Regulagem de ponte fixa (tune-o-matic)

Autor Mensagem
JoeCruzGuitar
Veterano
# jan/06


Pessoal,

Vou levar minha guitarra pro luthier, provavelmente pro Seiji caso eu consiga sair de Osasco e chegar em São Bernardo hehehe

Mesmo assim fiquei curioso em saber como se faz uma regulagem geral de altura, os carrinhos e a afinação de oitavas em pontes fixas, do estilo tune-o-matic (mesma ponte das epiphones lespaul e gibsons lespaul)

Se alguem puder responder fico grato !!!

U1000D
Veterano
# jan/06
· votar


se ela é fixa ñ tem regulagem hehehe
q bosta ahahha

n tem uns parafusos e tal pra mecher??

n entendo nada de ponte fixa.. só de floyds :) 1 abraço

JoeCruzGuitar
Veterano
# jan/06
· votar


U1000D
só de floyds

eu tb :(

n tem uns parafusos e tal pra mecher??

Tem parafuso, que imagino ser pra regulagem de altura nas duas peças da tune-o-matic....na q fica proximo ao captador e na outra.

Tambem tem parafusos atras da peça q fica proximo ao captador... não saquei se é mais um lugar pra se regular altura, ou se é pra regular oitavas, já q este parafuso meche nos carrinhos (saddles) q existem nessa peça.

squee
Veterano
# jan/06
· votar


o de tras do cavalete são as oitavas e os do lado é a altura. a peça de tras não se ajusta, é só pra segurar mesmo

U1000D
Veterano
# jan/06
· votar


JoeCruzGuitar
imagino q os parafusos do saddle são para regulagens de oitava

LukeBR
Veterano
# jan/06
· votar


JoeCruzGuitar
Se tah dizendo q tem 3 parafusos?
Eu tenho uma tune o matic e eh assim:
Tem 1 parafuso em cada ponta pra regular a altura de toda a ponte
Tem os dos carrinhos pra regulagem de oitava
E tem a parte q vai as cordas, q precisa ser regulada a altura tbem
Se naum me engano, essa parte q vai as cordas tem q ser bem regulada se naum faz mto pressao na corda, posso tar falando merda

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


JoeCruzGuitar
Óia eu!
já falei que não sou luthier, não cheguei nesse nível ainda.

Bom, nas tune-o-matic não tem ajuste individual de altura das cordas, só os parafusos laterais que regulam a altura geral e uma leve inclinação. Essas pontes têm os saddles em alturas diferentes formando uma curva, geralmente de raio 12". Algumas marcas vêm com os saddles sem o chanfro, assim fica por conta do construtor regular a altura da mesma forma que é feito no nut.
A peça que segura as cordas (cordal - o Bertola me ensinou o nome) chamado de tailpiece em inglês, inclina a corda em 15 graus que é mais ou menos a inclinação do headstock, isso mantêm uma pressão parecida no nut e na ponte, privilegiando o sustain também.

Penta_Blues
Moderador
# fev/06
· votar


Boa noite!!!

inclina a corda em 15 graus que é mais ou menos a inclinação do headstock, isso mantêm uma pressão parecida no nut e na ponte, privilegiando o sustain também.

E depois o nosso modesto amigo diz que não é luthier...rs
Meu camarada Fábio Seiji, na minha opinião, pra vc ser considerado um luthier, no mais amplo sentido da palavra, só falta vc viver disso, pois talento vc tem de sobra!!!
Valeu!!!

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/06
· votar


pois talento vc tem de sobra

Tem mesmo !!

Tom Anderson e Suhr´s da vida que se cuidem ;)

Valeu pelas dicas pessoal. Fuçei na guitarra mais uma vez pra ver se uma simples regulagem resolvia o trastejamento mas desisti, estou quase convencido de que a cavidade no nut da corda G está mais baixa que as demais, por isso ela esta trastejando no primeiro traste e não há regulagem que faça ela subir.

Uma das coisas que provavelmente terá q ser feito é a troca do nut ;(

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


Penta_Blues
Valeu Luís, mais uma vez !!!
Eu acabei de enviar um email perguntando da tampinha de acesso ao tensor. Não consegui upar as fotos no àlbum, o sistema do terra deve estar fora do ar, porisso eu te enviei as fotos por email, mas o álbum está livre para visitação.

JoeCruzGuitar
Aperta a G na 3a casa perto do 2o traste (com a corda pegando no traste; verifica se a corda tá enconstando no primeiro traste, se estiver encostando o slot está muito baixo mesmo, vc pode tentar colocar um calço de gambiarra... verifica lá e depois vc fala aqui como é que tá, aproveita e verifica em todas as cordas.

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji

Carinha ficou assim.... a G encosta bastante no 1o. traste, as demais não.

Eu já havia tentado o esquema com o calço (tinha usado algodão), mas ai apareceu outro problema, afino a guitarra, mas na região da 5a. casa e da 12a.casa + ou - a afinação fica bastante prejudicada, percebi isso nas cordas G e B, mais na corda G. Sei que o sistema de afinação na guitarra não é perfeito, mas no meu caso a diferença tá prejudicando bastante a tocabilidade, creio ser um problema de regulagem das oitavas.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


JoeCruzGuitar
Calma; é normal desafinar nessas condições.
Qual é a sua guitarra e qual o material do nut?
Tenta colocar um calço de cartolina (um pedacinho mínimo), só pra vc não ficar sem tocar até fazer outro nut). Se o pedaço for maior que o necessário vai tratejar no nut fazendo um zumbido, um som parecido com citara.

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Legal Seiji, vou fazer a jogada do calço até resolver o problema definitivamente.

Deixa eu te perguntar um lance por aqui mesmo ;)

A guitarra é uma Peavey Wolfgang, gostaria de além de resolver essa questão do trastejamento/afinação, também seria interessante a aplicação de algum tipo de verniz, de preferencia fosco pra não perder mto a originalidade dela.

Acontece que o braço dela vem de fabrica com um verniz ou seladora, não sei dizer qual o tipo de acabamento, e a escala suja com muita facilidade.

Voce faria esse tipo de trampo ??? (o nut e a aplicação de um verniz q proteja melhor a escala).

Qual é a sua guitarra e qual o material do nut?

Não sei lhe dizer de qual material é feito o nut dela, me parece mais pra osso do que pra plastico :(

Deji
Veterano
# fev/06
· votar


Meu camarada Fábio Seiji, na minha opinião, pra vc ser considerado um luthier, no mais amplo sentido da palavra, só falta vc viver disso, pois talento vc tem de sobra!!!

2

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


JoeCruzGuitar
Me dá uma ligada pra vc combinar de nos fazer uma visita e vc leva a guitarra pra uma avaliação, reenvernizar o instrumento eu cobro mais do que a média (foi o que eu reparei) pois é um trampo fdp, hehehe.
Passa lá nem que seja só pra bater um papo e tomar um refrigerante (Dolly).
Normalmente ficamos lá até umas 9 da noite.

Deji
Valeu DJ !

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji

Desvirtuando o assunto inicial ;)

Topa fazer algo nessa linha aqui http://www.conklinguitars.com/bizarregallery/biz6images/originalmelt6. jpg

Achei um belo trampo no tampo da guitarra, e pelo que vi no seu album de fotos, parece que é o tipo de trabalho na madeira que voce tb curte fazer

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


JoeCruzGuitar
Vai sair caro pra achar esse flame maple, mas se for neckthrough e acabamento natural... tô dentro, rsss.

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji

Vou pensar seriamente no assunto agora pra 2006 ;)
A parte inferior do tampo dá impressão de ser Imbuia não eh ?
Quanto ao flamed maple, imagino q saia bem caro mesmo, mas de repente poderiamos pensar em alguma outra madeira, do tipo um louro faia.

Voltando ao assunto

Vou fazer uma visita na sua oficina pra gente dar uma avaliada no q fazer com minha guita.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji

posta o as fotos de suas guitarras aí pro pessoal ver, eu já tinha visto mas não guardei o endereço!

vc é de onde?

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


Rodrigo Yoshida
Eu mesmo nunca decoro o endereço, hehehe!
Sempre que eu preciso eu tenho que entrar na página de fotos do terra e procurar por "guitarra" e "guitarras", é difícil de decorar, são muitos números, rs.
Eu sou de São Paulo e a oficina fica em São Bernardo do Campo.

aí estão os endereços:
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*941733
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*990017
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*996127
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*1033019

RaFaEl69
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
Aew cara em q lugar de são bernardo fika sua oficina???

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


RaFaEl69
Centro, perto do terminal e do paço municipal

RaFaEl69
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
como é o nome da oficina?

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


RaFaEl69
Oficina ACME... tô brincando, não tem nome ainda não, hehehe.
O Paulo e o Daniel queriam que fosse Ophicina São Bernardo, mas eu não curti e nunca chamei assim. Esta semana o Paulo veio me falar que não tá curtindo mais chamar a oficina desse nome aí... eles que se entendam, eu só chamo de "oficina".

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/06
· votar


Que tal

Seiji Custom Guitars & Bass ;)

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


JoeCruzGuitar
Já tô desenvolvendo um nome e logotipo pros meus instrumentos, mas ainda não vou falar aqui pq pode miar; mesmo assim valeu pela sugestão !! =D

RaFaEl69
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
ahhh valew huhauhauha

fika mais perto do terminal ou paço especifika mais aew hauhauhua valew mano.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


RaFaEl69
Mas o Paço fica ao lado do Terminal !
A oficina fica a uns 400m do terminal, na Sta Filomena com a Travessa Marechal Deodoro; paralela à Avenida Marechal Deodoro, ao lado de um predinho da prefeitura, de umas caçambas de lixo reciclável, na frente de um estacionamento numa esquina e de outro estacionamento na outra esquina.
Não sei o número, sempre esqueço =S

RaFaEl69
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
ahh entaum naum fika tão perto do paço fika perto marechal.hehhehe

firmeza mano valew vou da uma passada lá pra vcs da uma olhada na minha guita.

falow

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


RaFaEl69
Mas a marechal fica a 3 minutos do paço !!!!
Às vezes eu preciso descer na Lions pra levar ou buscar ferramentas pra afiar e ando até a oficina, leva 40 min !!!
Aparece lá, cara; me manda um email que eu te passo o número do meu celular caso vc não encontre.
Estou lá à partir das 15:00hs até as 21:00hs.
Quinta feira eu não estou, pois vou pra Sapopemba construir uns cravos, rs.
abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Regulagem de ponte fixa (tune-o-matic)