Ponte Tune-O-Matic

    Autor Mensagem
    DarkCreature
    Veterano
    # set/05


    E aí galera. Só queria tirar uma dúvida. Se eu abaixar a ponte Tune-o-matic (guitarra Les Paul), a fim de ter uma ação mais baixa das cordas isso afetaria o ajuste de oitavas ou é só abaixar, afinar e verificar se não está trastejando??

    Alken
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Se nao me engano, as oitavas tem realação com a distancia da ponte com a tarracha. Sendo assim acho que nao interfere, mas nao tenho certeza

    Fábio Santiago
    Veterano
    # set/05
    · votar


    DarkCreature na via das dúvidas quando vc abaixar verifique as oitavas, segundo o Slash e Zak Wild, se vc erguer mais o cordal o som fica mais grave.

    DarkCreature
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Alguém mais aí tem alguma opinião. A respeito da altura do cordal e da ponte?

    GuitarHouse
    Veterano
    # set/05
    · votar


    testa, cara. veja na pratica o que rola...nao sabe afinar oitavas:?

    DarkCreature
    Veterano
    # set/05
    · votar


    GuitarHouse
    Se sim, mas eu só estava em dúvida se isso afetaria as oitavas ou não.
    Obs.: Notei que algumas pontes Tune-o-Matic os parafusos dos sadles ficam para frente voltadas para o captador e em outras os parafusos ficam para trás, voltadas para o cordal, será que existe alguma diferença e será que isso implica em alguma coisa??
    Valew

    DarkCreature
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mais alguma opinião??????

    DarkCreature
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Up The Iron's

    bocadecachaca
    Veterano
    # set/05
    · votar


    a minha ta bem baixinhaaaaaaaaaaaaaaaaaa, maaaaaaaas o luthier que regulou... pq eu nao conseguia de jeito maneira... tipo ele tb alinhous os trastes!

    DarkCreature
    Veterano
    # set/05
    · votar


    bocadecachaca
    Vixe..deve ter ficado bem legal, pena que aqui na minha cidade não tenha nenhum luthier.....

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    DarkCreature
    Baixar a ação das cordas da guitarra nada tem à ver com o ajuste de entonação.
    Abç

    jABUGApACATO
    Veterano
    # set/05
    · votar


    se vc abaixar a ponte tera que dar uma regulada nos saddles, faz uns testes aí com o afinador assim: abaixa a ponte um pouco, afina a corda solta e a oitava (12 traste), ve se bate...

    Robinson
    Veterano
    # set/05
    · votar


    A ponte abaixada não acarreta sempre no ter de ajustar as oitavas. Lembrando que "as oitavas" são o ponto exado de distanciamento do carrilho e a pestana do braço de modo que a corda fique com a afinação precisa. Isto varia de corda para corda dada a espessura diferenciada.
    Ajustar a altura não é uma das coisas mais complicadas mas é bom considerar que o ajuste é um conjunto de fatores: é bom observar até que ponto acontece trastejamento das cordas e em quais pontos (trastes), ver se a curvatura da escala está corretamente ajustada, observar o tipo de calibre da corda usada.
    Abç!

    Fábio Seiji
    Luthier
    # set/05
    · votar


    DarkCreature
    Deixa eu te contar aqui uma coisa que pode te deixar muito deprimido, rs.
    Uma guitarra NUNCA afina com perfeição, isto acontece pq a relação matemática utilizada para posicionar os trastes são ideais, quando as relações entre densidade entre as cordas, material entre os componentes da guitarra e outros fatores, são reais.
    Isso significa que, mesmo com os saddles regulados na 12a casa, algumas notas podem não corresponder com o ideal (saem desafinadas).
    Se vc vai abaixar sua ponte é bom vc afinar as cordas nas casas que vc mais usa.
    Para vc ter uma idéia, alguns guitarristas mudam o desenho da pestana (capotraste- que geralmente é reto) para ter um ajuste de comprimento da corda também na parte de cima para que as notas se encaixem de melhor forma nas casas já definidas pelos trastes.
    Então não se preocupe tanto com uma regulagem que não é a ideal e se for pra ajustar os saddles faça-o para que as notas que vc mais usa saiam afinadas.
    Os Tajima, por exemplo, fala pra afinar tirando uma média entre a 8a e a 16a, ou na média da 12a e 20a, ao invés de afinar apenas na 12a.

    Erlon
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Se sim, mas eu só estava em dúvida se isso afetaria as oitavas ou não.
    Obs.: Notei que algumas pontes Tune-o-Matic os parafusos dos sadles ficam para frente voltadas para o captador e em outras os parafusos ficam para trás, voltadas para o cordal, será que existe alguma diferença e será que isso implica em alguma coisa??
    Valew

    Eu tb queria saber se isso muda alguma coisa, eu deixo os parafusos para trás (cordal) pq senão fica complicado de regular. Acho no mínimo estranho eles serem voltados para os captadores, totalmente antiprático.

    DarkCreature
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Erlon

    Vixe..vc ressuscitou meu tópico.......

    Mas ainda num tive nenhuma resposta a respeito da ponte, se implica ou não em alguima coisa a posição dos parafusos (voltados para frente ou para traz)....Vamos aguardar...

    alvarom
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    DarkCreature
    Cara, o perigo é se tu abaixar de mais e ficar trastejando.
    abç

    marcos.
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    alvarom
    o topico de 2005 :9

    alvarom
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    marcos.
    apesar de o tópico ser de 2005, o assunto não serve só para tirar a dúvida daquela pessoa especificamente. várias pessoas tiram suas dúvidas vendo tópicos criados por outras pessoas(independente da data).
    abç

    Iommi Young
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Aproveitando, cara, minha guitarra tava regulada, mas eu como sou curioso, inventei de abrir a guitarra inteira, entao tirei ponte, escudo, captadores...

    Sofri pra por tudo no lugar, me arrependi, porém arrumei tudo, só que e agora a ponte ja nao está mais regulada, e o foda ta mei trastejando, e eu ja tentei fazer de tudo mas nao ainda, aqui na minha cidade nao tem Luthier aí fica foda, eu ja usei a busca e tal procurando sobre regulagem, mas o que eu achei nao era muito especifico, e os links ja estavam espirados e tão antigo que o tópico era :/.

    Achei 1 video muito bom no YOUTOBA mas o cara fala espanhol =/

    Queria instruções para regular a altura da ponte, captadores e reulagens de oitavas, e pelo que eu ví, é tudo relacionado, casas da guitarra com altura da corda e altura dos caps, porem nao entendi nada :/

    Sir.Paulo
    Veterano
    # jul/10
    · votar




    Iommi Young
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Sir.Paulo

    Ja ajudou ou pouquinho, mas minha ponte é Tune-O-Matic.

    German
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Olá. Tenho uma Condor Les Paul LPII com captação Gibson.

    Tô notando que ela está desafinando muito.

    Gostaria de saber se a solução seria trocar a ponte e estava pensando em colocar uma da Gibson. Queria saber se é compatível com a Condor, se ela encaixa direitinho na guitarra sem precisar fazer adaptação.

    A troca da ponte resolve o problema?

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    German
    Cara, desafinar acho que não é problema de ponte. Talves braço empenado ou problemas nas tarraxas..

    []'s

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    German
    Como o marcosshrp disse, isso nada tem à ver com a ponte.
    Tem à ver com suas tarrachas frouxas (aperte TODOS os parafusos), e cordas colocadas erradamente.
    Abç

    German
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: German
    · votar


    Caros Maurício e marcosshrp, muito obrigado pela atenção.

    Já estava olhando preço de pontes (e me assustando).

    As 3 primeiras ( E B G ) estão desafinando muito, principalmente na hora dos bends.

    Vou checar as tarrachas.

    Realmente dei uns vacilos na hora de colocar as cordas, algumas cortei muito curto, não enrrolou muito, mas não lembro se foram essas cordas.

    Aliás, ôh negócio chato é trocar cordas.
    Alguém tem alguma dica de como fazer pra não ficar muito curta ou muito comprida? Pois coloco meio que instintivamente, não sei a técnica correta.

    Mais uma coisa, quando a ponte é ruim, pode causar que tipo de problema então?

    Muito grato, abç.

    Jube
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    German
    Rapaz, se tu nunca regulou sua guitarra, leva para um luthier dar uma olhada e regular ela para você, derrepente ele resolve.

    Já trocar cordas, muitos me explicaram como, mas aprendi no video abaixo


    German
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Fui dar uma olhada nas tarrachas (Grover - a quitarra é Les Paul) e não achei nenhum parafuso para regular.

    Tem um porca por cima, que deve ser para fixação. Por baixo não vi nenhum parafuso, só tem uma capinha preta como se fosse uma blindagem para acesso à parte interna da tarracha.

    Além disso, só aquele parafuso que fica na cabeça da tarracha.

    Qual deles serve para apertar/regular a tarracha?

    victaot
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Galera , tira a minha duvida , qual é a melhor marca de ponte tune o matic que existe , ou q marca de ponte tune o matic q a gibson coloca nas guitarras dela , na standart , custom ?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    victaot
    Isso não existe...
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ponte Tune-O-Matic