o luthier está tentando me enganar ?

Autor Mensagem
Tsgk
Veterano
# mai/11 · Editado por: Tsgk


bem, eu tenho uma squier strato coreana e a quase 1 mes atrás eu levei em um luthier que eu não conhecia pelo fato de ter um preço bem mais atrativo do que o luthier que eu tava pensando em levar (di castellis).


dia 1:
há 1 mes atras, eu mandei ele faze uma revisão completa só pra ver o que tinha de errado e depois ele iria me passar o orçamento.

dia 3:
ele me passa o orçamento: iria sair 69 reais para fazer a retificação de traste e corrigir um problema na chave seletora no qual o captador da ponte não funcionava e ele disse que em 3 dias estaria pronta. ele afirmou que era apenas um problema na chave.

dia 5:
Passo lá 3 dias depois ele vem e me diz que no caso teria que trocar o jack e iria demorar um pouco pois ele iria comprar o jack e não sabia quando ia chegar. iria sair 79 reais ao total, ou seja, ia sai 10 reais para trocar o jack.

dias 7 até 14:
eu passava lá porque era caminho de volta para o colégio e ele chegava com a mesma desculpa: o jack ainda não chegou e por isso iria demorar um pouco mais.

dias 16:
passei lá novamente ele disse que ela já estava regulada só faltava trocar o jack,que não tem data para chegar. ele disse que quando ela estaria pronta ele me ligava.

dia 27 (hoje):
eu pensei, já que já está regulada e o eu nunca vi esse problema misterioso no jack, eu vou passar lá pq o cara ainda não me ligou e pegar a guitarra e se for o caso trocar o jack com outro luthier.
hoje ele veio com a desculpa de que o captador da ponte queimou, e sairia então 140 reais ao total, fazendo todos aqueles serviços + trocar o captador da ponte.

mandei ele não fazer o serviço, aí veio as minhas duvidas:
é possivel que o captador da ponte nao esteja funcionando mesmo que quando eu selecionava os captadores ponte + meio eu girava o tone do captador da ponte e havia diferença nos agudos ?

outro detalhe:
algumas informações dele não batem, por exemplo:
no dia 3 ele disse que era apenas um problema na chave seletora e não teria nem que trocar a mesma, mas ele não me explicou o que tinha ocorrido. ele não falou nada de problema no captador.
no dia 15 ele disse que a guitarra já estava toda regulada. só faltava trocar o jack. mas aí vem uma pergunta: como ele constatou o problema no captador apos ter regulado a guitarra ?
ele ainda quer troca o captador da ponte meu que é um tex mex (eu sei, não é dos melhores mas acho que não é genérico pelo menos) por um qualquer de 9k.

então, vocês acham que ele está tentando me enganar ?
uma coisa eu tenho certeza, eu não vou fazer o serviço com ele.

Marcosrcf
Veterano
# mai/11
· votar


Tsgk
levei em um luthier que eu não conhecia pelo fato de ter um preço bem mais atrativo do que o luthier que eu tava pensando em levar (di castellis).

Você trocou o "certo" pelo duvidoso.

iria sair 79 reais.
Só se for banhado a ouro egípcio.

Olha o preço desse Fender:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179593951-fender-usa-jack-entra da-original-american-mex-series-_JM


então, vocês acham que ele está tentando me enganar ?
No seu caso, eu me sentiria completamente enganado.
Mas não dá pra julgar o trabalho de ninguém pela internet, mas esse história do captador ficou MUITO mal contada.

Paul.Gilbert
Veterano
# mai/11
· votar


Tsgk

O Prazo está muito suspeito, para uma troca de Jack cara. É um serviço banal que leva 20 mim, com um cara pouco habilidoso.

Essa de trocar captador queimado... Cara, pra queimar um captador é preciso muito azar mesmo, eu particularmente só vi isso acontecer com um amp. valvulado que estava mal aterrado.

O Tex Mex não é dos meus preferidos, mas não é ruim, e certamente custa mais do que um genérico de 9k xing Ling.

Se isso tudo que vc falou procede mesmo, eu trocaria de luthier bem rápido, antes que vc tenha peças trocadas.

Marcosrcf
Veterano
# mai/11
· votar


Paul.Gilbert
antes que vc tenha peças trocadas.

Se já não teve...

Emogotic
Veterano
# mai/11
· votar


Tsgk

Vai lá e pega a guitarra.
Será que alguma peça já não foi trocada?!!!

LipeGuitarrero
Veterano
# mai/11
· votar


Tsgk

levei em um luthier que eu não conhecia pelo fato de ter um preço bem mais atrativo do que o luthier que eu tava pensando em levar (di castellis).

Você trocou o "certo" pelo duvidoso.


Esse é o problema do Brasileiro. Sempre quer uma alternativa mais "facil e cômoda" para resolver seus problemas.
Idéia de merda...

Bigtransa
Veterano
# mai/11
· votar


Tsgk
É possível que o captador já tivesse quebrado e ele só tenha percebido depois.... mas pelos problemas que vc relatou o cara é safado ou na melhor das hipóteses extremamente incompetente....a demora não se justifica, o preço do jack está absurdo e o do captador mais ainda.... um captador igual ao original da squier não tem valor de mercado nenhum.... se o cara é luthier ele tem dúzias desses captadores encostados.... vc compra um novo bem superior a esse por 50 reais (se importar compra por 20).... cobrar pela instalaçao é absurdo se vc já esta pagando por serviços na parte elétrica..... sai fora desse cara aí q é furada.....

marcoguitar
Veterano
# mai/11
· votar


Cara tem luthiers bem preparados e instruídos que fazem o trabalho bem feito e tem caras que se dizem luthier mas na verdade fazem serviço porco e sem muita base de conhecimento, aconselho resgatar imediatamente sua guitarra e levar a alguém de confiança antes que coisa pior aconteça!



Esse jack ta caro de mais mesmo, e é uma coisa que em qualquer loja de instrumentos você encontra, não vejo tanta necessidade de encomenda!

Leve em alguém realmente capacitado antes que esse seu " barato saia mais caro ainda"!

abraço!

Paul.Gilbert
Veterano
# mai/11
· votar


LipeGuitarrero

Isso é capitalismo, não tem nada de errado ir em quem pratica preços mais baixos. Ou você compra tudo sem pesquisar?

Os problemas dos brasileiros são outros,

Primeiro, o cara achar que por praticar preço mais baixo, ele pode não ter qualidade,
Segundo,
Idéia de merda...
a falta de ética e educação para se dirigir ao próximo.

Bigtransa
Veterano
# mai/11
· votar


Tsgk
Respondendo a pergunta:
vocês acham que ele está tentando me enganar ?

Pelas informações que vc passou eu acho que sim...

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar


tex mex fala = texas special,só acabamento e etiqueta.ele é um captador muito quente,ótimo pra blues rock.

Tsgk
Veterano
# mai/11
· votar


Marcosrcf
acho que vocês não entenderam, não seria 79 reais para trocar o jack, seria 79 reais para ele fazer a tudo aquilo + trocar o jack, ou seja, sairia por 10 reais a troca do jack.
o mesmo vale a para o captador, apenas o serviço do captador sairia 60 reais.

Paul.Gilbert
já devia ter pego hoje a guitarra.

-

outro detalhe é que eu não tive muita confiança porque no caso não se falava diretamente com o luthier, era com um "empregado".

eu tentei economizar porque o di castellis é muito caro (só a regulagem no di castellis ia sair 150 sem as cordas HUEAHEAUEAHU) , mas pelo jeito minha tentativa de economizar pode sair mais caro.

Marcosrcf
Veterano
# mai/11
· votar


Tsgk
Ahhhhh tá.

Mas a demora foi estranha.

Pra mim um luthier é comparado a um médico, você pode não ter dinheiro pra pagar um plano de saúde animal e num problema ficar internado no Sírio-Libanês, mas também não vai querer ser internado em qualquer açougue por aí.

Mesmo a guitarra sendo de baixo custo, acho que vale a pena um BOM luthier, ele pode transformar sua guitarra. (Mas não vai fazer milagre, claro)

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar


um tex mex da ponte valhe uns 100 contos novo.
o cara pode ter crescido o olho nele achando que voce nem sabia
que era.ele ficava com o seu fender ,colocava um xing ling e te vendia ainda..foda ein

Bigtransa
Veterano
# mai/11
· votar


Tsgk
então entendi errado mesmo.... o preço está justo e as informações não são suficientes pra dizer se o cara é desonesto ou não........

LipeGuitarrero
Veterano
# mai/11
· votar


Paul.Gilbert

Eu não vou nem discutir.
Luthier é igual médico cara.
Você vai no zé da esquina pra fazer uma operação?
Claro que não, se a pessoa puder vai no médico bom, do convênio.
É a mesma coisa.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


Tsgk
eu tentei economizar porque o di castellis é muito caro (só a regulagem no di castellis ia sair 150 sem as cordas HUEAHEAUEAHU) , mas pelo jeito minha tentativa de economizar pode sair mais caro.
Poisé meu amiguinho!
Na próxima lembre-se desse pensamento:
"Nem tudo que é caro é bom, mas tudo que é bom é caro!"

Marcosrcf
Ta certo. Luthier é o médico da guitarra.
xD

Tsgk
Veterano
# mai/11
· votar


Bigtransa
no caso eu não me expressei direito.

retificação + regulagem+ cordas d'addario 0.10 = 69
retificação + regulagem+ cordas d'addario 0.10+ jack=79
retificação + regulagem+ cordas d'addario 0.10+ jack+ captador da ponte+ parte eletrica= 140

ao meu ver o preço é até que justo. mas é inaceitavel o tempo de demora. 2ºfeira eu vou pegar a guitarra. hoje ele só trabalha até meio dia.

Paul.Gilbert
Veterano
# mai/11
· votar


LipeGuitarrero

Isso não existe, preço baixo não significa qualidade baixa. O Bertola está aí para provar, ele tem preços competitivos em relação a Luthiers Famosos... O Cara é ruim por acaso?

O problema é falta de discernimento na escolha do profissional. O rapaz poderia ter perguntado sobre a reputação do cara, e tudo o mais. Isto eu concordo que faltou, mas o cara não merece se ferrar por não ter querido pagar os absurdos que os Luthiers estrelas cobram.

Tsgk
Veterano
# mai/11
· votar


é que no caso eu tava pensando que de urgente era só fazer uma retificação dos trastes, e é um serviço simples para qualquer luthier, então pensei que não seria necessária pagar 170 reais pro di castellis fazer algo basico. aí essa proposta de 100 reais a menos tinha me chamado a atenção.

Paul.Gilbert
Veterano
# mai/11 · Editado por: Paul.Gilbert
· votar


Tsgk

Cara, desculpe. Esses preços não são justos. São prostituídos. Estão muito defasados. Aí realmente não tem como esperar um serviço de primeira.

retificação + regulagem+ cordas d'addario 0.10+ jack+ captador da ponte+ parte eletrica= 140

Só a retífica de trastes custa isso. Fuja desse cara. Fazer retífica não tem nada de simples, tem que ter muita habilidade, e te custa muitas horas de trabalho!

Veja bem, vou te dar idéia do custo de um serviço aceitável:

Cordas: 13.00
Captador Stock malagoli: 40.00
Jack Boa qualidade: 10.00
Soldas, fios e entretantos: 8.00
Retífica(polimento, solda, raspagem): 20.00
Total: 91.00...

Cadê o lucro desse cara? Ele deve estar usando materiais de última qualidade. Só as 3 horas que ele vai gastar fazendo estes serviços, já poriam mais 100 reais nessa conta, Sai Fora disso.

monstrona
Veterano
# mai/11
· votar


cara..acredite.. é melhor vc aprender luthieiria do que procurar mão-de-obra barata de luthiers, principalmente quando vc não conheçe direito o serviço dele

se vc quiser continuar visitando oficinas de luthieiri para ajeitar e restaurar instrumentos,recomendo previamente vc primeiro conheçer o trabalho do tal luthier vai fazer o serviçinho, como a maioria dos colegas guitarristas aqui no FCC possivelmente possam falar


Abraços
(:

gom
Veterano
# mai/11
· votar


cadê o bertola!?

Joel_ESP
Veterano
# mai/11
· votar


Tsgk
Se isso tudo que vc falou procede mesmo, eu trocaria de luthier bem rápido, antes que vc tenha peças trocadas.
Ou antes que ele diga que tem que comprar uma guitarra nova...

fconde77
Veterano
# mai/11
· votar


Não sou luthier, mas entendo que um cara que trabalha com isso deveria ter essas peças guardadas(chave de 5 e 3 posições, jack P10, potenciometros, capacitores etc) e a mesma coisa que ir ao borracheiro e não ter material pra trabalhar.. sem falar que em tudo que é lugar, em qualquer lojinha xexelenta vende jack P10 a menos de R$ 10,00.

Manubio
Veterano
# mai/11
· votar


Paul.Gilbert
retificação + regulagem+ cordas d'addario 0.10+ jack+ captador da ponte+ parte eletrica= 140

Só a retífica de trastes custa isso.


Besteira isto ai.

E digo com conhecimento de causa, finalmente achei um bom luthier com preços bons, ali perto do Metro Santana, para quem for de SP, o cara me cobrou 120 para fazer uma regulagem geral na minha guitarra, retífica de trastes e uma manutenção na parte elétrica (captador da ponte tava sem ganho), e vou te dizer que nunca vi uma guitarra tão bem regulada, ação baixinha, som gostoso, agora minha Epi Zakk Wylde está como sempre quis uma LP.

Abs

Guitar_Gafanhoto
Veterano
# mai/11
· votar


Uma vez o luthier amigo do meu pai fez a regulagem, retificação dos trastes, blindagem e cobrou... absolutamente nada, ainda por cima colocou cordas D'addario e recusou a receber dinheiro do meu pai. Que cara gente fina, um dos melhores dias da vida da minha guitarra. =)

Paul.Gilbert
Veterano
# mai/11
· votar


Manubio

Ele também te deu um encordoamento e um captador?

LipeGuitarrero
Veterano
# mai/11
· votar


Paul.Gilbert

Cara na boa, se eu não conheço o luthier e não tenho nenhuma recomendação dele, nunca jamais em jeito algum, vou levar meu instrumento pra ele.

Aqui em sorocaba é padrão, regulagem vai de 150 a 200, sem chorar nem nada, é esse preço e acabou, porém o luthier é foda, o cara domina, e você tem certeza que o serviço vai ficar do seu jeito.

De que adianta eu não pagar os 150/200 que o cara pedir e levar num meia boca e pagar 70 reais e ele só zuar a guita, ou não fazer nada nela, e eu ter que voltar no caro pra ele concertar o serviço do outro?

Prefiro pagar caro porém só uma vez, do que pagar barato duas vezes e ter que voltar no caro porque o barato ficou uma merda.

Buddy_guitar
Veterano
# mai/11
· votar


Tsgk
Por um acaso esse luthier seria o coruja? Se for acho melhor levar em outro lugar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a o luthier está tentando me enganar ?