Autor |
Mensagem |
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# set/18
· votar
thiago stteffen A parte elétrica tem que ser verificada em sua totalidade. Esse comportamento dos pots é porque são do tipo linear. Troque todos eles por outros, logarítmicos, de boa qualidade (Alpha ou Gotoh). O outro problema é na chave, provavelmente vc terá que trocá-la também... Abç
|
Fanderslash Veterano |
# set/18
· votar
Olá, boa tarde.
Não é exatamente luthieria, mas alguém sabe como tirar marca de ferrugem/oxidação verde das ferragens douradas de uma guitarra?
Estou com medo de lixar e tirar todo o dourado.
|
|
# set/18
· votar
Fanderslash Tem que passar WD-40 e depois Bombril. E sim, o "dourado" vai esmaecer e não há nada que se possa fazer. Abç
|
Otto Mann Veterano |
# set/18 · Editado por: Otto Mann
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Bom dia!
Destes trastes que se compra por metro, que quantidade é suficiente para fazer a troca em toda a escala?
http://www.luthieriabrasil.com.br/tensores-e-trastes/trastes/sanko-by- gotoh/traste-sanko-by-gotoh-jumbo-para-violaoguitarrabaixo-sbb216-1-3m m-altura-x-2-8mm-largura-rolo-com-3-metros
Desde já, muito obrigado!
|
Gabriel Santos Lacan Membro Novato |
# set/18
· votar
Maurício Qual o motivo de alguns artistas como Clapton, Mayer e outros, que não usam o tremolo de suas guitarras, não optarem por uma ponte Hardtail? Alias, qual a sua opinião sobre Stratos( puras, por assim dizer) com ponte hardtail?
|
Delson Veterano |
# set/18 · Editado por: Delson
· votar
Galera, bom dia!
Apareceu uma Washburn Renegade pra regulagem, mas tô apanhando pra regular a altura das cordas.
Características: Ponte Tune-O-Matic, porém com String Thru (cordas passando pelo corpo). Encordoamento 0,010.
Os trastes estão bem assentados e o braço está como deve ser. Se eu aumento a ação das cordas subindo a ponte, a mizinha encosta na ponte (passando pelo saddle e pegando na parte traseira da ponte). Se eu abaixo muito a ponte, ela trasteja a partir da 15ª casa (algumas cordas começam a trastejar na 12ª).
A ação das cordas está assim na 12ª casa: Mizona: aproximadamente 1,7mm Mizinha: aproximadamente 1,5mm
Eu sinceramente estou satisfeito com a ação (resta saber se o cliente vai gostar). Consegui uma pegada bacana sem trastejos, mas essa questão da mizinha encostar na ponte me incomodou.
Como eu poderia resolver isso? (se é que tem solução)
|
Phill_Silva Membro Novato |
# set/18 · Editado por: Phill_Silva
· votar
Otto Mann
Cara, sei que a pergunta foi pro Bertola e desculpe me intrometer, mas vou te dizer como faço.
Eu meço quantos cm tem o último traste e multiplico pela quantidade de trastes da guitarra/baixo, etc.
Exemplo: Se o último traste mede 7cm e o instrumento tem 20 trastes, compro 1,4 metros.
Dessa forma, já fica uma sobra como margem de segurança, pois os primeiros trastes são mais curtos.
|
|
# set/18
· votar
Otto Mann Basta subdividir a medida máxima da largura do braço, pelo número de trastes que dá a medida média... O Phill_Silva já deu a dica. Gabriel Santos Lacan Não é claro isso, mas alguns dizem que a combinação do bloco de bom material (aço ou latão), mas as molas (sempre 5), produz certa ressonância. Já as Stratos "hardtail", e eu já construí várias, tem um "ataque" mais "firme" e em alguns casos, mais sustentação (pelo menos eu percebo...). Delson Difícil responder sem examinar o instrumento "in loco". Cara, em luthiería a experiência em resolver várias questões que vão aparecendo é fundamental... Abçs
|
Otto Mann Veterano |
# set/18
· votar
Phill_Silva
Nossa, muito boa, amigo! Muito grato pela dica.
Mauricio Luiz Bertola
Farei isso. Obrigado!
|
Delson Veterano |
# set/18
· votar
Mauricio Luiz Bertola Difícil responder sem examinar o instrumento "in loco". Cara, em luthiería a experiência em resolver várias questões que vão aparecendo é fundamental... Abçs
Entreguei a guitarra ontem. O cliente gostou da pegada da guitarra. Mas a mizinha ainda encostava na ponte. Se fosse um stopbar, era só subir no parafuso, mas é string thru. Se abaixasse a tune o matic até o osso a mizinha ficaria legal nessa parte, mas a ação ficaria muuuuuutio baixa. Tô quase crendo que é algo relacionado ao projeto da guitarra.
Enfim. O cliente gostou da ação das cordas.
|
|
# set/18
· votar
Delson Tô quase crendo que é algo relacionado ao projeto da guitarra. E é isso mesmo... Nem sei quem teve a idéia de fazer uma ponte assim... Abç
|
jardelcneves Membro Novato |
# set/18 · Editado por: jardelcneves
· votar
Boa tarde.
Por acaso alguém ja viu inlay feito com resina e epoxy? Estou fazendo uma guitarra em luthier e solicitei um inlay um tanto que diferente. Então ele deu a opção de fazer eles de resina.
A qualidade, durabilidade e coloração deles são boas como os normais?
|
|
# set/18
· votar
jardelcneves Muito comum e normal... Abç
|
TendTudo Membro Novato |
# out/18 · Editado por: TendTudo
· votar
Mauricio Luiz Bertola Fala Berla brigado se puder responder. Que tu acha de uma squier deluxe 2012 crafted in Indonésia usada por 1800 conto?
|
|
# out/18
· votar
TendTudo Tá no preço. Mas só verificando o estado geral mesmo... Trastes, se há oxidação das peças metálicas, parte elétrica, etc... Abç
|
TendTudo Membro Novato |
# out/18
· votar
Mauricio Luiz Bertola Achei estranho porque pelo ISC12 é Standard ou vintage Brigado...mas que tu acha?
|
TendTudo Membro Novato |
# out/18
· votar
Taki taki vintage
|
TendTudo Membro Novato |
# out/18
· votar
Mauricio Luiz Bertola Brigadao me enganei é uma deluxe Valeu Berla
|
Eggram Membro Novato |
# out/18
· votar
Opa, tudo bom? Quero saber se é de boa fazer uma gravacao a laser na escala da guita, tipo nao zoa o som, e nem nada? e se for de boa, onde eu consigo ''arrumar'' o desenho que eu quero
|
|
# out/18
· votar
Eggram Eu nada sei sobre gravação à laser. Mas não me parece ser algo adequado para madeiras... salvo minha própria ignorância... Abç
|
Ramsay Veterano |
# out/18
· votar
Bertola Quanto tempo devo deixar o óleo de peroba aplicado na escala da guitarra, antes de lustrar?
|
|
# out/18
· votar
Ramsay Apenas passe na escala. Abç
|
rivelino70 Membro Novato |
# out/18
· votar
Opa blz? fui trocar o escudo da minha strato (primeira vez) e coloquei o outro certinho mas quando pluguei nao saiu som. Acho que os cabos e o amp nao sao. Os fios do jack estao ligados tbm.
Sera que levo no luthier ou é algo mais facil que eu possa arrumar?
Obrigado!
|
|
# out/18
· votar
rivelino70 Deve ter havido um rompimento de fios. Verifique tudo. Se não conseguir, leve a seu luthier. Abç
|
rivelino70 Membro Novato |
# out/18
· votar
Valew abç!
|
Ramsay Veterano |
# out/18
· votar
Apenas passe na escala. Bertola Ok, obrigado, eu perguntei pq já li relato de usuário do fórum que espalha óleo de peroba no braço e deixa secando durante toda a noite. O fato de deixar muito óleo de peroba entranhar na madeira prejudica o som de alguma forma? Abcs.
|
|
# out/18
· votar
Ramsay Nunca ouvi falar desse negócio de "deixar secando"... Abç
|
TendTudo Membro Novato |
# out/18
· votar
Mauricio Luiz Bertola Grand Berla, to com um problema.... O número de série é ics12304450.. não achei até agora. Seguinte, é uma squier stratocaster deluxe series. Fico muito feliz por não ter sido encerrado esta maravilha Ilha utópica que aqui estamos... Grand Berla desde já agradeço Bom te ver aqui.
|
Jovem Aprendiz Membro Novato |
# out/18
· votar
Opa pessoal, existe alguma ponte gotoh com a inscrição "Licensed under Floyd Rose patents'?
|
Jovem Aprendiz Membro Novato |
# out/18
· votar
Opa pessoal, existe alguma ponte gotoh com a inscrição "Licensed under Floyd Rose patents'?
|