Dúvidas em relação às guitarras Floyd Rose (Microafinação)

    Autor Mensagem
    Kingeer
    Veterano
    # abr/11


    Já pesquisei muito sobre o assunto, mas nunca achei uma resposta concreta, uns dizem que sim, outros que não. E há os que ficam em cima do muro.

    Queria saber de uma vez porque tanto dizem que tirar todas as cordas de alguma guitarra Floyd Rose é mais propício a empenar o braço, afinal, as Floyd Rose têm o braço tão mal construído assim ?
    E se eu quiser tirar as cordas pra limpar, como faço?
    Empena mesmo? mesmo que seja pouco tempo, pode empenar mesmo que seja milímetros? E por que dizem que nas guitarras de ponte fixa pode tirar as cordas?

    Queria acabar com essas dúvidas de uma vez por todas, e se possível que o luthier Bertola desse sua opinião em relação à isso, afinal ele é um profissional do ramo, e niguém melhor pra falar isso do que um luthier.

    Dêem suas opinões e conclusões.

    Insomniac_
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Insomniac_
    · votar


    Kingeer
    A Floyd Rose não influi nisso, tem certeza que pesquisou muito?
    É o seguinte... empenamento é algo que só acontece com problemas contínuos. Ou seja, você não vai empenar seu braço se tirar todas as cordas, mas vai sim relaxar o tensor e desregular o braço, o que pode vir a causar empenamento.
    Por que isso acontece?
    Simples!
    Imagina só: você leva sua guitarra ao Luthier e ele regula tudo bonitinho pra uma tensão qualquer, digamos, .010. Sua guitarra está ótima, o tensor regulado e as cordas obviamente estão exercendo tensão sobre o braço. Daí do nada, de uma tacada só você tira todas as cordas! O que acontece? A tensão que existia sobre o braço não existe mais, ou seja, o tensor não vai ficar fazendo a mesma tensão de antes e vai relaxar, o que vai mudar também a madeira. Vai ser uma coisa milimétrica (ou não, hehehe), mas que provavelmente não vai chegar ao extremo de empenar, exceto se você tirar as cordas e mudar pra uma tensão bruscamente maior. O que vai certamente acontecer, é uma pequena desregulada no tensor. Ou seja, se você quer tirar todas as cordas pra fazer limpeza, é recomendadíssimo que você tenha conhecimento o suficiente pra regular o tensor novamente caso necessário.
    PS: Ele não tem relação com a ponte.
    Abç

    Kingeer
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Mais uma coisa, essa parada aí de usar Óleo de peroba na escala e talz, tem que por, esperar secar pra dpos por as cordas ou passar o oleo e ja por as cordas, pois e um oleo mto grudento, talvez akilo pega nas cordas e aí, adeus.

    Insomniac_
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Kingeer
    Cara, eu passo óleo de peroba antes de trocar o encordoamento antigo por um novo. Tiro a mizona, passo, limpo a região dela. Tiro o excesso com um pano seco. Coloco a nova. Tiro a Lá. Pego um pano com óleo de peroba, limpo a região toda, coloco a nova, e assim vai. É só passar e retirar os excessos que não rola problema, não.
    Abç

    kiki
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    as Floyd Rose têm o braço tão mal construído assim ?

    floyd rose é um tipo de ponte, que pode ser instalada em qualquer guitarra.
    portanto a qualidade do braço não tem relação nenhuma com ela.

    Queria acabar com essas dúvidas de uma vez por todas, e se possível que o luthier Bertola desse sua opinião em relação à isso, afinal ele é um profissional do ramo, e niguém melhor pra falar isso do que um luthier.
    pergunte isso no tópico de luthieria do bertola.

    Empena mesmo? mesmo que seja pouco tempo, pode empenar mesmo que seja milímetros?
    empenamento sempre vai ser milimetros. se empenar centímetros voce ganha um berimbau!

    Kingeer
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Huahuahua tenho um violão Tonante e aí passei oléo de peroba nele todo, ficou uma semana.

    Resultado = FAIL

    kiki
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    Insomniac_
    ótima resposta!
    só pra ficar mais preciso: é tensão.

    pressão é outra coisa, é do ar, da água. pressão é em todas as direções. tensão tem direção definida (no sentido da corda, no caso). voce ta usando os dois como se fossem sinônimos.

    Insomniac_
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    kiki
    Hmm... verdade, heheh!
    Editei pra ficar melhor. Valeu pelo toque!
    Abç

    iurycaculla44
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    cara pra tu tirar todas as cordas enfia um apapelao ou qualquer coisa debaixo da ponte pra ela nao desregular muito e te dar trabalho depois. e pode tirar esse problema de empenar so ocorre c vc deixar ela muito tempo sem cordas e mesmo assim vai ser pouco.
    cara te aconselho a nao tirar todas as cordas vai dar trabalho pra regular

    vlw . abrçao espero te ajudado. c falei alguma merda corrijam

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Mais uma coisa, essa parada aí de usar Óleo de peroba na escala e talz, tem que por, esperar secar pra dpos por as cordas ou passar o oleo e ja por as cordas,

    Nenhuma das opções, coloque o óleo e deixe a madeira absorver por cerca de 30-60mim dependendo do estado da escala. Seque bem com papel filtro. O Resultado é uma madeira hidratada, porém não grudenta e que não transpira óleo.

    Sobre empenamento... As pessoas confundem com torção. O Braço sempre sofre uma torção, mesmo que muito leve(ou não) ao se retirar todas as cordas, contudo, um braço empenado é um braço inútil. Mas isto raramente vai acontecer trocando as cordas. Porém o ideal é não sacrificar sua regulagem e trocar uma por uma mesmo. Apenas quando estiver tudo muito desregulado e/ou sujo, deve se fazer uma troca geral destas. Mas o ideal são trocas freqüentes para que não se atinja esse ponto de necessidade.

    Kingeer
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Paul.Gilbert

    Então cara, o que eu queria saber é que eu tiro corda por corda tudo certinho e talz, não faço no vídeo como o Kiko fez cortando as cordas com o alicate Planet Waves (Como diz o Kiko: Tirar as cordas de uma forma grotesca). Queria saber se fazendo isso só pra limpar vai da alguma diferença, e porque muitos do fórum falam que guitarra de ponte fixa pode tirar e na floyd não, isso é verdade ou é tudo a mesma coisa?

    Kingeer
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Ilustrando o tópico com Kiko Loureiro:



    daniel_guitar
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Kingeer
    o lance do braço não tem nada haver, todo tipo de guitarra se ficar por muito tempo sem cordas tem a probabilidade de torcão, o lance da floyd roses e que se vc soltar todas as cordas de uma vez, para por novamente as cordas vai dar trabalho o lance e você usar uma calço na piscina embaixo da ponte para não ocorrer isso

    daniel_guitar
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Kingeer
    um pedaço de madeira, até o pacote de cordas com varias voltas algo para a ponte não descer toda na piscina

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas em relação às guitarras Floyd Rose (Microafinação)