Pensando seriamente em largar a guitarra

Autor Mensagem
2Humbucker
Veterano
# mai/11


Boa noite galera,

Hoje enquanto praticava (tentava) sozinho me senti realmente muito desânimado e descontente com as minhas habilidades, começei a pensar sobre todas as jams que participei e todo o tempo que toco e cheguei a conclusão que eu sou realmente muito ruim.

Começei a tocar violão em meados de 2006, fiz só 2 meses de aula, em 2008 comprei minha guitarra e só agora em 2011 começei a fazer aulas de guitarra, sinto que estou realmente muito aquem do que qq um que tocasse a todo esse tempo deveria estar.

Por isso tudo eu estive pensando que tocar guitarra talvez não seja mesmo a minha praia, e que quem sabe seria melhor encostar a guitarra no pedestal e partir pra outro hobby.

Alguém já passou por isso ou tem algum conselho pra me dar?

Abraços!

TubeDrive
Veterano
# mai/11
· votar


Trágico!

joaormrt
Veterano
# mai/11
· votar


2Humbucker
Sim.

Meu conselho, arrume uma banda!

Se ainda não se sentir satisfeito, larga mesmo, afinal, ao meu ver, música é diversão, se isso não te divertir mais, parte pra outra.

jonas.hetfield
Veterano
# mai/11
· votar


2Humbucker
Como você disse, é apenas um hobby seu, não precisa ficar quebrando a cabeça, esqueça isso, e continue tocando como passatempo!

Seria preocupante se fosse sua profissão...

No mais, pesquise no fórum, há muitos relatos do tipo..

abraço e boa sorte

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/11
· votar


2Humbucker

Eu já passei e passo por isso, mas por motivos diferentes.

O motivo pelo qual você quer desistir é passageiro, é só você insistir que em breve você irá tocar num nível que você mesmo considere aceitável, pode ter certeza.

2Humbucker
Veterano
# mai/11
· votar


joaormrt
Já tenho uma =/

juninhufsa
Veterano
# mai/11
· votar


cara sei como é isso , não saia das aulas e vc vai sempre ta evoluindo e sempre ganhando , estudar só é osso , eu tinha parado um tempo, eu sou iniciante tbm ai parei um tempo pq desanimei em estudar sozinho e agora voltei para a aula e to vendo melhoras e mesmo que você ache que ta ruim pratique e pratique , sempre você vai ta evoluindo com um professor , se você não querer mais o professor ai vc vai encostando a guitarra aos poucos /fato
espero ter ajudado

salton
Veterano
# mai/11
· votar


2Humbucker
Pois é, eu toco há 2 anos sem fazer aulas, tenho uma palhetada alternada bem deficiente, mas tocar guitarra é um negócio bem divertido, acho que se eu largasse, cedo ou tarde ia bater "aquela" saudade, hehe... Tenta aprender músicas novas, sejam elas do seu gosto ou não, nem que seja as bases... siga em frente!

Jube
Veterano
# mai/11
· votar


Se você gosta mesmo de musica, você pode até encosta sua guitarra, mas já já vai querer estar tocando nela denovo.

makumbator
Moderador
# mai/11
· votar


2Humbucker

Claro que se a diversão não retornar mais, aí seria o caso de parar, afinal, não devia ser uma obrigação.

Mas observe o seu relato. Vc começou a tocar há muito tempo, mas mesmo assim, me parece que estudou pouco(digo isso pelo tempo de aulas). E começar a tocar um instrumento e realmente o estudar, são coisas diferentes.

De Ros
Veterano
# mai/11 · Editado por: De Ros
· votar


2Humbucker

Se você encarar música/guitarra como uma disputa de técnica, das duas uma, ou tu vai desistir e ficar frustrado, ou tu vai se trancar no quarto e estudar até tocar rapidíssimo. Os dois caminhos são tristes...

Mas, se tu encarar como um aprendizado, como diversão, como uma forma de expressão, como um caminho sem fim mas muito prazeroso, aí é só alegria!!


---------------------------------------------------------------------- -



Cuida só o comentário que acabaram de fazer nesse meu video:

http://www.youtube.com/watch?v=E67_EZAdAec

O cara escreveu o seguinte:

"r u kiddin me?is this guy a guitar instructor?no way"
kar98ksniper

Tradução: "Você tá brincando? Esse cara é professor de guitarra? Não acredito"

Sabe o que é o pior? O cara toca super bem!!

Então, o que eu quero te dizer é o seguinte - Sempre vai ter alguém, por algum motivo que nunca saberemos, tentando te colocar pra baixo!

Se tu der ouvidos a eles, tu nunca vai realizar os teus sonhos.

Quer descobrir quem são eles? É só observar! Tem pessoas que quase nunca elogiam ou ajudam alguém, mas são bem rápidos ao apontar erros.

Escolha a quem dar ouvidos e, principalmente, ouve a ti mesmo, o que tu quer de verdade!

Desistir de tocar porque "os outros", com o mesmo tempo de prática, estão mais avançados, é bobagem!
Esses outros, "os melhores", daqui a pouco podem desistir de tocar. E se tu perseverar, vai colher os resultados!

E tu não sabe se, de uma hora para outra, te cai uma ficha e tu atinge o nível desejado!

Bom, já escrevi demais, então, resumo da ópera - Escolhe o teu caminho, não deixa "os outros" mandarem na tua vida!

Abração e bons estudos!!

lucasbarzotto
Veterano
# mai/11
· votar


é isso ai ashuashuhusas

Bigtransa
Veterano
# mai/11
· votar


Eu já larguei várias vezes.... Quem tem essa parada da música na cabeça nunca consegue parar de vez.... Depois de um tempo vc tá tocando de novo....

makumbator
Moderador
# mai/11
· votar


De Ros

acompanho o relator!

Drinho
Veterano
# mai/11
· votar


Mas, se tu encarar como um aprendizado, como diversão, como uma forma de expressão, como um caminho sem fim mas muito prazeroso, aí é só alegria!!

Então, o que eu quero te dizer é o seguinte - Sempre vai ter alguém, por algum motivo que nunca saberemos, tentando te colocar pra baixo!
Se tu der ouvidos a eles, tu nunca vai realizar os teus sonhos.

Quer descobrir quem são eles? É só observar! Tem pessoas que quase nunca elogiam ou ajudam alguém, mas são bem rápidos ao apontar erros.

Escolha a quem dar ouvidos e, principalmente, ouve a ti mesmo, o que tu quer de verdade!


Desistir de tocar porque "os outros", com o mesmo tempo de prática, estão mais avançados, é bobagem!
Esses outros, "os melhores", daqui a pouco podem desistir de tocar. E se tu perseverar, vai colher os resultados!



De Ros
Ae brother não quero puxar o saco mas farei de suas palavras as minhas sem mudar meia vírgula.

Abraço

Stalingrado
Veterano
# mai/11 · Editado por: Stalingrado
· votar


De Ros
Drinho
Ae brother não quero puxar o saco mas farei de suas palavras as minhas sem mudar meia vírgula.

Abraço


[2]

2Humbucker
Cara, eu toco guitarra porque amo tocar. Penso muito em um dia ser um guitarrista profissional, mas, mesmo sabendo das dificuldades pra chegar lá, eu nunca vou pensar em abandonar a guitarra, porque é algo que eu amo fazer, e que também me diverte muito.
Você tem que tocar porque gosta, e não porque quer impressionar alguém. Esse pensamento não vai te levar a lugar nenhum. :)
Se está insatisfeito com sua técnica, então vai estudar, tocar mais. Desistir é para fracos. asusahusahuas

Paulo Heineken
Veterano
# mai/11
· votar


Caramba, eu já tentei desistir por varias vezes, por não conseguir fazer nada que preste..mas eu sou chato pra kct, kkkkkkkk

O lance é o seguinte;
é desencanar mesmo, e fazer o que gosta, e dar o seu melhor possivel,
as coisas vem com o tempo.

é difícil!?é, graças a deus!

se fosse fácil, iria ser um saco.

Esses desanimos são normais e superados com o tempo!

abração, e num larga não!




De Ros
Tuas palavras irão servir pra meio mundo de gente ;)

Guitar Boy2
Veterano
# mai/11
· votar


Cara, como a galera aí de cima falou: não desiste não, a menos que pra você isso esteja virando mais um stress do que um relax...

Só um relato pessoal:

EU toco há uns 7 anos, acredite: 7 anos, se for considerar o primeiro acorde que eu dei na guitarra, mas nos primeiros 4 anos, eu não fiz NADA pra evoluir, tirava uns pop rock/punk...coisas realmente fáceis como um nirvana da vida(não que eu não goste, mas não exige muita técnica) e ficava nisso. Tipo, sempre ouvi coisas bem mais "elaboradas" dentro do rock, mas ficava sempre nisso na hora de tocar só o relamente básico... Mas com um detalhe: música pra mim cara, te digo uma coisa: não vivo sem música.
É verdade que eu comecei a me dedicar realmente na guitarra há uns 3 anos e meio, por aí, e nesse meio, eu ralei 2 anos pra passar em no meu vestibular pra medicina, ou seja, 2 anos pegando bem menos na guita do que eu gostaria....
No final das contas é o seguinte, toco faz vários anos( como eu ja disse uns 7 anos quase 8 eu acho, se considear o primeiro acorde), mas as vezes chega um boy aqui com 15 anos na cara, tocando faz 1 ano, e toca mais que eu: fazer o que? ele se dedicou mais que eu, que NÃO me preocupei em ter aulas nem pesquisar na internet, só tirar músicas de ouvido.

Então chegou 2011 e eu nunca me dediquei tanto a guita quanto hoje em dia, depois de 7 anos so tirando musicas de ouvido, sem "saber uma escala maior", eu arranjei um professor e estou evoluindo muito.

Resumindo: Eu não toco bem em relação a muita gente daqui do FCC, mas eu toco pra ME satisfazer, e isso funciona perfeitamente.. pra mim, é o Hobbie perfeito! É difícil eu passar um dia sem pegar na guitarra... :D

Então é isso cara, não se desestimule não, pois música é um Hobbie e tanto, exige treinamento é verdade, mas dá bons frutos, e isso serve pra qualquer coisa... Se voce for jogar futebol, por exemplo, vai ter que treinar condicionamento fisico, chute a gol e por aí vai..todas as atividades necessitam de um esforço, pois se sacrifício fosse fácil, se chamava sacrifácil.. hehehe


Desculpa pelo texto logo cara, me inspirei aqui, mas espero ter ajudado!

Abraço!

Alan_Domingues
Veterano
# mai/11
· votar


Bicho, já pensei isto mais de uma vez e não o fiz.
Outra, guitarra já foi meu ganha pão, e foi muito legal.
Fiquei literalmente 1 ano sem encostar na guitarra e foi o pior ano de minha vida. Estresses, brigas, depressão, remédios.

Estou tentando a mais de 10 anos meu espaço. Ainda não consegui, e só vou sossegar até ter este espaço. E o principal, EU acredito em mim mesmo.

Pense assim que você vai longe.

Abraços

Maximun-EGS 216
Veterano
# mai/11
· votar


2Humbucker
Meu conselho, é muito motivador, portanto, não o leve a sério!

Conselho: Largue logo a Guitarra, pois já existem muitos, um a menos, não fará falta D:
Toque Baixo!!!!!!!!

Marcosrcf
Veterano
# mai/11
· votar


Quando eu to desanimado eu compro alguma coisa! Me animo rapidinho pra pegar a guitarra!
huahuahuahuhuaua

Maximun-EGS 216
Veterano
# mai/11 · Editado por: Maximun-EGS 216
· votar


Agora falando sério, já passei por isso, varias vezes, quer uma dica? Sempre da certo comigo, fico Um tempo sem tocar (1semana mais ou menos) e depois pego na guita de novo, me sinto OTIMO!!
Experimente!

Pepe Le P
Veterano
# mai/11 · Editado por: Pepe Le P
· votar


2Humbucker
Cara, eu toco a dez anos, nunca me dediquei a aprender tanto quanto eu gostaria, e certamente ainda pretendo evoluir muito ainda!

Eu posso te dizer que o tempo que você iniciou a tocar pode não ser uma referência boa para medir seu aprendizado. Eu provavelmente evolui mais nesse último ano dos que nos 9 que o antecederam. Eu tocava a uns 5 ou 6 anos e sofria para tocar uma música completa (mesmo as mais simples), achava que nunca ia conseguir afinar um bend e que plahetada alternada nãoera pra mim. Hoje ainda não domino nenhum destes aspectos, mas reconheço que evolui muito, no ritmo que meus estudos e dedicação permitiram.

Demorei muitos anos pra me convencer de que o lance é não botar o carro na fente dos bois. Aqueles velhos chavões: "pra tocar rápido você tem que aprender a tocar devagar" etc. e tal são totalmente válidos. Invista na qualidade do seu tempo de estudo, seja ele 20 minutos ou 6 horas diárias. Estude concentrado naquilo que você está fazendo, tente identificar os pontos que precisam ser melhorados, seja crítico consigo mesmo, mas saiba reconhecer os avanços (que muitas vezes ocorrem de forma lenta). Não estude almejando chegar na velocidade do Paul Gilbert ou na pegada do David Gilmour, estude focado em melhorar o que você está treinando, nem que seja só um pouquinho.

Algumas coisas que tem funcionado para mim:
- Seja crítico com o som que você tira. Não adianta tirar "aquela música do iron maiden" totalmente meia boca. Começe com coisas simples, ou toque a música numa velocidade confortável para você. Eu por exempo as vezes estudo Malmesteen e mesmo que vários trechos eu não consiga tocar na velocidade "normal" aquilo me ajuda bastante, tento tirar um som limpo, mesmo que isso signifique tocar mais lento.
- Se travar tentado treinar alguma coisa, pare, toque outra coisa (ou largue a guitarra) e depois volte.
- Não é só treinando solos o dia inteiro que você vai virar o Eric Jhonson. Treine bases, partes ritmicas, arpeje acordes, saiba acompanhar bem uma banda, não fique na neura de que a guitarra tem que estar em primeiro plano sempre, use o silêncio a favor da musicalidade. Diversifique o que você tenta tirar, mesmo que dentro de poucos estilos musicais. Privilegie o senso melódico em detrimento de 15 notas por segundo.
- Tente tirar músicas completas. Começe com músicas simples (ou versões simplificadas) e tente toca-las o mais próximo do original possível (em termos de treino), nem que isso signifique começar a um terço da velocidade normal.
- Se for improvisar não fique apenas passeando por uma escala, escute a harmonia da música e tente fazer seu solo fluir com ela, mesmo que sejam poucas notas. Com o tempo você pode ir desenvolvendo esse senso melódico.
- É essencial desenvolver um ouvido musical, que te permite perceber com mais clareza afinação, ritmo, e outros aspectos importantes. Isso vem com o tempo e com prática. Se você participa de uma jam e a galera te malha dizendo que está fora do tom ou do ritmo, não vaja isso como um chingamento, mas tente identificar esses pontos na música...escute com atenção... sinta a pulsação da música.

No mais é como já foi dito, não fique se pressionando para ser "o melhor", admita suas limitações e busque sempre o aperfeiçoamento, superando-as aos poucos. Sempre vai ter gente te criticando, escute as críticas construtivas e ignore quem só quer te esculachar. Do mesmo modo outras pessoas vão reconhecer seu esforço e dedicação através de elogios.

Conforme você vai treinando aqueles limites que antes pareciam impossíveis de serem alcançados vão sendo transpostos e novos limites aparecerão, encare como um desafio! E acima de tudo toque com gosto, acredite na sua capacidade!

Bat Barakah
Veterano
# mai/11
· votar


acho q se não todos, a maioria já passou por isso
se vc amar a música d verdade, vc se anima d novo..
mas aconselho a não parar.. não desistir.. é perca de tempo :)

Fireyeah
Veterano
# mai/11
· votar


2Humbucker
Se serve de consolo, você toca melhor do que eu(vide as jams que eu participei).
Se você não sente mais vontade, dê um tempo. Eu vendi minha guitarra agora e comecei a fazer aulas de violão clássico, e estou gostando bastante, e só vendi ela porque não tava sentindo o tesão(ui!) de tocar. Tente tocar outras vertentes da música, pode te ajudar a voltar a ter o prazer de tocar(Ex:Se você toca rock, tente estudar jazz; Se toca heavy metal tente um blues).

Drive30
Veterano
# mai/11
· votar


2Humbucker

começei a pensar sobre todas as jams que participei e todo o tempo que toco e cheguei a conclusão que eu sou realmente muito ruim.

Já sei, você está se comparando a nego aqui que toca há 5, 10, 15 , 20 anos?

ai nao dá né?

Não fique com essas comparações,

1) cada um tem o seu tempo, se for assim era para eu me sentir um merda, eu toco há uns 17 anos (ok, fiquei uns anos parado) , mas acho que ainda estou longe do nivel de alguns profissionais que vejo por ai.

2) Lembre-se que isso aqui é um forum , qualquer um escreve o que quer , portanto, tem muita mentira tambem, não acredite em todos, teve uma vez um carinha aqui postando um video tocando malmsteen e disse que tocava a 9 meses. Não vai cair nessa né?

3) A guitarra tem que ser paixão, você tem que amar o instrumento e não virar um hobby para te desmotivar, se isso tiver acontecendo , pense mesmo se é isso que você quer.

4) Se é isso que você quer, lembre-se que não é fácil. Eu mesmo la atrás nos meus primeiros meses de violão quase desisti, não conseguia fazer pestana nem a pau, o que eu fazia, treinava que nem um louco, meus dedos quase que sangravam, eu não fazia isso para provar nada a ninguem mas pelo simples fato de que eu amo o instrumento tanto violão como a guitarra, na época, muleke eu pensei em fazer outras coisas, mas não gostava de nada, a única coisa que me deixava 'livre' era tocar, era o que eu mais gostava.

Abraços e boa sorte, você está no inicio apenas de uma longa caminhada.

renatocaster
Moderador
# mai/11
· votar


2Humbucker

Cara, motivos para desanimar a tocar não faltam. Isso acontece com qualquer um. A questão que vc tem que avaliar é se vc gosta do instrumento, mesmo que seja só por hobby ou por diversão.

Claro que para alcançar um nível que vc julgue satisfatório, exige dedicação. Mas pra isso acontecer vc tem que gostar, cara, nem que seja um pouco.

De maneira forçada, vc não vai conseguir progredir em nada daquilo que for tentar fazer.

Talvez vc esteja se sentido frustrado porque não consegue evoluir. Mas pelo o que vc falou, que estudou pouco tempo, provavelmente é este o problema.

Abs

2Humbucker
Veterano
# mai/11
· votar


Realmente não achei que tanta gente fosse postar aqui, ainda mais para me apoiar. Obrigado a todos

makumbator
Realmente estudei muito pouco tempo, fiz 2 meses de violão no final de 2006, e só aprendi o básico naquela época.

Agora em 2011 comecei a fazer aulas de guitarra, comecei em janeiro. Mesmo tendo largado meu estágio já havia deixado o curso pago até o fim do ano.

De Ros
Pessoalmente eu nunca encarei a música/tocar guitarra como uma disputa de técnica, na verdade eu estou mais frustado comigo mesmo por saber que eu poderia ser um guitarrista bem melhor se tivesse me dedicado mais nesses anos.

Aconteceu uma situação no último ensaio da minha banda e isso me deixou pensando sobre a minha capacidade como guitarrista. O baixista da banda tem 16 anos, trouxe de casa um violão e começou a tocar, tocava Bach, mpb, e muitas outras coisas, composições realmente complicadas, e ele realmente entende bastante de teoria, enfim. Ai eu pensei: "Puxa esse cara tem 16, toca a 3 anos e toca muito mais violão que eu, e ele toca Baixo!", isso me fez refletir sobre tudo que eu aprendi e em quanto eu evolui nesses anos e cheguei a conclusão que estou muito aquem do que poderia.

Guitar Boy2
Foi algo parecido com o que vc citou que me fez pensar se não estaria no caminho errado, no hobbie errado.

Maximun-EGS 216
Acho que vou seguir teu conselho, talvez dar um tempo de uma ou duas semanas seja o suficiente pra criar novo ânimo.

Pepe Le P
Obrigado pelas dicas, tentarei segui-las.

Mais uma vez obrigado a todos pelo incentivo, saber que pessoas que nem mesmo me conhecem pessoalmente acham que eu não devo desistir não me faz um guitarrista melhor, mas já me motiva de algum modo a continuar. Mas acho que vou dar um tempo longe da guitarra, talvez uma ou duas semanas sejam o suficiente pra tirar essa neura da cabeça. E como disse De Ros quem sabe numa hora eu acabo acertando e quando for ver já estou tocando bem. :)

Obrigado todos vocês

2Humbucker
Veterano
# mai/11
· votar


Drive30
A guitarra é minha paixão, mas tem horas que essa paixão toda machuca, hehe. O que acontece é não conseguir tocar músicas das bandas que mais gosto.

renatocaster
Acho que meu maior erro foi não ter me dedicado mais no primeiro ano que comecei a tocar violão.

Tivertimailaif
Veterano
# mai/11
· votar


Quando eu desanimo e vejo que nunca irei tocar tão fodasticamente eu penso o seguinte: ahh, se eu não trabalhasse, não estudasse, não durmisse só 5 horas por dia, eu tmb estaria tocando super bem ^^ e assim vou levando, paro e volto, paro e volto, mas desistir? Nunca, é mais forte que eu, é algo que eu irei levar pra toda vida, mesmo sendo extremamente ruim ^^

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pensando seriamente em largar a guitarra