【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
henriquelhrf2
Veterano
# dez/17
· votar


Bom dia!

Gostaria de saber se valeria a pena colocar captadores Fender 57/62 na minha Giannini Super Sonic e se isso resultaria em melhora expressiva no timbre e o deixaria próximo ao de uma guitarra de maior qualidade.

E a pergunta que não quer calar... os captadores respondem por que porcentagem da qualidade do timbre? Uns 70% talvez?

JulianoF.
Membro Novato
# dez/17
· votar


henriquelhrf2
Não. Na minha opinião não vale a pena. Os captadores são excelentes, mas a mudança do timbre da guitarra não será substancial.

Uns 70% talvez?
Bem menos, eu diria que captadores respondem por menos de 10%. Amp e pedais são muito mais importantes que captadores. Chega a ser engraçado o marketing de captadores, porque eles vendem uma ideia de paraiso timbristico que não corresponde a realidade em 99% dos casos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


henriquelhrf2
Vais gastar uma grana para colocar capts importados numa Gianóca?!
Instale esses aqui e seja feliz:
https://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1108-hot_ceramic_anti go_traditional_texas
os captadores respondem por que porcentagem da qualidade do timbre? Uns 70% talvez?
Capts melhores melhoram o som da guitarra. Isso é fato inquestionável.
Agora, pensar que eles fazem milagre... Isso não existe...
Abç

thbo
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: thbo
· votar


Desculpem a ignorância (sou iniciante), mas notei que na ponte da minha guitarra, bem onde sai a corda sol, tem uma “pecinha” que nas outras não tem.

http://pt-br.tinypic.com/r/25isoxx/9

É assim mesmo? O que essa “pecinha” significa e pra que ela serve? Ou se trata de algum defeito?

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


thbo
Me parece defeito, pois não é para sair nada daí...
Abç

thbo
Membro Novato
# dez/17
· votar


Me parece defeito, pois não é para sair nada daí...
Abç


Putz, que zica Bertola! Isso em nada alterou o som ou a afinação da corda. Só reparei ocasionalmente. Mas você recomenda levar imediatamente a um luthier ou posso deixar para, por exemplo, olhar na próxima troca de cordas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


thbo
Leve a um luthier.
Abç

PguitarMaxx
Veterano
# dez/17
· votar


Tenho um SGzinha waldman, muito confortável, caps legais, braço colado...


Mas algumas cordas soam desafinadas em certas casas ao longo do braço, alguém saberia me dizer se é caso de regulagem? Ou se o instrumento está danificado? Importante ressaltar que nunca sofreu nenhum tipo de agressão hehe


Sou de SP/ZN, alguém conhece um Luthier de confiança por aqui?

38721055
Membro Novato
# dez/17
· votar


Olá pessoal! Vou colar um cavalete de um violaozinho velho meu aqui e tenho uma dúvida: todas os videos que vi do pessoal fazendo esse serviço, eles fazem uns riscos na superfície para segundo eles melhorar a aderencia da cola. Aí eu resolvi fazer tambem, primeiro lixei a superficie pra deixar bem flat, depois fiz esses riscos com estilete, olha como ficou:

http://tinypic.com/r/24fi4uw/9

O que acham? É assim mesmo? Isso é mesmo necessário ou eu poderia colar com a superfície lisa?

Nota: estou usando a cola titebond original e tenho os 3 sargentos pra fixar :). E já alinhei o esquadro e distancia correta da escala

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


PguitarMaxx
Consulte seu luthier.
Pode ser apenas regulagem, pode ser outra coisa... Mais grave...
38721055
Correto.
Abçs

Gabriel Santos Lacan
Membro Novato
# dez/17
· votar


Passei do encordoamento 010 para o 009. Particularmente não notei diferenças em relação a timbres e sustain, apenas minha tocabilidade mudou substancialmente, mas elas devem durar menos, estourarem mais.
Isso de calibre de cordas é puro achismo ou minhas percepções estão erradas?
A relação da altura das cordas parece que influencia bem mais, correto?
Todo mundo fala que braço colado possui mais sustain, mas minha strato, de braço parafusado, com uma regulagem fritadora de altura de cordas tem um caminhão de sustain perto de les pauls que já toquei.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Gabriel Santos Lacan
Cara, tudo isso é um complexo de relações que dependem de inumeros fatores, inclusive subjetivos, como "pegada", equalização e etc...
Inclusive um guitarrista pode, numa época de sua vida tocar de um jeito e em outra, de outro. Portanto, é muito difícil fazer análises peremptórias.
Quando EU regulo uma guitarra eu noto claramente diferença de timbre e sustentação (em uma mesma guitarra, claro) entre 0.9 e 010 (som limpo, sem nenhum efeito, amp SS).
Abç

Henrique RHCP
Membro Novato
# dez/17
· votar


Eae pessoal!!! Eu sou baixista e tô com dúvida sobre o tensor, pois vejo muita gente falar q as regulagens dele são críticas e qualquer vacilo compromete seu instrumento com o tempo. Porém vejo outras pessoas falarem q vc regula o tensor e saber se ele está bem regulado tomando como base: apertar a primeira e a última corda e ver se um cartão de crédito consegue passar pelas cordas lá pela quinta casa mais ou menos. Nao cheguei a mexer no meu tensor ainda mas eu queria saber msm se o tensor é realmente mto crítico (essas coisas de não ultrapassar 1/4 de volta por dia eu já ouvi falar também). Perdão por vir num tópico de guitarra perguntar uma coisa de contrabaixo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Henrique RHCP
Não é crítico, mas exige certa experiência.
Até porque, cada caso é um caso, e os fatores envolvidos são muitos.
Agora, se o seu baixo tem uma manufatura de qualidade, usando cautela e bom senso pode-se fazer uma regulagem de tensor efetiva.
Outrossim, se vc não tem expertise no assunto, sugiro a visita a um bom luthier.
Abç

PguitarMaxx
Veterano
# dez/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu, Bertola!

Henrique RHCP
Membro Novato
# dez/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Se eu der uma soltadinha bem leve no baixo só pra parar um pouco o trastejamento n corre o risco de empenar por exemplo?

Vlw pela resposta parceiro

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Henrique RHCP
uma soltadinha bem leve
Soltadinha onde, e no que?
Abç

Henrique RHCP
Membro Novato
# dez/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Uma aliviada no tensor tlgd

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Henrique RHCP
Uma aliviada no tensor tlgd
E como você sabe que não seria um aperto?
Abç

andredraw
Veterano
# dez/17
· votar


Boa noite, Bertola.

Uma pergunta de quem entende zero de eletrônica:

Estou querendo comprar aqueles mini-amps de estudo, no manual diz que ele funciona com fonte 9v, centro negativo, 100mA.

Isso quer dizer que eu posso usar qualquer fonte de pedal 9V, centro negativo, mesmo se for de 1A?

Abcs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


andredraw
Cara, o problema aí é a amperagem.
O mini-amp trabalha com 100mA, enquanto a fonte fornece 1A, ou seja, 100 vezes mais...
Não é uma boa idéia...
Abç

Henrique RHCP
Membro Novato
# dez/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Nem todos os instrumentos têm o msm sentido pra girar? Aí azeda o caldo msm kkkkkkk eu não saberia se estaria apertando ou aliviando kkkkk
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Henrique RHCP
Depende do tipo de tensor...
Nos tensores simples a atuação para tornar o braço convexo é horária e anti-horária para côncavo.
Nos tensores de ação dupla você gira o tensor até um ponto em que ele passa a atuar ao contrário.
Assim, tem que saber seo o braço está côncavo ou convexo e depois que tipo de tensor é...
Abç

andredraw
Veterano
# dez/17
· votar


Cara, o problema aí é a amperagem.
O mini-amp trabalha com 100mA, enquanto a fonte fornece 1A, ou seja, 100 vezes mais...
Não é uma boa idéia...
Abç



Dez vezes mais, não?

Isso me gerou uma dúvida. Os músicos não usam fontes de 1500 mA para ligar Pedais que às vezes consomem menos que 100 mA?

Abraços

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


andredraw
Os músicos não usam fontes de 1500 mA para ligar Pedais que às vezes consomem menos que 100 mA?

É pra ligar varios pedais e a fonte dar conta.

andredraw
Veterano
# dez/17 · Editado por: andredraw
· votar


Eu sempre pensei que, mesmo a fonte fornecendo uma corrente alta, quem "puxaria" a corrente necessária seria o aparelho alimentado e que ele só consumiria a corrente necessária.

Não imaginei que ligar um pedal que necessita de 50 mA de corrente em uma fonte de 1000 mA de corrente pudesse queimar meu pedal.

Eu fazia isso com frequência sem saber o risco.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


andredraw
Cara, amperagem alta é o que queima pedal....
Delay então... Já ví vários de amigos meus irem "pro saco"!
Dez vezes mais, não?
Isso.
Abç

HortaRates
Membro
# dez/17
· votar


andredraw
Cara, se a polaridade tiver correta e a tensão também, pode ligar sem medo. Pense na "amperagem" da fonte como se fosse a capacidade máxima dela. Se uma fonte é de 1A, ela consegue fornecer até 1A sem esquentar muito/queimar/variar a tensão. Então pode ligar qualquer coisa nela que consome até 1A, ou várias coisas ao mesmo tempo até que o consumo dos itens some 1A.

Henrique RHCP
Membro Novato
# dez/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vlw msm pelo toque parceiro

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Henrique RHCP
Claro que isso depende da qualidade da fonte e da resistência do circuito do pedal. Pedal Delay BOSS DD3 é notoriamente frágil...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji