【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# out/17
· votar


Phill_Silva

Acredito que as pessoas compram o pedal tendo em mente uma musica, um review ou qualquer coisa que ela tenha como referência e acabam decepcionados quando não conseguem aquele timbre...

O meu não é o Tube Screamer original, é um Fuhrmann Tube Drive, uma versão deles.
Mas independente disso o resultado do som é totalmente diferente quando plugado no meu valvulado de 2w com 3 Knobs(Vol/Tone/Drive) e no de 30W(uma kcetada de Knobs).
Quando tive um ZT Lunchbox Junior(Vol/Tone/Gain), era mesma coisa,outro som outra regulagem no setup.

Tá certo que não tinha muito como mexer com 3 knobs no Amp e mais 3 do pedal, mas sempre uso um pedal equalizador, que comigo tem duas funções:
- Ou esta sempre ligado equalizando o som;
- Ou esta regulado (para o setup de pedais que estou usando + Amp) para dar um boost quando acionado em um momento ou outro da música quando quero destacar a guitarra.

Antes que pergunte... Não tem ordem definida no setup, já ficou no início antes do over ou distorção, no meio depois delas e no final depois de todas modulações.

Phill_Silva
Membro Novato
# out/17
· votar


fconde77

Legal cara, valeu pelas informações.
No meu caso, também não é um TS da Ibanez, é o Nux OD-3 que estou pensando em comprar... Só disse o TS como uma referência, já que são praticamente idênticos...

JulianoF.
Membro Novato
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Uma dúvida. Acho que já sei a resposta, mas enfim.
Uma das minhas guitarras, está com uma "dead note", a 16 casa, na corda G. Não sai som, muito pouco.
Se eu tocar na corda D, e der um bend, ao chegar na região da corda G, a nota morre. E o mesmo acontece com a corda B, puxando para a região da corda G.

Imagino que seja nivelamento de trastes, correto?

Existe "nivelamento parcial de trastes", ou é mais, "mexeu em 1, mexeu em todos" ?

Como não é minha guitarra principal, só vou leva-la ao luthier quando sobrar uma grana, o que deve ser lá pelo final do mês que vem.
Mas já gostaria de ter idéia do que é.
O problema começou do nada, diga-se de passagem.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


JulianoF.
Imagino que seja nivelamento de trastes, correto?
Não....
O procedimento para isso chama-se "rebatimento de trastes".
Relativamente poucos luthiers fazem esse procedimento, pois ele exige experiência e habilidade (usa-se um martelo de borracha dura, ou mesmo um comum...).
Estudei esse procedimento com meu falecido mestre, Simões.
Muitas vezes luthiers pouco experientes optam por fazer nivelamento, que é um procedimento mais caro (e que leva mais tempo). O "rebatimento", se feito por luthier experiente, é bem mais rápido e depois apenas se faz um polimento.
O problema começou do nada, diga-se de passagem.
Isso é culpa da variação do tempo...
Abç

fconde77
Veterano
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Me bateu uma dúvida aqui. Como é feito o aterramento numa guitarra com ponte e cordal de madeira? (Ex.: Groovin GHJ 380)

Não sei se esse modelo tem e se tem, não imagino como façam em uma linha de produção...
Mas imaginei uma solução handmade com uma fita de cobre fazendo a ligação até o pino da coreia, e de lá seguindo para a elétrica. Mas onde as cordas ficariam fixadas imagino uma peça de latão(pela melhor condutividade e facilidade pra trabalhar) pq só a fita teria um desgaste muito acentuado pelo contato e pressão que as cordas vão exercer, que acabaria tendo que refazer esse aterramento na região.

Imagina algo eficiente e menos trabalhoso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


fconde77
Pode ser por um contato por baixo do cordal.
Abç

Xandro_Nunes
Veterano
# out/17
· votar


Boa Tarde!
Procurei um tópico mas não encontrei...
Referente aos Captadores Fender N3 ele possui 03 condutores, Hot, Return e Ground. Qual a função do return e para que serve?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


Xandro_Nunes
Para funcionar como um HB em paralelo, eliminando ruídos.
Abç

fconde77
Veterano
# out/17 · Editado por: fconde77
· votar


Xandro_Nunes
Encontrei uma imagem para tele, mas serve como parâmetro

Esquema

Xandro_Nunes
Veterano
# out/17
· votar


Então o seria 02 Grounds, bobina superior e inferior?

Xandro_Nunes
Veterano
# out/17
· votar


Ligado no S1 Switch a chave faz um reverse para outras opções de timbre?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


Xandro_Nunes
Então o seria 02 Grounds, bobina superior e inferior?
Apenas ativa, fazendo o efeito de "cancelamento de ruído" (e perdendo um pouquinho de ruídos).
Abç

John Henrique
Veterano
# out/17
· votar


É verdade que as guitarras LTD by ESP são umas das melhores marcas de 2ª linha que existe?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


John Henrique
É verdade que as guitarras LTD by ESP são umas das melhores marcas de 2ª linha que existe?
Isso é irrelevante.
A linha LTD tem boas guitarras e outras nem tanto, como qualquer marca de guitarra.
Abç

gabtaintv
Membro Novato
# out/17
· votar


Aí galera, me ajudem aqui com algumas informações.
Tenho uma guitarra Cort KX 5 fr, com a captação malagoli sendo o custom 59 braço e o 84 ponte. Acontece que um amigo foi para fora do país e comprei o set dos Seymour Duncan Slash signature. Diga- se de passagem não compraria pelo preço que vendem aqui no Brasil. Minha dúvida é : vi muitas informações e vídeos entre outros, desses captadores sempre sendo usados em guitarras LP. Ficaria bom colocá-lo em minha guita que é de modelo Soloist "como dizem"? Ou realmente o ideal seria para as LP?

diogosabh
Membro Novato
# out/17
· votar


Caro bertola, há algumas semanas lhe pergunteisobre captadores ARTEC Arm. uma fabrica coreana. Vc me disse que conhecia os de Baixo mas nao os de guitarra. Pois eu esses dias esbarrei em uma Guitarra SG da SX. e pasme: o mesmo captador (modelo lpc210-cr) então ta explicado quais guitarras esses Artec estão munindo. Só a titulo de curiosidade mesmo. abraços

Luis A.
Membro Novato
# out/17
· votar


Olá Bertola, é simples colocar os caps de uma tele para funcionarem em série na posição 2? Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


gabtaintv
Captador bom serve em qualquer guitarra (boa)...
diogosabh
Ok
Luis A.
Não. Só com uma chave de 4 posições e captadores com 3 fios.
Abç

Luis A.
Membro Novato
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Saquei! Obrigado!

John Henrique
Veterano
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tá certo, muito obrigado!

Abraço.

Phill_Silva
Membro Novato
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mestre, vale a pena ligar um falante de 12'' em um combo Meteoro Thor 30g? Vou ter algum ganho significativo no timbre?

Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


Phill_Silva
Já fiz isso num Thor 30CB, de baixo. Melhora sim desde que seja um falante de guitarra. Aliás, venda esse Thor de guitarra e compre o de baixo...
Abç

Phill_Silva
Membro Novato
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado Bertola!

Aproveitando a oportunidade, você conhece os cubos da marca Jaovox? Se sim, sabe se são bons?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


Phill_Silva
São razoáveis sim, e tem bom preço...
Abç

KelvinW_
Veterano
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, poderia responder pra mim?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214851/p663

Valeu, abraço.

dudurlzz
Veterano
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Um Vendedor de uma loja aqui na minha cidade está vendendo uma SX SST 57, a qual ele jura ser feita de Alder, mas sabemos que esse modelo passou a ser fabricado em Basswood de um tempo para cá.
Segundo ele a guitarra se trata de uma remessa antiga de quando a SX ainda produzia o modelo em Alder.

Tem alguma forma para eu confirmar se o corpo é mesmo em Alder? Seja pelo numero de série, pelo peso da guitarra ou algo do tipo?

Como proceder nessa situação? Estou com muita vontade de adquirir a guitarra e não acho ela em Alder pela internet e também não quero comprar gato por lebre.


Aproveitando o tópico, você me indica alguma Stratocaster na faixa dos 1200 reais?
Abraço, desde já agradeço a resposta.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


KelvinW_
Preço absurdo...
dudurlzz
Tem alguma forma para eu confirmar se o corpo é mesmo em Alder?
Não. Nem para um luthier é fácil fazer isso, ainda mais se a guitarra for pintada...
Qual o problema com a tília (basswood)?
Stratocaster na faixa dos 1200 reais?
Nova ou usada?
Abç

dudurlzz
Veterano
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qual o problema com a tília (basswood)?
Nenhum, atualmente possuo 3 instrumentos em Basswood, mas acho que o som caracteristico do Alder me ajudaria a chegar no timbre que eu quero.
Stratocaster na faixa dos 1200 reais?
Nova ou usada?

Nova ou usada! Dependendo da usada é até melhor do que uma nova, então aceito sugestões dos dois tipos (inclusive em basswood, vai que o som me agrade).

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


dudurlzz
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-815219344-guitarra-sx-sst-alde r-na-modelo-fender-strato-american-alder-_JM

dudurlzz
Veterano
# out/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Realmente uma ótima pedida, mas acho a cor dela muito feia, se eu a comprasse, com certeza ia querer pintar o corpo, trocar a capinha dos captadores e os knobs/chave seletora por brancos.
Só por isso não comprei uma dessas ainda, na minha cidade não existe luthier de confiança para trocar a pintura, fora os gastos que eu iria ter.
Espero que essa bandeira dos EUA seja só um adesivo, se não ia querer trocar/pintar o escudo também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji