【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


GUITARK2
NÃO!
Álcool isopropílico só serve para limpar potenciômetros.
Use apenas óleo de peroba na escala - se for escura, e lustra-móveis no resto.
Roy.Mustang
Peça para que seu luthier troque logo a parte elétrica toda, e sugiro também um novo jogo de captadores:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-812185099-kit-circuito-eletric o-blindado-holyguitars-shield-strato-_JM?quantity=1&variation=19692183 914&onAttributesExp=true#position=43&type=item&tracking_id=e855041a-b6 c2-4340-88ad-15b2e8f81d94

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1470586908-captadores-wilkinso n-guitarra-stratocaster-60-alnico-creme-_JM#position=9&type=item&track ing_id=b3a65b3d-031b-485e-bf14-000c46e4cf2d


lalola123
Tiaflex, Seymour Duncan, etc, etc...
Talvez seja necessário fazer uma blindagem de sua guitarra também...
Abçs

Roy.Mustang
Veterano
# ago/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado pela dica. Lá na descrição do kit de circuito elétrico tem que pode ser de 250k ou 500k. Qual a diferença e qual você recomenda para minha guitarra?

Os caps Wilkinson atendem bem? Há um tempo atrás ouvi falar dos captadores Stelfner.

Se eu quiser melhorar as tarraxas para segurarem melhor a afinação, sugere qual marca? Precisa trocar a ponte também?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


Roy.Mustang
250K
A Stelfner faliu.
Se suas tarraxas não forem muito vagabundas (como essas abaixo):
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-737885492-tarraxa-para-violo-a co-am06cr-strinberg-kit-c-6-unid-_JM?quantity=1#position=5&type=item&t racking_id=c662be1b-8eb4-4f18-889b-45315cb459ec
Trocar é última coisa que se faz. Mantenha as porcas e parafusos das mesmas apertados e coloque as cordas de forma correta, e fazendo os procedimentos de estabilização da afinação - o que é imprescindível.
Trocar ponte só se vc usar alavanca - se não, deixe como está.
Abç

Roy.Mustang
Veterano
# ago/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi. Vou comprar esses caps então.

As tarraxas são originais ainda. Lembro de comentarem comigo que outra coisa boa para melhorar a capacidade de segurar a afinação seria trocar o nut da guitarra ou algo do tipo.

Tenho prática em uso de ferro de solda, porém nunca mexi em guitarra, somente outros equipamentos. Penso em fazer eu mesmo a substituição dos componentes.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/20
· votar


Roy.Mustang
Troque a pestana por uma da GraphTech (cuidado pois existem falsificações!).
Tarraxas vagabundas influenciam sim.

Tenho prática em uso de ferro de solda, porém nunca mexi em guitarra, somente outros equipamentos. Penso em fazer eu mesmo a substituição dos componentes.
Cuidado...
Ademais, haverá a remontagem e a re regulagem do instrumento...
Abç

Roy.Mustang
Veterano
# set/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola

A dificuldade é que na minha cidade não tem luthier, daí tenho que viajar para conseguir ir a um. De qualquer forma, muito obrigado pelas dicas. Abraço!

Delson
Veterano
# set/20
· votar


Voltando pra agradecer e relatar a resolução do problema dos ruídos.

Meu cliente comprou os Malagoli 496 e Distortion, se queixou de ruídos extremamente chatos (com razão, pois estavam mesmo) e tentamos resolver.

Fui revisar a ligação dos captadores (ele adquiriu os dois com a opção de split coil) e voilà, a ligação estava errada, com o terra isolado e outro fio servindo para tal propósito.

Refiz tudo da maneira correta e tudo funcionando dentro dos limites da normalidade.

Aproveito pra deixar meu depoimento sobre a EXCELENTE qualidade de montagem do kit Roslen, que eu não conhecia pessoalmente, e da Malagoli, que eu sou fã desde muito tempo.

Ernesto Victor
Veterano
# set/20
· votar


Uma pergunta ao grande mestre Mauricio Luiz Bertola

Professor, eu vi no show do Dire Straits Rockpalast 79', que o David Knopfler(Irmão do Mark) usa uma stratocaster com um humbucker no meio. Eu uso muito o captador do meio e do braço da minha stratocaster HSS. Entretanto gosto muito do humbucker, mas tem aquele velho lance do humbucker ter um volume maior e acabar ficando agudo demais de acordo com as minhas regulagens pelo meu estilo de tocar. Pra colocar um humbucker no meio teria que ser um de impedância mais baixa do que o meu da ponte? Ou seria alguma falta de know-how da minha parte na hora de regular. Se tento diminuir os agudos, os singles soam graves demais e vice-versa. Pelo que com o pouco conhecimento que tenho, o humbucker fazendo uma simples inversão, soaria agressivo demais. O que o sr° acha?

Junae
Veterano
# set/20
· votar


Olá galera. Estou comprando buchas adaptadoras para retirar tarraxas grover da minha gibson e colocar as vintage kluson.
Então pesquisei o modelo e resolvi comprar no site Stewmac.
Minha pergunta é sobre o envio INTERNATIONAL AIRMAIL.
Alguém já usou essa opção? Eles dizem que não há opção de rastreamento, mas a minha dúvida é se não disponibilizam dados detalhados ou realmente não passam nenhum dado de rastreio.
Alguém já comprou lá e usou essa opção de envio? Chega beleza?
Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/20
· votar


Ernesto Victor
Quem usa um HB também no meio é o guitarrista do Supertramp.
Há várias formas de você fazê-lo (sempre pensando em um Hb de baixo ganho - lógico).
1) Deixar o HB bem mais baixo em relação à cordas que os singles.
2) Em um HB de 4 fios, fazer a ligação das duas bobinas em paralelo, e não em série. Isso diminui a saída e acrescenta agudos.
Junae
Bem... Eu não sei porque esse "downgrade"...
Sim, chega... Mas tudo é possível, né...
Abçs

Ernesto Victor
Veterano
# set/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado pela idéia, no final de semana acabei deixando o HB mais baixo em relação aos singles...rs.

Em relação ao "downgrade" vou experimentar quando pegar uma outra strato. Mas o motivo seria apenas pelo fato de que uso muito o captador do meio, mas quero uma sonoridade diferente de um HB na ponte ou no braço.

Te agradeço imensamente pelas idéia e atenção. Grande abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/20
· votar


Ernesto Victor
Cara, a observação sobre "downgrade" não foi para você, mas para o Junae.
Abç

Jambock
Veterano
# out/20 · Editado por: Jambock
· votar


Mestre Mauricio Luiz Bertola

Saberia me dizer se tem como instalar um humbucker na posição do braço de uma Tagima TW55 (tele)? Será que tem espaço na madeira ou teria que "cavar"?

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Jambock
Tem...
Como eu disse num outro tópico, qualquer bom luthier faz isso com o "pé nas costas"...
E "cavar" - na verdade recortar - corpo e escudo para a instalação do Hb é procedimento comum.
Abç

dudurlzz
Veterano
# out/20
· votar


Salve mestre Mauricio Luiz Bertola.
Bom ver que ainda continuas por aqui tirando as dúvidas de nós meros mortais.
Tenho 2 dúvidas:
1: Qual a diferença técnica do Tagima TJB5 Classic pro Tagima TJB5 Special?
2: Adquiri um Behringer BDI21 recentemente. Devo usar um cabo XLR para usufruir da função de DI que ele tem? Ou um cabo P10 no output já serve o propósito?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


dudurlzz
1) Aparentemente nenhuma...
2) Sim.
A função DI só funciona na XLR.
Abç

raulgrangeiro
Membro Novato
# out/20 · Editado por: raulgrangeiro
· votar


Bertola, qual lixa eu devo usar pra deixar a escala da minha guitarra bem lisinha e brilhante? Escala escura eu digo, Rosewood. Agradeço desde já kkk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/20
· votar


raulgrangeiro
Como assim?
Você retirou os trastes?
Abç

YuriPassos
Membro Novato
# out/20
· votar


Fala galera, como vocês estão?
Se possível gostaria de tirar uma dúvida com a galera aqui do fórum... Acompanho bastante o trabalho de vocês há muitos anos e se fosse possível seria muito importante ter a opinião de mestres como vocês. Bom... seguinte, tenho uma gibson les paul lpj que comprei em 2013, nunca fiz nenhum upgrade nela sempre curti ela do jeito que veio de fábrica. Geralmente de 3 em 3 meses levava ela para regular no luthier, dar uma geral e etc mas nesse meio tempo eu deixei essa guitarra guardada no case por uns 4 meses pois estava em um projeto de country e por isso fiquei tocando com tele (cordas tão caras pra mim por isso tive que dar preferência só pra tele no momento rsrsrs)
o fato é que hoje eu resolvi dar uma geral nessa les paul, trocar as cordas e etc e eu percebi algo muito estranho no timbre, eu tenho a impressão de que o timbre dela está meio "fechado/opaco", se é que posso usar esse termo, tá bem grave mesmo, não tem brilho nenhum no timbre, em qualquer posição de captadores o timbre tá desse jeito... pensei que fosse eu estar acostumado com o "twang" da tele, aquele som mais estaladinho mas comparei com algumas gravações antigas feitas com a LP e realmente o timbre tá bem esquisito....
Pergunto pra vocês, o que será que pode ter acontecido? Pode ter danificado algo dá elétrica por ter ficado 4 meses guardada no case? (realmente não tirei do case por 4 meses, ficou direto lá).
Não tava querendo levar ela em luthier agora pois logo vou ter que voltar pra tele então vou acabar gastando uma grana, regulando uma guita que não vou poder usar nos projetos que estou participando...
Sério mesmo, se alguém puder me ajudar ficaria muito grato.
Muito obrigado e se cuidem!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


YuriPassos
Sem examinar a guitarra não se pode responder nada com segurança.
Ademais, isso pode ser apenas uma impressão...
Por via das dúvidas aplique spray "limpa-contatos" nos pots dela e verifique os capacitores.
Abç

raulgrangeiro
Membro Novato
# out/20
· votar


Como assim?
Você retirou os trastes?
Abç


Não, não retirei, eu machuquei um pouco a escala da minha Les Paul no canto junto só binding, então fiz um reparo com aquele truque do ferro de solda em cima de plano molhado. Aí agora queria lixar e deixar bem lisinha e brilhante como é o restante da escala.

raulgrangeiro
Membro Novato
# out/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Queria te perguntar uma coisa, se tu puder me ajudar agradeço muito kkkk

Eu posso passar massa de polir pintura automotiva (aquela branca que passa com estopa) pra polir a escala escura da guitarra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/20
· votar


raulgrangeiro
Não, não retirei
Então é melhor deixar como está....
Eu posso passar massa de polir pintura automotiva (aquela branca que passa com estopa) pra polir a escala escura da guitarra?
JAMAIS!
Escala escura se limpa com óleo-de-peroba.
Abç

raulgrangeiro
Membro Novato
# out/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
JAMAIS!
Escala escura se limpa com óleo-de-peroba.
Abç


Entendi! Obrigado por responder!! Deus o abençoe, amigo!!

GUITARK2
Veterano
# out/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Oi tudo bem, estou com um jogo de tarraxas Kluson que estão sem uso a muito tempo e estão duras, como posso lubrificar elas? O que eu passo nelas? Uma delas esta bem solta,tem como apertar? Desde já obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/20
· votar


GUITARK2
Aplique WD-40 ou óleo de máquina na abertura delas.
A que está frouxa, não há muito o que fazer não...
Abç

Alemao Cabral10
Membro Novato
# out/20
· votar


Mano tenho uma sonic x series a guitarra ficou muda so fica saindo um som 60HZ ( hummm) quando encosta nas cordas, quando tira mao para oq pode ser? Captador ? Tenho ela a mais de 10 anos n quero me desfazer dela nunca deu nenhun problema com durante esse tempo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/20
· votar


Alemao Cabral10
Leve a um luthier para verificar a parte elétrica e refazer o aterramento.
Abç

Perdo
Veterano
# nov/20
· votar


Tenho uma strato Sx e vou transformá-la em HH no final do ano, porém queria manter a chave de 5 posições. É possível splitar os humbuckers pela chave de 5 posições?

Exemplo:
1- Humbucker ponte
2- Humbucker ponte splitado
3- Ponte + Braço
4- Braço splitado
5- Humbucker braco

Desde já, agradeço pela ajuda

LeandroP
Moderador
# nov/20
· votar


Perdo

Não

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji