【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
38721055
Membro Novato
# nov/17
· votar


Bertola, aquela da embalagem vermelha ja serve ne?

Ningen
Veterano
# nov/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa guitarra. Bem construída e com uns capts mais "sofisticados" fica "top"

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


38721055
Aquela o que?
Ningen
É isso aí...
Abçs

38721055
Membro Novato
# nov/17
· votar


Eu vi que tem uma titebond com rotulo vermelho e uma com rotulo azul. A azul é bem mais cara, acho que é a "cola extra forte". Posso usar a com rotulo vermelho mesmo ne?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


38721055
Sim.
Abç

Igor Tessele
Membro Novato
# nov/17
· votar


Ola pessoal, seguinte, sou canhoto e semana que vem irei comprar uma guitarra canhota na black friday. Como a gama de opcoes eh bastante pequena, eu estou entre duas guitarras.
1 - Strinberg clp 79 les paul canhota: por cerca de 800 reais, talvez menos dependendo do desconto, uma guitarra bastante de entrada pelo que pesquisei;
2 - Jackson Dinky Arch Top JS22L canhota - esta custando 2000 reais, eu imagino que na black friday eu consiga tirar essa guita por uns 1700 a vista, com certeza trata se de uma guita bem melhor que a strinberg eu imagino, mas sera que vale a pena o invetimento maior?

Detalhe: eu sou nivel 0 na guitarra , vou comecar agora, pretendo tirar sons pesados, desde metalcore, black metal principalmente, e etc.

Entao, poderiam me dar alguma dica? Algum outro modelo interessante? (menos strato)

Eu penso que adquirindo essa Jackson eu nao ia me encomodar por um longo tempo... outra coisa, necessito levar o equipamento a um luthier apos a compra? Desde ja obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


Igor Tessele
Se vc é iniciante, porque gastar 2 mil numa guitarra de cara?
Lembre-se de que guitarra sozinha não é nada, e de que vc deve levá-la assim que comprar para um luthier habilitado para a IMPRESCINDÍVEL regulagem geral. Leve logo um encordoamento novo, de boa qualidade.
Abç

Igor Tessele
Membro Novato
# nov/17
· votar


Porque eu penso o seguinte, nao vale a pena investir em algo bom diretodo que allgo mediano? Visto tb que caso eu queira trocar de guita,eu dificilmente conseguirei vender a minha por ser canhoto, mas como eu falei , eu so voupegar a Jackson se ela tiver um bom desconto na black friday

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Igor Tessele
Isso que o Bertola falou. Essencial.
Regulagem + cordas novas.

2º, que a Strinberg nao é taoooo de iniciante assim nao. Pra quem é 0 na guitarra, é uma boa guitarra mano. Muitos nao tiveram metade disso ai pra tocar.

3º, como ta a saida de audio? O audio da guitarra vai pra onde? PC? Amp?
Porque, se a saida do audio foi ruim, essa jackson vai fazer som de merda.
Desculpe o palavriado.
Se for pra tocar no PC, compre BOAS caixas de som. Caixinha de funkero é ruim. JBL bluetooth sao fracas. Separe a graninha pra comprar BOAS caixas.
Se for pra ouvir so no fone de ouvido, compre BONS fones. Foninho de déh real é uma grande porcaria.
Se for tocar em amp, mesmo que o amp seja pequeno, de 10w, compre um BOM amp. Nao compre esses master, warmusic, chrom da vida nao. Sao ruins. Compre pelo menos um giannini, um roland, uma fenderzinho, algum amp de melhor qualidade.
Lembre-se mano, nao vai na beleza da guitarra.
Vai ficar muito decepcionado com o som da guitarra e a saida de audio for ruim.

Dito isso, a strinberg é uma otima saida.
Quando tiver tocando bem, vai sim, querer trocar por uma jackson talvez. Ou nao! Mas ai voce vai ter certeza do que é bom ou nao, e nao somente pelo design agressivo, metal da banda X....isso é ilusao total mano.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


Igor Tessele
Meu jovem; você nem sabe tocar ainda...
Estás "colocando o carro à frete dos bois"... Não há necessidade disso, e, uma guitarra como essa CLP79 poderá, se bem cuidada, ser usada por anos e anos que você levará para aprender a tocar...
Abç

Igor Tessele
Membro Novato
# nov/17
· votar


eu pretendo comprar um amp meteora 10 w, mas assim, nao eh tanto pela questao visual, eh que eu vi tanta opiniao mista a respeito da strinberg que me gerou muita duvida, e o momento de conseguir um bom desconto eh agora na black friday, pensei em fazer um investimento maior, dependendo do desconto, acredito que ambas sejam boas para o som que quero tirar.

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Igor Tessele
Se vai comprar amp de 10w, nao indico meteoro.
Prefira o Fender Frontman 10w, ou o Giannini g5+ ou g6, Laney Lan10, Roland Microcube, levemente mais caro que este meteoro.

Mas hoje em dia, de todos, sou muito mais um Borne Vorax de 50w, o mesmo preco que os outros, com falante de 10", que os outros nao tem.

Vai fazer um som bem decente com sua strinberg les paul.
Se bem regulada entao, vai fazer um som melhor do que metade desse forum.

riveso
Veterano
# nov/17
· votar


Olá, fiz um violão de compósito misturando resinas de diferentes gramaturas e este ficou com um bom som.
Gostaria de saber como uma guitarra as madeiras influenciam no timbre do som. Se é pela densidade da madeira que é passada uma vibração aos captadores. Como isto funciona ?

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


putz! vai começar...

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Madeira nao influencia no som. Essa é a verdade unica e absoluta, indiscutivel e inegavel.

Igor Tessele
Membro Novato
# nov/17
· votar


E teria algum outro modelo de guita canhota que voces poderiam me indicar? Eu nao encontro praticamente nada, e comprar guita de destro e inverter cordas n me parece muito interessante, quero comprar uma guita que eu n me arrependa, com um bom custo beneficio e que eu possa usar sem ter encomodos, so plugar e tentar tocar hehehe, obrigado pessoal pela ajuda

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Igor Tessele
Nao curtiu a les paul?
Tem a sx sst62. Otima guitarra. Strato.
Telecaster tem a Squier Affinity. Pra telecaster, ta bom.

O importante é comprar algo que te faça feliz...se nao ta curtindo les paul, strato, tele, compre a jackson entao. Eu acho uma guitarra boa, porem, sem um bom amplificador ou boas caixas (nao de 100 reais) o som vai sair mal.
Alem de que, pra quem vai aprender, nao vai notar diferença alguma entre a jackson e a strinberg.

Lembre-se que estamos so dando opiniões....mas quem manda no final é voce. Voce tem é que ser feliz.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


Igor Tessele
Tem um monte, inclusive com frete grátis.
Compre sua guitarra, leve a um luthier, e vá estudar:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-922309459-sst-57-lh-bk-sx-guit arra-canhota-stratocaster-preta-sst57-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-881955660-guitarra-les-paul-sh elter-nashville-canhoto-mostruario-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-873995818-guitarra-canhota-str ato-2-humbuker-g102lh-preta-giannini-_JM

Igor Tessele
Membro Novato
# nov/17
· votar


Curti sim Buja, só que como estou a recém entrando pro mundo dos guitarristas eu ainda não sei muito. Eu gosto do estilo les paul, tanto do som quanto visualmente, e a jackson nem se fala é magnífica, acho que só vou decidir no dia que for comprar hehee

SouzaEilers
Membro Novato
# nov/17
· votar


Igor Tessele
Uma dica: leva BEM em consideração o que o pessoal aqui ta falando.
Lógico que a possibilidade de comprar guitarra cara e de marca enche os olhos, mas vai com calma.
Eu ficaria com a Strinberg Les Paul, modelo clássico, versátil, e com a diferença de preço eu compraria um amp bom.
Guitarra de 500 ou de 5000 soam iguais se a saída não for adequada.

andredraw
Veterano
# nov/17
· votar


Boa noite, Bertola, fconde77 e a todos.

Algumas dúvidas e pedidos de sugestões.

1 - Queria trocar os escudos de uma strato e uma sg que eu tenho, mas parece impossível encontrar escudos com os furos batendo com os furos das guitarras. Se eu comprar um escudo cujos furos não batem, é um serviço simples para um Luthier instalar os escudos, fazer novos furos e fechar os antigos?

2 - Vejo sempre as sugestões de que upgrades devem seguir o bom senso. Vocês consideram que gastar 450 reais em captadores para equipar em uma guitarra de 550 reais fere esse bom senso?

3 - O que acham da Strinberg T250s? Para fazer shows, não para aprender, pois já tenho alguma experiência em tocar. É uma guitarra de qualidade razoável para show, ou é um instrumento de entrada, apenas para iniciantes?

Muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


andredraw
é um serviço simples para um Luthier instalar os escudos, fazer novos furos e fechar os antigos?
Sim... Você mesmo pode fazer isso.
Vocês consideram que gastar 450 reais em captadores para equipar em uma guitarra de 550 reais fere esse bom senso?
Com certeza...
O que acham da Strinberg T250s? Para fazer shows
Qualquer guitarra que não seja muito vagabunda (Tonante, Innsbruck, Jennifer, Rockwood, etc), se bem regulada e com os "up-grades" certos, qualquer guitarra serve para fazer shows...
Abç

andredraw
Veterano
# nov/17
· votar


Eu adquiri recentemente essa Strinberg, queria trocar os captadores por uns de mais sinal, por isso a minha pergunta sobre o valor.

Você comentou sobre os upgrades certos para fazer shows, você saberia me dar indicações?

Muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


andredraw
Isso, por exemplo:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-747410972-captador-de-guitarra -humbucker-telecaster-16k-promoco-_JM
Abç

andredraw
Veterano
# nov/17
· votar


Essas peças OEM costumam ter mais qualidade que as peças que vêm nas guitarras baratas?

Muito obrigado pela indicação, Bertola.

Vou aproveitar pra matar uma curiosidade, se me permitir.

O Luthier que regula minhas guitarras tende a configurar os tones em stratos de uma forma padrão, caso o cliente não peça de outra maneira: um tone para o capt do meio, o outro para o do braço, ficando o capt da ponte sem tone para ajustar.

Isso é comum entre os profissionais?
Um captador que não passa pelo pot de tonalidade tem o mesmo timbre caso estivesse ligado em um pot completamente aberto? Ou fica mais agudo?

Muito obrigado e abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


andredraw
Essas peças OEM costumam ter mais qualidade que as peças que vêm nas guitarras baratas?
Nesse caso específico, sim.

Um captador que não passa pelo pot de tonalidade tem o mesmo timbre caso estivesse ligado em um pot completamente aberto? Ou fica mais agudo?
Esse é o sistema padrão de Strato, criado por Leo Fender. Não há nenhuma novidade aí.
O potenciômetro é um resistor variável, portanto, se não for de um tipo específico ("No Load") ele exerce resistência sobre a saída do captador, diminuindo-a.
O sistema da telecaster não é assim.
Abç

andredraw
Veterano
# nov/17
· votar


Minha dúvida era para a strato mesmo. Obrigado.

andredraw
Veterano
# nov/17 · Editado por: andredraw
· votar


Bertola, vi aqui você indicado os seguintes procedimentos para limpar uma epiphone sg:

1 - Corpo, parte de trás do braço e headstock: flanela com lustra-móveis
2 - Trastes: bombril
3 - Escala: parte áspera da esponja + veja e óleo de peroba.
4 - Ponte, cavalete e tarraxas: bombril e kaol.

Tenho uma sx (sst62), acho que a única diferença são no headstock e na parte de trás do braço, que são envernizados.

Posso repetir o mesmo processo? O que muda nas partes com verniz?

Obrigado e abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


andredraw
Posso repetir o mesmo processo? O que muda nas partes com verniz?
Pode.
Não muda nada. Não se pode é passar nada abrasivo (como a parte verde de uma esponja ou bombril) na parte envernizada.
Escala: parte áspera da esponja + veja e depois lustra móveis.
Isso é apenas para guitarras e baixos de escala escura que estão muito sujos, com crostas de sujeira. Deve limpar assim, secar bem (inclusive durante alguns minutos após passar o pano) e depois hidratar com o óleo de peroba.
Abç

andredraw
Veterano
# nov/17
· votar


Em escalas não muito sujas (só gordura) e/ou escalas claras, o que fazer? Só um pano seco?

Já vi videos no youtube indicando usar um pouco de wd-40 nas ferragens e cordas. Isso é aconselhado mesmo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji