considerar:

1. Valvulados de 5w falam muito alto. Não é baixo volume. Você começa a saturar o power no mesmo volume de uma pessoa falando muito alto. No talo, o volume é parecido com o de uma pessoa berrando a plenos pulmões.

2. Eu tenho um valvuladinho de 2w, e mesmo ele soa alto. Uso em casa no máximo por alguns minutos, no fim de semana. Eu até hoje considero que, em volumes muito baixos, os amps digitais (como é o caso do teu Cube) mais que dão conta do recado.

3. Todo mundo adora falantes grandes. Mas não tem mágica que resolva o fato de que eles praticamente imploram para serem empurrados com alguma força. Em volumes baixos, eu acho que 10" (novamente, como é o caso do teu Cube) funcionam melhor que 12". Mas em volumes muito, muito baixos, até 6.5" podem ser uma boa idéia.

4. A maior parte do tempo eu uso fones, daqueles grandões. Já usei com um monte de coisa. Normalmente, essas saídas de fone de amps não são a melhor coisa que há. Tenho também um Vox Amplug, mas é um brinquedo bem limitado. Eu pessoalmente acho que para usar com fones, simuladores digitais (e no mínimo um reverbzinho de sala!) são o que há de melhor, tanto os com hardware próprio (Vox Tonelab, Digitech RP, Line 6 Pod, etc) quanto os plugins para PC (tem uma porção deles que é grátis, como a nova versão básica do Ampliube e os plugins do LePou). Dá para usar a maior parte desses simuladores com um acompanhamento, o que aumenta muito a diversão.

Ah, quanto ao Bad Monkey: creio que aquilo não é uma saída de fones. Se for assim, imagino que a saída não seja stereo e que o nível de sinal e impedância não sejam apropriados para fones. Normalmente, nestes casos você não escuta som nenhum, ou o som que você escuta é bem deteriorado.

derek_70
Veterano
# mai/11
· votar


Bog valeu mesmo pelas dicas. Acho que vocẽ entendeu perfeitamente o que quis dizer. Está faltando aquele tesão do empurrar os falantes. Nunca ousei passar do 2 no meu Roland de 30w.

LondrinaBittar o fato de ninguém ter reclamado não quer dizer que ninguém nunca se incomodou.

derek_70
Veterano
# mai/11
· votar


Bog de fato usar um headphone direto no pedal não é uma boa idéia. Pluguei o fone direto na saída, com um adaptador mono, e a saída é muito ruim. Com o Bad Monkey até tem uma saída alta, mas o som que sai dos fones é muito ruim. Talvez com uma pedaleira estilo Pod ou Xvamp, que tem saídas próprias pra fone de ouvido o resultado seja melhor.

Bog
Veterano
# mai/11
· votar


derek_70
Xvamp

Só para comentar, esta é daquelas pedaleiras "de acesso", entre as mais baratas... e é antigona. Não é necessáriamente ruim, mas provavelmente uma dessas não vai te dar um som em nada melhor do que a saída de fones do Cube.

Drive30
Veterano
# mai/11 · Editado por: Drive30
· votar


derek_70

Amigo veja minhas ultimas gravações, eu toco com um valvulado de 20W e uso um atenuador. O atenuador pra mim é o melhor amigo de quem toca em apartamento, falando em valvulado, apesar de comer um pouco do timbre o atenuador, é melhor tocar com o volume no max e atenuado do que no volume no 3 por exemplo , sem atenuação. Microfonar em ape esquece, voce precisa de muito volume pra isso, eu consegui no max captar um timbre razoavel usando um mic de ambienca Zoom H1 que tem ganho.

Bog
Veterano
# mai/11
· votar


A propósito, duas outras coisas:

1. Tocar com fones depende muito da qualidade dos fones. É meio óbvio, mas tem gente que parece imaginar que tanto faz usar um daqueles fonezinhos de camelô ou um fonezão grande e malvado.

2. Tocar em baixo volume nunca vai ser a mesma coisa que tocar em bom volume. Você sempre sai perdendo em algum lado. Não tem como evitar isso.

thifm
Veterano
# mai/11
· votar


derek_70
Pega um fone de estudio ou profissional... é um investimento interessante e não vai incomodar ninguém...

Todos os fabricantes têm um linha específica para isso (Senheiser, Shure, Audio Technica, Koss, etc)...

Quanto à ligação, vai variar um pouco de equipamento para equipamento... eu prefiro a saida de fone do meu ampli... mas tem muita gente que liga direto na saida dos pedais/pedaleira.

MMI
Veterano
# mai/11
· votar


derek_70

O Bog já falou bastante coisa, com muita propriedade. Também moro em apartamento há anos e convivo com essas dificulades. De qualquer forma, aqui vão minhas impressões...

Eu tive vários amps, vendi alguns, ainda tenho alguma coisa. Uma distorção legal, para mim, precisa vir de um valvulado. Tive um de 60W, cheguei a tocar com ele no talo, mas um apartamento não é local para um amp desses no talo não. Optei por um rack com alguns prés e um power de 20W, com atenuador, caixas com falantes de 12'. Mesmo assim com um desses só de dia e abusando um pouco da boa vontade dos vizinhos, mas serve bem para gravações. Tenho um Fender Vibro Champ XD também, por ser um ampzinho versátil, vários timbres, legal para estudar ou carregar para uma brincadeira por aí. Mesmo assim, não rola a noite não. Um amigo fez e me deu uma Isobox, fica legal para gravar, mas isola apenas algo como 25dB, não adianta para tocar a noite, mesmo porque o som fica lá dentro da caixa (é para gravação).

Comprei uma GT-10 para tocar com fones. Já me xingaram aqui no fórum, mas acho a GT-10 apenas razoável e meio sacal de regular. A GT-10 até melhora um pouco e fica bacana ligada direto no power valvulado, mas não é essa a intenção que a comprei, mesmo porque no fim vai fazer o mesmo barulho dos prés que são bem melhores que ela. O bom é que com a GT-10 se tem todos os efeitos que imagino precisar, simulações de amps, tudo ali a alguns cliques e a qualquer hora do dia ou madrugada. Diga-se de passagem, fones de qualidade são essenciais para um som legal, não é a mesma coisa pegar um fone de um camelô de 5 merréis e achar que é igual a um fone profissional. Não, absolutamente não é. Aliás, acho os AKG bem legais para uso mais profissional, os Bose são bacanas para uso doméstico.

Tenho um rackzinho Presonus. Aí começa a melhorar... Tem um pré valvulado (o TubePre), um compressor (comp16), um equalizador (Eq3B) e uma sacada legal, um distribuidor de fones (HP4). Comprei muito mais para gravação de sons limpos, como violões, guitarras com piezo ou mesmo guitarras. Dá para ligar pedais nele e ouvir no fone, fica bom. Tenho uns monitores Alesis que uso bastante com esse pré. O legal é que um pré valvulado desses melhora bastante antes de um interface de som, melhora bem o som de um Guitar Rig ou Amplitube da vida. Com o som do computador saindo pelos monitores ou por fones (é meio chato tocar com fones...), fica bem legal e permite que se toque a qualquer hora sem incomodar.

Em resumo, minha opinião é que se você mora em apartamento e se respeita os vizinhos, não faz gravações nem sai com banda por aí que precise de um amplificador, minha sugestão é que toque com o computador. Invista em caixas legais e/ou fones legais com uma interface. Aí você toca com back tracks, tem muitas simulações, efeitos, timbres variados e pode sair bem baratinho.

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Em resumo, minha opinião é que se você mora em apartamento e se respeita os vizinhos, não faz gravações nem sai com banda por aí que precise de um amplificador, minha sugestão é que toque com o computador. Invista em caixas legais e/ou fones legais com uma interface. Aí você toca com back tracks, tem muitas simulações, efeitos, timbres variados e pode sair bem baratinho.

(2)

Prefiro ouvir com fones no volume que eu bem entender e ficar tranqüilo. :) Não me sinto nada bem sabendo que posso estar atrapalhando o descanso de um idoso, o estudo/trabalho de alguém. Não acho isso educado. Hoje, mais velho, tenho essa noção, mas quando era adolescente, vivia com o som alto...

Abs

thifm
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
Mais idade, novos conceitos!! Concordo com tudo que vc disse!!

Infelizmente, nao é assim que muita gente pensa...

Sauro
Veterano
# mai/11
· votar


Brother,

Eu uso amplitube pra ipad... O timbre fica legal!

Não perturba ninguém e tem metronomo ainda... Dá pra utilizar a biblioteca MP3 do aparelho como Backing Track.

Além do amplitube, o ipad facilita porque tem guitar pro

wcpm
Veterano
# mai/11
· votar


Olha acabei de comprar um Fender Champion 600 pra brincar com sons cleans e treinar coisas na escala com o som baixo num ampli legalzinho. Agora quando quero tocar coisas pesadas e em um volume alto tenho um POD XT e um fone Koss Porta Pró, que foram as melhores coisas que já comprei até hoje.

Vantagens do Pod XT com Fone Koss Porta Pró:

1 - PODXT é pequeno e cabe em qualquer lugar. Excelente pra lugares com pouco espaço.

2 - Não incomodo ninguém.

3 - Consigo excelentes timbre.

4 - Excelente pra gravações.

5 - Timbres infinitos, página da line 6 chamada custom tone com inúmeros timbres prontos por artista, música etc etc...

6 - Funciona como placa de som plugada no PC.

É tudo que precisa um guitarrista de apartamento.

derek_70
Veterano
# jun/11
· votar


Estou lendo todas as dicas, obrigado a todos.
Esta semana toquei quase todos os dias com o fone de ouvidos e cheguei a conclusão que meu Roland 30X soa muito melhor pelo falante.
Pelos fones de ouvido achei ele meio xoxo.. Meu fone é um Senheiser HD202. Vou usar os fones a noite e o amp pelo falante qdo estiver sozinho em casa, durante o dia. Aliás meu amp tb tem a função Power Squeezer que é o atenuador que reduz pra 2W a saída.

Rednef2
Veterano
# jun/11 · Editado por: Rednef2
· votar


Concordo com o que MauricioBahia falou

De Ros
Veterano
# jun/11
· votar


derek_70

Cara, eu passei a minha adolescência tocando durante a madrugada, sem a minha mãe perceber...

Um amplizinho, desse de estudo, num volume absurdamente baixo, só para ter um pingo a mais de sustain do que a guitarra desligada, do lado do meu ouvido, e pronto.

Morei a vida inteira em apartamento, nenhum vizinho jamais desconfiou.

derek_70
Veterano
# jun/11
· votar


De Ros é isto que tenho feito, obrigado pela dica.
É bom saber que um cara que toca tudo que vc sabe, isto não tenha te limitado.

Lucast
Veterano
# jun/11
· votar


eu quando vou tocar à noite ligo no notebook com guitar rig mesmo... É ruim mas é o que dá pra fazer... Só no fim de semana mesmo que dá pra tirar um som melhor no ampli...
Fone, eu uso um koss porta pro. É muito bom!

Ramsay
Veterano
# jun/11
· votar


derek_70

Amps valvulados só dão um som legal em altos volume ou em se usando um atenuador de potência resistivo neles!!
Já amps transistorizados, como o seu Roland 30X, mantém a mesma qualidade de som, tanto em volume alto como em volume baixo.
Então, é só baixar o volume e parar de se preocupar, simples assim!!

Marcelo Bico
Veterano
# jun/11
· votar


derek_70
cara, por muito tempo eu usei aqueles ampzinhos Marshall pequenos, que funcionam a bateria e dá até prá prender na cintura. Você toca guitarra andando pela casa!!

Depois descolei um Fender 112 De Luxe, esse tem saída prá fone. Sinceramente, quando não quero tocar com backing tracks, quebra o galho legal.

O problema é quando eu preciso simular o volume de um show (só consigo deixar os pedais do jeito que eu gosto se eu usar volume alto pois é na hora do show que eles tem que ficar bons ): aí eu toco rapidinho com volume mais alto, faço rapidamente alguns acordes e partes de solos, mas somente das 18 até umas 19:00hs. Depois disso eu acho sacanagem com os vizinhos...

JetDean
Veterano
# jun/11
· votar


derek_70
Mas se a pessoa não reclama não há problema. Se não a melhor opção seria os VST, daí é certeza que ninguém vai se incomodar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas que moram em Apartamento