【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Fugitivo
Veterano
# mai/18
· votar


Bertola e amigos, alguém conhece esse produto para polir trastes?

https://www.thomann.de/intl/br/goeldo_fret_polishing_rubber.htm?ref=pr od_rel_434651_2

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/18
· votar


Fugitivo
Sim.
Gasto desnecessário...
Abç

Fugitivo
Veterano
# jun/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Por que? Não é bom?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/18
· votar


Fugitivo
Porque gastar grana em algo que pode ser feito com um bombril?
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/18 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


post duplo

Fugitivo
Veterano
# jun/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entendi, e quando vamos dar uma geral no braço da guitarra, primeiro passa o bombril nos trastes e depois o óleo de peroba na escala ou ao contrário ou tanto faz?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/18
· votar


Fugitivo
Tanto faz. Há que proteger a escala com fita crepe.
Abç

Fugitivo
Veterano
# jun/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vlw mestre!

Fugitivo
Veterano
# jun/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vlw mestre!

oDiegoBarros
Membro Novato
# jun/18
· votar


Gente, derrubei minha guitarra ontem, antes ela não tinha NENHUM zumbido, agora com ou sem pedaleira ela fica com um chiado horroroso! eu danifiquei o aterramento dela? visto que quando eu encosto em algum metal o chiado para.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/18
· votar


oDiegoBarros
visto que quando eu encosto em algum metal o chiado para.
Isso é o que tem que acontecer mesmo. Agora, se vc notou aumento de ruídos, procure seu luthier para uma verificação da parte elétrica.
Abç

jardelcneves
Membro Novato
# jun/18 · Editado por: jardelcneves
· votar


Bom dia!

Alguém me tira uma duvida? To pra comprar ponte e ferragens Gotoh, gostei das douradas porem ouvir falar que elas perdem a cor e ficam foscas, é verdade isso? E quanto a Gotoh preta, ela descasca com o passar dos anos?

oDiegoBarros
Membro Novato
# jun/18
· votar


Obrigado Bertola vou procurar mesmo, é porque deu um aumento significativo nos chiado, antes era praticamente imperceptível! mas vou procurar alguem pra olhar a parte elétrica! abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/18
· votar


jardelcneves
gostei das douradas porem ouvir falar que elas perdem a cor e ficam foscas, é verdade isso? E quanto a Gotoh preta, ela descasca com o passar dos anos?
Sim. Ferragens douradas tem menor durabilidade de seu acabamento.
Não existe isso de "peças eternas"...
Abç

Gabriel Santos Lacan
Membro Novato
# jun/18 · Editado por: Gabriel Santos Lacan
· votar


Bertola, Algumas dúvidas:

A) Tive um problema no traste de uma guitarra que mandei fazer, o 16 traste estava um pouco mais levantado. Um outro Luthier "limou" esse traste e nivelou, só que o traste é de inox, e onde ele limou, ficou meio áspero. O que eu mesmo posso fazerpara deixar o traste mais liso?

B) a escala da minha guitarra é fosca, mas quando o mesmo limava, num trecho, ele aplicou um produto branco para limar, deixando a escala fosca com aparência brilhante( tal produto não sai da escala), que acredito ser uma camada brilhante por baixo da camada de verniz seca, que foi retirada por friccção com o material abrasivo. É culpa dele? Terá que reenvernivar para ficar como antes?

C) Minha guitarra tem raio de ibanez, quase plano, so que na casa 3 e 7 da mizinha trasteja bastante, mesmo com o tensor reguladinho e cordas médias altas: o traste está desnivelado?

D)Mesmo sem trastejar, a corda sol quando tocada gera um buzz, que parece concentrar-se no nut, um graptech.

E) Quero comprar um gabarito para escala. Baseei minha guitarra na ibanez do Kiko Loureiro. O raio dela é de 400mmR. Isso é equivalente a 16"?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/18
· votar


Gabriel Santos Lacan
1) Seu luthier deveria tê-lo "rebatido" antes de limá-lo (isso é só em último caso); mas essa é uma técnica que poucos dominam...
Passe lixa d'água 400.
2) Desculpe mas isso não é profissional... Passe Bombril nessa parte para "fosquear"
3) Mesmo problema da resposta 1....
4) Pode ser. Só examinando detidamente e "in loco" isso pode ser definido.
5) 16" = 406,4mm
Abç

Gabriel Santos Lacan
Membro Novato
# jun/18
· votar


Algum luthier que você me recomendaria na Teodoro e Sampaio?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/18
· votar


Gabriel Santos Lacan
Em Sampa recomendo meu mestre: Sérgio Buccini.
Abç

RDNeto
Membro Novato
# jun/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estou customizando uma guitarra com um luthier e gostaria de seguir suas orientações em tópicos (antigos kkkk) e utilizar escala em ipê, utilizando essa madeira:

1- Qual madeira seria interessante utilizar no braço?
2 - O luthier não tem fornecedores de ipê, moro em João Pessoa e ele em Natal, minha antiga cidade, você poderia indicar algum fornecedor?

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/18
· votar


RDNeto
1) peroba clara, tauarí-branco ou (principalmente) pau-marfim.
2) Tem o D'Santos aí em João Pessoa... Mas no ML vc pode encontrar
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-932608761-kit-10-blocos-de-mad eiras-cutelarialuteria-frete-gratis-_JM
Abç

RDNeto
Membro Novato
# jun/18 · Editado por: RDNeto
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela indicação, já entrei em contato, ele falou que tem ipê preto e marrom, vc teria alguma indicação?

O braço vou utilizar um de pau-marfim de uma t635, e colocar trastes de inox. espero ficar legal o som.

Gabriel Santos Lacan
Membro Novato
# jun/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qual sua opinião sobre Top Wrap?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/18
· votar


RDNeto
Qualquer um dos dois.
Gabriel Santos Lacan
Isso é relativamente comum em violões e tem muitas causas; desde construção inadequada, madeiras de má qualidade e ação do meio ambiente.
Abçs

Gabriel Santos Lacan
Membro Novato
# jun/18 · Editado por: Gabriel Santos Lacan
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Top Wrap

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/18
· votar


Gabriel Santos Lacan
Cara, isso aí é controverso...
Eu nunca notei nenhuma diferença de nada em relação à isso...
Top warp que eu conheço é "empeno de tampo".
Abç

busterchair
Veterano
# jun/18
· votar


Olá pessoal, moro bem perto da praia (1 quadra) e aqui a corrosão eh acelerada hehe.
Gostaria de algumas dicas de como melhor conservar minha guitarra
Tenho hardcase e sempre a mantenho lá qdo termino de tocar, mas já ouvi falar em colocar silica dentro. Quanto às ferragens como tarraxas e a própria ponte, recomendam alguma manutenção preventiva como rotina?
Abraços e obrigado desde já!

Phill_Silva
Membro Novato
# jun/18 · Editado por: Phill_Silva
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Professor, por favor, me tire uma dúvida.

Vou colocar um Hot Rail na ponte de uma strato, vai ficar HSS. É necessário trocar algum pot? Os atuais são todos de 250k.

Obrigado e abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/18
· votar


Phill_Silva
Não. Deixa 250K mesmo.
busterchair
Limpeza após tocar, sílica gel no case e um WD40 (parcimoniosamente) nas partes metálicas.
Abçs

Phill_Silva
Membro Novato
# jun/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado!

busterchair
Veterano
# jun/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji