Set p/ Apartamento ( Quase tudo pronto )

    Autor Mensagem
    El Cid_1043
    Veterano
    # nov/10


    Meu primeiro dia como membro do FCC \o/ Sempre tirava algumas dúvidas por aqui, porém sobre violão.

    Enfim... após 4 anos tocando violão clássico como auto-didata, decidi comprar uma guitarra. Na verdade sempre tive o desejo de ter uma, mas pelo velho ter me aconselhado a treinar o violão clássico antes de me aventurar na guita, aceitei o conselho e terminei permanecendo no clássico por um bom tempo - também não é minha intenção abandoná-lo. Mas fica a sensação de que falta uma guita na minha vida, sempre me pego tocando um som do Satriani, arriscando um riff do AC/DC, até Pantera se bobear.

    Pois bem, planejo tocar mais AC/DC, Black Sabbath, Joe Satriani, John Petrucci, Steve Vai, etc, mas também Pantera ( e algumas bandas heavy ), passando também por blues.

    Guitarra:
    Até R$ 3.000. Andei pesquisando por aqui e gostei muito do som da Fender Standard Strato HSS ( essa que é a mexicana ? ). O preço mais barato eu achei aqui . Mas também tem a Ibanez JEM Jr, Tagima E2 ... então bateu uma dúvida.

    Amplificador:
    Laney Cub8. Li bons comentários a respeito desse amp por aqui no fórum, vale a pena ( 8w é o suficiente pra tocar no ap ? ) ou existe algum mais recomendável com esse preço ou menor ? A idéia é: não planejo entrar em uma banda tão cedo nem quero ouvir um belo de um " Baixa essa p#@! desse som ! " do vizinho.

    Eu dei uma lida a respeito do Guitar Rig e não sei se preciso de um pedal/pedaleira por ora. Então o plano é: comprar um fone Koss Porta Pro ( Site ) e tocar no PC / amp .

    Alguma sugestão ? Devo mudar algo ? Esqueci de alguma coisa ?

    Desde já, agradeço.

    buddy guy
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    El Cid_1043

    Guitarra:
    Até R$ 3.000. Andei pesquisando por aqui e gostei muito do som da Fender Standard Strato HSS ( essa que é a mexicana ? ). O preço mais barato eu achei aqui . Mas também tem a Ibanez JEM Jr, Tagima E2 ... então bateu uma dúvida.




    Com 3 pila,se tiver paciência,dá pra catar fender americana heim !!!

    EDIT. Ampli Bom e barato,Condor GX 35. Ibanez JEM JR. (guitarra com com floyd rose) para iniciante não aconselho este tipo de guitarra não. Tagima E2 é boa guitarra,mas cara demais pelo custo benefício !!!

    Bomber Man
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Certeza no ml vc acha coisa boa com, 3 conto desde gibson, fender, ibanez, entre outras. Fuja da mexico se pode comprar uma americana.

    Tamehiro
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Fuja da JEM JR, recomendo a Strat HSS, se puder pega uma americana usada, mas acho difícil ser HSS, entããão... Testa um Jackson ou Ibanez prestige e a Tagima JA1. Também tem a possibilidade de uma guitarra de Luthier, mas aí é pra vida toda.
    Enfim, teste, ninguém melhor que o seu ouvido (e seu bolso, claro) pra dizer qual a melhor guitarra pra ti.

    El Cid_1043
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: El Cid_1043
    · votar


    buddy guy
    Bomber Man
    Tamehiro


    Valeu pelas dicas.
    Achei essa por 3.490 aqui. Eu levo, ainda mais o vendedor aceitando pelo MercadoPago, mas o amp de quase R$800 vai ter que cair pra uns R$600 pelo jeito.

    buddy guy
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    El Cid_1043

    Valeu pelas dicas.
    Achei essa por 3.490 aqui. Eu levo, ainda mais o vendedor aceitando pelo MercadoPago, mas o amp de quase R$800 vai ter que cair pra uns R$600 pelo jeito.




    Olha,outra dica: Recomendo antes de comprar fender,levar um coléga que conhece bem da marca,antes de comprar,ok? Abrax,boa sorte !!!!

    pscb
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    El Cid_1043

    Minha dica é também investir no amplificador. Ter uma Fender americana e um amplificador meia boca não resolve. Também moro em apartamento e tenho um Acedo 276 (valvulado de 6w, com falante de 12 polegadas). Mas de noite tenho que baixar bastante o volume.

    Bigtransa
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    El Cid_1043
    minha dica é acrescentar mais coisas nesse set pra apartamento aí...... No meu apartamento além de guitarra e amp tb tem geladeira, fogão, sofá, cama...... Se colocar só essas coisas q vc listou o ap vai ficar muito vazio e desconfortável.....

    Vagabond
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Vagabond
    · votar


    meu set imaginário só de equipamentos pra apê contará com uma isobox handmade, se seus vizinhos forem mto chatos...

    ogner
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bigtransa

    Geladeira, colchão, e um micro-ondas....Guitarras e amps...
    Na geladeira, cerveja, vodka, presunto, queijo e muitos congelados da Sadia. Pronto...Ahhhh, internet!!! E um comput lógico!!
    Pronto, só felicidade!!

    Spect
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Sobre o amp, o Cub 8 tem 5, e não 8w. E sim, é o suficiente. Até mesmo mais do que o suficiente. Se quiser fritar as válvulas, você vai até ter problemas com o volume alto demais, mesmo no de 5w. 10w é o Cub 10, que tem falante de 10 polegadas.

    El Cid_1043
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    A respeito do amp:
    A Condor GX só achei GX 10 e no ML.
    Outros:

    Roland Cube 15x ( site 1 e site 2 ).

    Laney LX 35 ( site ) ) e o Laney LX 20R ( site )

    Fender Frontman 15R ( site1 ; site 2 ) .

    Esses foram os mais recomendados por aqui também. O Acedo 276 infelizmente estouraria o meu orçamento, então tou procurando outras opções.

    Eu não sou de colocar o som bem alto, minha preocupação é mesmo com a qualidade. Pode até ser que eu me empolgue algumas vezes, mas não vou muito além disso.

    Spect
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    El Cid_1043

    Cara, esses que você mandou agora são todos transistorados. O Laney e o Acedo são valvulados.

    El Cid_1043
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Spect
    O Laney e o Acedo são valvulados.

    O Laney é o amp valvulado mais acessível pra mim, então ? Não consegui achar em outro lugar que não fosse na RexSom.

    Consegui achar o Porta Koss Pro novo por R$59.90 no ML ( site ), diferença de R$150 pro anterior.

    Tamehiro
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Cara fica só com o Guitar rig por enquanto. Depois, se achar necessário, compra um valvulado e troca os caps da guitarra.

    pscb
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Eu tenho alguns pedais e um amp valvulado do Acedo. Mas hoje já penso em algo digital pra gravações, já que microfonar é uma coisa complicada.

    Casais
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    El Cid_1043

    1 - Não tem nenhum luthier que possa fazer sua guitarra onde você mora? Seria bem melhor pegar uma guitarra feita com mais "capricho" e do jeito que você quer.

    2 - Amp para apartamento, cedo ou tarde você vai ter problemas, acho que você pode ficar com o Guitar Rig mesmo, e poderia acrescentar ao set uma pedaleira barata mas com usb pra você poder usar como interface e fazer suas gravações, ou pegar uma m-audio, ai fica a seu critério.

    3 -Pega o fone, Apartamento é complicado, e como já disse, cedo ou tarde alguém começa a encher o saco.

    Abç.

    El Cid_1043
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Casais
    Eu sou de Salvador.

    Geralmente os luthiers daqui costumam cobrar caro, daí não sei se cabe no orçamento. Eu também não saberia especificar que tipo de guita eu gostaria de ter, peça por peça, sou leigo no assunto. Se for possível e o custo-benefício for melhor do que a Fender American, dentro do orçamento, seria ótimo.

    Sobre o amp a idéia é tocar algo um pouco mais alto do que o violão e o som alto vai ficar pro fone mesmo. Seria uma boa e bem mais mais barato ficar sem o amp, só que eu quero tocar de vez em quando com o amp ( mesmo que fique em segundo plano, sendo usado 1 ou 2x/semana ), acho que cedo ou tarde vai bater a vontade de comprar um. Esse da RexSom é o mais barato + frete grátis, talvez seja melhor comprar agora.

    A pedaleira com USB me parece uma boa, vou procurar saber mais a respeito.

    Valeu ae.

    Casais
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    El Cid_1043

    Também sou de Salvador, Aqui só conheço o Jorge Marinho (fica no bairro 02 de julho), foi ele quem regulou a minha guitarra, achei o serviço muito bom. Quanto a construção de uma guitarra com ele não tenho nem noção de preço, mas dá uma pesquisada pelo nome dele aqui no fórum que ele tem cadastro aqui também e você pode pegar o contato dele. O bom da pedaleira com usb é que você poderá fazer suas gravações no pc sem problemas e terá resultados melhores com o fone nela do que com o amp, dizem que fone no amp não fica muito legal. De qualquer forma, pesquisa bem a guitarra antes de comprar, não se afoba pra não se arrepender, ou querer trocar logo... por isso a construção com luthier seria uma boa, porque você faz a guitarra do jeito que você quer.
    Abraço.

    pscb
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    El Cid_1043

    Para encomendar guitarra de luthier, não precisa ser da tua cidade. Mas se não tiver certeza de cada peça, é arriscado comprar. E, mesmo que tenha certeza hoje, talvez daqui a um tempo mude de idéia. Mas, nesse caso, torna-se impossível vender a guitarra por um bom preço. Eu não compro pensando em vender, mas é bom levantar essa hipótese.

    Leo-RJ
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    El Cid_1043

    Eu tenho esse Roland Cube 15. Para apartamentos não tem coisa melhor. O som é muito bom, claro e aceita os nuances de característica de cada instrumento. Não tenho problemas com chiados ou qualquer tipo de outro ruído anormal.

    Trata-se de um amplificador muito dinâmico e bom de usar. Suas emulações de outros amplis são também muito boas.

    Mas tenha em mente que é um amplificador de estudo, que não pode ser usado de outra forma, pois irá fugir de suas características.

    Abração!

    El Cid_1043
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Casais
    porque você faz a guitarra do jeito que você quer.

    Como o pcsb disse, pra mim parece que fica inviável comprar de luthier. Não tenho conhecimento algum sobre as peças, seria uma compra meio que às cegas. Fica difícil saber o que eu quero.

    Acho que vou comprar a pedaleira USB e deixar o amp de lado mesmo, valeu. A G1x Next é boa ?

    pscb
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: pscb
    · votar


    El Cid_1043

    Adquirir conhecimento sobre as peças para montar uma guitarra não é tão difícil. Vamos dizer que tu queira uma stratocaster:

    Tarraxas top com trava: Sperzel, Schaller e Gotoh (sendo essa última menos cara). Eu tenho uma guitarra com Sperzel e eu afino raramente. Realmente segura a afinação.

    Ponte: VS100 Wilkinson by Gotoh é bastante utilizada em instrumentos top. Se quiser floyd rose, as mais tradicionais são Gotoh, Schaller e original.

    Captadores: Aqui é mais difícil comprar no escuro. Uma idéia é comprar um set tradicional de 3 singles (tipo SSL-1 da Seymour Duncan) e, se precisar, trocar com o tempo, já que a captação não é a parte mais cara do instrumento. Nesse caso, sugeri uma captação padrão em stratos. Talvez tu queira mais ganho ou qualquer outra característica, mas aí é só acessar os sites da Seymour Duncan, da Dimarzio e conferir, ou ainda, da Lollar e da Lindy Fralin (essas duas são marcas mais caras e usadas em instrumentos de alto nível).

    Madeiras: Conversar com o luthier sobre tempo de secagem (quanto mais, melhor) e procurar peças inteiras para o corpo e para o braço.

    Corpo: Em strato, o comum é usar ash ou alder, sendo também comum freijó e cedro das brasileiras (sendo freijó mais próxima timbristicamente do ash e do alder).

    Braço: Maple ou marfim (se escolher madeira nacional). Strato costuma ter braço aparafusado. Braço colado é mais caro e não é comum em teles e stratos. Existem variações como flamed maple e birdseye maple, que encarecem.

    Escala: Rosewood (escura), maple (clara) ou marfim (clara nacional). Também há variações mais caras, como no braço.

    Tamanho da escala: 25,5" é padrão em strato. Eu faria com 22 trastes.

    Nut (pestana): Osso é um material tradicional. Já me sugeriram tusq. As Fender American Standard vêm com osso sintético. É bom evitar nut de plástico, que é comum em instrumentos de baixo custo .

    Marcação: Pode fazer em bolinhas de abalone ou madrepérola.

    Não tem muito mistério. Lado bom: é guitarra pra vida toda. Lado ruim: é guitarra pra vida toda. Ou seja, é comprar e casar com ela, pois ninguém compra guitarra de luthier usada por bom preço (ao contrário dos violões clássicos de luthier, que são unanimidade entre os violonistas, além de bandolins, violoncelos, contra-baixos acústicos etc., em que não há essa tara por marca, como acontece com Fender, Gibson, PRS na guitarra).

    Todos esses itens que eu citei são para uma strato padrão. Eu colocaria braço e escala em birdseye maple, que é mais cara e mais bonita. Faria em ash sem pintura, escudo e caps pretos. Mas esses detalhes cabe a ti pensar.

    Minha sugestão é conferir as madeiras e peças utilizadas por famosas guitarras de luthier:

    http://www.nzaganin.com.br/estoque/estoque.asp
    http://www.eliezerlaraguitars.com/guitars/guitars.html

    A desgraça é querer comprar metade das guitarras desses sites.

    Abraço

    El Cid_1043
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Vou pensar bem a respeito do assunto. Pelo que eu vi, parece ser bem melhor com luthier do naipe do Zaganin/Eliezer Lara.

    Quanto tempo leva pra um luthier fazer uma, em média ? Com a conf. que você passou, p. ex., dá pra conseguir por R$3k ?

    Casais
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Casais
    · votar


    El Cid_1043

    A G1x Next é boa ?

    Acho que seria mais indicado a G2.1u, RP355 da digitech, ou a ME25 que é a mais nova da família boss. todas têm usb, podem ser usadas como interface de áudio e são bem legais pra quem está começando com pedaleiras.

    Abç.

    Edit. Passa na Foxtrot pra pegar a pedaleira que acho o lugar mais barato de salvador.

    pscb
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: pscb
    · votar


    El Cid_1043

    Luthier varia de 4 a 6 meses, mais ou menos. Mas tem que conferir.

    Com o Eliezer Lara, existe uma versão "básica" de strato por R$3000,00, com corpo em madeira nacional. Fiz orçamento de uma guitarra com ele e era algo como 20% de entrada e saldo parcelado em 6x. Mas não posso garantir como é hoje.

    Sugiro mudar a ponte para uma Gotoh tremolo ou Wilkinson Gotoh VS100. E negociar escala em maple ou jacarandá. Os captadores são Aero, que eu não conheço. Pelo mesmo preço, acho que dá pra escolher Seymour Duncan.

    BÁSICA

    Corpo: Frejó, Cedro ou Marupá.
    Braço: Maple, Hard Ash, mogno ou zebrawood (aparafusado)
    Escala: Pau Ferro.
    Ponte: Wilkinson.
    Tarraxas: Gotoh.
    Captadores: Aero.
    Acabamento: natural semi fosco

    El Cid_1043
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    pscb

    4 a 6 meses de espera é uma tortura, mas vou entrar em contato com ele e ver quanto fica com essa conf. .
    Vou ver se eu consigo uma com o acabamento Sunburst. Muito obrigado pela dica/conf. .

    Casais

    Achei a G2 no ML. Valeu.

    El Cid_1043
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Depois de um tempo pensando no assunto, decidi deixar a guita de luthier como a próxima. Ia ser complicado aguardar a primeira guitarra durante 4-6 meses. Consegui uma Fender American Special Strato por R$3k. Vou aproveitar e treinar a técnica nessas férias.

    Set:
    Pedaleira G2.1 USB.
    Fone: Koss Porta Pro.
    Guitarra: Fender American Special Stratocaster.

    Agradeço a todos que ajudaram. Melhorei muito a qualidade do set.

    Valeu ae.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Set p/ Apartamento ( Quase tudo pronto )