【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
herikguitar
Veterano
# set/11
· votar

Memphis Sunburst

De nada, agente tá aqui pra ajudar msm!

Boa Sorte no Estudo Musical e muita vontade pra estudar!

E pela consideração, +1 pra você, hehe!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

Memphis Sunburst
Cara, mesmo que a sua guitarra seja barata, ela poderá receber certos "up-grades" no futuro que a deixarão melhor. A ida a um bom luthier para a regulagem geral inicial é algo IMPERATIVO e lhe poupará muitos dissabôres no futuro. Outrossim, de nada adianta uma guitarra boa ou "cheia de coisas", se vc não tiver um bom amplificador. Ele é o componente PRINCIPAL do som, portanto, invista em um bom amp.
Abç

Memphis Sunburst
Veterano
# set/11
· votar

Maurício, mais uma vez obrigado.
Vc poderia me dar uma dica um bom amp?
Desde já, agradeço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Memphis Sunburst
Para praticar em casa (15WRMS e falantezinho de 8pol.), não há muita diferença enttre os existentes no mercado. Recomendo o Fender Frontman 15R.
Já para ensaiar e tocar "ao vivo" vc precisará algo de maior potência e falante de 12pol (amps como o Fender FM65R, Laney LV100, Crate GX65, Peavey Banditt, Maverick, etc).
No caso de vc investir em um valvulado (que é outra "parada"), um de 15WRMS e falante de 12pol já basta inclusive para shows pequenos (Existe no mercado brasileiro uma série de excelentes amps "handmades", como Acedo, Max Electrontubes, Pedrone, Alien, etc).
Tudo isso irá depender da sua disponibilidade de grana, mas eu aviso logo: No caso de amp, não economize!
Abç

metallicasnake
Veterano
# set/11
· votar

Obrigado pela atenção mais uma vez Bertola.

Abç

guizimm
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
mais uma pergunta
eu to achando q minha guitarra ta com pouco sustain,eh soh dexa os captadores mais perto das cordas q melhora?

mrfelipbr
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
hhahaha isso não existe mesmo, é pq eu toco em igreja e música gospel pode ser desde rock, funk, jazz, bossa nova, pop, metal, e o repertorio da minha banda é bem variado, e eu queria dar um upgrade na minha guitarra e queria saber se tinha mesmo, e eu gosto mto dos sound/malagoli.então a pergunta fica assim: o soud/malagoli custom 59 atua bem em cleans e drives hi gains ??

Insolence
Veterano
# set/11
· votar

Srs. da luthieria:

Estou pensando em importar uma guitarra para iniciar meus estudos no instrumento. Vou importar dentro de uma hardcase, por Fedex. Porém, o vendedor disse que mesmo assim há uma certa chance de ela chegar aqui com o braço quebrado (é um modelo Les Paul e, pelo que li, a chance de o headstock quebrar é grande).
Caso isso aconteça, é possível reparar com uma boa qualidade? Sai muito caro? Eu não quero substituir o braço por outro. Queria emendar as duas partes mesmo, caso acontecesse. Bom, acho que é só!

Obrigado, pessoal!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

guizimm
Sim, mas não próximo demais...
mrfelipbr
drives hi gains ??
Não. Por isso lhe sugeri os Stellfners Neodymiuns.
Insolence
Possivel é. É algo que qualquer bom luthier faz facilmente.
Agora isso é apenas uma possibilidade...
Abçs

guizimm
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
tem distancia certa ou depende da guitarra?
ou vai no olhômetro

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

guizimm
ou vai no olhômetro
Vai no "ouvidômetro".
Abç

Azian
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá de novo Bertola! Existe um ''nivel de trastejamento normal'' numa guitarra ?

PS.:o que ta entre aspas ' ' são as palavras de uma outra pessoa.

Obg.

Chinaycustom
Veterano
# set/11
· votar

Luthieres (rsrsrs),
Uma guitarra com Corpo em Agathis e Braço em Maple e parafusado, proporciona um bom sustain? Seria uma super strato com ponte fixa e 2 Humbuckers passivos...

Preciso saber disso, pois se for uma boa pedida, pretendo comprar essa guitarra e tuná-la, para ser mais específico, é uma cort x-1.

Obrigado pela atenção!

fconde77
Veterano
# set/11
· votar

Azian
Existe um ''nivel de trastejamento normal'' numa guitarra

Sim, é aquele que não sai no amplificador.

Azian
Veterano
# set/11
· votar

fconde77

Um vendedor me veio com essa, gostaria de saber se é fato, ''nivel de trastejamento normal''... sempre achei que não é ''muito normal''.

Tensoohvisky
Veterano
# set/11
· votar

Bertola, tenho uma condor CLP 2 das antigas, e eu tava olhando por tras dela ( onde mostra a madeiraa) passei uns 30 min olhando e nao achei emenda, ela é daquelas feitas na indonesia ... pelo que voce já conhece sobre elas, é possivel ser em apenas uma peça?

Arimoxinga
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Boa noite! gostaria de saber se eu regular a ponte de uma strato para que ela haja semelhante a uma ponte flutuante vai ter algum problema como por ex. algum desgaste excessivo e desnecessário nas peças da ponte?

Peace!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

Azian
Não. Uma guitarra trasteja, ou não. E se não aprece no amp (nota "picada" ou "falha), não é trastejamento.
Chinaycustom
O tipo de madeira não tem nada à ver com isso, mas sim a qualidade da mesma e os componentes (ponte, tarrachas, capts e amp).
Tensoohvisky
Sim, é. Agora, possuir ou não emendas NÃO é fatôr determinante de nada, mas sim como foi feita a emenda, quantas foram feitas e qual a qualidade da madeira.
Arimoxinga
Sim, vai: Desgaste da madeira, principalmente nos parafusos de fixação (podem ocorrer rachaduras) e perda de sustentação.
Abçs

Jbassman
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Prezado Bertola,

Quero fazer um check-up muito simples no meu baixo, um MusicMan Stingray 5. Dar uma olhada, eventualmente afinar o braço, coisa pouca, o baixo está bem tratado.

Moro no RJ, próximo à Tijuca. Você poderia fazer isso ou recomendaria alguém?

Grato!

Jbass

GUITARK2
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
blz...meu primo ligou um BOSS GIGA DELAY em uma tomada 220v e o pedal parou de funcionar...ele mudou a pouco e tinha uma tomada la que era 220v e ele não sabia....tem concerto?

fconde77
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

estou com uma dúvida em relação a posição dos captadores Humbuckers

1º - Tem como identificar qual captador e o da ponte ou braço apenas olhando para eles?

2º - Captadores humbuckers com imãs e parafusos como esse, tem diferença em que direção ficam... os parafusos perto da ponte e braço por exemplo.

A dúvida surgiu pq estou com uma guitarra aqui e o captador da ponte se colocado com os parafusos próximos a ela fica desalinhado... as cordas não passam no centro dos polos e o captador fica em diagonal em relação ao outro e a ponte com uma diferença de +- 3mm

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

Jbassman
O Beluthier
http://www.beluthier.blogspot.com/
GUITARK2
Tem.
fconde77
1) Não. Meça a saía (em K ohms), o que tiver maior, fica na ponte.
2) Os parafusos ficam na parte voltada para a ponte (ou braço).
Não tem importância ficar um pouco desalinhado não, isso pouco afeta, pois campo magnético não é Laser que só vai numa direção, mas sim para todas.
Abçs

PipaAvuada
Veterano
# set/11
· votar

Peguei uma Squier Deluxe Hot Rails.
Pra não gastar grana agora com upgrade, pois não ando podendo gostaria de splitar esse cap da ponte mas não sei se eles tem 4 condutores, alguém ja fez isso nesses caps?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

PipaAvuada
Sim, tem 4 condutores sim.
Abç

Ruan Soares De Souza
Veterano
# set/11 · Editado por: Ruan Soares De Souza
· votar

Bertola,vou comprar minha multi efeitos agora e to na duvida entre a digitech p 70 e a zoom g1n. Vo tocar iron maiden,red hot,ac dc essas coisas abc.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

Ruan Soares De Souza
Cara, eu não entendo nada dessas pedaleirinhas aí... Tem gente muito mais qualificada que eu para isso no FCC...
Abç

metallicasnake
Veterano
# set/11
· votar

Boa tarde Bertola

Uma outra dúvida que me surgiu foi qt aos parafusos da guitarra...
ela tem ferragens pretas, porém os parafusos estão perdendo a tinta e alguns começando a enferrujar...o cap bluebucker tbm está começando a perder a tinta na parte dos imãs.
Passei esmalte incolor pra ver se consigo manter a tinta, pelo menos.

Detalhe q a guitarra so tem "2 meses" de uso e ja tenho esse problema...

1°: Existe alguma maneira de diminuir esse problema da perda de tinta e aparecimento de ferrugem??

2°: Comprando parafusos "Inox" tem como pintá-los de preto?? q tinta seria??

Abç e obrigado pela ajuda mais uma vez

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/11
· votar

metallicasnake
1) Limpeza sempre.
2) Não.
Abç

fconde77
Veterano
# set/11
· votar

metallicasnake

Cara tô com uma guitarra que os parafusos pretos perderam a tinta e estavam muito feios.... passei "de leve" uma lixa d'agua bem fina, só pra tirar a ferrugem e as imperfeições que ela deixa no metal e depois pintei com canetinha preta de retro-projetor.

Pra manter as ferragens por mais tempo a dica e manter ela limpa do suor e pode aplicar WD-40 (bem pouco, não vai melecar tudo) nas ferragens(captador não).. para os parafusos ou vc usa a canetinha da WD-40 ou um cotonete embebido nessa solução.

metallicasnake
Veterano
# set/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela atenção Bertola.
Eu sempre limpo com uma flanela seca ao terminar de tocar...so acho muito estranho perder a cor e começar a enferrujar tão rápido assim (com 2 meses de uso). Tenho uma Washburn com ferragens cromadas que demorou mais de um ano pra começar a enferrujar.

fconde77

Obrigado pela dica amigo.
Eu passei WD nos parafusos semana passada.
Ontem retirei todos os parafusos q ainda estavam pretos, lavei pra tirar o WD e pintei-os com esmalte incolor (não sei se vai funcionar).

**O que eu queria mesmo é arranjar parafusos Inox pretos (pintados).

abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji