【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# set/11
· votar

metallicasnake

Mais próximo do que vc quer seriam os parafusos inox anodizados, mas será muito difícil de achar.

metallicasnake
Veterano
# set/11
· votar

fconde77

Valeu. Vou procurar informações a respeito. Nunca ouvir falar desses parafusos.

abç

Havok
Veterano
# set/11 · Editado por: Havok
· votar

Bertola,qual o procedimento mais fácil pra saber se o braço da guitarra está empenado,tipo não quero pagar 100$ pro cara falar "não está empenado"

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# set/11
· votar

Bertola, será que dá pra montar uma guitarra do zero, mas tipo, nem que seja ruim, por R$200,00? Só pra diversão mesmo? Se não der, quanto mais ou menos da pra montar a guitarra?

Bruno_Rock and Roll
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Existe alguma espécie de "suporte", que se prenda embaixo das Flying V para facilitar para tocar sentado?

Obrigado

Havok
Veterano
# set/11
· votar

Bertola tu conhece algum luthier de fortaleza de confiança?

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# set/11
· votar

Bruno_Rock and Roll
Eu sei que não sou o Bertola, mas só pra ajudar:
Tenta tocar do jeito clássico: Classic sit

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

Havok
Aperte a corda no 1º traste e no último, se ficar uma "barriga" no meio, tá empenado...
Conheço apenas o Erasmo Louzada.
[M]@a.[K]!ller
Pode até ser que dê...
Bruno_Rock and Roll
Que eu saiba, não.
Abçs

Ariel Ferreira
Veterano
# set/11
· votar

Boa noite a todos, É verdade que se eu ficar alternando sempre a afinação de mi para mi bemol ( abaixar meio tom ), a guitarra começa a trastejar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

Ariel Ferreira
Sim.
Abç

pacificguitar
Veterano
# set/11
· votar

Olá Maurício Bertola,

qual captador humbucker(neck) defasado me daria o som mais próximo de um som de neck de telecaster(standard), considerando o braço e escala de maple?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

pacificguitar
SD SH-1.
Abç

Bonnerfl
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

mestre como faz para testar se as duas bobinas de um humbucker estão funcionando ? (sem ser pelo som/timbre)
vlws

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

Bonnerfl
Bata nos polos e repare no barulho, se for "tec-tec", não estará funcionando. Se o barulho for idêntico tanto num conjunto de polos como nos outros, ótimo.
Abç

musicrock
Veterano
# set/11
· votar

Ao senhor Bertola.

Qual capacitores e resitores, suas capacidades, "forças', posso utilizar na parte eletrica da minha stratocaster?
Gostaria que vc me passa as duas opções de volume:
1) Aquela que, quando se baixa o volume não se perde o agudo dos captadores
2) Aquela que quando se baixa o volume perde se o agudo.

Se vc puder me passar esses sistemas eletricos atraves de link eu ficarei muito grato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

musicrock
Cara, a adição de um capacitor no potenciômetro de volume para "manter" a resposta de agudos chama-se "treble bleeder".
O esquema pode ser encontrado aqui:
http://www.dominocs.com/AshBassGuitar/modtreble.html
Abç

pacificguitar
Veterano
# set/11
· votar

Obrigado Maurício Bertola.

Só mais uma pergunta,

eu estou fazendo uma telecaster em cedro inteiriço e escala escura que estou escolhendo(provavelmente rosewood). Os caps são jb e 59(humbucker normal) com defasagem. O que acha desta guitarra a nível estrutural e funcional? Alguma sugestão ou ressalva? Gosto do som de neck das teles mas quero uma guita mais versátil...

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

pacificguitar
Não posso opinar, pois uma guitarra depende da qualidade da madeira "usinada", e isso só pode ser avaliado "in loco".
Sugiro a compra de um braço já pronto (E-Bay ou ML), e a adição de chavinhas "mini-toggle" para a "splitagem" de cada capt individualmente. No mais, tarrachas de boa qualidade e pestana de osso.
Abç

pacificguitar
Veterano
# set/11
· votar

Obrigado Maurício.

Coincidiu com o que eu decidi, as chaves mini toggle, e o hardware que me sugeriu. O corpo será feito pelo Roberto Cavalheiro. Acha melhor o corpo interiço em cedro, ou devo optar por um braço de outra madeira? E quanto ao cap do braço, acha que um Stag Mag(SH3) seria mais "tele feel" já que ao splitar vira realmente um single, ou o 59 é mesmo a melhor escolha?

fabiotropia
Veterano
# set/11
· votar

Oláaa pessoal!! to com uma dúvida aquii!! hehe

Gostaria de saber se é necessário regular a tensão do braço da guitarra, mesmo sem alterar o calibre das cordas..

Uso uma guitarra Les Paul ( 0.11 E standard) queria apenas afinar em D ou até mesmo em C...

Outra dúvida.. como regular o cavalete e a altura da ponte..

quais são os posicionamentos ideias para os ''carrinhos'' no cavalete, a altura da ponte, e a altura ideal das cordas!!

Agradeço! =D

davi_spot
Veterano
# set/11
· votar

Caros mestres da arte da luthieria,

Tenho uma strato, uma cort G200, e por esses dias devo levá-la a um luthier para uma regulagem geral. Ela ainda está com cordas 0.09, mas andei pesquisando e li que aumentar o calibre das cordas dava uma melhorada dos timbres, então pensei em colocar cordas 0.11. Isso procede? Se bem regulada, ainda terei maciez? Fui muito exagerado ao partir para 0.11, deveria antes passar por 0.10?

Minha outra dúvida é um possível upgrade, colocando um Lil Killer, do Guitar Fetish, na ponte, pois o meu captador da ponte me desagrada, não sei se o captador está numa posição ruim, mas todos que tocaram nela reclamaram desse captador, e isso também me incomoda um pouco. Seria uma boa ideia? Cairiam bem também tarraxas com trava?

Seguem as especificações:

CONSTRUCTION: Bolt-on
BODY: Basswood
NECK: Maple, "C" Shape
BINDING: n/a
FRETBOARD: Rosewood, 9.5" Radius(240mm)
FRETS: 22 / Medium (2.4mm)
SCALE: 25 1/2" (648mm)
INLAY: White Dot
TUNERS: Die cast
BRIDGE: EG7BV -40 (10.5) 6-screw Vintage Tremolo
PICKUPS: Powersound PSEG5P-5F & PSEG5P-5M & PSEG5P-5R (S-S-S) / BK pickup for MIC
ELECTRONICS: 1 volume, 1 tone, 5way s/w
HARDWARE: Chrome
STRINGS: D'Addario USA
SPECIAL: Parchment 3-ply Pickguard, White Pearloid Pickguard (MIC)

Color: 2 Tone burst

Obrigado e aquele abraço!

pacificguitar
Veterano
# set/11
· votar

Maurício Bertola/Seiji,

minha guitarra terá um acabamento paisley, ainda não decidi se com tecido ou tinta mesmo, mas eu queria o efeito sparkle. Minha dúvida é: o sparkle vem independente da tinta, como um verniz, ou a tinta já é sparkle?

Obrigado por sanar minhas dúvidas. Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

pacificguitar
Cara, se o corpo é do Roberto Cavalheiro, pode confiar.
Sinceramente eu optaría pelo 59.
Eu não entendi a sua colocação sobre "braço inteiriço". Creio que vc deve fazê-la como qualquer tele: braço aparafusado em marfim ou bôrdo e escala em madeira escura.
fabiotropia
Sim, tem que ser feito. E quem deve fazer isso é o seu luthier.
davi_spot
Não existe isso de "guitarra macia". O que existe é guitarra bem regulada, bem como o seu costume em tocar, com "macheza", de preferência..... Rs...
Creio que a instalação de um "stack" na ponte seja uma boa pedida.
Tarrachas com trava só são necessárias se vc utiliza a alavanca, e mesmo assim, ela tem que estar acompanhada de uma boa pestana (osso, latão ou "roller-nut", devidamente lubrificados).
pacificguitar
Verniz...
Abçs

Oreo
Veterano
# set/11 · Editado por: Oreo
· votar

Olá Bertola
Eu tenho uma guitarra Mlp100(Les Paul, Memphis)e gosto bastante dela, mas últimamente o timbre dela não tem me agradado e gostaria de fazer uma reforma, pretendo trocar os captadores e estava de olho nos malagoli, então gostaria de saber qual captador você me recomendaria(para ponte e braço) com que eu consegui-se um timbre pesado,encorpado e rasgado, para heavy metal e hard rock, estilo Iron Maiden, Black Sabbath de Ac/dc para cima, mas nada muito trash.
Eu estava vendo aquele kit HB HOT. Oque você acha dele no meu caso ?
E a propósito gostaria de saber se existe alguma diferência estrutural dos captadores da malagoli para com seus correspondentes originais(como seymour duncan, dimarzio, etc).

Muito Obrigado !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

Oreo
Sim, esse kit seria interessante para vc.
Na forma de construção básica, todos os capts são iguias...
Abç

pacificguitar
Veterano
# set/11
· votar

Maurício Bertola,

vou colocar um mini toggle switch para o JB da ponte da minha guitarra trabalhar fora de fase e adicionar uma outra chavinha para acionar uma espécie de micro amp "on board". Como luthier, acha que são viáveis, ou caros? Tendo em vista a versatilidade, acha bacana estas idéias?

Hammer
Veterano
# set/11 · Editado por: Hammer
· votar

Bertola,
Estou com uma sx57 e o potenciomento de volume do nada ta dando uns chiados, quando dou umas pancadinhas nele o chiado as vezes some as vezes continua.. verifiquei a solda dos fios e estão ok... oq vc me sujere.. troca-los? Qual potenciometro de qualidade vc me indica? Uso 250k ou 500k?

Grato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

pacificguitar
e adicionar uma outra chavinha para acionar uma espécie de micro amp "on board
Essa não é uma boa idéia... Costuma dar defeito, interferência se houver qualquer falha na instalação, e é necessário escavar o corpo. Use um pedal de booster para isso; é mais prático e seguro.
Hammer
O pot está sujo.
Limpe-o com spray "limpa-contato" ou "injeção" de álcool isopropílico. Se isso não resolver, troque-o (no caso, 250K).
Abçs

Hammer
Veterano
# set/11
· votar

Conhece alguma marca de qualidade para eu troca-lo?

pacificguitar
Veterano
# set/11
· votar

E sobre a chavinha para o JB fora de fase?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji