Autor |
Mensagem |
edalko Veterano |
# mai/11
· votar
Meu ponto de vista:
Já tive "N" Sx, porque vendi algumas e outras eram pra mim mesmo, mas acabei vendendo.
As de Ash e corpo sem pintura solida, nao tem como enganar, pois é a madeira crua ali. Nunca peguei uma Sx com mias de 4 emendas no corpo. A PRS SE que eu tinha possuia 5 emendas...
Mas mesmo nas pinturas chapadas, era possível ver a diferença na pintura na emenda. E mesmo assim, peguei com 3 ou 4 emendas.
No mais, tirando as em Ash, os trastes sempre foram porcamente colocados, precisando sempre retífica.
A cavidade na SX tele semi-hollow era de chorar de tão mal acabada. Tive eu mesmo que fazer o arremate no acabamento e envernizar no "f". Isso sem contar que todo o peso da guita pendia para o braço, sendo impossível tocar com ela em pé.
Comprei recentemente uma strato GBSpro, paguei 220,00, e olha, não deve nada pra SX, pois sao guitas de fabricação chinesa barata. Qualquer pretensão acima disso é especulação e propaganda enganosa para venda.
Agora, outra coisa que me incomoda, é pegar fotos e/ou exemplos da net para embasar uma argumentação. Nunca acredito em nada que nao vejo com meus proprios olhos no mundo de instrumentos.
Vc pega o cara testando um pedal, e vc nao sabe a se não houve uma super produção naquela gravação, ou na edição. Por isso até prefiro videos toscos com cameras simples, do que aqueles sons a lá ProGuitarShop... O cara coloca no video que tá usando um pignose de 20W, quando na verdade tá usando um stack Marshall valvulado... Aliás, nenhuma loja vai colocar um produto com som ruim, mesmo que =seja ruim de verdade.
Quanto às guitas, acho que a unica opção que seria decente para comprovar essa meleca nas SX seria o cara filmar, sem pause ou stop, ele pegando uma guita zero e detonando a pintura ou serrando ela com uma tico-tico para provar isso.
Quanto à suposta fábrica da Fender, não há comprovação de ser uma. ALiás, já peguei várias fender com corpo natural ou com acabamentos translucidos e todos eram decentes.
Mas essas são minhas observações pessoais, com os instrumentos que tive em mãos.
ps: só nao entendi uma coisa na Sx Lespa: tem uma massa com cola e serragem na borda do corpo, mas ela interrombe o filete que contorna o corpo... então isso foi um conserto porco, ou era original?? se era original, o comprador iria ver que o filete estava interrompido... muito suspeito isso.
|
edalko Veterano |
# mai/11
· votar
Só pra finalizar: e tem gente que cria tópico criticando o preço das Gibson. Pácábá!!!
|
Ramsay Veterano |
# mai/11
· votar
edalko
As Gibson Les Paul em 1960 custavam cerca de U$350. Porque são tão mais caras atualmente??
|
sidguitar1 Veterano
|
# mai/11
· votar
tive uma squier chinesa q tinha 7 emendas, era uma serie aniversario preta, noventa e alguma coisa, gostava muito do som dela, lixei pra deixar so na madeira e selador e descobri q era toda emendada mas como foi sabiamente falado... e dai, tenho uma n1 simplezinha q tem 4 emendas e curto mais dq outras 3 q tenho q sao one piece, duas de mogno e uma de imbuia,, outra coisa q hj em dia desencanei, falam mal pacas de imbuia mas eu curto demais essa guita, sei la, e obvio q por questoes de custo uma guitarra mais barata vai ter esse aproveitamento dq sobra das mais caras,acho q o mais importante e vc testar e estar satisfeito com oq o teu bolso pode comprar,abraço
|
joas souman Veterano |
# mai/11
· votar
Ramsay Filho, pesquise quantas crises econômicas tiveram de 60 até hoje...Some com a inflação e você vai começar a entender como a economia funciona.
|
kbessaxx Veterano |
# mai/11
· votar
joas souman
kkkkk...boa
|
GustGuitar Veterano |
# mai/11
· votar
A SX era muito boa até descobrirem o tanto de emendas, agora é guitarra ruim... Parece criança, quando cai, mas nem sente dor, vê um pouco de sangue e começa a chorar.
|
GustGuitar Veterano |
# mai/11
· votar
joas souman Eu acho que ele tava sendo ironico.. hehe
|
Michel Top Veterano |
# mai/11
· votar
GustGuitar Novamente vou afirmar que não é esse o caso, amigo. Vender guitarra por alder sendo que é feita em 7 ou 8 pedaços de outra madeira (provavelmente basswood) é crime (propaganda enganosa), sem contar que é um desrespeito com seus clientes. Certamente se eu fosse usuário "dessa marca", tomaria as medidas cabíveis perante a lei.
Forte abraço!
|
Sir.Paulo Veterano |
# mai/11
· votar
Bom galera diante dos fatos só me resta acreditar que realmente muitos gostam de ser enganados não é possível!
Lamentável!
|
Luciano SJ Veterano |
# mai/11
· votar
Lendo o post inicial e o trancurso da discussão,
acho que o título do tópico deveria ser mudado para algo como
"Madeira: comprei gato por lebre. PROCON."
|
clebergf Veterano
|
# mai/11
· votar
Muito interessante e informativo o tópico, mas não irei lixar a minha SX pra descobrir se ela tem ou não Mogno. lol
|
edalko Veterano |
# mai/11
· votar
Em ser engando ou não, eu acho o seguinte:
Se o anúncio diz "Corpo em Alder", tão-somente e a guita vem com 8 peças de Alder, não tem o que reclamar.
Se diz, "Corpo em alder" e vem com basswood, dá pra reclamar.
Se diz "corpo em tres peças de alder" e vem um corpo com 4 ou mais peças dá pra reclamar.
Agora: sejamos sensatos, importa mais o som final do instrumento, ou pecuínhas da sua construção???
Po... as Shelter e Sx são, fora as Punkd/GBSpro e afins, as guitas MAIS BARATAS DO MERCADO. Daí vcs querem que eles tenham o mesmo padrão e usem peças de mesma qualidade de uma Suhr ou Tom Anderson? Não dá né???
Não adianta: se quer uma guita decente tem que pagar o preço, seja ela de marcas (e qualidade) renomadas ou de luthier.
Como diria a gostosíssima da Feiticeira: não tem feitiçaria, mas sim tecnologia.
|
leandroantonioli Veterano |
# mai/11
· votar
Vejo muitos aqui dizendo que entrariam com processo contra a marca, e etc. Olha, pode até ser propaganda enganosa, mas para se provar isso na Justiça é um verdadeiro caos jurídico. Não há legislação específica que determine o modo como deva ser fabricada uma guitarra, assim como qual o tipo de madeira anunciada deve compor determinada porcentagem do corpo como um todo. Enfim, ao menos que fosse composta por compensado ou palitos de dente, seria difícil para o juiz decidir. E mesmo que o ofendido ganhasse a causa, o que aconteceria? A empresa devolveria suas poucas centenas de reais gastos na compra, pois não há de se falar em danos morais nesse caso. Enfim, comprar uma guitarra por menos de R$4.000/5.000 no Brasil e exigir componentes exclusivos e madeira inteiriça é um tanto quanto ingênuo. Amanhã provavelmente vou comprar uma Cort M600 já tendo a consciência de que não é mogno "mogno", e de que o corpo apresenta no mínimo 3 emendas. Mas é uma guita que fala bem, compensando o custo-benefício. O som é bacana, saca???????????
|
Sir.Paulo Veterano |
# mai/11
· votar
leandroantonioli
Veja!
Mas atenção!
|
I.R. Veterano |
# mai/11
· votar
a uns 3 ou 4 anos atrás, quando comprei minha SX SG,
90% do forum dizia que a SX les paul era uma ótima guitarra, ganhava de condor, epiphone etc...
e depois dessas fotos da emenda da madera as mesmas pessoas que elogiavam o timbre do "mogno SX" diz que a guitarra não presta, o som é ruim e tra-lá-lá
como uma foto muda o timbre de uma guitarra tão rápido???
fender méxico idem, muitos diziam que com captadores top, ficava pau-a-pau com as americanas,
e agora José ???
|
Stalingrado Veterano
|
# mai/11 · Editado por: Stalingrado
· votar
Bom, não tenho essa guitarra, não li o tópico todo, vi algumas fotos do primeiro post e algumas postagens. A guitarra pode falar bem mesmo sendo feita de várias emendas de basswood ou qualquer outra madeira que não alder. Mas a questão central não é a sonoridade da guitarra, e sim a má fé da empresa que fabrica, por se aproveitar que a maioria dos clientes são leigos e não entendem bem das madeiras.
É tipo assim: fui no supermercado comprar queijo parmesão, mas me deram queijo prato, com a embalagem de queijo parmesão. Queijo prato é bom, mas o que foi que eu pedi?
Sacanagem demais, isso.
|
I.R. Veterano |
# mai/11
· votar
Stalingrado
vc tem toda a razão nisso,
uma marca vender mogno e entregar agathis, ou alder e entregar basswood, isso é sacanagem
mas reclamar que a guitara foi feita com 2 ou 3 emendas na madeira?? no site da fender não diz que as fender mexico tem o corpo em peça unica, diz apenas o tipo da madeira e não a quantidade de partes da madeira
|
Pepe Le P Veterano |
# mai/11 · Editado por: Pepe Le P
· votar
Também não acompanhei o tópico inteiro.
Eu acredito que tem pelo menos duas questões centrais.
Se a empresa/luthier ou sejá lá da onde o cara vai comprar a guitarra diz que a guitarra é feitas da maneira "X" pelos componentes "Y" ela tem que ser daquele jeito e ponto, independente se isso soa melhor ou pior no gosto de fulano ou ciclano. Anunciar gato por lebre é propaganda enganosa. Isso nos leva a segunda questão: realmente muitas pessoas se importam demais com a teoria e pouco com a prática. Eu até pouco tempo atrás era meio neurótico com isso. Atualmente tenho confiado mais nos meus ouvidos e mãos do que na teoria por trás do madeiramento/capatação e o escambau.
O próprio forum aqui tem exemplos de como da pra fazer um som do caralho sem ter uma guitarra de mogno feita em uma peça, com captação Seymour Duncan e um cabeçote valvulado de 10 paus. Isso não significa que não existe diferença de qualidade entre os equipos, é claro que ela existe sim, mas o ponto é que não podemos cair na neura de que temos que ter "X" ou "Y" pra ter um som legal, pois o "piloto" influencia muito. Nenhum equipo substitui criatividade e técnica, embora ajude a exaltar o potencial do mesmo.
Pra mim o lance é mais um caminho do meio: é legal ter uma busca por timbres/equipos desde que isso não acabe ficando acima do próprio ato de tocar. Eu vi que citaram o Eric Johnson e um lance das pilhas do pedal. Exagero? Provavelmente, mas o fato é que o cara toca pra caralho, faz um som do caralho e tem um timbre do caralho! Ele pode testar praticamente qualquer equipo (o que provavelmente não está na realidade da galera aqui do forum) e se ele, que já tem anos de estrada como músico profissional, quer entrar nesse nível de preocupação com o timbre va lá, mas um cara amador como eu tenho mais é que me preocupar em aprender a tocar!!!
Fora tudo isso tem a velha questão que certamente já apontaram em outras postagens nesse tópico: tem muito mito por aí e muita gente ajudando a rolar a bola de neve sem nenhum conhecimento de causa.
|
Rabbit Veterano
|
# mai/11
· votar
Sir.Paulo
Não é bem assim, as pessoas não gostam de serem enganadas como você disse. Acho que elas não gostam é de sensacionalismo.
Acho que o ponto que a galera está levantando é que você abriu o tópico com algumas fotos de umas guitarras lixadas e quer usar isso como prova de que as empresas estão com propaganda enganosa. Tá faltando um pouco de bom senso.
Acho que existe muito uma coisa que eu li aqui nesse tópico, não lembro quem falou. Muita gente no Brasil tem mania de vitimização. Todo mundo é ladrão menos ele, todo mundo quer enganá-lo. Vai daquela mania de querer ter vantagem em tudo, se o cara não está tendo vantagem absoluta no negócio ele diz que está sendo enganado.
O tópico ficaria mais interessante na minha opnião se fossem postados os links dos sites do fabricantes com as informações das guitarras e depois as fotos das guitarras lixadas mostrando as diferenças.
Mesmo assim ainda não seria motivo de vir aqui dizer que as empresas estão com propaganda enganosa.
Acho que para isso seria necessário as fotos do passo a passo do lixamento e fazer isso em várias amostras de diferentes lotes.
Stalingrado É tipo assim: fui no supermercado comprar queijo parmesão, mas me deram queijo prato, com a embalagem de queijo parmesão. Queijo prato é bom, mas o que foi que eu pedi?
A diferença na sua analogia é que a galera vai no supermercado pede o queijo parmesão mais barato que tem na loja e agora está reclamando que o queijo veio misturado com outros queijos mais baratos.
|
theblackstrat Veterano |
# mai/11
· votar
Ramsay
hehehe,nó veío..acho quem em 1960 35o dolares era grana demáss..hehe acho que com uns 3000 dolares voce comprava um mustang..rss att
|
Excel Lion Veterano |
# mai/11
· votar
theblackstrat
Muito menos, Mustang era carro de pobre/primeiro carro pra adolescente.
Era e é até hoje um modelo de entrada.
|
theblackstrat Veterano |
# mai/11
· votar
Excel Lion
más assim como as gibsons de 1960 valorizaram-se muitooo e não.hj nem nos EUA pode-se chamar um v8 de carro de entrada tem muito ford pior que ele nos EUA.muito mesmo.mas realmente o preço dele lá é muito mais honesto,assim como as gibsons.
vlws
|
Junior AJNB Veterano |
# mai/11
· votar
Excel Lion
Muito menos, Mustang era carro de pobre/primeiro carro pra adolescente.
Era e é até hoje um modelo de entrada.
Hein???
Aqui no Brasil a coisa muda!!!
|
theblackstrat Veterano |
# mai/11
· votar
mustang era um carro barato mesmo. eram carros pra comprar,correr,fuçar,bater e comprar outro. o valor do dolar era outro,eles viviam o sonho americano tinham gibsons e fenders como padrao de guitarras e um dojao big block pra acelerar,era um uma vida de sonho mesmo. mas os mustangs,barracudas,dojoes que estao conservados até hoje,que foram comprados por menos de 4000 dolares,valem alguns até 100000 dolares. assim como as gibsons e fenders dessa época ,que foram compradas por 300/400 dolares,valem o que valem hoje..
são as relíquias do american dream..kkkkkkkk
|
seek n destroy Veterano |
# mai/11
· votar
não entendi sobre a Fender MIM, aquilo não é Alder ?
|
Minow Veterano |
# mai/11 · Editado por: Minow
· votar
Tópico válido, mas daí a um monte de zés que não vêem a menor diferença entre uma guitarra de madeira de verdade e essas aí vir reclamar é um espirro. Ok, não é de guitarra de madeira. A SX realmente é nojenta, mas quanto custa uma guitarra dessas?! É baratinha! A Fender MIM é feita de várias peças, oh, nossa! Ela custa 3x menos que uma Fender US e ainda assim é uma guitarrinha bem honesta!
Eu tenho uma Tagima 640 e acho ela uma guitarrinha bem honesta! Tirando os caps que não são nenhuma Brastemp, depois de passar na mão de um luthier pra tirar os trastes que cortam e fazer um mliagre ali pra regular as oitavas, ela fica muito boa de tocar. As tarraxas seguram bem e a ponte (Wilkinson) continua reguladinha. Já estou com ela há uns 6 anos e ela tá segurando muito bem.
Antes que diga que eu não tenho parâmetro de comparação, eu tenho uma Nighthawk Standard e uma Telecaster.
Não me leve a mal, acho válido o tópico, é bom pra a galera achar que tá comprando algo que não procede, mas o que não pode é mudar a opinião sobre as Fender MIM porque não são feitas com uma peça única e coisas do tipo.
|
Tsgk Veterano |
# mai/11
· votar
independente de ter um som bom ou não, é necessário que a empresa/marca tenha respeito com o cliente. se eu compro uma guitarra em "mogno", ela tem que ser de mogno. nem que seja 7 peças de mogno de baixa qualidade e mesmo que em uma guitarra de baixo custo o som fica melhor em basswood do que em mogno de baixa qualidade. a empresa tem que ser justa com o cliente, alias, são eles que sustentam a empresa, fazem propaganda do instrumento seja recomendando a alguem ou simplesmente tocando em publico. isso aí é enganar o consumidor.
Desconfio muito dessas imagens eles não seriam capazes de vender algo assim.
|
theblackstrat Veterano |
# mai/11
· votar
não desconfie das imagens,desconfie do capitalismo como ele é...hehehehe
e sim,eles seriam capazes de vender algo assim.guitarra barata é feita com a madeira disponível em estoque.
|
Drinho Veterano |
# mai/11 · Editado por: Drinho
· votar
Muito estranho, tenho uma lespaul da sx, não é a mesma da foto, é mais velha, o corte da guitarra é similar ao das epiphones e etc, logo que comprei há uns 6 ou 7 anos levei a guitarra para meu luthier na mesma hora para averiguar a guitarra, ele até comeu um pouco da tinta embaixo do captador para ver o madeiramento e tudo mais e constou que a guitarra era muito honesta e era feita com duas partes de mogno dividido exatamente ao meio, sempre me queixei das tarraxas dessa guitarra, acho que não sou só eu, mas apenas isso. Que o mogno não é dos mais selecionados eu tenho certeza, mas segundo ele é mogno.
|