Dúvida . Floyd Rose (Altura, nut, microafinação)

    Autor Mensagem
    fLecK
    Veterano
    # fev/07


    Olá.. sou leigo ainda nessa parte de floyd rose.. andei usando a busca e aprendendo um pouco sobre floyd rose.. tenho algumas dúvidas.

    Primeiro: Nut:
    Imagem -> Nut
    Isso serve pra travar as cordas e estabilizar a afinação?
    Quer dizer então, que pra afinar pelas tarrachas, eu tenho que afrouxar primeiro esses "nut's" ?


    Segundo: Floyd Rose:
    Imagem -> Floyd 1
    Imagem -> Floyd 2
    Imagem -> Floyd 3

    Ele está regulado, em função do corpo. Mas as cordas estão com altura diferenciadas.. isso modifica algo?
    O problema é que.. a Mi mais grave, está trastando um pouco quando toco ela +- do quinto traste.. Acho que ela está muito abaixada..(a Lá também está trastando um pouco) Queria saber como regular a altura das cordas..
    Eu pensava que era pela microafinação (os 6 parafusos do floyd, certo?) mas acho que não tem nada a ver.

    Desculpem-me se a dúvida é muito boba, mas como disse eu ainda sou leigo em floyd rose.

    UGO_RJ
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    cara.... pela internet é mto dificil te explicar

    leva num luthier e pede pra ele te explicar como funciona... eu fiz isso a muito tempo atras e hj n me arrependo...

    Sistema Floyd Rose é bem complexo, é como se fosse um "cabo de guerra", as molas puxam a ponte pra tras e as tarrachas pra frente...

    Soulface
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Isso serve pra travar as cordas e estabilizar a afinação?
    Quer dizer então, que pra afinar pelas tarrachas, eu tenho que afrouxar primeiro esses "nut's" ?

    Exatamente!

    Eu pensava que era pela microafinação (os 6 parafusos do floyd, certo?) mas acho que não tem nada a ver.
    Realmente não tem nada a ver...
    A altura das cordas se regula por queles dois parafusos (hastes) q ficam nas extremidades da ponte e apoiam ela.

    _FrEd_
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Quer dizer então, que pra afinar pelas tarrachas, eu tenho que afrouxar primeiro esses "nut's" ?

    Claro neh pow.. huehuehue

    Queria saber como regular a altura das cordas..

    Tu abre a tampa detras da guitarra, onde fikam as molas... ae c tu apertar a ponte abaixa e vice-versa... o problema pode ser tb se as cordas forem novas, mas experimenta subir um poko a ponte....

    Ps: Nao eh "trastando" e sim "trastejando"

    :D

    Soulface
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    _FrEd_
    Tu abre a tampa detras da guitarra, onde fikam as molas... ae c tu apertar a ponte abaixa e vice-versa...
    Assim vc muda a inclinação da ponte. OQ pode resultar num desregulamento.

    fLecK
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    _FrEd_

    Hehe.. eu sei regular a altura do floydrose em si.

    Eu estava falando da altura das cordas.. independemente..

    _FrEd_
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Soulface

    Assim vc muda a inclinação da ponte. OQ pode resultar num desregulamento.

    Uhum, mas eh bastante usado pra mexer na altura, caso a ponte n esteja reta, ou seja, paralela ao corpo... caso ja esteja reta e ainda trastejar, ae tu mexe nos parafusos... acho q o problema do kr eh com os parafusos, mas sei la....

    fLecK
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Soulface

    mas elas soh se regulam se forem TODAS?

    nao tem como regular uma a uma? creio que dê.. porque as alturas estão totalmente diferentes..


    Olha na imagem do Floyd 2, esses "carrinhos" que regulam a altura da corda? porque eles também nao estão totalmente alinhados entre eles.. e as alturas das cordas também nao estão... (Tem um parafuso que nem o do nut na frente desses carrinhos)

    _FrEd_
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    fLecK

    Os carrinhos n precisam estar alinhados, eles ficam em qualquer posição qnd estão regulados... qnt a altura, eu creio q corda por corda n da, mas da pra pegar a região superior (cordas E A D) e inferior (cordas G B E)...

    Soulface
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    fLecK
    nao tem como regular uma a uma?
    Não dá... Precisaria de parafusos independentes em cada carrinho. Como nas tremolos.
    Floyd Rose não possui isso. Só pelas hastes memo.
    Mas teoricamente, é comum deixar os bordões mais altos q as primas mesmo. Por serem mais grossas, essas cordas precisam de mais espaço pra oscilar.

    Tem um parafuso que nem o do nut na frente desses carrinhos
    Esses parafuso são pra prender os carrinhos. Vc solta ele pra mover o carrinho pra frente e pra trás, regulando as oitavas.

    fLecK
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    _FrEd_
    hmmmmmmm.

    então essas hastes que o Soulface falou regulam cada conjunto de cordas? superiores e inferiores?

    Soulface
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    fLecK
    Cada uma levanta/abaixa metade da ponta né?!
    Como uma balança (aquelas com dois pratinhos. um de cada lado)

    nobre
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Cada lado tem um parafuso, mexendo do lado dos bordões eles vai ficar mais altos tirando o trastejamento. O outro lado se tiver Ok pode deixar como está

    fLecK
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Soulface

    Hmm ainda nao mexi nelas.. to sem a chavinha.. =)
    vou tentar depois

    muito obrigado !

    Soulface
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    fLecK
    A regulagem de uma ponte só fca completa depois de terminar as oitavas cara.
    É onde dá mais trabalho.

    fLecK
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Soulface
    Ela já está toda regulada..

    =]

    o problema mesmo está eh na Mi mais grave e na Lá.. que estavam trastejando...

    Fora isso ta tudo regulado

    Soulface
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    fLecK
    Mas vc falou q naõ mexeu nos carrinhos. Como regulou as oitavas?

    _Kevin_
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    si tá trastejando é só disapertá um porquinho as mola lá ditráis
    é qui a ponti tá meio baichinha, sacô?

    fLecK
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Soulface
    Quando a comprei.. ela estava toda reguladinha..


    EU, ainda nao mexi ali, entendeu? hehe

    Dorff
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    a regulagem da guitarra depende de vários fatores

    vc tem q achar um denominador comum para:

    1 - carrinhos das oitavas (dá sim pra regular a altura de cada corda isoladamente regulando os carrinhos, mas lembre-se de não ferrar com as oitavas, se chegar num ponto onde a altura tá certa, mas a oitava tá errada, significa q outro fator não está de acordo)

    2 - altura da ponte (através dos pinos laterais)

    3 - molas da ponte (deixando sempre a ponte alinhada horizontalmente com a guitarra)

    4 - tensor do braço (vai resolver seu problema de trastejamento)

    5 - altura dos pickups

    e resumindo, não há uma fórmula exata, é um trabalho de muita paciência, às vezes vc acerta aqui, e ferra ali, então vc tem q ir tentando, ir mechendo...
    o q eu não me conformo é neguinho preguiçoso querendo pregar a preguiça como solução, qq problema q aparece: "ah !!! leva num luthier !!"
    pra mim, luthier é última opção...

    TheLaarz
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    galera, a minha duvida é assim, primeiro esse tópico nao respira faz tempo, mas eu nao acho em lugar nenhum, eu tenho uma ltd... ela voltou do luthier esses dias, ta afinadinha e ponte na altura certa, ta beleza.. só que quando eu vou afinando ela, pela ponte mesmo, a ponte acaba subindo um pouco, isso é normal mesmo? porque eu nunca sei quando que eu devo afinar pelo headstock, ou pela Ponte... e não da pra toda hora que acontece isso ficar levando pra um luthier :s

    clguitar
    Membro
    # abr/13
    · votar


    galera, a minha duvida é assim, primeiro esse tópico nao respira faz tempo, mas eu nao acho em lugar nenhum, eu tenho uma ltd... ela voltou do luthier esses dias, ta afinadinha e ponte na altura certa, ta beleza.. só que quando eu vou afinando ela, pela ponte mesmo, a ponte acaba subindo um pouco, isso é normal mesmo? porque eu nunca sei quando que eu devo afinar pelo headstock, ou pela Ponte... e não da pra toda hora que acontece isso ficar levando pra um luthier :s
    Isso é o normal e esperado. A ponte tem de ficar em equilíbrio entre, de um lado, as tarrachas e, de outro, as molas da ponte. A idéia é que a ponte fique paralela com o corpo da guitarra e as cordas afinadas. A microafinação (afinação na própria ponte) é feita para DEPOIS

    clguitar
    Membro
    # abr/13
    · votar


    (DESCULPE, CORTOU MEU POST)
    A microafinação é feita para DEPOIS de afinada a guitarra, ajustada a ponte e travado o locking nut (parafusos no começo do braço). Deixe a microafinação na metade do caminho enquanto afina a guitarra pelas tarraxas.
    Se a ponte subir demais, aperte os parafusos que prendem as molas da ponte. Afine de novo e por aí vai, até acertar a afinação desejada com a posição correta da ponte.
    Só aí trave o locking nut e afine confira a afinação pela ponte (microafinação).
    Boa sorte!

    TheLaarz
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    clguitar

    sim sim entendi... o que eu digo pra você é que assim, na hora de trocar a corda eu faço o seguinte, eu solto os parafusos da ponte, nao totalmente, só um pouco, encaixo a corda tal... vou apertando pelo headstock, deixo ela na afinação certa e tal... isso não é problema, eu ja tive problema para trocar, mas o problema era o seguinte, quando eu trocava, a ponte ela nao ficava pararela... ela estava um pouco mais para cima , não uma coisa absurda, uma coisa pouco notável... mas mesmo assim eu percebia quando olhava atento.. até aí eu ia dando uns "toques" de leve, soltava o nut e soltava um pouco pelo headstock e apertava os parafusos, para tentar deixar ela em equilibro outra vez... só que quando ela ja ta está afinada, ela segura a afinação normal, por uma semana, dependendo de quanto eu uso, mais ou menos, depende... só que quando eu vou afinando pelos parafusos da ponte, a ponta vai subindo um pouco conforme eu afino, não é uma coias escandalosa, mas olhando com atenção é possível perceber !! eu queria só saber se isso é normal, ou se eu estou fazendo alguma coisa errada !! Vlww irmao ! s2

    clguitar
    Membro
    # abr/13
    · votar


    [/b]TheLaarz[b]
    Acho que você está fazendo tudo certo. Pode ser, sei lá, que algumas peças da ponte estejam meio desgastadas. Às vezes, pode valer a pena experimentar com a posição das molas da ponte ( paralelas, em V, 3 ou 4 molas...) para ver se corrige isso. As pontes Floyd, na minha experiência, são muito " temperamentais".
    Outra coisa que vale a pena perder um tempo é esticando as cordas durante a afinação pelo headstock pelo menos umas 4 ou 5 vezes, até a afinação ficar bem estável após um bend nervoso ou uma alavancada. A idéia é lacear a corda nova e deixá-la bem esticada, principalmente nas voltas dela na tarraxa. Puxe as cordas encapadas com a mão mesmo e afine até que elas praticamente não desafinem mais com essa puxada. Nas três cordas mais finas, dê uns bends exagerados e afine de novo, até elas não desafinarem com esse movimento.

    Abraço!

    TheLaarz
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    clguitar

    entendi !! valeu cara, me ajudou pra caramba !!! muito obrigado !!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida . Floyd Rose (Altura, nut, microafinação)