Comprando Usado Internacional - Dúvidas

Autor Mensagem
Drive30
Veterano
# mai/11


Sim já usei a busca e não tive respostas suficientes e muito menos experiências. Estou postando aqui na parte de Guitarra por apresentar mais 'popularidade'.

Os preços do e-bay de equipamentos usados são muito convidativos,

-alguem já teve essa experiência de compra internacional? isso é permitido pela aduana no Brasil? ( Já ouvi falar que não, somente coisa nova)

-Quais medidas/precauções eu tenho que ter se quiser fechar uma compra dessa? Obrigado

pepomello
Veterano
# mai/11
· votar


Não vale a pena comprar...

Primeiro você não terá nenhuma ideia de que tipo de pessoa é,
Segundo é muito arriscado de não vir o produto desejado
Terceiro o preço vai ficar assim: Preço normal 200 U$ + 60% de imposto+ frete (tipo se o preço for 200 U$ vai ficar 700 reais, não vale a pena)

Drive30
Veterano
# mai/11
· votar


pepomello

Me desculpe, mas nada disso é impedimento pra mim, acho que talvez voce nao esteja acostumado com o e-bay.

-Em produtos novos tambem não sabemos quem é, e em usados tambem podem ser lojas, então isso não quer dizer nada. E outra, o sistema de reputação do e-bay é ainda melhor do que o ML, ja fiz compra la e chegou direitinho, só não fiz compra de produtos usados ainda, por isso essas dúvidas.
-Não vir o produto desejado?? hehe como assim, idem minha resposta acima
-Sei de tudo isso, e te garanto mesmo assim é mais da metade do preço do que em lojas aqui.

Outro , por favor!

ogner
Veterano
# mai/11 · Editado por: ogner
· votar


Drive30

Cara conheço gente que trouxe guitarra usada ( pelo E-bay) sem problema...Conheço gente que foi taxada e gente que nao foi taxada...Nunca ouvi relatos de amigos proximos que a guitarra nao tenha chegado ou bloqueada na Alfandega, pois ( acho que li por aqui ) nao é permitida a compra internacional de produtos usados...
Mas sabe como é, a mesma historia que os correios brasileiros nunca puderam enviar guitarra, mas mesmo assim enviavam...

EDIT: Editando aqui com a info abaixo do renatocaster..
enviam ainda! o/

Mas daqui a pouco um G.A.Seiro profissional aparece pra detalhar melhor...Pedal sei que o Bahia ja comproue eu tb ja comprei pedal usado de user comum no E-bay...

Del-Rei
Veterano
# mai/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


Drive30
Fala, cara!!

É, existe uma Portaria da DECEX de 1991, e depois foi sendo alterada por outras mais recentes.
Ela trata a questão de importação de bens usados.
Realmente não é permitido, em regra.

Mas já importei várias coisas usadas, pelo e-Bay, sem problemas, inclusive 2 falantes de 12" da Celestion, que são grandes e pesados!

Paguei o imposto e foi tranquilo.

É só o vendedor não declarar como usado.
Dificilmente vc terá problemas com isso.

Desculpe perguntar, mas do que se trata?

Um aceno de longe!!!

EDIT:
pepomello

Não vale a pena comprar...

Lojista detected... hehe.

Drive30
Veterano
# mai/11
· votar


ogner

Eu to virando profissional já, só falta comprar algo usado pelo e-bay , ai pronto. PHD!

é então, eu lembro de uma longa historia aqui de uma guita usada que um cara comprou , no final da historia ele teve que chorar na receita que nao sabia que nao podia comprar usado, no final liberaram, posso usar esse argumento tambem, hehe, que nao sabia.

Mas no meu caso nao é guita, nao compro guita usada e nem nova sem testar, nisso sou chato, estou interessado em uns amplizinhos que vejo por lá que dá uma GAS fudida, e baratos.

Del-Rei
Veterano
# mai/11
· votar


Drive30

Taqui a legislação, dá uma sacada.

Um aceno de longe!!!

Drive30
Veterano
# mai/11
· votar


Del-Rei

Então cara , mas se declarar como usado não vou ser taxado como sendo produto novo? ai perde-se muita da vantagem de comprar um usado, que é preço.

O que o vendedor tem que enviar como comprovante? fala ai o que enviaram do seu caso.

Will Bejar
Veterano
# mai/11
· votar


alguem já teve essa experiência de compra internacional?
Eu já comprei uma Fender Jaguar, usada...

isso é permitido pela aduana no Brasil? ( Já ouvi falar que não, somente coisa nova)
Olha, eu acho que pode, sim!!! Qual o problema de mandar algo usado pra outro país???

Quais medidas/precauções eu tenho que ter se quiser fechar uma compra dessa?
Antes de tudo, verifique as qualificações... lá nos EUA tb tem picareta, mas o Ebay é muito mais levado à sério que o ML (por exemplo). Segundo, faça o máximo de perguntas sobre o produto, peça fotos e só quando tiver certeza que é aquilo que vc quer, vc compra. Comprando pelo Paypal, vc pode bloquear o pagamento caso não receba.
Prepare o bolso, pois às vezes passa direto, mas é melhor ter grana pra pagar se a alfândega pegar!!! Vc não vai deixar o seu produto pra um fiscal, né???

Se tiver mais dúvidas, é só perguntar... mas já tem um tópico lotado de informações aqui no fórum!!!

Lu_Soares
Veterano
# mai/11
· votar


Drive30

Comprei uma Fender Standard MIM usada em fevereiro, veio por Priority, chegou em exatos 17 dias , se não me engano, mas foi tudo ok, no meu caso arrisquei e comprei sem case, a única coisa peça pra embalar direitinho, a minha veio numa caixa de papelão com aqueles bolinhas de isopor, achei muiiiiiito fraca a embalagem , mas ainda bem que chegou. Na minha mão com impostos 1207reais.

renatocaster
Moderador
# mai/11 · Editado por: renatocaster
· votar


ogner

Mas sabe como é, a mesma historia que os correios brasileiros nunca puderam enviar guitarra, mas mesmo assim enviavam...

Posso comprovar isso. Pelo menos aqui dentro do Brasil envia sim.

Enviei anteontem uma guitarra Washburn usada que vendi para um maluco lá Cuiabá-MT.

Abs.

Drive30
Veterano
# mai/11
· votar


Will Bejar

Sim, na verdade tenho 2 grandes preocupacoes, que nao é pagamento de imposto.

1) meu produto nao ser liberado. Sei la, algum fiscal la falar que é usado e nao liberar.

2) Pagar imposto sobre o valor de um novo. Pelo que to entendendo nesse caso nao tem jeito, pois tenho que declarar como novo entao vou ser taxado pelo tal, ser taxado como usado é o mesmo que falar que o produto é usado e entao nao permitido.

Will Bejar
Veterano
# mai/11
· votar


Drive30
O que o vendedor tem que enviar como comprovante? fala ai o que enviaram do seu caso.
Ele tem que mandar uma invoice, que é o equivalente à uma NF, só que sem muita frescura, feito em papel normal...

Del-Rei
Veterano
# mai/11
· votar


Drive30
mas se declarar como usado não vou ser taxado como sendo produto novo?

O vendedor não precisa informar o estado do produto.
Se precisasse, ele teria que declarar como NOVO, caso contrário, vc não poderia receber.

Veja se vale à pena pagar tributo sobre o valor de produto novo, mesmo vc estando comprando um usado.


O que o vendedor tem que enviar como comprovante? fala ai o que enviaram do seu caso.

Geralmente usado não tem nota fiscal. A única coisa que comprova o valor é o próprio formulário da USPS preenchido no momento do envio.

Eu nunca me preocupei com novo/usado, e sempre recebi tudo (exceto minhas cordas da SBM enviadas dia 26/02, mas ainda tenho esperanças, hehehe).

:)

Um aceno de longe!!!

Will Bejar
Veterano
# mai/11
· votar


Drive30
1) meu produto nao ser liberado. Sei la, algum fiscal la falar que é usado e nao liberar.
Olha só, quando o cara tem que colocar "guitar", se ele colocar "used guitar" que vai gerar a desconfiança!!! Fora isso, o cara tem que liberar, já que vc vai ter que pagar o imposto!!!

2) Pagar imposto sobre o valor de um novo. Pelo que to entendendo nesse caso nao tem jeito, pois tenho que declarar como novo entao vou ser taxado pelo tal, ser taxado como usado é o mesmo que falar que o produto é usado e entao nao permitido.
Não existe isso... a taxação é feita sobre o valor declarado... ou seja, se ele colocar valor de usado, a taxação é feita sobre esse valor!!! (normalmente dá cerca de 60% do valor do produto!!!)

Drive30
Veterano
# mai/11
· votar


Del-Rei
Will Bejar
renatocaster
Lu_Soares

Valeu galera, muito bom saber de experiencias que deram certo.

Eu nem quero falar o que é o produto por que é leilao e tá muito barato hahahaha (sim ainda falta uns dias e pode ir la no ceu o preço), mas ta dando uma coceira danada aqui no bolso!

Del-Rei
Veterano
# mai/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


Will Bejar
Fora isso, o cara tem que liberar, já que vc vai ter que pagar o imposto!!!

Fala, cara!!
Não é bem assim. A legislação do Ministério da Fazenda, em regra, não permite importação de bens usados.
Pra recebermos tranquilamente, eles não podem ser enviados como usados.


Não existe isso... a taxação é feita sobre o valor declarado... ou seja, se ele colocar valor de usado, a taxação é feita sobre esse valor!!! (normalmente dá cerca de 60% do valor do produto!!!)

Também não, cara.... Várias vezes já tive produtos tributados em valores diferentes dos declarados.
90% das vezes o valor declarado é menor do que o verdadeiro. E os fiscais sabem disso, e arbitram um valor maior pra aplicar o tributo.

E são 60% em cima do valor aduaneiro, ou seja: produto + frete + seguro, se houver.

Um aceno de longe!!!

renatocaster
Moderador
# mai/11
· votar


Del-Rei

Eu nunca me preocupei com novo/usado, e sempre recebi tudo (exceto minhas cordas da SBM enviadas dia 26/02, mas ainda tenho esperanças, hehehe).

Cordas usadas??? hehehehe.

O vendedor não precisa informar o estado do produto.
Se precisasse, ele teria que declarar como NOVO, caso contrário, vc não poderia receber.

Veja se vale à pena pagar tributo sobre o valor de produto novo, mesmo vc estando comprando um usado.


Não corre o risco do fiscal abrir o produto (e pode?) e ver que é um usado mesmo não estando declarado como usado?

-King
Veterano
# mai/11
· votar


Will Bejar
Na verdade não, porque se fosse tão simples do jeito que você está falando eu comprava uma Fender American Standard e pedia pro vendedor declarar 50 dólares, assim eu nem pagaria imposto. Você acha que o fiscal é burro a esse ponto?

Del-Rei
Veterano
# mai/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


renatocaster
Cordas usadas??? hehehehe.


Hehehe... Não, são novas! Novinhas em folha!!
Só quis dizer que dentre tudo que já importei, dentre novos e usados, essa foi a única encomenda que não recebi... Ainda!
Hehe...
:)


Não corre o risco do fiscal abrir o produto (e pode?) e ver que é um usado mesmo não estando declarado como usado?

Correr, corre!
Mas quantos produtos abertos vc já teve...? Dá pra saber porque a embalagem vem toda rasgada e com um adesivo da Receita Federal informando.

Estatisticamente, a chance é quase nula... hehe.

Um aceno de longe!!!

EDIT:
Aliás, ele pode sim abrir a encomenda pra verificar, por questão de segurança.
Vai que vc importa uma bomba.. armas, drogas... ?
Pelo raio-x não dá pra saber se o pó branco é farinha de trigo ou cocaína, hehe
:)

Will Bejar
Veterano
# mai/11
· votar


Del-Rei
Fala, cara!!
Não é bem assim. A legislação do Ministério da Fazenda, em regra, não permite importação de bens usados.
Pra recebermos tranquilamente, eles não podem ser enviados como usados.

Foi o que eu disse:
Olha só, quando o cara tem que colocar "guitar", se ele colocar "used guitar" que vai gerar a desconfiança!!!
Ou seja, se ele declarar só como guitarra, não for aberto e comprovado se tratar de um produto usado, vai na boa!!!

Também não, cara.... Várias vezes já tive produtos tributados em valores diferentes dos declarados.
90% das vezes o valor declarado é menor do que o verdadeiro. E os fiscais sabem disso, e arbitram um valor maior pra aplicar o tributo.

Aqui acho que me expressei mal... é lógico que sempre deve ser declarado o valor real!!!

E são 60% em cima do valor aduaneiro, ou seja: produto + frete + seguro, se houver.
Isso mesmo, falha nossa...

-King
Resposta acima... e gente burra tem em todo lugar. hehehe

Will Bejar
Veterano
# mai/11
· votar


Aqui estão os valores e a planilha de quando eu comprei a Jaguar... não tem segredo...

http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/importao.jpg

http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/importaoemail.jpg

Drive30
Veterano
# mai/11
· votar


Já saquei galera, é pesquisar bastante sobre o vendedor, pedir um comprovante, nao falar que é usado, nao especificar muita coisa e começar a rezar.

ogner
Veterano
# mai/11
· votar


Del-Rei
pepomello
Não vale a pena comprar...

Lojista detected... hehe.


ahuheuhaue, pegou no pulo!!!!


Aliás, ele pode sim abrir a encomenda pra verificar, por questão de segurança.
Vai que vc importa uma bomba.. armas, drogas... ?


Minha irma comprou uma cadeirinha de alimentação pra bebe ( nao sei o nome do tréco mais é grande ) Foram U$80,00 com frete, a caixa foi totalmente aberta, e verificada provavelmente, e nao taxaram....

MMI
Veterano
# mai/11
· votar


Drive30

Cara, eu já trouxe muitas guitarras usadas, umas 10 pelo menos. Também várias vezes fui para Europa ou EUA e antes de voltar do inverno de lá mandei por correio uma caixa com roupas usadas (de frio) para chegar no verão daqui. Posso lhe dizer que vai da boa vontade da pessoa da receita lá dentro dos Correios. Tanto faz se está declarado que é uma guitarra usada ou não, já recebi várias que foram declaradas assim. Como disse, vai da boa vontade do posto e do funcionário, igual a história de enviar guitarras. Poder, não pode, mas via de regra deixam passar. As caixas via de regra são abertas sim, procuram papéis ou notas com o valor o que especifique a marca e modelo da guitarra, para depois arbitrarem valores.
Uma vez tive problema com uma Gibson Custom Shop... Essa ficou retida, deu um rolo tremendo, precisei contratar um despachante aduaneiro para liberar.

Zedosal
Veterano
# mai/11
· votar


Eu nunca me preocupei com novo/usado, e sempre recebi tudo (exceto minhas cordas da SBM enviadas dia 26/02, mas ainda tenho esperanças, hehehe).

Síndrome de Slashfoda

Del-Rei
Veterano
# mai/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


Zedosal
Hehehe.... Pô, mas meu caso é diferente.. Hehehe.
Tenho certeza de que eles enviaram minhas cordas. Inclusive já comprei outras vezes com eles, e sempre chegou.

Essa vez se perdeu pela Alfândega brasileira... hehe

A guitarra e pedais do slashfoda nunca existiram, hehehehe

:)

Um aceno de longe!!!

Zedosal
Veterano
# mai/11
· votar


Del-Rei
mas ainda tenho esperanças, hehehe

isso é coisa de SlashFoda... e ele um dia reabrirá aquele tópico centenário e dirá... CHEGARAMMM (nem demorou tanto!!!)

Drive30
Veterano
# mai/11
· votar


Zedosal

Essa historia do SlashFoda é a maior lorota que eu já vi. Produtos top tudo baratinho, de um importador misterioso ,ah, ta de sacanagem.

Zedosal
Veterano
# mai/11
· votar


Drive30
quem sabe neh!? oh coitado....




Mas pelo que vi cara... compra lá, se disserem que é usada, vc contesta falando que é vintage. Só parece usada, mas foi envelhecida por processos artesanais dos monges do sudão, muito complexos para vc explicar pro cara da receita naquele momento!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprando Usado Internacional - Dúvidas