【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
wkbio86
Membro Novato
# ago/18
· votar


Boa Noite, estou com uma dúvida, quero fazer a ligação dos meus Humbuckers da forma como está no desenho, mas não sei que tipos de switch utilizar, dpdt on-on-on 6 polos...12 polos, alguém pode me dar uma luz ou tem algum esquema pronto?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/18
· votar


wkbio86
Será preciso uma chave de 3 posições e "mini-toggle" 6 pinos para cada acionar as "bobinas" de cada captador.
Abç

wkbio86
Membro Novato
# ago/18
· votar


wkbio86
Será preciso uma chave de 3 posições e "mini-toggle" 6 pinos para cada acionar as "bobinas" de cada captador.
Abç


Muito obrigado Bertola, imaginei que seriam os de 6 pinos mesmo.

Fugitivo
Veterano
# ago/18
· votar


Bertola, você conhece esse canal no youtube sobre luthieria? Muito interessante.



Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/18
· votar


Fugitivo
Conheço sim.
Acho legal e criativo...
Abç

jnninho1
Membro Novato
# ago/18
· votar


pessoal, to com um problema na minha les paul, isso ocorreu de ontem pra hoje.. o negocio é o seguinte, quando eu meto a chave seletora na posição do meio, o som fica quase identico a posição do braço.. e a posição do braço ta meio estranho o som tbm, não sei explicar o que mudou mas ta diferente
o que pode ter dado? sera que a chave seletora ta com algum mal contato? é dificil resolver isso em casa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/18
· votar


jnninho1
A parte elétrica de sua guitarra está com problemas.
Leve-a a seu luthier. Provavelmente a chave deverá ser trocada e o restante verificado.
Abç

jnninho1
Membro Novato
# ago/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
blz, farei isso
se caso for só a chave, quanto que um luthier bom geralmente cobra pra trocar? queria saber mais ou menos, a ultima vez que levei minha guitarra pra dar uma revisada geral (tinha acabado de comprar a guitarra), ele cobrou 250, achei meio salgado o preço.. e logo agora que to desempregado e tava juntando uma grana pra dar um up bom na minha guitarra acontece isso.. de 100 reais não deve passar não né?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/18
· votar


jnninho1
quanto que um luthier bom geralmente cobra pra trocar?
Não se comentam preços aqui. É anti-ético.
Faça vc mesmo sua pesquisa.
Abç

TucaMayer
Membro Novato
# ago/18 · Editado por: TucaMayer
· votar


Algum moderador apaga a mensagem por favor? Obrigado!

TucaMayer
Membro Novato
# ago/18 · Editado por: TucaMayer
· votar


Algum moderador apaga essa mensagem, por favor? Abraços

Ramsay
Veterano
# ago/18
· votar


pessoal, to com um problema na minha les paul, isso ocorreu de ontem pra hoje.. o negocio é o seguinte, quando eu meto a chave seletora na posição do meio, o som fica quase identico a posição do braço.. e a posição do braço ta meio estranho o som tbm, não sei explicar o que mudou mas ta diferente
o que pode ter dado? sera que a chave seletora ta com algum mal contato? é dificil resolver isso em casa?

jnninho1
De vez em quando algo parecido acontece com alguma das minhas guitarras e o que faço é abrir a parte de baixo da guitarra e borrifar um spray de limpeza de contatos elétricos na chave seletora e nos pots de volume e de tone.
Normalmente isso resolve, mas, se não resolver, então, só levando num luthier mesmo.
O fato é que as chaves seletoras das guitarras tipo Les Paul tem um mecanismo muito simples que nunca se estraga, mas, com o uso e o passar do tempo pode dar mal contato.
Sugiro que compre um spray de limpeza, tipo o do link abaixo e experimente:
https://www.lojadomecanico.com.br/produto/4040/32/250/153/Limpa-Contat o-Eletrico-Spray-290-ML?utm_source=googleshopping&utm_campaign=xmlshop ping&utm_medium=cpc&gclid=EAIaIQobChMI5prs2qTz3AIVUAmRCh1A8wONEAQYBSAB EgIBJfD_BwE

pequenogafanhoto
Veterano
# ago/18
· votar


Qual é o lugar mais barato pra comprar um corpo de strato de Alder e um braço de strato??

joaoantonio
Membro Novato
# ago/18
· votar


Comprei uma Menphis da Tagima pra aprender a tocar, instrumento barato eu sei, mas como não queria gastar muito optei por essa guitarra que ouvi falar muito na internet.
Até que li um artigo explicando como ajustar as oitavas da guitarra, e explicou também que o 12º traste da guitarra é exatamente o meio da escala, que vai do NUT até a ponte. Porém quando fui tirar as medidas da minha guitarra, vi que a distância do 12º traste até a ponte é de mais de 1cm maior do que a distância do NUT até o 12º traste.
Isso é normal? O que devo fazer? Não tem forma de ajustar as oitavas ou deixar pelo menos próximo disso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/18
· votar


pequenogafanhoto
Qual é o lugar mais barato pra comprar um corpo de strato de Alder e um braço de strato??
No ML.
Tem que ser de amieiro porque?
joaoantonio
Isso é normal?
Não.
O que devo fazer?
O que vc já devia ter feito antes: Levá-la a um luthier habilitado.
Abçs

pequenogafanhoto
Veterano
# ago/18 · Editado por: pequenogafanhoto
· votar


Essa madeira é Alder ou algo asiático como basswood? O vendedor fala que é alder mas a guitarra toda está 370 mangos
>>>>>Foto
Perdão se o tópico não for adequado, mas é que é sobre madeira

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/18
· votar


pequenogafanhoto
Cara, identificar madeira por foto é literalmente impossível...
Que guitarra é essa?

pequenogafanhoto
Veterano
# ago/18 · Editado por: pequenogafanhoto
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entendo.
Tá dizendo que é de luthier, cópia de Fender.
Tem algum jeito de identificar pessoalmente? Pelo peso da guitarra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/18
· votar


pequenogafanhoto
Tem algum jeito de identificar pessoalmente? Pelo peso da guitarra?
Não. Só abrindo o instrumento e um expert em madeira examinando detidamente.
Abç

Phill_Silva
Membro Novato
# ago/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Professor, posso ligar um baixo ativo em uma pedaleira digital de guitarra?

Grato,

juniorlp
Veterano
# ago/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Queria comprar uma strato com 3 single msm so pra brincar ate uns 350,00
Quais são as melhores nessa faixa de preço usada?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/18
· votar


juniorlp
Eagle antiga, Condor.
Phill_Silva
Pode, mas cuidado com o sinal...
Abçs

Phill_Silva
Membro Novato
# ago/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado!

Pode, mas cuidado com o sinal...
Abçs


Então há o risco de queimar a pedaleira?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/18
· votar


Phill_Silva
Risco de dar "overload".
Abç

Barnah
Membro Novato
# ago/18
· votar


Estou pegando um corpo de Telecaster, e queria fazer aquele buraco em "F" das Thinline , vocês recomendam!?

Buja
Veterano
# ago/18
· votar


Barnah
So abrir um Fhole em corpo solido por estética?
Ou está pensando em abrir as cavidades e fazer um tampo voce mesmo?

No segundo caso o buraco é mais embaixo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/18
· votar


Barnah
Estou pegando um corpo de Telecaster, e queria fazer aquele buraco em "F" das Thinline , vocês recomendam!?
Pra que?
Abç

Gabezorx
Membro Novato
# ago/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mestre, em outro tópico tu me falou sobre nut de latão no baixo.

Vi aqueles pinos de cavelete de violões folk/jumbo desse material também, usando eles ao invés dos de osso o som vai ficar mais brilhante? Muda muita coisa?

Valeu!

SentinelasMatao
Membro Novato
# ago/18
· votar


Compensa comprar ainda uma guitarra Esp Ltd M-53 ? Ela é boa?

SentinelasMatao
Membro Novato
# ago/18
· votar


Ainda compensa comprar uma Guitarra Esp Ltd M-53? Ela é boa?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji