Desconstruindo um Mito!

Autor Mensagem
Sir.Paulo
Veterano
# mai/11


Bom galera resolvi criar esse tópico justamente pelo Mito criado em torno das tão famosas SX SST e também nas GG, sim justamente aquelas que são logo de cara indicadas para molecada que esta iniciando seus estudos na guitarra.

Esse tópico para quem realmente acha que tem uma guitarra chinesa e barata feita de Alder ou de Mogno de verdade.

No caso, falarei sobre guitarras da SX (""Shelter"""), tão "veneradas" pela molecada aqui do forum.

Tem gente que realmente acha que uma strato de 400-500 reais realmente é feita de Alder, e que uma Les Paul de 1000 reais realmente é de mogno puro.

Aviso a seguir imagens fortes!

Primeiro, a SX SST - Vintage, de "alder":


Foto 01

Foto 02

Foto 03

Reparem que são várias peças diferentes e coladas e muito feias por sinal são diferentes na cor e em tudo!

Isso não é Alder, mas de jeito nenhum!

Essa é o cúmulo do absurdo, são imagens "fortes":

Agora, uma SX Les Paul GG1, de "mogno".

Foto 01

Foto 02

Foto 03

Foto 04

Foto 05

Foto 06

Foto 07


É um absurdo!
Isso é o cúmulo da propaganda enganosa, afinal eles descrevem a guitarra como Mogno não?

Essa já é conhecida do pessoal aqui do fórum, mas acho legal anexar neste post também!

Tagima 735 Special

Quem apresenta essa "denuncia" é meu amigo Paulo May que é um grande entusiasta da guitarra:

Até pouco tempo atrás antes da denúncia feita por May a Tagima comercializava as guitarras 735 serie Special como sendo Alder, mas quando na verdade não era então ele decidiu esclarecer isso de uma vez e lixou a guitarra tidinha, vejam as fotos:


Foto 01

Foto 02

Foto 03

Observe na última foto nitidamente a placa e a madeira por baixo.
A placa de Alder era tão fina que dez passadas de lixa 100 e ela ia embora.

Para quem não conhece a textura do Alder, é só procurar na internet por fotos dessa madeira. Existe uma variação (que nem é usada em guitarras) até um pouco mais escura. Mas jamais esse "malhado" aí.
Bom o May não deixou isso quieto e contestou na justiça seus direitos, pois foi enganado!

Para quem quiser ver as postagens originais estão aqui:

Blog pt01
Blog pt 02

Fender México

Nos últimos tempos têm sido apresentadas várias fotos do processo de fabricação das fenders México em fóruns americanos e as que mais chamaram a atenção foram essas:

Foto 01

Foto 02

Foto 03

Foto 04

As imagens falam por si só!

Creditos:

Comunidade Fender e Tagima no Orkut
Blog do Paulo May
Flavio Marcel
Aldo da comunidade Fender

Sir.Paulo
Veterano
# mai/11 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Bom galera criei esse tópico não para criticar se vale ou não apena comprar essas guitarras em si mas para expor certos mitos que foram criados em torno delas afinal de contas ninguém gosta de ser enganado!

Espero que seja de ajuda!


Edit

Bom para que não haja mal entendidos a intenção do tópico não é criticar timbre nem sonoridade desses instrumentos até porque já esta mais do que provado que essas guitarra podem sim ter timbre excelentes a exemplo das Fenders Mexico!

Eu quero expor minha indignação com relação à enganação para com o povo brasileiro que compra algo pensando ser X quando na verdade é Y!


joaormrt
Veterano
# mai/11
· votar


Aí fomos surpreendidos novamente!

Carregando
Veterano
# mai/11
· votar


denovo

Lerxst 2112
Veterano
# mai/11
· votar


Que vontade de ter visão de raio x pra olhar debaixo da pintura da minha SST 62...

Sir.Paulo
Veterano
# mai/11 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Denovo

Sabia que alguém ia falar isso, mas é como eu disse muitos hoje ainda estão sendo enganados, muitos iniciantes não tem o conhecimento que você ou eu talvez possamos ter a respeito dessas guitarras e suas madeiras então criei o tópico para ficar como uma espécie de referencia para estes!

Bom este é um fórum de discussões sobre guitarras, então acredito eu que seja melhor falar sobre madeiras do que criar tópicos inúteis que não ajudem ou contribuam em absolutamente nada!

A exemplo os vários tópicos sobre Gibson criados somente nessa semana!

Tem até tópico perguntando onde ir comprar X guitarra...

Abç!!!

mr.floyd
Veterano
# mai/11
· votar


denovo!

acho que agora eu só confio em luthier!


Jesus Dai-nos a força...

AdrielRodrigues
Veterano
# mai/11
· votar


alguem lixa uma gibson les paul ai ?

Junior AJNB
Veterano
# mai/11
· votar


as da fender méxico me deram medo!!

Oijpedro
Veterano
# mai/11
· votar


Porque no site diz que é alder?
se processar dá dinheiro? hehe

Sir.Paulo
Veterano
# mai/11
· votar


AdrielRodrigues

Não mas já cerraram uma ao meio serve?

renatocaster
Moderador
# mai/11
· votar


Sir.Paulo

O que é isso na Shelter Les Paul? Fizeram uma especie de enxerto de compensado, são partes remendadas mesmo? Muito bizarro isso!!!

Essas fotos da Tagima 735 S eu já tinha visto, bem escroto tbm.

E as mexicanas, hein? Contei alguns corpos com 7 peças coladas! Deus me livre!!!

Bom trabalho que vc fez divulgando isso aqui no FCC, parabéns!

Abs

Sir.Paulo
Veterano
# mai/11
· votar


renatocaster

Triste isso não?

Na GG1 foi feito um "enxerto" de algum tipo de MDF como cola ou algo do tipo!

AdrielRodrigues
Veterano
# mai/11
· votar


caralho! fatiaram legal essas fenders mexicanas :o

Marcosrcf
Veterano
# mai/11
· votar


DICA:

Não tirem a tinta da guitarra de vocês.
huauhahuahuauhauhua

ogner
Veterano
# mai/11
· votar


Sir.Paulo

Essas são fotos das SX62 e 57 vendidas hoje??

Nao entedi muito bem de qual guitarra sao as fotos??

Primeiro, a SX SST - Vintage, qual guitarra é essa??

Os buracos do corpo que me lembre ( principalmente da area da eletrica) nao era assim da minha SX62....Vou ver se acho fotos dela aberta!!

E qual o fonte ( da SX Strato )?? Infelizmente nao acredito em muito coisa na rede.

Sauro
Veterano
# mai/11
· votar


Ou seja, o valor da fender méxico se resume à uma marca no headstock...

E agora? Em quem confiar?

Como ter certeza que sua guitarra realmente é aquilo que anunciam?

Preocupante...

Carregando
Veterano
# mai/11
· votar


E qual o fonte ( da SX Strato )?? Infelizmente nao acredito em muito coisa na rede.



principamente quando a fonte é o orkut

Michel Top
Veterano
# mai/11
· votar


Sauro
E agora? Em quem confiar?
Teste, confie em seus ouvidos e seja feliz!
Forte abraço!

Ian Anderson
Veterano
# mai/11
· votar


=O

bom... vlw apena ter feito a minha guitarra asuhasuha, pelo menos sei q ela eh de 100% cedro =P

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


A coisa é complicada mesmo. Li que o Paulo tá com um processo contra a Marutec, dona da marca Tagima. Bom, espero que a justiça seja feita.

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar


várias peças de madeira se forem bem coladas não tem problema
podem apostar que as americanas também são assim.
só custom shop hoje em dia faz guitarra com corpo de peça únicar.
podem ter certeza que se quiserem um corpo de uma peça só,tem
que ser de luthier.
o pior vai ser quando alguém tiver coragem de olhar uma gibsons
dessas mais novas...verão a mesma coisa..

muito bom o tópico pra esclarecer como as guitarras estão sendo
feitas,mas lembrem -se que funcionam muito bem porque são
extremamente bem coladas,pelo menos as fenders são.
as americanas vem em 2 ou 3 partes também..
o phoda e inadimissivel é compenssado..pqp
vlws

ogner
Veterano
# mai/11
· votar


Sauro

A Fender MIM, é sabido de outrora sobre numero e peças.

Quanto ao valor é culpa dos tupiniquis aqui que pagam impostos abusivos/safadeza importadoras, pois essa guitarra no EUA tem um valor justo..Aqui é a coisa desanda.

Junta a safadeza polita/economica com fetishe....Pronto, todo mundo ganha, menos o musico.

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


O negócio mesmo e pegar a sua SX e abrir pra fuçar. Já vi um relato aqui no FCC de uma SX GG1 que tinha tampo supostamente em maple, enquanto as especificações dizem que o corpo é em mogno e só.

Mas isto pode render uma discussão boa. Se tu processa dizendo que o corpo não é em alder e mostra como deveria ser deve ficar difícil pra a empresa justificar.

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


Sobre o caso da Tagima... lendo o post eu lembrei dum vídeo que eu assisti estes dias no qual o dono da Marutec, o diretor comercial e o Zaganin falavam sobre os produtos da Tagima. Dá uma certa dó do Zaganin ao vê-lo falar sobre os modelos mais simples da Tagima, parece que ele está fazendo uma força desgraçada pra não falar umas verdades. Mas também né, a função dele é meio desagradável, é igual pegar um mecânico da Ferrari pra trabalhar fazendo peças para um Celta!

ogner
Veterano
# mai/11
· votar


Michel Top
Teste, confie em seus ouvidos e seja feliz!
Forte abraço!


Mas acho que vai alem....Propaganda enganosa não pode ser engolida assim, seco. Se for confirmado, alguem tem fazer alguma coisa!! O dificil é esse "confirmado" hehehe!!!

Digosambora
Veterano
# mai/11 · Editado por: Digosambora
· votar


AdrielRodrigues

Dá uma olhada nessa Gibson:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/256766/

Sir.Paulo

Tenho 2 Shelter´s daquelas com floyd (antigas com o headstock Fender), ja lixei as duas e as duas eram Alder mesmo uma em 3 peças e a outra em 4 peças.

Inclusive uma repintei em Sunburst e só da pra perceber uma das emendas, a outra ainda vou repintar.

erico.ascencao

Vi esse video tambem e, chega dar dó do cara, pelo menos deveria ter treinado um textinho para não gaguejar hehe

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: .Propaganda enganosa não pode ser engolida assim, seco. Se for confirmado, alguem tem fazer alguma coisa!!

O Paulo May está fazendo. Está em seu Blog:

ADENDO 18/04/11: A "Audiência Conciliatória" foi hoje. Para saber a proposta da Tagima, siga o link: http://guitarra99.blogspot.com/2011/04/tagima-parte-ii.html

Abs

ROo
Veterano
# mai/11
· votar


Sobre as MIM, pouquíssimas guitarras são feitas em peça única, até as mais caras são feitas em 3, em 5 partes. Tudo depende da qualidade da madeira, de como ela foi seca, do processo de colagem e etc.

Sir.Paulo
Veterano
# mai/11
· votar


ogner

Fala garoto bom!!!

Estava esperando alguém perguntar isso!!
Essa da foto é de uma das mais antigas:
Essa aqui

Mas tem um porem as mais novas estão ainda pior, pois alguma que estão vindo são feitas de Basswood veja a foto:
Essa foto quem postou foi um Luthier na comunidade Luthier Brasil no Orkut faz um tempo.

Essa foto quem postou foi um Luthier no Orkut faz um tempo.

Quem fez essa denuncia foi o Aldo um grande conhecedor de instrumentos musicais e ele faz algumas revelações a mais também veja:

Eu trabalhei 5 anos em lojas, inclusive em contato direto com a importadora Habro Music, SX e Shelter são exatamente a mesma coisa, a mesma marca, fabricada do mesmo jeito ...
Vendi a rodo das duas guitarras e é a mesma marca/fabricação...

A Shelter depois que foi processada por usar uma logo imitando a fonte da Fender, e o headstock no mesmo formato, foi obrigada a mudar os dois, e adotou o nome SX que significa "Shelter Extra".

As peças, fabricação, verniz, logo, tarraxas, ponte, captadores, são absolutamente idênticos, vendi mais de 50 modelos delas e são exatamente a mesma, vindas da mesma fábrica, e também custando a mesma coisa, em 2002 vendíamos na Drum Shop a Shelter SKY ( cópia fajuta da fender SRV ) por R$ 499,00 e as SST 57 e SST62 ( que nem sequer mudaram o nome do modelo ) eram vendidas por R$ 399,00, e os modelos mais baratos que não usam verniz amarelado no braço nem têm escudo e captadores amarelados, era vendida por R$ 299,00.

Inclusive nas Shelter ainda vinha a inscrição que ainda tem na SX, bem cara de pau: Custom Hand Made, que antes era separado agora é junto o "handmade"


Até o "S" na bolinha do headstock é o mesmo, só que de S mudou pra SX, o tipo da fonte e cor do decal é idêntico

Nas Les Paul acontecia a mesma coisa, as antigas Shelters Les Paul eram com corpo no formato certinho da Gibson, e um head grande horrível que parecia um remo, depois do processo eles mudaram o formato do corpo na LP, mas não na SG ...

Inclusive o case que vinha nas Shelter, imitando o Gibson, marrom com rosa por dentro era vendido avulso na época, comprei um por 329 pra Epiphone que tinha na época, hoje o case "SX" é idêntico só que tem um logo SX em alto relevo no courvin


Só pra constar, a Habro não é só a importadora da marca, é dona dela ;-)
A lenda criada pela própria importadora era essa, que a SX era superior à Shelter, mas já tive várias das duas na mão, e são absolutamente idênticas

Ano passado eu e um amigo meu fomos numa loja (em frente ao shopping sete, esqueci o nome agora ) e tinham 3 SKY, testamos as 3 e mais uma SST62 ... Só de olhar dava pra ver que a madeira era completamente diferente, até o amarelo do sunburst era diferente por causa da tonalidade da cor da madeita

Testamos as 3, das 3 a mais feia foi a que soou melhor e mais perto de uma fender, era abusrdamente melhor e ele levou por 499 em 6x

Colocou um trio de Texas Special e ficou bem legal a guitarra, só falta um jogo de tarrachas boas pq as originais não seguram nem a pau ...



Infelizmente Brasileiro gosta de ser enganado!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Desconstruindo um Mito!