Problema ponte tune o matic, estou assustado

Autor Mensagem
    Educassiano
    Veterano
    # mai/11

Minha guitarra eh uma SG G400, tune-o-matic, só agora notei que os parafusos bem grandes aqueles, que prendem o cordal no corpo da guitarra, estão meio que inclinados para a direção do headstock, devido a tençao das cordas, creio eu. Existe alguma forma de eu regular isso? Estou usando um jogo Elixir 0.10, e as medidas de regulagem que faço eu mesmo, estão nos padrões, tenho muito medo de danificar a guitarra permanentemente, por favor, só postem quem souber do assunto, não me assustem ainda mais, quem puder dar uma opiniao, obrigado!

Boggione
    Veterano
    # mai/11
    citar · votar

manda regular no luthier cara, isso pode prejudicar a guitarra

Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/11
    citar · votar

Educassiano

Sem foto não rola né!!!

Educassiano
    Veterano
    # mai/11
    citar · votar

hum, vo postar aqui em 10 mins, soh um pouco...

erico.ascencao
    Veterano
    # mai/11
    citar · votar

Educassiano
    Hum... agora eu também estou com medo. A minha doucble neck chinoca está com a ponte de 12 cordas inclinada deste jeito. Bom, o que eu tentaria fazer é afrouxar as cordas e ver se a ponte cedeu à tensão das cordas ou se ela está montada errado.

Educassiano
    Veterano
    # mai/11
    citar · votar

erico.ascencao
    boa idéia, mas até isso eu tenho medo, de forçar ainda mais os parafusos do cordal, então vou deixar ela bem quieta ali mesmo, por enquanto. Aqui estçao as fotos da guitarra, notem os parafusos do cordal (tail piece) meio inclinados em direção ao headstock em função de alguma pressão, alguem tem idéia?

http://imageshack.us/photo/my-images/854/dsc01466l.jpg/

http://img852.imageshack.us/i/dsc01464g.jpg/

Paul.Gilbert
    Veterano
    # mai/11
    citar · votar

Educassiano

Isso é problema comum... Uma frouxidão nos parafusos e na bucha da ponte. O ideal seria olhar pessoalmente, mas normalmente isso requer desmontar a ponte e calçar tanto o furo da bucha com serragem como o próprio parafuso com veda-rosca, ou algo similar.

A Guitar player do mês passado, que veio com o Eric Jonson na capa, ensina passo a passo a resolver isto.

joabfarias
    Veterano
    # mai/11
    citar · votar

Educassiano
    Posso estar errado, mas sempre achei que o cordal deveria ficar o mais baixo possível, bem perto do corpo da guitarra (nas suas fotos, o cordal está bem alto).
    Não sei se deixar ele mais baixo causa algum prejuízo, mas usando alguma chutometria em física eu diria que essa inclinação seria menor se ele estivesse mais baixo.

Magrinho123
    Veterano
    # mai/11
    citar · votar

Educassiano
    tençao
    tençao
    tençao
    tençao
    tençao
    tençao

brincadeiras à parte... respondedo à pergunta:

Vc sabe o que significa "momento"? Força x Braço = Momento
    O que esou querendo dizer é que vc está deixando o tailpieçe (parte que fica a "bolinha" das cordas) muito alto, isso significa que a força rotatória no parafuso é muito grande por causa da tensão das cordas. Em resumo: deixe o tailpieçe beeem perto do corpo da guitarra, antes que danifique ainda mais, pois até agora os danos foram bem pequenos (acho que não trará nenhum problema à guitarra)

Educassiano
    Veterano
    # mai/11
    citar · votar

Paul.Gilbert

Obrigado amigo, você saberia me dizer se o problema no estado atual que está nas fotos ali, vai ficar pior? Ou pode simplesmente ficar estagnado ali mesmo? Até faria esse processo de recolocar os parafusos, mas é uma logística muito grande.

Educassiano
    Veterano
    # mai/11
    citar · votar

Magrinho123
    Obrigado!

Spect
    Veterano
    # mai/11
    citar · votar

Cara, é só apertar o cordal (ou tailpiece) até ele descer completamente. Não tem necessidade dele ficar alto assim.

Magrinho123
    Veterano
    # mai/11
    citar · votar

Educassiano
    descendo o tailpiece vc ainda ganha um pouco de sustain, e não recoloque os parafusos, pois poderá danificar as ranhuras dos parafusos, já que agora estão deformadas.

erico.ascencao
    Veterano
    # mai/11
    citar · votar

Educassiano
    Bom, o meu caso está bem pior que o seu. Aparentemente, o que está acontecendo na sua guitarra é um jogo entre o parafuso do cordal e a bucha. Na minha guitarra não existe esta bucha e o parafuso está bem mais inclinado.

guizimm
    Veterano
    # mai/11
    citar · votar

velho,mais esses parafusos n tem q fica rosqueados a teh o fim?
    na minha eu soh dexo os parafusos de cima mais soltos

SmugShooter
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: SmugShooter
    citar · votar

Cara isso esta alto demais!!

Olha só a altura da ponte da minha SG (Eu tambem uso cordas 0.10) :

http://img101.imageshack.us/img101/6936/20077269.jpg

O parafuso da sua guitarra esta muito pra fora da madeira por isso a corda esta puxando ele... Voce deve rosquear mais o parafuso pra ele entrar na madeira.

Não se preocupe em trocar e nem em estabilizar os parafusos, o que esta acontecendo com a sua guitarra é resultado dos parafusos estarem pouco rosqueados.

porque voce usa eles nessa altura?

Educassiano
    Veterano
    # mai/11
    citar · votar

SmugShooter

Oi, heheh, nao quero ficar upando o topico a troco de nada, mas respondendo ao SmugShooter:
    Sim, realmente eu deixava o cordal mais alto, porque tive problemas há uns dois meses com o fato de as cordas dobrarem quando passam da ponte para o cordal ali em cima dos carrinhos de ajuste de oitava, dae elas estoravam justamente ali em cima do carrinho da ponte, onde as fibras estao enfraquecidas, o que me fazia comprar 1 jogo de corda novo por semana.. aeuhaehuae, mas enfim prefiro ter que comprar um jogo novo doq trocar os parafusos do cordal, aeuheauhae. Agradeço todo mundo pelo auxílio.

Paul.Gilbert
    Veterano
    # mai/11
    citar · votar

Educassiano

Eles têm razão a respeito da altura do cordal, mas de qualquer forma, essa bucha já está frouxa. Você mesmo pode calçar, ou se preferir, um luthier fará esse serviço facilmente.

erico.ascencao

Já tentou usar Veda Rosca? Em pivôs de floyds mais antigos, que não possuem os Locking Studs, o Veda Rosca é uma ótima solução.

Spect
    Veterano
    # mai/11
    citar · votar

Educassiano
    Sim, realmente eu deixava o cordal mais alto, porque tive problemas há uns dois meses com o fato de as cordas dobrarem quando passam da ponte para o cordal ali em cima dos carrinhos de ajuste de oitava, dae elas estoravam justamente ali em cima do carrinho da ponte, onde as fibras estao enfraquecidas, o que me fazia comprar 1 jogo de corda novo por semana..

Cara, tenho exatamente a mesma guitarra que a sua e nunca tive problemas do tipo. Se for o que eu entendi, vê se os carrinhos não estão muito "afiados" ou com algo que possa cortar as cordas, se estiverem, passe uma lixa de leve.

Joel_ESP
    Veterano
    # mai/11
    citar · votar

regulagem que faço eu mesmo
    Tá explicado...

kiki
    Moderador
    # mai/11
    citar · votar

Educassiano
    acho que voce e o pessoal tá conseguindo sim identificar bem o funcionamento da ponte e tudo mais, mas veja só
    talvez precise descer o tailpiece
    lixar os carrinhos da ponte
    substituir os parafusos e/ou a bucha

talvez seja o caso de levar num luthier, conversar tudo isso e pedir uma regulagem completa.

erick_guitar
    Veterano
    # mai/11
    citar · votar

não me assustem ainda mais

Corinthians vai ser campeão da libertadores!

Rick Nelson
    Veterano
    # fev/12
    citar · votar

tipo onde eu arrumo tais parafusos pra a pontesinha ae que ficam atras do tune o matic
    tava veno hoje falta 1 nao sei se é da regulagem ou ta faltano memo
    onde rumo eles? luthier msm??

maspn
    Veterano
    # fev/12
    citar · votar

lol. abaixa a parte onde fica fixada as cordas...
    http://www.mylespaul.com/gallery/data/500/medium/DSC04311.jpg

pelo menos nas les paul, só a parte onde as cordas passam por cima, acho que nut, sei lá. ficam altas pra regular... já onde é o encaixa das cordas nao.

Rick Nelson
    Veterano
    # fev/12
    citar · votar

ja vi a solução do parafuso que faltava té + :D

salton
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: salton
    citar · votar

Só um 'addendum': a altura do tailpiece reflete na tocabilidade do instrumento, com a peça alta, a tensão das cordas diminui, ficam mais 'macias' mas o curso dos bends aumenta, assim como a possibilidade de trastejamento se a ação for muuuito baixa. Talvez haja diminuição do sustain, por causa da pressão das cordas menor sobre a ponte.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Problema ponte tune o matic, estou assustado

120.162 usuários cadastrados Online agora: 1 | 0 membros e 1 visitantes
      Visitantes: 4 Membros: 0