【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Gabriel Santos Lacan
Membro Novato
# dez/17
· votar


Bertola, recentemente regulei as oitavas da minha guitarra, e começou a trastejar a casa 20 da corda D. A minha guitarra tem ponte hardtail de carrinhos e tensor tipo Music man. O que posso fazer?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Gabriel Santos Lacan
Cara, pode ser movimentação do traste ou empeno.
O 1º problema exige um procedimento denominado "rebatimento de trastes" que eu domino, pois aprendi-o com meu falecido mestre Simões. É um procedimento que exige experiência.
O outro é a conhecida regulagem de tensor.
Mas eu aposto no 1º problema.
Abç

leohferreira
Veterano
# dez/17
· votar


Mestre Bertola ou outro amigo que possa me ajudar, tenho uma pergunta:

Comprei um Mini HH777 da Malagoli pra ponte da minha SX SST57, porém o bichinho é agudo de mais pro meu gosto, chega me irritar as vezes. Gostaria de saber se combinando um potenciometro de 250K com um capacitor de .047uf (neste caso, um PIO), eu teria um resultado menos agudo e mais agradável pros meus ouvidos.

OBS: os outros dois caps são singles LennyTone, com pot de 250k e capacitor PIO .022uf.

Muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


leohferreira
Vai melhorar.
Outrossim, eu gosto sempre de usar o circuito da telecaster, com volume e tone masters.
Abç

leohferreira
Veterano
# dez/17
· votar


Então vou sem medo! Muito obrigado!

38721055
Membro Novato
# dez/17
· votar


Olá povo!

Voces tem uma marca boa de verniz em spray para me indicar para passar na escala de uma guitarra fender stratocaster braço claro? Ou tanto faz a marca?

Não sei se por se tratar de uma região que vai ficar constantemente sofrendo atrito com dedos com acido urico por exemplo se um spray comum de verniz para madeira resolveria...

xmarhunterx
Membro Novato
# dez/17
· votar


38721055
Voces tem uma marca boa de verniz em spray para me indicar para passar na escala de uma guitarra fender stratocaster braço claro?

Se fosse uma Memphis da vida você não ia estar se preocupando assim.

38721055
Membro Novato
# dez/17
· votar


hahahahah tem razão xmarhunterx,

Então você acha que qualquer marca é boa pra essa aplicação?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


38721055
Cara, aplicar verniz em escala de braços claros só pode ser feito se o acabamento for todo refeito, inclusive SEM os trastes...
Se você não é um profissional de luthiería, que domina a técnica da troca de trastes, não recomendo que o faça. Aplicar por sobre os trastes impedirá que a lixagem da escala seja feita à contento.
Abç

38721055
Membro Novato
# dez/17
· votar


Olá Bertola! Primeiramente obrigado pelas preciosas dicas que você sempre me dá, me ajuda muito...

Apesar de nao ser meu trabalho principal, ja faço alguns serviços de luthier (apesar de nao ser) há alguns anos, e troca de trastes é algo que eu acho que faço bem, pelo menos tenho um bom feedback do pessoal que pede para eu fazer. O problema é que nunca troquei de um braço envernizado, mas um amigo que quer trocar os trastes comigo pois ja conhece meu serviço prefere arriscar que eu tente pintar mesmo sem nunca ter feito do que levar para um luthier pois disse que eu troco trastes melhor do que ele kkkk

Só fiquei na dúvida mesmo se tem um verniz mais caro que voces costumam usar para eu comprar o melhor, ou pode ser aqueles sprays para madeira comuns mesmo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


38721055
Você tem que usar o verniz de poliuretano Bi componente, aplicado à pistola e compressor. Eu usei o da Sayerlack.
Abç

38721055
Membro Novato
# dez/17
· votar


Então aqueles de spray não rola né? É que nao tenho pistola e compressor, teria que pegar emprestado...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


38721055
teria que pegar emprestado...
Faça isso.
Abç

SouzaEilers
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: SouzaEilers
· votar


38721055

Já vi que vai dar m**da isso.
- NASCIMENTO, Capitão.

Andras
Veterano
# dez/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Consegues "chutar" a madeira por esta foto?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Andras
Não dá pra saber...
Parece tília...
Abç

Gabriel Santos Lacan
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: Gabriel Santos Lacan
· votar


Como se " Arqueia os carrinhos" duma strato com raio composto?
Levantei as cordas, mas mesmo alta a corda B trasteja quando solta, mesmo com o tensor mexido
Edit
o B estava com trastejo. Fiz um testes e levantei umas hipóteses.
Tenho quase certeza que se encontra no nut o problema. Instalei uma corda 011 e afinei o B normalmente. Após isso, afinei em E como se fosse uma mizinha 011. De trastejamento passou para quase som de sítar, bem pior em relação ao som anterior.
Com a corda com mais tensão, ela vibra menos, e verifiquei ocularmente que a mesma não encostava no primeiro trasto.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Gabriel Santos Lacan
O braço de sua guitarra está precisando de uma regulagem do tensor...
Abç

juniorlp
Veterano
# dez/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eae blz ,eu tenho uma guitarra schecter omem extreme fr e acho q estou com um problema na alavanca, quando eu tento usar a alavanca pra fazer aqueles harmonicos ou squells minha alavanca nao desse totalmente pra eu fazer o efeito do squell , quando desso a alavanca as cordas nem chegam a ficarem frouxas um pouco q nem eu vi em videos por ae ,tem como eu arrumar sem levar num luthier?talvez rodando o parafuso da ponte sei la,fala q ele é pra subir e descer a corda mas nao vejo diferença.Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


juniorlp
tem como eu arrumar sem levar num luthier?
Só em você fazer a pergunta já dá para perceber que você precisa levar sua guitarra para um luthier habilitado.
Abç

juniorlp
Veterano
# dez/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
é por causa q eu acabei de levar minha guitarra la pra regular e nivelar os trastes ,e se o cara olhar isso acho q ele vai cobrar mais ainda,e agr q resolvi começar a usar a alavanca e percebi isso

juniorlp
Veterano
# dez/17 · Editado por: juniorlp
· votar


faz 2 semanas ja, vc nao sabe oq pode ser bertola?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


juniorlp
e se o cara olhar isso acho q ele vai cobrar mais ainda,
Em princípio, não, pois, está "na garantia". E mesmo se não estiver, é você quem tem que relatar os problemas a seu luthier, ele não é adivinho...
faz 2 semanas ja, vc nao sabe oq pode ser bertola?
Não porque não fui eu que examinei sua guitarra...
Mas posso inferir, com base em minha experiência, que essa ponte está desregulada e talvez com molas desgastadas (terás que comprar um jôgo novo de molas).
Cara, quem tem guitarra com ponte tipo FR tem que estar preparado para gastar...
Abç

Casterman
Membro Novato
# dez/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma dúvida: Minha telecaster foi regulada por um luthier há uns 8 meses. A ação estava baixa. Agora percebo que a ação está mais alta. Como a guitarra é ponte fixa, foi o braço que trabalhou, ficando mais côncavo, correto? A minha dúvida é, ao girar a bala do tensor para reapertar, estarei voltando a bala do tensor ao ponto da última regulagem, ou cada vez que eu girar a bala do tensor para reapertar eu estarei levando ela mais perto do limite? Em outras palavras, quando o braço fica mais côncavo com o passar do tempo, a bala do tensor também se move se afastando do ponto onde estava?

Kallau
Veterano
# dez/17 · Editado por: Kallau
· votar


Alguém tem a planta ou medidas (suficientes para a construção) de um corpo de Stratocaster (pode ser Fender ou qualquer outro padrão)?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Casterman
foi o braço que trabalhou
Sim.
estarei voltando a bala do tensor ao ponto da última regulagem
Não. Estará indo além...
cada vez que eu girar a bala do tensor para reapertar eu estarei levando ela mais perto do limite?
No sentido horário, e, se o seu tensor for de ação simples, sim.
quando o braço fica mais côncavo com o passar do tempo, a bala do tensor também se move se afastando do ponto onde estava?
Não. Apenas o restante do tensor estrá mais "folgado". Mas, com o retorno das condições anteriores, ele volta ao lugar (ou não...).
Kallau
Você pode comprar corpos novos em padrão e usinados em máquinas CNC no Brasil, com as excelentes madeiras brasileiras e a bom preço.
Abçs

Casterman
Membro Novato
# dez/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Significa dizer então que se o braço ficar côncavo um certo numero de vezes e eu sempre reapertar o tensor, em algum momento chegarei ao limite e não será mais possível regular o braço?
Sei que isso não é normal, não deve acontecer, mas o raciocínio está correto?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Casterman
mas o raciocínio está correto?
Não, pois você está partindo do pressuposto (equivocado) que a madeira do braço movimenta-se (dadas as condições metereológicas) sempre em uma mesma direção...
Abç

Casterman
Membro Novato
# dez/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado!!!

Abraço!

Gabriel Santos Lacan
Membro Novato
# dez/17
· votar


Maurício Luiz Bertola
Só para falar da resolução do meu caso. A levei para meu luthier de confiança, o Henry Canteri ,e o mesmo confirmou uma hipótese minha do Nut da corda B. O graphtech estava com problema nessa região, estava um pouco largo/fundo, e a corda vibrava como som de Sítar. O mesmo fará um enxerto com resina para sanar o problema.
Já na casa 20 da corda D, o traste estava um pouco levantado como você apontou.
Agora uma pergunta
To afim de comprar uns acessórios de luthier para regulagem da minha strato hardtail. O que tu me recomenda comprar?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji