【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/18
· votar


IAL
O que você precisa é levar sua guitarra a um luthier habilitado.
Até porque, não há consenso algum quanto à isso...
Abç

Gobbo
Veterano
# jul/18
· votar


Olá,

Eu acho muito legal essa arte da luthieria, e vivo vendo vídeos na internet só pra contemplar os sujeitos trabalhando... é bem legal. Já fica aqui meus parabéns para essa galera, principalmente os responsáveis pelo tópico!

Eu tava pensando em fazer uma guitarrinha pequena para meu filho, para assim brincar de luthieria com algo que não tem problema ficar tosco (que é o mais provável resultado) mas tem umas questões que ficam na mente e dúvidas que peço se podem me auxiliar:
- Eu pensei em fazer uma acústica ou semi acústica, ainda que sem fazer a curva da caixa que daria um trabalho danado, pois assim não necessitaria estar plugado para funcionar. Aliás, penso até em inicialmente não botar captador. Ou botar? Não sei, tenho um circuito e captador sobrando de uma strato, posso usar... mas aí entra a segunda questão:
- o braço. O braço tem que ser nas medidas de um braço de guitarra de tamanho normal? (medida de escala, óbvio e não dos frets) Achei já várias calculadoras na internet mas elas não sugerem medidas para guitarras menores. Como devo pensar nessa escala? só menor em quantidade de frets, ou diminuir também a largura da escala? Fazer algum ângulo ou manter as cordas paralelas não tem problema (ainda mais que não há nenhuma exigência para essa guitarra... não precisa ser profissional...)

Estou em dúvida entre uma guitarra 1/2 ou 3/4... tem indicação também?

Valeu pela ajuda!

Soares93
Membro Novato
# jul/18 · Editado por: Soares93
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bom dia. Estava pesquisando madeiras para construir uma guitarra com floyd, queria Mogno e um "luthier" me disse que para isso era melhor usar Freijo pois ficaria mais resistente na região dos pivos, que o mogno racha/quebra, mais facilmente, isso procede?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/18
· votar


Gobbo
Construa sólida mesmo. Use pinho...
O braço tem que ser nas medidas de um braço de guitarra de tamanho normal?
Não. A escala é menor. Para calcular "baixe" o programinha "Fret Calculator". Sugiro escala de 20pol. (50,8cm.). A largura também tem que ser menor. O número de trastes pode ser 21 mesmo (isso não importa muito).
Soares93
Não.
Abçs

Soares93
Membro Novato
# jul/18 · Editado por: Soares93
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas o freijo teria uma boa resistência para não quebrar na região dos pivôs da floyd rose? Tendo em vista que eu não sou do tipo que abusa das alavancadas

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/18
· votar


Soares93
Sim, tem.
Abç

Soares93
Membro Novato
# jul/18
· votar


Obrigado Bertola, fica na paz.
Boa noite

TucaMayer
Membro Novato
# jul/18
· votar


Bertola, na sua opinião, com relação à QUALIDADE, seguinte:

Quero comprar uma segunda guitarra, gostaria de uma tele ou les paul. Tenho 800 reais NO MÁXIMO para gastar. Qual você compraria e por que?

- Tagima woodstock TW55 (TELE)
- Strinberg LPS230 (LES PAUL)
- Michael GM385 (TELE)
- Strinberg T250S (TELE)

Abraços!!

João Pedro Strabelli
Veterano
# jul/18 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar


Bertola ou alguém que já teve a oportunidade de ouvir:

Os captadores tipo PAF brasileiros, como os Malagoli e os Sergio Rosar, ficariam bons em uma eventual customização guitarras modelo Strato; não legítimas, mas instrumentos honestos? A questão do instrumento é por viabilidade, tanto financeira quanto de disponibilidade.

Pergunto em termos de timbre, dinâmica, sustentação e projeção sonora. Sei que nunca soariam como as Gibson e nem é esta a intenção; e também sei que para ser exatamente um PAF só com materiais da época. De uns tempos para cá comecei a considerar esta hipótese, mas por morar em lugar pequeno num vi esta customização. Já vi com humb cerâmico de alto ganho, mas penso que é uma situação diferente.

Se alguém puder ajudar, agradeço.

Ramsay
Veterano
# jul/18
· votar


João Pedro Strabelli
A sua dúvida é no mínimo estranha, pq captadores PAF são humbuckers e não foram concebidos para equiparem guitarras modelo Strato.

Quanto a qualidade, pelo menos pra mim, os Malagoli são superiores.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/18
· votar


TucaMayer
Michael GM385
João Pedro Strabelli
Cara, não entendi o que vc quer. Capts Hb's são um tipo de engenharia, nada mais. Podem ser instalados onde vc quiser...
Sim, os Hb's nacionais são bons. Já trabalhei com ambas as marcas e as recomendo.
Abçs

João Pedro Strabelli
Veterano
# jul/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ramsay
Valeu pelas respostas.

Minha dúvida é porque tenho uma guitarra aqui nestas condições. Já testei guitarras semelhantes com Hb's de alto ganho, mas não curti, alto ganho não é minha praia. Também não curto muito os singles. Então pensei nos PAFs, que são os de menos ganho que encontrei. No custo x benefício seria uma das opções mais interessantes.

Mas, se o Bertola recomenda essas marcas, já achei a resposta.

busterchair
Veterano
# jul/18
· votar


Tenho um Fender Blues Jr III e antes de tê-lo sempre tive problemas com minha rede elétrica (moro em apartamento). Tenho muitos ruídos de estática (acredito q seja isso) quando não estou tocando e tbm quando estou - geralmente eles cessam quando toco uma parte metálica, mas não por completo, ainda fica um ruído muito chato. Por um momento pensei q podia ser minha guitarra antiga mas comprei uma nova (ibanez prestige) com monster cable, então eliminei duas possíveis fontes de ruído. Meu apartamento não é tão antigo mas as tomadas são padrão antigo e utilizo o amplificador em um filtro de linha.
Como posso eliminar de vez com este ruído? Ouvi sobre no-breaks senoidal puro (sou leigo no assunto) e que poderiam me satisfazer.
Alguém me dá uma luz? hehe
Um abraço a todos e obrigado desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/18
· votar


busterchair
Como posso eliminar de vez com este ruído?
Pelo que vc descreveu será muito difícil. E... se vc não vai usar para gravações, quase que irrelevante.
Abç

DanielMendes
Membro Novato
# jul/18 · Editado por: DanielMendes
· votar


Pessoal, mais uma dúvida aqui relacionada à luthieria. Sou bem perfeccionista com minhas "meninas", e notei que em uma delas, no primeiro traste, a distância entre ele e a borda da escala é um pouco maior do que no resto. Essa diferença é bem pequena, mas como eu falei, sou perfeccionista e qualquer coisa já fico querendo saber se é um problema. Bertola, amigos do fórum, ajudem-me. Há algo de errado? Tem a ver com problemas de temperatura/umidade ou é apenas um detalhe normal? Segue foto:


Primeiro Traste


Abraços e tudo de bom!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/18
· votar


DanielMendes
Não tem nada de errado aí.

busterchair
Veterano
# jul/18
· votar


Pelo que vc descreveu será muito difícil. E... se vc não vai usar para gravações, quase que irrelevante.
Hum, pretendo gravar em algum momento. Neste caso ainda sendo difícil existe alguma solução? Já ouviu/ouviram falar nesse tipo de aparelho que citei?
Abraços!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/18
· votar


busterchair
Já, mas nunca usei...
Abç

Gobbo
Veterano
# jul/18
· votar


Gobbo
Construa sólida mesmo. Use pinho...
O braço tem que ser nas medidas de um braço de guitarra de tamanho normal?
Não. A escala é menor. Para calcular "baixe" o programinha "Fret Calculator". Sugiro escala de 20pol. (50,8cm.). A largura também tem que ser menor. O número de trastes pode ser 21 mesmo (isso não importa muito).


Valeu cara!

Outra pergunta, nem sei se é um luthier que cuidaria disso, mas meu pedal vox wah v847 deu um zinabrinho na cantinho do contato da bateria... como faz tempo que não uso, nem tinha percebido, mas como fui tentar vender, fui olhar por dentro e vi isso e queria tirar... tá funcionando normal, mas na foto sabe como fica a parada... como tira esse zinabre? caiu um pouco do pó do zinabre na placa, aí fiquei com medo de usar o famoso água com bicabornato... alguém sabe aí como faz? limão? wd40? bicabornato?

Gobbo
Veterano
# jul/18 · Editado por: Gobbo
· votar


[deu erro e fui floodando, foi mal]

Gobbo
Veterano
# jul/18 · Editado por: Gobbo
· votar


[deu erro e fui floodando, foi mal]

Gobbo
Veterano
# jul/18 · Editado por: Gobbo
· votar


[deu erro e fui floodando, foi mal]

Gobbo
Veterano
# jul/18 · Editado por: Gobbo
· votar


[deu erro e fui floodando, foi mal]

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/18
· votar


Gobbo
WD-40 e bombril.
Abç

Gobbo
Veterano
# jul/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu novamente!

jardelcneves
Membro Novato
# jul/18 · Editado por: jardelcneves
· votar


Bom dia, estou montando uma superstrato ( H + S + H ), qual a melhor opção para defasar ela? Chave super switch ou push pull? A preferência é que os humburckers virem single, mas eu continue com a opção das 5 chaves mistas

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/18
· votar


jardelcneves
Prefiro as chavinhas, pois são baratas e fáceis de trocar em caso de dano. Os pots "push-pull" não.
Abç

WilWalker27
Membro Novato
# jul/18
· votar


Ola amigos, digo logo que estou [b][/b] desesperado.
Fui abaixar os captadores da minha floyd rose e acabou que o captador desceu de mais e não quer levantar de novo, o que eu faço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/18
· votar


WilWalker27
Vais ter que desmontar tudo e remontar o captador, de preferência com um parafuso maior, e depois remontar, colocar cordas novas e re-regular.
Abç

Preciso
Veterano
# jul/18
· votar


Bertola,

Tenho uma SX SST57, e acho que fui "premiado" com um exemplar pra lá de duvidoso, pois tem vários detalhes que incomodam um bocado. Mas enfim, foi um presente da minha esposa, e, pelo valor sentimental, gostaria de um up nela pra ficar ao menos aceitável.

Mas o que mais me incomoda é o tróculo: a cavidade na guitarra é maior do que a largura do braço, então o encaixe não fica perfeito e fica sobrando uma fresta na parte de baixo. Isso afeta em algo quanto a timbre/sustain ou algo do tipo? Há como corrigir isso (com um enxerto de madeira, ou algo do tipo) e vale a pena (tanto financeiramente quanto em questão de timbre/tocabilidade)?

Desde já obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji