Mudando a pegada atual para uma mais "bonita".

Autor Mensagem
PGilbert
Veterano
# fev/11 · Editado por: PGilbert


Acho que essa vai para os guitarristas com um pouco mais de tempo de instrumento.

Já aconteceu alguma vez em uma determinada época da sua vida guitarrística, de assistir você mesmo tocando (seja no espelho, em vídeo, etc) e você achar que não tá com uma pegada bonita?

Você dá uma olhada nos seus ídolos tocando e vê que eles seguram a palheta e tocam as notas de um jeito "bonito".. esqueçam a sonoridade (eu sei que é o mais importante e bla bla bla) mas estou falando somente do visual.

Aí você se vê tocando e parece que tem um ET segurando a guitarra e a palheta.. a mão meio torta, amassada, com os dedos um em cima do outro....

Então você para e pensa: "Poxa, eu já consigo tocar as músicas que eu gosto com certa naturalidade... será que vale a pena tentar mudar o jeito de segurar a palheta e a forma de tocar as escalas só para ficar um visual mais legal?"

Já aconteceu isso com algum de vocês? Comigo já.. e eu passei uns bons meses tentando re-aprender a fazer o que eu já sabia, mas com uma pegada um pouco diferente.

Previsão de posts: 0

Doggy
Veterano
# fev/11
· votar


Eu costumava palhetar igual o James Hetfield. Descobri que não me ajudava em nada, só atrapalhava.

As vezes eu ainda palheto como o Marty Friedman, simplesmente por achar bonito.

...Besteira minha rs

FBuccini
Veterano
# fev/11
· votar


Putz cara, acontece isso comigo direto, qndo eu to tocando e tal eu acho q to bem pra caramba (pura ilusão) mas qndo eu gravo um vídeo fica tudo mtooooo estranho, a mão parece torta e td mais, mas eu nunca pensei em mudar não, isso e uma característica sua, e você pode se enrolar muito pra "aprender" coisas que vc jah sabe....
flw!

Arimoxinga
Veterano
# fev/11
· votar


PGilbert


nada cara o som que o zakk tira da guitarra é muito bom (para meu gosto) tu já desse uma olhada como que o cara palheta? puts muito estranho parece está batendo uma kkk.

mas o que importa é ficar o mais relaxado possivel na guitarra assim o som ficará bem fluênte e talvez ajude na postura que tu procura.


Peace!!!

renansena777
Veterano
# fev/11
· votar


Eu nao tenho esse problema
sou bonito e sensual, e palheto muito bonito tambem xD

GuiMolusco
Veterano
# fev/11
· votar


Arimoxinga

kkk eu tbm palheto desse jeito, a mão fica mais livre

PGilbert
Veterano
# fev/11
· votar


Arimoxinga
mas o que importa é ficar o mais relaxado possivel na guitarra assim o som ficará bem fluênte e talvez ajude na postura que tu procura.

Então cara, isso tudo é questão de vaidade.... Eu mudei a minha pegada (ainda não está no ideal) e achava péssimo pra tocar.. mas de tanto treinar eu acabei acostumando e o jeito antigo passou a ser o estranho, saca? hahaha então acho que pra mim até agora tem valido a pena!

renansena777
Eu nao tenho esse problema
sou bonito e sensual, e palheto muito bonito tambem xD

hahaha você palheta sensualmente também?

BuriedAlive
Veterano
# fev/11 · Editado por: BuriedAlive
· votar


PGilbert
Eu já me acho o contrário...
Sei la, postura reta, execução bem próximo da escala, sem aqueles movimentos grandes....mao encostada na ponte, palhetada bonita, bends legais.
Porem o som:....

Dinamica instavel da palhetada (uma hora forte,depois fraco, depois erro a corda, depois muito fraco de novo).... Palhetada Não alternada as vezes, dificuldade EXTREMA com vibratos Resumindo: execução ruim
Sei la, é de cada um, o lance é o som e não visual...
Abraço!

PS¹: Acho que sou uma das poucas pessoas que tem facilidade com bends e dificuldade em vibratos, sendo que são movimentos parecidos...
PS²: Sobre o visual... sou muito decepcionado por nao conseguir tocar com a guitarra na altura do joelho mais ou menos... (a lá Hetfield)

GuiMolusco
Veterano
# fev/11
· votar


na verdade, eu axo visual importante sim

PGilbert
Veterano
# fev/11
· votar


BuriedAlive
Sei la, meus dedos retinhos, execução bem próximo da escala, sem aqueles movimentos grandes....mao encostada na ponte, palhetada bonita, bends legais.
Porem o som:....


Resolve com muito treino! Aí você, que já tem a pegada retinha, vai se tornar um guitarrista "completo", por assim dizer.

PS²: Sobre o visual... sou muito decepcionado por nao conseguir tocar com a guitarra na altura do joelho mais ou menos... (a lá Retfield)

Também é questão de treino.. eu toco com a guitarra bem em baixo.

GuiMolusco
na verdade, eu axo visual importante sim

Também acho.

Joel_ESP
Veterano
# fev/11
· votar


Eu queria que quando eu usasse meu dedo 3 o mindinho não ficasse "enrrolado".
Só isso...

Joel_ESP
Veterano
# fev/11
· votar


Retfield
Hetfield*
E o Zakk Wylde toca mais baixo ainda...

Deiab
Veterano
# fev/11
· votar


A minha é feia, minha mão pra quem olha parece estar fechada como se fosse dar um soco em alguém, mas dane-se, funciona!

E a última do Paul Gilbert, o verdadeiro.
O cara usa o polegar e o dedo médio pra tocar a música undertow do último cd. Segundo ele a música pedia uma pegada mais percussiva, então ele achou que assim soava melhor pra abafar as cordas.
Tentei fazer igual e ficou um lixo, parecia que estava aprendendo a tocar tudo novamente.
Esses caras tem umas idéias estranhas...

Homem Guitar
Veterano
# fev/11
· votar


BuriedAlive

Sei la, meus dedos retinhos, execução bem próximo da escala, sem aqueles movimentos grandes....mao encostada na ponte, palhetada bonita, bends legais.

Que estilo vc toca? Eu toco extremamente diferente de vc cara, pq toco rock, funk music e sempre aprendi a tocar forte, com pegada, mão encostada só nos solos.

Até produtor musical na hora de gravar dá a dica pra tocar com mais pegada, isso, pra mim pelo menos, melhora o timbre.

Abraço

joaormrt
Veterano
# fev/11
· votar


eu tento tocar (visualmente é claro) como SRV, acho afude

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/11
· votar


Eu costumava palhetar igual o James Hetfield. Descobri que não me ajudava em nada, só atrapalhava.

Como o James Hetfield palheta? Eu nunca reparei no jeito que o cara toca.



Estou aprendendo do jeito mais confortável para mim, notei que minha pegada vai melhorando a partir do tanto que eu tenho intimidade com a guitarra e com a música que vou tocando.

Bonnerfl
Veterano
# fev/11
· votar


Como o James Hetfield palheta?

TUDO PRA BAIXO

MauricioBahia
Moderador
# fev/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


PGilbert: Já aconteceu alguma vez em uma determinada época da sua vida guitarrística, de assistir você mesmo tocando (seja no espelho, em vídeo, etc) e você achar que não tá com uma pegada bonita?

Gostei do tópico! Eu percebo alguns guitarristas com pegadas (visualmente falando) que não me agradam.

Olha, nunca atentei pra isso. Mas depois desse tópico vou prestar mais atenção! ;)

Abs

ps. não pretendo mudar minha pegada...

sidguitar1
Veterano
# fev/11
· votar


mudei meus vibratos,fazia mais na linha do zakk ma uma vez postei for the love of god aqui e comentaram q tava muito rapido, e exagerado,dai refiz ele e passei a usar o circular,mudei a postura da mao esquerda e o jeito de segurar a palheta umas 10 vezes,acho normal isso de estar mudando,e fazer videos realmente ajuda a perceber oq vc esta gostando na sua pegada e oq nao esta legal.abraço

pscb
Veterano
# fev/11 · Editado por: pscb
· votar


PGilbert

Na guitarra, nunca prestei muita atenção nisso, mas no violão clássico é interessante que tocar com uma "pegada bonita" significa tocar com maior facilidade e fluência. Usar os dedos certos em cada trecho da música é a diferença entre conseguir tocar ou não, já que é preciso fazer melodia, acompanhamento e baixo ao mesmo tempo.

Visualmente também fica melhor, mas não é o objetivo quando tocamos "o ré da 2ª corda com o dedo 4 e não com o dedo 3".

diego gr
Veterano
# fev/11
· votar


PGilbert
Acho que visual é importante, mas pra mudar o seu jeito de tocar vai ter que reaprender tudo de novo, acho que daí é exagero.

Falando nesse assunto de "visual", lembro da primeira vez que vi um vídeo do Eric Johnson tocando, acho que era "Manhatan" do G3.
Fiquei abismado em como o cara conseguia mover a mão tão rápido, e naquelas batidas que ele dá no braço quando vai fazer acordes mais prolongados.
Até hoje fico admirado com os vídeos dele, acho que nesse caso a questão visual causou um impacto grande.

PGilbert
Veterano
# fev/11
· votar


Deiab
Nossa, essa da Undertow eu não sabia mesmo!
Deve fazer diferença.. vou tentar também, hahaha.


MauricioBahia
Pois é! Eu até achava que pouca gente prestava atenção nisso... mas deu pra ver que tem uma galera atenta.

Eu mudei minha pegada uma vez e foi complicado.. e agora estou tentando mudar mais uma vez.. dar uma complementada pra ficar do jeito que eu quero (não que fique bonito, hahaha, mas de uma forma que eu goste de me ver tocando).

Homem Guitar
Até produtor musical na hora de gravar dá a dica pra tocar com mais pegada, isso, pra mim pelo menos, melhora o timbre.
hahaha vc tem razão.

Mas na hora de gravar vale tocar do jeito que der.. dane-se a pegada bonita, tem é que tirar um som decente! Seja tocando com a mão, com o pé, com a língua etc...

froggy
Veterano
# fev/11
· votar


quando eu tocava no espelho acabava me atrapalhando, por achar bonito de ver hehehe e começava a errar tudo.

froggy
Veterano
# fev/11
· votar


apesar de eu ser horrivel na guitarra, acho minha pegada bonita hehe

d1rc3u
Veterano
# fev/11
· votar


PGilbert

você tá com sorte e não sabe :D

Eu vejo que tenho uma "pegada bonita" e tal agora falta tirar um som legal. :P

...E isso é mais difícil. hehe

PGilbert
Veterano
# fev/11
· votar


d1rc3u

Então, se eu toco devagar a pegada fica do jeito que eu quero.. duro é quando vou fazer uns licks mais rápidos.. aí o "automático" é a pegada feia, hahahahaha.

Mas eu sei que é questão de treino.

Deiab
Veterano
# fev/11
· votar


Ilustrando o que eu havia falado da Undertow.



De Ros
Veterano
# fev/11
· votar


Velho, já mudei um milhão de vezes, tocando com o braço, com o pulso, com os dedos, mil posturas diferentes, mas nunca, nunca mesmo, pelo aspecto visual!

Sempre por causa do som que eu queria ter.

Kold
Veterano
# fev/11
· votar


... bom o negocio é tocar com vontade e a vontade .

sidguitar1
Veterano
# fev/11
· votar


Velho, já mudei um milhão de vezes, tocando com o braço, com o pulso, com os dedos, mil posturas diferentes, mas nunca, nunca mesmo, pelo aspecto visual!

sabias palavras de ros, vo dar um +1,abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mudando a pegada atual para uma mais "bonita".