Autor |
Mensagem |
busterchair Veterano |
# jun/18
· votar
A minha guitarra tem uma ponte Gibraltar II e parece ser bem simples de regular. Baixei o manual no site da Ibanez (meia página) e basicamente é uma chave para alterar a altura do saddle (cada saddle tem 2 locais para mexer) e outra para movimentar o saddle. Estou notando um pouco de trastejamento, principalmente nas primeiras casas e e algumas cordas. A guitarra é nova e sei q deveria/poderia levá-la para regular em um luthier, mas me pareceu simples. Há algum perigo em mexer? Obrigado.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jun/18
· votar
busterchair Há algum perigo em mexer? Obrigado. Você sabe se ela precisa de regulagem de tensor? Aposto que sim... Você sabe se ela precisa de um "rebatimento" de trastes? É possível que sim... Portanto, recomendo firmemente que a leve a um luthier habilitado. Abç
|
busterchair Veterano |
# jun/18 · Editado por: busterchair
· votar
Mauricio Luiz Bertola É uma Ibanez Prestige. Ela veio regulada mas como disse, senti um pouco de trastejamento. Mas vou seguir seu conselho e levar sim!! Não vou me aventurar! Não sei se aqui é o lugar correto, me perdoem se não for, mas alguma recomendação de luthier na baixada santista? Valeu!
|
|
# jun/18
· votar
busterchair Ela veio regulada Esse é o problema... Onde? Como? Por quem? Vou te perguntar uma coisa: O trastejamento aparece no amp? Se não aparece... Não é trastejamento. Se aparece... Aí sim há necessidade de verificação. Principalmente em se tratando de uma guitarra cara... Abç
|
makumbator Moderador
|
# jun/18 · Editado por: makumbator
· votar
busterchair
Complementando o que o Bertola já comentou, a regulagem de fábrica (mesmo em top de uma marca, como é a Prestige para a Ibanez) é algo feito segundo um padrão médio. A regulagem final deve levar em conta a sua pegada, o estilo que você toca, a espessura das cordas que escolher usar, o clima da sua região etc...por isso só levando você mesmo ao luthier e conversando com ele pra ele entender o que você pretende. E depois que pegar da regulagem você precisa experimentar de novo pra ver se precisa de algum ajuste fino.
Eu tenho um baixo Ibanez prestige, e apesar de ter vindo com regulagem bastante boa, também levei para luthier após a compra (e olha que eu sei fazer a regulagem básica de baixo e guitarra, pois aprendi com luthier. Entretanto, principalmente na primeira regulagem prefiro levar em um profissional).
|
|
# jun/18
· votar
makumbator Uma das abordagens que um bom luthier utiliza é exatamente essa que vc citou, algo bem abrangente que é baseado em uma série de parâmetros. Abç
|
busterchair Veterano |
# jun/18
· votar
Boa galera, concordo com vcs. Vou te perguntar uma coisa: O trastejamento aparece no amp? Não, talvez bem pouco, mas eh bem imperceptível.
|
|
# jun/18
· votar
busterchair Não, Então não há trastejamento algum... Abç
|
Ramsay Veterano |
# jun/18
· votar
Não, talvez bem pouco, mas eh bem imperceptível. busterchair É isso mesmo?? Pra mim trastejamento ou existe ou não existe. Esse "bem pouco" indica que existe algum trastejamento e que vc deverá regular a guitarra.
Estou notando um pouco de trastejamento, principalmente nas primeiras casas e e algumas cordas. Se o possível trastejamento ocorre principalmente nas primeiras casas, então, o braço está côncavo e vc tem que mexer no tensor da guitarra.
Para fazer isso, afrouxe as cordas, tire a capa do tensor, e usando a chave apropriada que vem na guitarra gire o tensor no sentido horário em 1/4 de volta. Aguarde uma meia hora para o braço acentar, reafine a guitarra e veja se o trastejamento parou. Se não parou, gire em mais 1/4 de volta no sentido horário o que deverá resolver. Ou seja, não precisa levar a guitarra a um luthier para um problema que vc próprio pode resolver, simples assim...
Em tempo, nunca mexa nos parafusos dos saddles pq a altura de fábrica deles, ainda mais em guitarras de ponta como as Prestige, são precisos e calibrados em acordo com a altura e tipo dos captadores. Espero ter ajudado.
|
DuarteGuitar Membro Novato |
# jun/18 · Editado por: DuarteGuitar
· votar
Bertola, boa tarde. Meu nome é Arthur Duarte, é preciso de sua ajuda, estou apavorado. Tenho quatro guitarras, todas stratocasters. Ficam em suportes de parede no meu quarto. Durante a noite, eu uso ar condicionado, alguns dias quando acordo e abro a porta, a umidade do ar condensa em tudo que é coisa no quarto, e algumas vezes as guitarras ficam úmidas, como vidro de carro em dia de chuva. Tenho muito medo de que isso possa danifica-las, já que não tenho condições de comprar outras (comprei todas usadas num valor baixo). Depois de quanto tempo posso saber se houve algum dano? É imediato? Demora meses? Da pra levar legal assim? Fico preocupado porque a ESCALA não é envernizada em nenhuma das 4. Desculpa o desespero, e obrigado!
|
busterchair Veterano |
# jun/18
· votar
Ramsay Obrigado pelas dicas mas prefiro não me arriscar. Pelo valor do instrumento o ajuste em um luthier vale a pena!
|
|
# jun/18 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar
DuarteGuitar guitarras ficam úmidas Mal sinal... Pode causar danos no braço e fungos, além de oxidações, inclusive nos potenciômetros... Abç
|
# jun/18
· votar
Danos de que tipo no braço? Seriam reversíveis?
|
# jun/18
· votar
Danos de que tipo no braço? Seriam reversíveis?
|
|
# jun/18
· votar
DuarteGuitar Empeno e fungos (que é reversível), e torção (que quase não é). Abç
|
# jun/18
· votar
O que devo fazer? Secar com secador? Evitar uso excessivo do ar?
|
# jun/18
· votar
E como saber se já houve danos?
|
|
# jun/18
· votar
DuarteGuitar O que devo fazer? Secar com secador? Evitar uso excessivo do ar? Manter as guitarras secas, dentro dos seus respectivos cases e com pacotinho de sílica gel. E como saber se já houve danos? Consultando seu luthier... Abç
|
jardelcneves Membro Novato |
# jun/18
· votar
Boa tarde
Alguém por acaso poderia me dizer, quais as melhores opções de madeiras pro corpo da guitarra (superstrato) que vai ser usada para hard rock / metal?
|
Filippo14 Veterano |
# jun/18
· votar
jardelcneves
Eu sou meio cético em relação a espécie de madeira influenciar no som, mas uma configuração muito comum é basswood para os corpos e maple para os braços.
Superstratos são os bichos mais versateis em montagem que existe. Já vi corpo de basswood, mogno, alder, maple.... Não encanaria com isso não
|
|
# jun/18
· votar
jardelcneves Isso não existe. As diferenças timbrísticas proporcionadas por madeiras distintas existe mas é sutíl. Mais vale a timbragem que o músico faz com as 3 peças mais essenciais: Seus dedos, seus ouvidos e seu amp. Abç
|
jardelcneves Membro Novato |
# jun/18
· votar
Mais uma duvida... sobre o bloco da ponte, vou comprar uma ponte gotoh, o tamanho do bloco interfere alguma coisa na sonoridade? (guitarra superstrato)
|
|
# jun/18
· votar
jardelcneves Sim, e significativamente. Quanto maior, mais denso e pesado o bloco, melhor. Usa-se 5 molas originalmente. Abç
|
DanielMendes Membro Novato |
# jun/18
· votar
Bertola, tenho um suporte de parede pra minha strato, só que ele é um pouco mais largo. O headstock da minha strato é, naturalmente, curvo, de modo que ela fica "inclinada" enquanto pendurada, como mostra a foto. Há algum perigo de empenar?
Foto: Foto (Headstock)
É possível que o braço da guitarra empene PRA BAIXO ou PRA CIMA?
|
Buja Veterano |
# jun/18
· votar
DanielMendes Sobre empenar, só o Bertola como luthier mesmo para lhe responder.
Mas sobre o suporte, voce pode inclinar ele um pouco pra ficar tipo assim:
https://i.ytimg.com/vi/GxYHqEEtnY0/maxresdefault.jpg
Assim o headstock nao fica "torto"
|
DanielMendes Membro Novato |
# jun/18
· votar
Olá Buja,
A questão é que o suporte já está parafusado, não teria como fazer isso. Muito obrigado mano, vou esperar o Mauricio Luiz Bertola dizer se há problemas!
Paz e bem.
|
|
# jun/18
· votar
DanielMendes Estou no meu escritório na universidade, e o sistema aqui barra esses sites de foto. Se o "gancho" não for móvel (como esse que o Buja colocou) ,de modo a girar quando vc coloca a guitarra, evite, pois pode sim forçar o braço. Abç
|
TucaMayer Membro Novato |
# jul/18
· votar
Mestre Mauricio Luiz Bertola, muito bom domingo. Tenho uma dúvida importante:
A minha strato é uma SX SST62, e notei ontem antes de trocar as cordas que as distâncias da mizinha para a borda inferior da escala (logo abaixo da corda) e da mizona até a borda superior da escala são um pouco diferentes (maior entre a mizinha e a borda inferior). Isso é normal? Pode ser algum problema? Se sim, qual? É exatamente como nessa foto:
Foto
Obrigado!
|
|
# jul/18
· votar
TucaMayer Não é problema algum, desde que não atrapalhe a tocabilidade ou, ao tocar, a corda não fique saindo do braço. Abç
|
IAL Membro Novato |
# jul/18
· votar
Olá. Gostaria de saber qual é regulagem correta da ponte da Jazzmaster? Ou seja qual a altura ideal da ponte para o corpo e qual a altura ideal de cada corda? E só isso eliminaria o buzz?
|